quarta-feira, 12 de outubro de 2016
Clássico
Só a vitória interessa no jogo
Atlético precisa bater o América para continuar na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro
PUBLICADO EM 12/10/16 - 03h00
Antônio Anderson, Thiago Nogueira e Lohanna Lima
No momento em que o Atlético está no limite da margem de erros no Campeonato Brasileiro, o seu próximo adversário é considerado pelos jogadores uma verdadeira “pedra no sapato” na temporada de 2016. O América enfrentará o time alvinegro tendo perdido apenas uma partida, em cinco disputadas entre eles nesta temporada.
Se o Galo não pode errar para não se afastar ainda mais da luta pelo título, o Coelho menos ainda, já que ocupa a última posição na tabela de classificação, com 21 pontos, e uma derrota quase decreta o rebaixamento.
Nos clássicos deste ano, houve três empates e uma vitória para cada lado, rendendo, inclusive, o título de campeão mineiro ao América, com uma vitória e um empate – fato ainda fresco na memória dos jogadores atleticanos. “O América tem trazido problemas, é um clássico, tem rivalidade. No Mineiro, eles nos complicaram. O Atlético briga pelo título e tem obrigação de vencer todos os jogos. Cada ponto é decisivo. Temos que pensar na vitória se quisermos brigar pelo título,” explica o goleiro Victor.
No Campeonato Mineiro, o lateral-direito Danilo foi um dos grandes personagens da conquista do título, ao marcar três gols nos jogos finais da competição. Cotado para ser titular nesta quinta-feira (13), o atleta projeta a reação do Coelho para tentar respirar no Brasileirão. “É um jogo especial em que teremos a chance de dar a volta por cima e, quem sabe, continuar forte na briga contra o rebaixamento. Sabemos da força do Atlético, mas esperamos conseguir uma grande apresentação e conquistar a vitória”, avalia.
Preocupado com a distância de sete pontos imposta pelo Palmeiras na última rodada, o técnico Marcelo Oliveira não pensa em outro resultado que não seja a vitória do Atlético. “Vamos pensar num jogo em que dá condição de perseguir os primeiros. O América faz jogos duros contra o Atlético, inclusive, neste ano foi assim, na final do Mineiro, mas estamos preparados para encurtar essa diferença.”
Ciente de que o Atlético vem com essa proposta, goleiro João Ricardo recorre justamente ao equilíbrio das outras partidas. “O clássico é muito importante e ninguém quer perder. Por isso, a motivação é maior, ainda mais pela sequência de jogos que tivemos contra eles. Temos uma lembrança boa da última vez que atuamos contra eles no Mineirão. Agora, o momento é outro, mas nós esperamos poder surpreender e ganhar um novo ânimo”, projeta.
Histórico. Os clubes se enfrentaram pela primeira vez no dia 13 de maio de 1914. Naquela oportunidade, o Atlético venceu o amistoso por 2 a 0. O último jogo foi válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na história dos confrontos, já foram realizados 399 clássicos e a vantagem é do alvinegro, que venceu 195. O alviverde saiu vencedor em 104 oportunidades e ainda foram registrados 100 empates.
Frases
“Devemos ter extremo cuidado e, ao mesmo tempo, agressividade, com intenção de vencer. Temos que ir pra cima, o mando de campo é nosso e estamos brigando por coisas grandes.”
Júnior Urso
volante do Atlético
“Eles entram em campo precisando da vitória para brigar pelo título e a gente para não ser rebaixado. É um jogo importante para as duas equipes. Vamos fazer o nosso melhor.”
Messias
Zagueiro do América
América deve ter mudanças na escalação
O técnico do América, Enderson Moreira, decidiu fechar o treino dessa terça-feira (11), véspera do jogo contra o Atlético, para a imprensa. Com problemas para escalar a equipe, que não vai poder contar com o zagueiro Roger, vetado por causa de uma fratura no nariz, o comandante alviverde determinou que os jornalistas iriam acompanhar apenas o aquecimento dos atletas.
Enderson Moreira deverá escalar Messias na defesa formando ao lado de Éder Lima. Ele também tem a opção de improvisar o volante Leandro Guerreiro no setor e entrar com Pablo no meio-campo. Além da mudança na defesa, o treinador americano também deverá promover alterações táticas. Titular contra o Palmeiras, o meia Tony poderá ser substituído pelo lateral-direito Danilo. No ataque, Michael deve disputar vaga com Nixon.
“Estou preparado para esta oportunidade e espero poder entrar bem e corresponder a altura para ajudar meus companheiros a conseguir a vitória”, afirmou o zagueiro Messias, que no clássico contra o Atlético dever fazer apenas seu terceiro jogo pelo América. Revelado na base do clube, Messias atuou apenas contra o Botafogo, em jogo realizado em novembro do ano passado e que foi válido pela última rodada da Série B, e no jogo do último domingo, contra o Palmeiras. (AA)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário