quarta-feira, 30 de dezembro de 2015
Concorrentes pelo treinador
Presidente está ciente da disputa, mas não tem tanta pressa; Internacional também cogita troca
PUBLICADO EM 28/11/15 - 04h00
Thiago Nogueira / Fernando Almeida
O Atlético entra no mercado em busca de um grande técnico, mas ele não está sozinho nesta empreitada. Além de poucos profissionais renomados à disposição, a diretoria alvinegra ainda encara a concorrência de Flamengo e São Paulo, clubes de ponta que também estão sem treinadores para 2016. Além desses, outros dois times ainda não deram certezas que vão continuar com seus comandantes: o Internacional, com Argel Fucks, e o Palmeiras, com Marcelo Oliveira.
O principal nome da cartela de brasileiros é Muricy Ramalho, que é cogitado desde antes mesmo da saída de Levir Culpi. O treinador paulistano se afastou das funções neste ano por causa de problemas de saúde, mas já se recuperou e quer voltar à ativa. Recentemente, ele fez elogios ao planejamento atleticano e à estrutura da Cidade do Galo. Muricy, no entanto, também está na mira de Flamengo e Inter.
Alejandro Sabella, vice-campeão do mundo com a Argentina, virou amigo do presidente Daniel Nepomuceno, quando o argentino esteve hospedado no CT alvinegro durante a Copa. O dirigente do Galo vê com bons olhos a contratação de um treinador estrangeiro, mas o tricolor paulista é forte concorrente na disputa por Sabella. Antes de acertar com Juan Carlos Osorio, o São Paulo tentou o acerto com o ex-seleção. Outro argentino, Edgardo Bauza, que não vai continuar no San Lorenzo, é mais um concorrente em evidência.
Indefinição. O nome de Cuca, campeão da Libertadores em 2013, também agrada os clubes sem treinador neste momento. O futuro do técnico no Shandong Luneng, da China, está indefinido, mesmo o treinador tendo contrato até o fim de 2016. O clube chinês está trocando de diretoria e ainda não há um consenso sobre a permanência do treinador brasileiro na Ásia.
Cuca é um dos pretendidos pelo São Paulo. Mas o bom relacionamento com a diretoria alvinegra também pode ser um facilitador para o seu retorno ao clube que, até então, não esperava que ele ficasse disponível. Já Marcelo Oliveira, embora empregado no Palmeiras, tem sua continuidade relacionada ao sucesso na decisão da Copa do Brasil. No primeiro jogo, a equipe alviverde perdeu para o Santos por 1 a 0.
No começo. Em entrevista à Rádio Itatiaia nesta sexta, o presidente Daniel Nepomuceno disse que já iniciou as primeiras conversas com alguns agentes, mas não há nada acertado e não há pressa. “Não está contratado. Não podemos trazer um técnico correndo com um ano tão complexo como o do ano que vem”, ressaltou.
De toda forma, o novo técnico do Galo não deve sair dos nomes mais comentados do momento. “Vocês (da imprensa) estão no caminho certo. Existem poucos treinadores. Tenho prazo e vou fazer com calma, vou sentar com todos. Mas no podemos demorar, outros clubes estão em busca de treinadores”, lembrou o dirigente.
Prós e contras na concorrência
Competições. O Atlético tem vaga garantida na fase de grupos da Libertadores, torneio de grande visibilidade. Já São Paulo e Internacional brigam pela última vaga na competição via Brasileiro. O Flamengo não tem chances.
Momento. Nos últimos anos, o Galo vem sendo um grande concorrente em tudo o que disputa, fruto da manutenção da maioria do elenco e do suporte extracampo. O Flamengo vive período de eleição e indefinição quanto ao futuro. Os bastidores quentes do São Paulo nos últimos meses atrapalharam o trabalho dos treinadores.
Contratações. O Galo equacionou suas dívidas, mas tem um orçamento modesto para negociações. Nos últimos anos, São Paulo e Internacional anunciaram um número maior de medalhões e apostas para encher o elenco. O Flamengo até buscou manter um grupo mais enxuto, mas perdeu a linha ao contratar Guerrero.
Giacomini faz primeiro treino
Os olhares do treino desta sexta ficaram entre o técnico Diogo Giacomini, comandante do sub-20 do Atlético – que estará à frente dos profissionais contra Grêmio e Chapecoense –, e a dupla Daniel Nepomuceno (presidente do clube) e Eduardo Maluf (diretor de futebol).
Os integrantes da cúpula alvinegra ainda buscam a confirmação do novo técnico para a próxima temporada. Já no gramado da Cidade do Galo, Giacomini comandou o treino dividindo o campo pela metade, com o quarteto de ataque de um lado e a dupla de volantes mais os defensores do outro.
Levando isso em consideração, a equipe titular esboçada para a partida contra o Grêmio, neste domingo, em Porto Alegre, deve ter apenas a alteração do suspenso Marcos Rocha para a entrada de Patric. Nesta sexta, o zagueiro Leonardo Silva foi novamente poupado, mas, por enquanto, não é problema para o duelo no Sul – o jogador, inclusive, seguiu viagem. O duelo vale o vice-campeonato brasileiro para o Galo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário