quarta-feira, 17 de abril de 2019
Abaixo dos 40: com Rodrigo Santana, Galo volta à série de jovens técnicos
Interino do Atlético, que pode ser campeão mineiro no sábado, tem apenas 36 anos e vai para a segunda partida oficial no time principal
Frederico Ribeiro | @SuperNoticiaFM
17/04/19 - 14h23
Quando foi campeão brasileiro em 1971, pelo Atlético, Telê Santana havia completado 40 anos de vida. A primeira passagem de Levir Culpi no Galo foi aos 41 anos. Idade jovem para um comandante, que marcou os dois maiores vencedores do clube. A pouca idade também é uma característica das apostas de "tampa buraco" do clube mineiro num momento mais recente.
Primeiro com Diogo Giacomini, que foi técnico interino em demissões do próprio Levir, em 2015, quando tinha apenas 36 anos, 6 meses e 9 dias. O treinador apareceria novamente em outras oportunidades, na vaga de Marcelo Oliveira no meio da final da Copa do Brasil 2016 e também na saída de Roger Machado, em 2017, quando era auxiliar-técnico fixo.
Hoje, o gaúcho está no Coimbra, líder invicto do Módulo II do Campeonato Mineiro, após ser demitido do Galo quando Sérgio Sette Câmara assumiu o clube em dezembro de 2017. Naquele momento, Thiago Larghi era escolhido para substituir Oswaldo de Oliveira. Aos 37 anos e 3 meses, fez sua estreia num sábado de Carnaval. Virou interino e durou até setembro de 2018.
Agora, Rodrigo Santana, aos 36 anos, 10 meses e 16 dias como idade da estreia - clássico contra o Cruzeiro no último domingo, é a bola da vez no comando técnico do Galo. Ainda como interino, mas ciente que poderá ser efetivado caso o Atlético não consiga contratar um substituto nos momentos posteriores à decisão estadual contra a Raposa, sábado.
Juventude. O trio de treinadores citados são os mais jovens desde que o Atlético apostou em ex-jogadores recém-aposentados na década de 1980 para treinar a equipe. Começou com Walter Oliveira em 1985, campeão aos 32 anos. Palhinha, integrante do time dourado de Reinaldo e Éder na mesma década, se aposentou e virou técnico do América. Em 1986, aos 35 anos, comandou o Atlético.
Um pouco mais velho, que Vanderley Eustáquio, o ex-zagueiro Vantuir também seria treinador do Atlético antes dos 40. Em 1987, ele chegou a dividir o comando da equipe com Telê Santana, quando completaria 38 anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário