domingo, 18 de outubro de 2015

TENDÊNCIA Galo potencializa mídias sociais para estreitar relação com torcedores Clube migra do perfil centralizado do Twitter de Kalil para ações variadas na relação com a torcida infografico Rede Alvinegra Mais PUBLICADO EM 23/09/15 - 09h00 THIAGO NOGUEIRA @SUPER_FC O futebol e as redes sociais estão cada vez mais entrosados. De olho nessa tendência, o Atlético ampliou nos últimos meses suas ações de relacionamento para deixar o torcedor cada vez mais próximo do clube. Se antes, durante a gestão do presidente Alexandre Kalil, o principal canal de comunicação era o Twitter do então dirigente, agora, já sob a batuta de Daniel Nepomuceno, as estratégias têm se intensificado em mais canais e com um volume bem maior de informações. “Queremos mostrar que o torcedor é parte integrante do clube. Quando a gente coloca uma foto na rede social dos jogadores se aquecendo no vestiário, o torcedor se sente importante. Estamos intensificando esse processo com mais informação”, explica o diretor de comunicação do Atlético, Domênico Bhering. As ações são diversas. Elas vão desde a publicação de notícias em tempo real de treinos, viagens e jogos, inclusive com trechos em vídeos, até detalhes normalmente não revelados a torcedores, como imagens de bastidores e acesso a escalações em primeira mão. Tudo isso é alimentado por artes gráficas para serem compartilhadas. Além de estreitar a relação, o clube também divulga e promove ações promocionais e assistenciais, contribuindo para aumentar o número de associados no programa Galo na Veia (confira na infografia mais detalhes das redes sociais do Atlético). Comparações Embora já tivesse a maioria das redes sociais ativas durante os seis anos de presidência de Alexandre Kalil (2009-2014), o que realmente bombava eram as tuitadas do dirigente, ora para anunciar contratação, ora para emitir uma opinião sincera. Tendo a mesma diretoria de seu antecessor a seu lado, o atual presidente Daniel Nepomuceno – que também mantém um Twitter pessoal – preferiu adotar uma estratégia que evidencia mais o lado institucional do clube. “Mas não é questão de perfil, é pela conjuntura. O Twitter do Kalil foi um supersucesso, foi a ferramenta que ele usava e teve um alcance absurdo. Quando ele falava, quem falava era o clube. Não havia uma ferramenta mais ativa naquele momento. Quando o Daniel chegou, veio a possibilidade, não só com o perfil dele (no Twitter), mas com outras ações”, avalia Bhering. Segredos A criação do perfil no Twitter do ex-presidente Kalil foi parte de uma estratégia de comunicação da época que, embora não se esperasse tanta repercussão, acabou contribuindo também para a aproximação da figura de um torcedor-presidente com sua torcida. “O segredo do Twitter do Kalil sempre foi o Kalil. Se fosse outra pessoa fazendo de maneira política ou uma comunicação institucional, não iria funcionar. A personalidade e a inteligência do presidente, a participação da Massa e a paixão pelo Atlético: o Twitter conectou isso tudo”, ressalta o ex-assessor da presidência e um dos incentivadores da ação, Gabriel de Azevedo.“E todas as palavras que estão lá vêm do Alexandre Kalil. Ele que fala, ele que escreve”, garante Azevedo.

Nenhum comentário: