quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Estádio do Galo propõe soluções para gargalos no trânsito de BH; veja quais Cruzamento do Anel Rodoviário com a Via Expressa e chegada de Sete Lagoas pela BR-040 são pontos críticos que fazem parte do estudo de melhorias Thiago Nogueira | @superfcoficial 29/08/19 - 07h15 Para colocar de pé o sonho da casa própria, o Atlético precisa apresentar uma série de medidas compensatórias ao município de Belo Horizonte pelo impacto que a Arena MRV, localizada no bairro Califórnia, irá trazer à região Noroeste da capital. Em relação ao trânsito, as alterações sugeridas aos órgãos públicos podem acabar com um dos maiores gargalos da cidade: os entroncamentos do Anel Rodoviário com a BR-040 e a Via Expressa. A estimativa de gastos nessa área de mobilidade é de R$ 50 milhões. “São intervenções de grande porte. O nosso modelo é para jogos com 46 mil pessoas, público de final, em uma quarta, às 19h30, fazendo com que a cidade funcione do mesmo nível de hoje. E na hora que não tiver jogo, você cria uma estrutura para 46 mil pessoas chegando: imagina o que isso representa para a cidade nos horários de pico?”, ressalta o consultor em transporte e trânsito Osias Baptista, responsável pelo plano viário da Arena MRV. As intervenções ainda estão em fase de ajustes com BHTrans, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Concessionária Via 040, responsáveis pelos gerenciamento dos trechos, mas o Super FC teve acesso a sete medidas que serão essenciais para desafogar o trânsito da região (veja abaixo). “São medidas que, gradativamente, vamos divulgando, porque temos que acertar com esses órgãos”, salienta Baptista. A BHTrans já sinalizou positivamente para as propostas, mas ainda há um trâmite a cumprir. “O empreendedor apresenta o que pretende. A gente faz a análise prévia e olha, no cenário atual, o que acontece na região, e, depois, o que acontece com o empreendimento já implantado. É uma simulação por meio de um modelo matemático”, explica o diretor de sistema viário da BHTrans, José Carlos Ladeira. Cruzamentos problemáticos Três pontos terão problemas de trânsito ainda maiores do que hoje se não passarem por obras. Eles estão no Anel Rodoviário com Via Expressa, no Anel com a BR-040 (na chegada de Sete Lagoas) e em frente ao estádio, próximo ao viaduto do bairro Camargos. Para fazer conversões entre uma via e outra o motorista precisa, em alguns casos, dar volta em ruas de bairros. “Já apontamos os pontos e fizemos a solicitação de projetos que mitiguem o feito. Se aprovado, damos a licença de implantação. Se tudo for implantado de acordo com o previsto, consegue-se a licença de operação”, reforça o representante da BHTrans. Ao Super FC, o Dnit informou que teve conhecimento, por meio do Ministério Público, do parecer técnico realizado pela BHTrans. “Após tomar ciência do documento, o DNIT concluiu que são necessários novos estudos dos impactos sobre o sistema viário do entorno da futura Arena MRV”, informou, em nota. A Concessionária Via 040 também confirmou à reportagem que documentos foram enviados pela empresa de engenharia responsável e que eles estão em análise no núcleo técnico. O prazo para a conclusão dos estudos é até o fim da próxima semana. Transporte coletivo O plano viário para o novo estádio também integra melhorias no sistema de transporte público. Linhas de ônibus precisarão ser criadas, mas a proximidade com a estação Eldorado do metrô, já em Contagem, facilita as intervenções. “Vamos fazer um sistema de passarelas. Os torcedores vão sair do metrô e chegarão ao estádio sem atravessar nenhuma pista de tráfego intenso”, descreve Baptista. Para obter a licença de implantação e dar início à obra, Atlético e empreendedores precisam cumprir 50 condicionantes e cinco medidas compensatórias, entre elas, as relacionadas ao trânsito.

Nenhum comentário: