sábado, 16 de março de 2019
Decisivo na final de 2018, Galo quer liderança para ter vantagem a favor
Em 2019, Atlético perdeu o título para o Cruzeiro justamente porque o rival tinha a vantagem; vitória contra o América no domingo vale liderança
Thiago Nogueira | @supernoticiafm
13/03/19 - 08h06
No próximo domingo, contra o América, no Mineirão, o Atlético tem a chance de sacramentar a primeira colocação da fase classificatória do Campeonato Mineiro, algo importantíssimo para as pretensões de título.
Atual líder da competição, com 22 pontos, o Galo garante o primeiro posto com uma vitória sobre o rival, que hoje ocupa a segunda colocação, com 21 pontos. O clássico é válido pela 10ª rodada, a penúltima da primeira fase.
Como consta do regulamento desde a edição de 2014, o primeiro colocado garante a vantagem de jogar por uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols na semifinal e na final.
Também há um benefício na fase quartas de final, introduzida no ano passado. Como ela é disputada em partida única, o embate se dá na casa da equipe de melhor campanha – em caso de empate, a decisão acontece nos pênaltis.
No ano passado, o Atlético perdeu a decisão do Estadual justamente porque o Cruzeiro se beneficiou dessa vantagem. Líder da primeira fase, a Raposa perdeu o primeiro jogo da final por 3 a 1, no Independência, mas a vitória de 2 a 0, no Gigante da Pampulha, lhe valeu a taça. Embora importante, essa vantagem nem sempre foi decisiva. Pelo contrário.
Em 15 disputas, o primeiro da fase de pontos corridos faturou o título apenas seis vezes. Em 2012 e 2017, o alvinegro se fez valer do privilégio e ratificou a conquista. Maior beneficiado, o Cruzeiro também foi líder e campeão nos anos de 2008, 2011, 2014 e 2018.
Em quatro oportunidades – 2007, 2010, 2013 e 2015 – o Galo não liderou a disputa em sua primeira metade, contudo, encontrou forças para inverter a vantagem, três vezes, tomando da mão do Cruzeiro e, uma vez, da Caldense
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário