quarta-feira, 30 de dezembro de 2015
Interino dirige a luta pelo vice
Equipe alvinegra precisa de um empate em Porto Alegre para ratificar segundo lugar
PUBLICADO EM 29/11/15 - 04h00
Fernando Almeida
Thiago Nogueira / Daniel Ottoni
Nos bastidores do Atlético, a ânsia pela confirmação do novo técnico é pulsante. As negociações continuam com os mesmos nomes sendo especulados pelos ares. Enquanto isso, abre-se a oportunidade para um jovem treinador mostrar serviço diante de um público bem maior do que está acostumado e com a vantagem de não carregar a pressão que o cargo exige.
Atual técnico da equipe sub-20 do Galo, Diogo Giacomini foi o escolhido para comandar a equipe profissional na partida deste domingo, contra o Grêmio, em Porto Alegre, e diante da Chapecoense, no próximo domingo, no Mineirão. O encontro vale o vice-campeonato brasileiro para o time mineiro. Com um empate, o Atlético sacramenta, enfim, o objetivo que foi traçado após a perda do título para o Corinthians.
A missão – uma questão de honra, segundo os jogadores – terá que ser tocada por um jovem treinador, de apenas 36 anos. Ele é apenas dois dias mais velho do que o zagueiro e capitão Leonardo Silva, o mais experiente atleticano em campo nesta tarde. Apesar da pouca idade, o treinador interino tem o respaldo de quem lhe deu chance no clube e o projetou nacionalmente.
“O Diogo é muito inteligente, gosta de estudar o que for necessário para ele evoluir. Ele absorveu o conceito de jogo do Atlético muito bem. Joga para frente, gosta de propor o jogo, tentar comandar sempre a partida. O Diogo tem essas características de ser ousado em conceitos táticos e pode surpreender”, afirmou André Figueiredo, diretor das categorias de base do Atlético.
Currículo. Giacomini deu seus primeiros passos no Atlético no fim de 2007, quando começou sua trajetória no time sub-17. O treinador ficou na Cidade do Galo até abril de 2013, conquistando oito títulos: o Torneio Future Champions (2010 e 2011, em BH, e 2011 e 2012, na África do Sul), o Torneio de Gradisca (2008), a Copa Integração sub-16 (2008) e os Campeonatos Mineiro de 2011 e 2012.
Em 2013, Giacomini foi convidado para trabalhar na projeto de reestruturação da base do Palmeiras. Em 2015, após levar o sub-20 alviverde à semifinal da Copa São Paulo, ele assumiu o time juvenil do Cruzeiro, onde ficou por apenas dois meses.
Com o convite da seleção brasileira sub-20 a Rogério Micale, então treinador do time júnior, Giacomini foi chamado para trabalhar novamente na Cidade do Galo em maio deste ano.
Agora, com o breve comando no profissional, o treinador terá a chance de testar possíveis inovações estudadas e surpreender.
“Vai ser uma grande experiência para ele. É um técnico novo, que já ficou com a gente seis anos, saiu para novos ares e retornou. É uma experiência excelente, independentemente das circunstâncias em que ele vai entrar”, afirmou André Figueiredo. Do atual elenco do profissional, Giacomini já trabalhou com Uilson, Dodô e Carlos.
Do passado
Provisórios.A última vez em que a equipe alvinegra contou com um técnico interino no banco de reservas foi em 2008, quando Marcelo Oliveira assumiu o time profissional após saída de Alexandre Gallo.
Time não muda característica
O técnico interino Diogo Giacomini não deve mudar a equipe que vinha jogando com Levir Culpi. O único desfalque para a partida deste domingo será o lateral Marcos Rocha, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Patric deve ser o substituto.
Os jogadores prometem não mudar muito a forma de jogar. “Não podemos fugir da nossa característica. Temos que jogar com cautela, para ganhar a confiança durante o jogo”, ressaltou o zagueiro Leonardo Silva. “Temos que marcar bem, sair no contra-ataque para a gente fechar o segundo lugar logo. Não podemos deixar para a última partida”, reforçou o volante Leandro Donizete.
No Grêmio, o técnico Roger Machado ainda não confirma a presença do meia Giuliano no duelo desta tarde. O jogador sentiu um desconforto na coxa. Se ele não tiver condições, as opções do treinador ficam entre Pedro Rocha e Bobô.
Flamengo já teria acertado acordo com Muricy Ramalho
Um novo rumo é especulado e ganha força para o técnico Muricy Ramalho. Depois de Atlético e Internacional demonstrarem interesse no ex-comandante são-paulino, chega a vez de o Flamengo entrar firme na briga para contar com o treinador em 2016.
Muricy é a preferência de Eduardo Bandeira de Melo, maior favorito para a presidência do rubro-negro carioca. A eleição, que pode manter Melo no posto mais alto do clube, acontece no dia 7 de dezembro.
Sites como o Globoesporte.com e o blog de Mauro Cézar Pereira, da ESPN, colocam Muricy muito perto da Gávea. Um acerto verbal já estaria acordado entre as partes, que estariam aguardando somente a confirmação da reeleição para divulgar o nome do novo treinador flamenguista.
Perfil
Análise. Por Caio Henrique, repórter do site “Galo Future”.
Perfil. “O Diogo Giacomini reflete uma tendência nas categorias de base dos clubes brasileiros. Ele nunca foi jogador profissional e se preparou com formação acadêmica, buscando conhecimento científico, além da prática tradicional do futebol (é graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria e mestre em Treinamento Esportivo pela UFMG)”.
Carreira. “Ele trabalhou no Inter de Santa Maria-RS, na base do América e no Cruzeiro, até iniciar sua primeira passagem pelo Galo, em 2007. Comandou um trabalho no time juvenil que foi muito respeitado no clube. Comandou garotos nascidos em 1995, que foram tetracampeões do Torneio Future Champions. Essa geração revelou Carlos, Dodô e Uilson, que estão no principal hoje”.
Mudanças. “Em 2013, o Giacomini assumiu o time júnior do Palmeiras, participando de um processo de renovação na base do clube paulista.
No início de 2014, o Palmeiras chegou a semifinal da Copinha, fazendo sua melhor campanha na competição nos últimos anos. Depois da Copa São Paulo, Giacomini assumiu o juvenil do Cruzeiro, mas a passagem foi curta, já que, ao perder Rogério Micale para a CBF, o Atlético acertou a volta do Giacomini ao clube, desta vez, para dirigir os juniores.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário