terça-feira, 2 de agosto de 2016
Grupo fechado
Comprometidos com o técnico
Melhor ataque da temporada no Brasil também é o responsável por reforçar a marcação ao rival
PUBLICADO EM 02/08/16 - 03h00
Fernando Almeida
Thiago Nogueira
O equilíbrio vai pouco a pouco sendo o fator primordial para explicar o crescimento do Atlético no Campeonato Brasileiro. Para alcançar esse estágio, porém, um árduo caminho foi traçado pela comissão técnica. Restam alguns ajustes para a equipe do técnico Marcelo Oliveira atingir o seu ideal. Mas, o crescente entrosamento entre setores da equipe é decisivo para este bom momento do Galo.
A equipe alvinegra tem hoje o ataque com mais gols marcados na temporada nacional em partidas oficiais e agora a defesa também começa a destacar. Não levou gol nos dois últimos jogos e marcou quatro. Nas 17 rodadas disputadas do Brasileiro, Victor saiu de campo cinco vezes sem ver suas redes balançarem.
Sem contar com a Florida Cup, o time atleticano anotou 77 tentos em 2016, durante Primeira Liga, Campeonato Mineiro, Copa Libertadores e, finalmente, o Brasileirão.
O placar de 3 a 0 contra o Santa Cruz no sábado fez o Galo passar Grêmio e Santos, assumindo a liderança desse ranking. O segundo é o Peixe, que soma 76 gols. O "pódio" é finalizado por Grêmio e Fortaleza, com 75 gols, cada.
O ataque também é o responsável indireto pela melhoria defensiva observada na equipe atleticana. O entrosamento cada vez mais envolvente do alvinegro permite aos jogadores ofensivos acompanharem de maneira orquestrada os meio-campistas e defensores na função da marcação, iniciando essa situação já no campo adversário.
"Estamos todos nos comprometendo com a marcação, ajudando. (Contra o Santa Cruz) Jogamos praticamente com quatro atacantes, mas a equipe se comprometeu a marcar; todos cumpriram taticamente o que foi pedido e não sobrecarregou a defesa. Fizemos um grande jogo na marcação e o placar ficou zerado", disse o zagueiro Léo Silva.
Para chegar a esse estágio, os jogadores e o técnico do Galo apontam o exaustivo trabalho realizado nos treinamentos. "Sorte não; estamos trabalhando bastante. Estou feliz pelo encaixe, pela consistência que a equipe vem demonstrando. Estamos conversando muito para tomar o mínimo de gol possível, até pela qualidade do ataque que está fazendo a parte dele", afirmou Fábio Santos, substituto de Douglas Santos.
"Temos treinado muito, nos trabalhos fechados, a linha de quatro, algo importante com os dois volantes. É fundamental defender bem. Tendo a bola, a gente, certamente, vai fazer coisas boas", diz Marcelo Oliveira.
De olho
Visita. O empresário do atacante Carlos estará em Belo Horizonte no meio desta semana para conversar sobre a possível venda do jogador para um clube da Rússia, onde ele esteve semana passada.
Equilíbrio
“Tem o treinamento, a participação dos atletas da frente vai diminuindo a pressão atrás, e o entrosamento. Esse equilibro é importante. Não pode um clube como o Atlético criar muitas situações, mas levar muitos gols. Uma coisa é ter um elenco, outra é formar time.”
Marcelo Oliveira
Técnico do Atlético
Números
77 gols fez o Atlético em 2016, sem contar a Florida Cup
17 vezes marcou Robinho desde que chegou ao time alvinegro
15 partidas tem o Galo no ano sem levar gols; cinco no Brasileirão
Cidade do Galo
Retorno. O lateral-direito Marcos Rocha voltou ao treino em campo nessa segunda-feira (1). Ele ainda está com uma proteção no cotovelo, mas fez uma cautelosa corrida. A previsão de retorno para as partidas é de duas semanas.
Ausência. A baixa da atividade dessa segunda-feira (1) foi o lateral-direito Carlos César. O atleta levou uma pancada na região lombar, ficou com um hematoma, mas deverá voltar às atividades nesta terça-feira (2).
De olho. Os substitutos do suspenso Leandro Donizete para o duelo com o São Paulo (Júnior Urso, Lucas Cândido e Eduardo) foram observados nessa segunda-feira (1) pelo técnico Marcelo Oliveira.
Xodó da Massa
Luan foca no físico para reconquistar vaga de titular
FOTO: Bruno Cantini / divulgação
0
Em alta. Com o gol relâmpago marcado contra o Santa Cruz, Luan era só alegria ontem no CT
Os fãs do atacante Luan ainda terão de esperar um pouco mais para ver seu ídolo de novo entre os 11 titulares do Atlético. Apesar de as boas partidas contra Palmeiras e Santa Cruz, o Maluquinho ressalta que tem de melhorar a parte física para reconquistar seu espaço na equipe principal. Nessa segunda-feira (1), na reapresentação do time, ele foi uma das atrações na Cidade do Galo.
“Meu próximo passo é no dia a dia, treinar cada vez mais forte, aprimorar a parte física, pois ainda estou precisando. Também quero conhecer melhor o quarteto da frente e adaptar cada vez mais com Robinho, Fred, Pratto e Maicosuel, que fez uma bela partida (contra o Santa Cruz). Procuramos melhorar sempre para a gente chegar bem forte lá na frente”, afirmou.
O gol no último sábado, marcado pouco mais de um minuto após sua entrada em campo, rendeu ao atacante uma comemoração bastante entusiasmada, uma resposta a quem achou que a grave lesão sofrida no começo do ano o deixaria fora de ação por mais tempo. Além disso, o gol rendeu um “prêmio” ao jogador atleticano.
“Estou muito emocionado, muito feliz de poder vestir essa camisa novamente. E nada melhor do que voltar com o pé direito ganhando do líder (Palmeiras) e agora contra o Santa Cruz marcar um gol. Até brinquei com o Juvenilson, preparador físico. Eu falei que a gente ia fazer o segundo gol e que eu ia entrar e marcar o terceiro. O Eduardo (Abdo, auxiliar) está me devendo um jantar”, brinca Luan. “Eu falei com ele durante a semana que se eu entrasse estaria ferrado, e ele falou que pagaria uma janta. Então! Sou mais de almoçar em casa, espero que ele pague um churrasco completo para a equipe toda e para minha família”, completa o xodó do Galo.
Em abril, Luan sofreu uma lesão no joelho direito e fez uma cirurgia que o afastou dos gramados por três meses. (FA/TN)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário