domingo, 4 de setembro de 2016
Após sondagens e lesões, Dátolo poderá atuar pelo Atlético já na próxima quarta-feira
Em tratamento desde o final de junho, meia volta a ficar à disposição contra o Vitória
postado em 03/09/2016 11:00 / atualizado em 03/09/2016 12:33
Roger Dias /Estado de Minas
Bruno Cantini/Atlético Nesta temporada, Dátolo praticamente não conseguiu jogar - 17 jogos e 1 gol
Foram três lesões musculares e praticamente cinco meses sem jogar em 2016. Ninguém no Atlético viveu tanto a rotina do departamento médico quanto o argentino Dátolo. Mas, depois do longo tratamento, que teve o objetivo de evitar novos problemas, o jogador volta a ficar nos planos de Marcelo Oliveira para o restante do Campeonato Brasileiro. O jogo contra o Vitória, quarta-feira, às 19h30, no Independência, marcará o retorno do camisa 10, que esteve prestes a deixar o clube, mas agora volta com foco na busca pelo título.
No período em que esteve no recondicionamento físico, Dátolo teve sondagens do Vitória e do Fluminense, mas não houve acerto. Por último, seu nome foi oferecido ao São Paulo, no entanto os dirigentes do tricolor não quiseram.
Sua última partida pelo Galo foi no fim de junho, na vitória sobre o Botafogo por 5 a 3, no Mineirão. “A minha intenção é voltar 100% e, por isso, estou demorando um pouquinho para não me machucar mais”, frisou o jogador, em sua declaração mais recente.
Nesta temporada, ele praticamente não conseguiu jogar – foram apenas 17 jogos e um gol. Em 10 de março, o jogador se contundiu em partida contra o Colo Colo, no Chile, pela Copa Libertadores. O atleta voltou nas oitavas de final contra o Racing, mas voltou a sentir incômodo na coxa direita, ficando fora das finais do Campeonato Mineiro. Entrou em apenas alguns minutos das quartas de final da Libertadores contra o São Paulo e voltou a sentir a coxa no jogo seguinte, contra o Atlético-PR , pelo Brasileiro. Por último, em 3 de julho, diante do Figueirense, em Florianópolis, o armador reclamou de desconforto muscular e, pelo histórico de lesões, foi poupado pela comissão técnica. Em 2016, o gringo jogou no máximo cinco jogos consecutivos, entre janeiro e fevereiro.
Dátolo treinou ontem por uma hora e meia com os companheiros e vem fazendo alguns trabalhos na academia. Amigo do argentino, o zagueiro Edcarlos sabe que o companheiro precisa voltar a ter confiança para jogar em alto nível: “Sempre conversamos nos treinos. Peguntei como ele estava se sentindo. Lesão nunca é bom. Queremos estar sempre em alto nível, brigar por posições. Ele agora se encontra com a cabeça boa. Muitas vezes, as lesões são comuns, mas atribuo muito à nossa própria culpa, pois queremos voltar rápido e forçamos a barra. O doutor pergunta e falamos que tudo está bem. Dátolo agora teve tempo, consciência para voltar 100%. Treinando, vejo que ele está 100%, com cabeça boa. Logo ele nos ajudará também”.
O camisa 10 fica à disposição em boa hora para Marcelo, num período de carência de jogadores de criação. O equatoriano Cazares vai demorar algumas semanas para se recuperar totalmente da lesão no músculo adutor da coxa direita. E Carlos Eduardo não vem agradando e é praticamente carta fora do baralho. Robinho está jogando numa função mais centralizada e até obteve relativo destaque, tanto na armação quanto na finalização.
Disputa
Sem a perspectiva do retorno de Erazo, com entorse no joelho direito, Marcelo tem dúvida na zaga entre Edcarlos ou o prata da casa Gabriel. Ele deve fazer um coletivo fechado amanhã e definir o setor. Para o treinador, os dois concorrentes estão no mesmo nível: “Ambos podem cumprir bem a função. Edcarlos ficou algum tempo sem jogar, mas é experiente e se posiciona bem. E o Gabriel é jovem e também tem qualidade. Vamos esperar até terça para definir isso”.
Marcelo também espera o retorno de Rafael Carioca, que está servindo à Seleção Brasileira, para montar o time contra o Vitória. Por outro lado, Lucas Pratto e Otero, que também disputam as Eliminatórias Sul-Americanas, não chegarão a tempo na quarta-feira. Livre de uma entorse no joelho direito, o goleiro Giovanni está livre para encarar o rubro-negro baiano.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário