Melhor ataque da Libertadores, Atlético sofre com falta de gols no Brasileiro
Galo apresenta redução superior a 50% na média de gols marcados entre os torneios
Luiz Martini - Superesportes
Publicação:02/09/2013 17:00
Atualização:02/09/2013 16:59
O discurso no Atlético é de esquecer a Copa Libertadores e focar no Campeonato Brasileiro. Mas, mediante a campanha ruim no Nacional, o parâmetro entre as duas competições é recorrente para explicar a instabilidade do Galo na principal divisão do país.
Em sua trajetória de sucesso na competição continental, o Alvinegro disputou 14 jogos e marcou 29 gols, média de 2,07 por jogo. Já no Brasileiro, em que ocupa a 13ª posição, o Galo fez 16 partidas, e balançou as redes em 15 oportunidades. Isso representa uma média de 0,93. Na comparação dos desempenhos, a média de gols do Atlético teve redução superior a 50% entre uma competição e outra.
Na última rodada, o Atlético foi a Goiânia e voltou com um 0 a 0 contra o Goiás. A falta de força ofensiva foi determinante no confronto, pois as duas equipes não tiveram tantas chances. Essa foi a sétima partida do Alvinegro em que o clube saiu de campo sem marcar nenhum gol.
Divisão dos gols
A divisão dos tentos assinalados no Brasileiro mostra a fragilidade do setor de frente do Atlético. Os artilheiros do time vivem situações opostas. Com três gols, Ronaldinho Gaúcho, caracterizado por dar muitas assistências, e Alecsandro, reserva de Cuca, lideram a lista . Logo em seguida, Tardelli e Rosinei, com dois gols cada, complementam a condição de um titular e um suplente entre os goleadores. Por fim, Leleu, Luan, Leonardo Silva, Dátolo e Bernard deixaram sua marca uma vez.
Outro reflexo da falta de pontaria do time é a situação do atacante Jô. Artilheiro da Copa Libertadores, o centroavante não fez nenhum no Nacional. Seu último gol pelo Atlético foi no dia 24 de julho, contra o Olimpia, justamente na decisão do torneio continental. Na eliminação para o Botafogo, na Copa do Brasil, o jogador foi criticado pela torcida por causa das chances desperdiçadas.
O pior ataque do Brasileiro é o do Náutico, que fez apenas nove gols. Depois, Atlético e São Paulo, com 15, são os piores. Os três clubes têm jogos a menos para cumprir, mas precisam melhorar a pontaria para almejar posições mais cômodas. O Tricolor e o Timbu estão na zona de rebaixamento.
Veja a lista dos artilheiros do Atlético no Brasileiro:
Ronaldinho Gaúcho 3
Alecsandro 3
Diego Tardelli 2
Rosinei 2
Leonardo Silva 1
Bernard 1 *(já deixou o clube)
Leleu 1
Dátolo 1
Luan 1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário