segunda-feira, 12 de março de 2018
Maidana lidera lista dos jogadores de linha mais altos dos últimos 30 anos no Galo
Dados registrados no Atlético-MG, a partir de 1990, constatam que apenas o goleiro Hiran é mais alto que o zagueiro na história recente do clube
Por Luiz Martini, de Belo Horizonte
12/03/2018 10h30 Atualizado há 9 horas
Maidana chegou com o discurso de fazer história no Atlético-MG. A estreia dele não foi das melhores. O time perdeu para a Caldense, por 2 a 1, no Horto. Depois de atuar no empate com o Tupi, ele voltou a ser titular nesse domingo, na vitória sobre o Tombense. O Galo saiu de campo sem ser vazado. De alguma forma, ao menos, o defensor já marcou o nome em um quesito: jogador de linha mais alto da história do clube dos últimos 30 anos. Com 1,96m, o defensor é soberano com outros jogadores do elenco atual e que passaram pelo clube.
No ranking geral, ele só fica abaixo de Hiran, que foi goleiro do Galo no fim da década de 1990 e tem 1,99m de altura. O GloboEsporte.com acionou o Alvinegro para confirmar se o defensor poderia ser considerado o mais alto da história - com exceção dos goleiros que passaram pelo clube -, mas não há dados suficientes antes de 1990 para cravar isso.
Para o defensor, o mais importante não é ficar registrado como o mais alto, mas mostrar qualidade dentro das quatro linhas para tornar a passagem marcante no Atlético-MG.
- Acho que esse tipo de dado não vale nada até eu mostrar meu futebol em campo. Tenho uma estatura muito boa para zagueiro, mas isso não importa nada se eu não mostrar dentro de campo. Agradeço muito a Deus por ter me dado essa qualidade e, com certeza, nesse meu novo ciclo aqui no Atlético, vou tentar aproveitar ao máximo, para que eu possa ajudar o time tanto defensivamente quanto ofensivamente.
Reeditar as torres gêmeas?
Para se ter ideia, as “torres gêmeas” – Réver e Leonardo Silva, que entraram na galeria de ídolos na conquista da Libertadores têm a mesma estatura: 1,92m. Felipe Santana que, assim como Léo Silva, permanece no elenco atual, é o segundo mais alto, com 1,94m. O goleiro Victor fecha a lista de grandalhões com 1,93m.
O fato de ser alto tem pesado positivamente para a Maidana. Com 1,96m, o zagueiro, no entanto, não demonstra lentidão em campo. E ainda consegue ganhar a disputa de cabeça em diversas ocasiões.
- Acho que não tem muito fatores contra. Muitos dizem que zagueiros altos são lentos, mas isso não é uma verdade absoluta, dá para trabalhar. Por exemplo, um jogador baixo marcando um alto dificilmente vai ganhar, mesmo trabalhando muito. Acho que tem muito mais prós do que contra, como levar vantagem nas bolas aéreas ofensivas e defensivas. Vou procurar usar isso muito ao meu favor este ano.
Vindo de boa temporada no Paraná Clube, o zagueiro - que pertence ao São Paulo e foi emprestado ao Atlético-MG com possibilidade de compra após o fim da cessão - espera surpreender os adversários pelo alto. Na Série B de 2017, ele fez cinco gols, quatro deles de cabeça. O mais emblemático foi o da vitória sobre o Internacional, em que Maidana aliou estatura e uma grande impulsão para estufar as redes do Colorado. Aliás, ser um dos grandalhões por onde passa não é novidade na vida do zagueiro .
- Sempre fui um dos mais altos dos elencos, lembro que uma vez só, no Criciúma, tinha um zagueiro que era da minha estatura, mas não ultrapassava. Éramos exatamente da mesma altura.
O GloboEsporte.com acionou o departamento de estatísticas do Atlético-MG para confirmar se o defensor poderia ser considerado o mais alto jogador de linha da história do clube, mas o Galo não possui todos os dados anteriores à década de 1990, fato que impossibilita confirmar a informação. Confira a lista:
Ranking dos jogadores de linha mais altos do Atlético-MG nos últimos anos:
Jogador Posição Altura (metro)
Iago Maidana Zagueiro 1,96
Felipe Santana Zagueiro 1,94
Marquinhos Zagueiro 1,94
Leonardo Silva Zagueiro 1,92
Réver Zagueiro 1,92
Erazo Zagueiro 1,92
Kanapkis Zagueiro 1,92
Luiz Eduardo Zagueiro 1,91
Tiago Pagnussat Zagueiro 1,91
Pedro Oldoni Atacante 1,91
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário