quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016
POLÊMICA ENTRE ARQUIRRIVAIS
Rodoviária de Belo Horizonte é notificada e retira de fachada campanha de marketing do Atlético
Notificação foi feita pela torcida Geral Celeste, que registrou a marca "Time do Povo"
postado em 17/02/2016 18:20 / atualizado em 17/02/2016 19:13
Thaynara Amaral /Superesportes
Leandro Couri/EM/D. A Press Fachada da Rodoviária de Belo Horizonte nesta quarta-feira pela manhã, já sem a campanha do Atlético
A campanha de marketing do Atlético, que estampava a fachada da Rodoviária de Belo Horizonte, foi retirada na madrugada desta quarta-feira. O pedido foi feito à administração do terminal via notificação extrajudicial pela torcida organizada Geral Celeste, que registrou a marca “Time do povo” na Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) no início de janeiro. O registro custou cerca de R$ 4 mil aos cofres da torcida, segundo sua direção.
Reprodução Twitter Antes da campanha do rival, o Cruzeiro utilizou banners no terminal de embarque para divulgar slogan 'Time do povo' e modalidade de sócio
Iniciada no dia 7 de janeiro, a ação de marketing do Atlético estampava toda a fachada da rodoviária com os dizeres: “Você é sempre bem-vindo à Cidade do Galo. O verdadeiro time do povo. Desde 1908”. Anteriormente, o Alvinegro já havia utilizado o Aeroporto Internacional de Confins para expor peça publicitária.
A ação atleticana na rodoviária era uma resposta ao rival Cruzeiro, que utilizou os terminais de embarque e desembarque, em dezembro, para expor uma campanha de menor porte com o slogan "Time do povo", nome de uma nova categoria do seu programa de sócios.
Leandro Freitas, presidente da torcida cruzeirense Geral Celeste, disse ao Superesportes que a facção só permitirá o uso da expressão "Time do povo" ao Cruzeiro. "A Geral Celeste registrou 'Time do povo' no início do ano, quando o Cruzeiro já tinha começado a fazer a campanha. A marca é nossa, registramos no ANPI. Agora, estamos notificando todas as empresas e pessoas que estão utilizando de forma indevida".
O presidente da torcida assegurou que a diretoria do Cruzeiro não seu suporte financeiro ou jurídico no caso.
A Rodoviária de Belo Horizonte foi notificada na sexta-feira, dia 12 de fevereiro, e tinha prazo de até 72 horas para retirar a peça publicitária do Atlético da fachada. Nesta quarta, último dia antes do vencimento, a campanha foi retirada.
Procurado pela reportagem, Ricardo Reis, gerente do Terminal Rodoviário, não foi encontrado para se pronunciar.
Ônibus, os próximos alvos
A campanha recém-promovida pelo Atlético no painel traseiro dos ônibus de Belo Horizonte também está sendo alvo da organizada Geral Celeste. De acordo com Tiago Silva, advogado da torcida, a empresa Frontti Mídia, responsável pela publicidade dos veículos da capital, será notificada ainda nesta semana. “Está em processo de notificação, creio que no máximo cinco dias isso acontecerá", disse o advogado à reportagem.
Tiago Silva explicou que as notificações extrajudiciais são feitas às empresas que comercializam os espaços. No entanto, a Geral Celeste estuda entrar com uma ação contra o Atlético, idealizador das campanhas. "Diretamente, o Atlético não foi notificado, só os locais que exibiram a marca. Isso ocorre porque não é o próprio clube que está divulgando. No entanto, ainda está sendo estudada uma ação judicial ao Atlético pelo uso indevido da marca “Time do povo”.
A notificação extrajudicial foi o meio encontrato pela torcida organizada de se resolver o impasse de forma amigável. Assim como a Rodoviária de BH, a Frontti Mídia, tão logo seja informada oficialmente, terá 72h para retirar dos ônibus de Belo Horizonte a ação de marketing que utiliza a expressão "Time do povo". Do contrário, o caso terá que ser discutido na Justiça Comum.
A reportagem entrou em contato com o departamento jurídico do Atlético, que não quis se pronunciar sobre o assunto. Já a Frontti Mídia afirmou que ainda não recebeu nenhuma notificação e seguirá com a campanha nos ônibus de Belo Horizonte.
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