terça-feira, 22 de novembro de 2016

22/11/2016 16h41 - Atualizado em 22/11/2016 16h42 Mancini prepara volta à Itália e lembra do trio com Ibra e Adriano: "Animais" Seis meses após pendurar as chuteiras, ex-Inter de Milão, Roma e Seleção explica decisão de morar na Europa para curso de treinador: "Europeus são mais informados" Por Bernardo Pombo e Thiago BenevenutteGoiânia Imagine a cena: você domina a bola e levanta a cabeça para fazer o passe. De um lado, Adriano. Do outro, Ibrahimovic. Essa experiência já foi vivida por Mancini, que por algum tempo no nem tão longínquo ano de 2008 formou o trio de ataque do Inter de Milão ao lado das duas feras. - Dois animais - resumiu o mineiro de 36 anos, que pendurou as chuteiras há seis meses e se prepara atualmente para voltar a morar na Itália para iniciar os estudos de olho na carreira de treinador. O brasileiro, aliás, já teve preparação de graça ao ser comandado por nomes como Jose Mourinho e Fabio Capello. São muitas as lembranças. Atualmente, o ex-lateral-ponta-ala com passagem pela Seleção relaxa jogando muito futevôlei, como fez recentemente num torneio organizado pelo amigo Alex Dias, em Goiânia. A ideia de se transformar em treinador ganha cada vez mais força. E a decisão de voltar a morar na Itália já tem o martelo batido. - Vou morar lá. Fazer um curso na Uefa e me tornar treinador - explica, alegando que o técnico de futebol formado na Europa é mais "informado". Confira a entrevista: O que tem feito e planos de morar na Itália Meu último time foi o Villa Nova de Minas Gerais. Encerrei a carreira depois do Campeonato Mineiro. Tô parado há uns cinco meses. Agora o pensamento é me divertir um pouco. Num futuro bem próximo o pensamento é ir para Itália. Como tenho casa lá e domino a língua, vou morar lá. Fazer um curso na Uefa e me tornar treinador. O que mais aprendeu durante os anos na Europa As pessoas lá são mais centradas e profissionais. Fiquei dez anos lá, me ajudou a ser mais responsável. Dentro de campo ser um jogador mais responsável. O futebol italiano é um pouco mais defensivo, taticamente perfeito. Você faz mais trabalho tático. Joguei no Roma, Inter de Milão, Milan. Sou uma pessoa realizada, agradeço a Deus por essa carreira. Ataque com Ibra e Adriano Joguei um ano no Inter de Milão com Adriano. Nosso ataque era eu, Adriano e Ibrahimovic. Era bom jogar com eles. Dois animais. Eles na técnica e na força. E eu naquela correria. Uma experiência muito bacana. Sou um cara que tem que agradecer a Deus. Não sou de fazer comparação. Dois grandes jogadores, não dá para falar quem era melhor. Pena que o Adriano parou de jogar. Tem um potencial que todos conhecemos. Desejo toda felicidade para ele, um cara com coração maravilhoso, super do bem. Motivos para o futebol italiano não viver um grande momento É muito pela falta de investimento. O mundo atravessa uma crise financeira bem complicada. Só a Juventus está um degrau a mais que os outros. O Roma está passando por uma reformulação, chegando jogadores importantes. Espero que o futebol italiano volte a trilhar bons caminhos. Grandes momentos da carreira A minha passagem pelo Roma foi muito marcante. Fiz mais de 60 gols. Se não me engano sou o brasileiro que mais fez gols pelo Roma. Lá foi o ápice da minha carreira. Foram sete anos inesquecíveis. Guardo no coração. Joguei um ano no Inter de Milão com Adriano. Nosso ataque era eu, Adriano e Ibrahimovic. Era bom jogar com eles. Dois animais. Eles na técnica e na força. E eu naquela correria Mancini Os treinadores que mais marcaram Trabalhei com três treinadores muito bons. O Fabio Capelo, que no discurso de comandar vestiário é o número um. O Mourinho, inteligente e estudioso. Preparação de treinamento excepcional. Mas o que mais me fez crescer como profissional é o Luciano Spalletti, que é o atual treinador do Roma. Me ensinou, me deu uns toques bacanas. Fez com que eu pudesse me destacar. Diferença do treinador brasileiro e do europeu A diferença é a atualização e o preparo a mais. Os treinadores europeus são mais informados. Se nós tivermos isso, voltaremos a ser referência. Seleção com Tite O futebol brasileiro está se resgatando com Tite. Está bonito de se ver. Conseguiu trazer alegria para o futebol, que estava na lama. Mancini torneio futevôlei (Foto: Globoesporte.com) Mancini em torneio futevôlei (Foto: Globoesporte.com) Os melhores jogadores que jogou contra ou na mesma equipe Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Seedorf, Totti.... dá para ficar o dia inteiro falando nome de jogador. Tive esse privilégio de jogar com eles. Quais as grandes torcidas que viu de perto? A torcida do Roma é fervorosa. A do Napoli, a do Atlético-MG é fantástica e apaixonada. São torcidas que abraçam e fazer o estádio tremer. Paixão pelo futevôlei Sempre joguei quando estava em atividade como jogador de futebol. E agora que encerrei minha carreira, estou dando mais ênfase no futevôlei, treinando mais. É um esporte que contagia, esporte bonito, plástico, e a gente aproveita para fazer mais amizades. Quatro pessoas já conseguem jogar, não precisa de tanta gente como numa pelada.

Nenhum comentário: