sábado, 6 de abril de 2019
Em terceira maior sequência da história, Atlético busca 13ª final de Mineiro seguida
Time alvinegro define vaga na decisão neste domingo, contra o Boa Esporte
João Vitor Marques /Superesportes
postado em 06/04/2019 06:30
Nas 12 edições anteriores do Campeonato Mineiro, houve uma certeza: a presença do Atlético na final. Neste domingo, o time alvinegro encara o Boa, às 16h, no Mineirão, na luta pela vaga na decisão mais uma vez.
Se avançar, o Galo se garantirá entre os dois melhores do Estadual pela 13ª vez consecutiva, na terceira maior sequência da história da competição. De 2007 para cá, quando iniciou a série, a equipe atleticana acrescentou seis taças à sua galeria.
“Não tinha esse número. É impressionante. Isso é de parabenizar o clube, a força do clube. E nisso entram torcedores e diretoria, que valorizam o campeonato regional, além das comissões técnicas e dos atletas. Há um envolvimento, acho muito bacana”, disse o técnico Levir Culpi.
Para chegar à decisão pela 13ª vez, ao Atlético basta o empate. O primeiro duelo, em Varginha, terminou sem gols e, como teve melhor campanha na fase de classificação (foi o primeiro colocado), o alvinegro tem a vantagem da igualdade no saldo de gols.
Apenas duas vezes houve marcas superiores à atual sequência do Atlético. Entre 1965 e 1990, o Cruzeiro emendou 26 campanhas de título ou vice-campeonato. Saiu campeão em metade delas. Em seguida, aparece o próprio time alvinegro, com a série registrada entre 1974 e 1991. Na época, foram 12 conquistas.
De 1974 a 1990, Atlético e Cruzeiro foram soberanos nas duas primeiras posições do Mineiro. O alvinegro levou a melhor nesse período: foram 11 taças, contra seis do arquirrival.
Atualmente, o Atlético é dono da segunda maior sequência em vigor nos 27 campeonatos estaduais pelo Brasil. Apenas o Rio Branco tem marca superior. O time acreano é campeão ou vice da competição local desde 2000. São 19 edições seguidas – número que pode aumentar em 2019.
Quatro times dividem a terceira posição desse “ranking”, vindo de oito presenças em final consecutivamente: CRB (Alagoano), Bahia (Baiano), Goiás (Goiano) e São Raimundo (Roraimense).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário