sábado, 17 de outubro de 2015
Com bons números, Levir Culpi vai se tornar 'técnico quarentão' no superclássico mineiro
Neste domingo, treinador vai completar 40 jogos Atlético x Cruzeiro no currículo
postado em 11/09/2015 18:29 / atualizado em 11/09/2015 18:36
Luiz Martini /Superesportes , Rodrigo Fonseca /Superesportes , Túlio Kaizer /Superesportes
Bruno Cantini/ Atlético Levir Culpi tem 39 superclássicos mineiros disputados; venceu 19, e empatou 10 e saiu derrotado em 10
Dos personagens atleticanos em campo neste domingo no Mineirão, ninguém conhece mais o superclássico mineiro que Levir Culpi. O treinador vai completar 40 duelos entre Atlético e Cruzeiro, somadas as sete passagens pelos arquirrivais.
Na bagagem, ele carrega um aproveitamento de 57% dos pontos. Nos 39 confrontos já disputados, o técnico conquistou 19 vitórias, 10 empates e saiu derrotado em 10 oportunidades.
A história de Levir no clássico começou em outubro de 1994, comandando o Atlético. Pelo Campeonato Brasileiro, o Alvinegro venceu o rival por 1 a 0.
À frente do Galo foram mais 18 jogos contra o Cruzeiro. É justamente dirigindo o time da camisa preta e branca que Levir Culpi alcançou o melhor aproveitamento: 63%, com 10 vitórias, seis empates e apenas três derrotas.
Já como treinador do Cruzeiro, o rendimento é de 51%, em 20 partidas, com nove triunfos, quatro empates e sete derrotas.
Nessa longa caminhada, Levir conheceu todos as facetas do clássico. Comandou times pressionados ou em bom momento, venceu e perdeu como favorito.
Neste domingo, os extremos estarão novamente em campo. Enquanto o Atlético briga pelo título do Campeonato Brasileiro, na vice-liderança a três pontos do Corinthians, o Cruzeiro luta para se afastar da zona de rebaixamento, a apenas um ponto do Z-4.
Mas a história mostra que em clássico as forças se nivelam. A experiência do primeiro turno está viva na memória dos atleticanos. No Independência, o Galo, em crescimento na competição, foi derrotado por 3 a 1 pelo Cruzeiro, que, até então, só tinha vencido um jogo em cinco rodadas, números que custaram o cargo do técnico Marcelo Oliveira. Vanderlei Luxemburgo assumiu na partida anterior. Com nova troca de comando, agora o Cruzeiro chega sob direção de Mano Menezes, há dois jogos na Raposa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário