terça-feira, 22 de setembro de 2015
Corinthians e Atlético fazem duelo da defesa menos vazada contra o melhor ataque da Série A
Galo defende manutenção da liderança e pode até empatar para ficar em primeiro
postado em 18/07/2015 08:00 / atualizado em 17/07/2015 21:10
Luiz Martini /Superesportes
Edesio Ferreira/EM/D.A Press. Levir Culpi terá que mexer no time e atacante Thiago Ribeiro é esperança de gols diante do Corinthians
Corinthians e Atlético fazem neste sábado, às 21h, na Arena Itaquera, em São Paulo, o jogo mais comentado da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O encontro do líder Galo contra o 3º colocado será um duelo tático entre o melhor ataque e a melhor defesa da competição. Os mineiros balançaram as redes 28 vezes e os paulistas sofreram apenas oito gols.
A conhecida frase “a melhor defesa é o ataque” possui significados distintos nos vocabulários de Levir Culpi e Tite, comandantes de Atlético e Corinthians, respectivamente. O treinador alvinegro conseguiu encontrar o ponto de equilíbrio do seu time no esquema 4-2-3-1, em que os jogadores dos flancos atacam e recompõem com eficiência. A liberdade dos elementos surpresa, como o volante Rafael Carioca e os laterais também é percebida em alguns momentos. Mesmo eficiente no ataque, o Galo não deixa de ser competitivo na defesa, e levou 15 gols no campeonato. O argentino Lucas Pratto é o jogador de referência, mas ele sai muito da área e outros aparecem para concluir, como Thiago Ribeiro. O artilheiro do Galo no Brasileiro destaca os obstáculos que serão encontrados diante do adversário.
“A dificuldade do jogo é máxima, mas o Corinthians também vai encontrar essa dificuldade contra a gente. Sabemos que é um time forte, competitivo, que tem como ponto de equilíbrio a compactação, que defende muito bem, tem a melhor defesa. Isso já não é de agora. Vem com uma defesa forte há um bom tempo. Se defende muito bem e joga para vencer, nem que seja por 1 a 0. Quando sai na frente, volta todo mundo para defender. Se for possível, buscar o segundo gol. Se não for, defendem o 1 a 0, levam a risca. A gente espera um time fechado, mesmo em casa”, disse Thiago Ribeiro, que já marcou seis gols na competição.
A equipe de Tite é mais compacta na marcação e econômica na hora de balançar as redes. O Corinthians marcou apenas 12 gols na competição. A eficiência em conter os ataques adversários é que deixa o clube em boa posição na tabela. Para o jogo contra o Atlético, o goleiro Cássio não estará em campo. Outro desfalque sentido pelos paulistas é o meia Jádson, destaque na articulação e nas chegadas ao ataque. Ele está suspenso e obrigou o treinador a mexer no esquema tático. O Corinthians deve iniciar com Rildo na frente, e optar pela velocidade nos contra-golpes.
Ataque democrático
O Galo é o representante do futebol democrático, com a participação de vários atletas nos gols marcados. O time comandado por Levir Culpi está entre os que mais finalizam no Campeonato Brasileiro. Os arremates são bem divididos entre os jogadores e esse é um dos segredos do sucesso da equipe na opinião de Thiago Ribeiro.
“No futebol, a responsabilidade dos gols é dos atacantes. Vai ser sempre assim. O diferencial é quando tem a surpresa. O meia chegando, o volante, o lateral. No momento que estivermos marcados, com pouco espaço, talvez as oportunidades não aparecem para gente, o pessoal de trás pode surgir com a qualidade que eles têm”.
Para o jogo em Itaquera, Levir mudará a escalação, mas sem mexer na estrutura tática. A principal alteração é a entrada de Luan na vaga de Maicosuel e o retorno de Marcos Rocha ao time titular, depois de longo período no departamento médico. Maicosuel sequer foi relacionado por estar em negociação com o Al-Sharjah, dos Emirados Árabes. Porém, o corredor direito do Galo está acostumado à parceria Luan/Marcos Rocha. Com a entrada do 'Maluquinho', Thiago Ribeiro deve atuar pela esquerda do ataque.
CORINTHIANS X ATLÉTICO
CORINTHIANS:
Walter; Fagner, Felipe, Gil e Uendel; Bruno Henrique; Malcom, Elias, Renato Augusto e Rildo; Vagner Love.
ATLÉTICO:
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Luan e Giovanni Augusto; Thiago Ribeiro e Lucas Pratto.
Motivo: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Itaquera
Horário: 21h
Árbitro: Anderson Daronco/RS (Fifa)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva/GO (Fifa) e Bruno Raphael Pires/GO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário