sábado, 18 de outubro de 2014

17/10/2014 08h05 - Atualizado em 17/10/2014 10h29

Guilherme repete gesto de xará
de 1999 e é, mais uma vez, decisivo
Naquele ano, atacante marcou três vezes na final do Brasileiro contra o Corinthians; na última quarta-feira, meia fez dois gols e ajudou o Galo a avançar na Copa do Brasil
Por GloboEsporte.comBelo Horizonte
O torcedor do Atlético-MG não se esquece da partida épica que o então camisa 7 Guilherme fez no primeiro duelo da final do Campeonato Brasileiro, dia 12 de dezembro de 1999. O atacante foi decisivo no confronto e marcou três gols na vitória sobre o Corinthians por 3 a 2. Dezesseis anos depois, outro Guilherme fez a diferença diante do Timão, e, com dois gols e uma assistência, ajudou a classificar o time para a semifinal da Copa do Brasil. A coincidência não se restringe ao nome. A coincidência maior e mais importante está ligada ao jeito de comemorar.
No melhor estilo "quero ouvir o grito dos torcedores" ou, até mesmo, provocando o silêncio da torcida adversária, os atacantes colocaram a mão até a orelha depois de balançarem as redes adversárias. O palco das atuações de gala foi o Mineirão e, com certeza, será lembrado eternamente pelos torcedores do Galo.
Na última quarta-feira, Guilherme contribuiu para eliminar o Corinthians em uma situação delicada vivida pelo time mineiro. A equipe de Levir Culpi havia perdido o primeiro jogo por 2 a 0 e viu o Corinthians ampliar a vantagem. Mas o Galo conseguiu marcar quatro gols e amargar o retorno do Timão para São Paulo.
Em 1999, o triunfo do Atlético-MG por 3 a 2 foi a primeira batalha de Galo e Timão pelo título brasileiro. Melhor para o time do técnico Humberto Ramos, que conseguiu levar uma vantagem para o confronto em São Paulo. A diferença desses dois aspectos está no resultado final. O confronto recente acabou com a esperança do Timão em vencer a Copa do Brasil. O duelo de 1999 apimentou mais o confronto, porém, a taça ficou com o Corinthians, que venceu o segundo jogo por 2 a 0 e empatou o terceiro sem gols.
Escalações
Atlético-MG/1999
Kléber, Belletti (Edgar), Cláudio Caçapa, Galván e Ronildo; Alexandre Gallo, Valdir Benedito, Robert, e Bruno; Guilherme Alves e Marques (Adriano).
Técnico: Humberto Ramos.
Corinthians/1999
Dida, César Prates (Marcos Senna), Luciano, Márcio Costa e Kleber (Augusto), Ricardinho, Marcelinho Carioca e Rincón (Gilmar Fubá) Vampeta; Edílson e Luizão.
Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Atlético-MG/2014
Victor, Marcos Rocha, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Luan, Dátolo e Guilherme; Carlos e Diego Tardelli.
Técnico: Levir Culpi.
Corinthians/2014
Cássio, Fagner, Felipe, Anderson Martins e Fábio Santos; Guilherme Andrade, Bruno Henrique, Petros e Renato Augusto; Malcom e Paolo Guerrero.
Técnico: Mano Menezes.

Nenhum comentário: