domingo, 31 de julho de 2016
Lesões estragam temporada
Com grande incidência de jogadores machucados, Galo fica prejudicado com vários desfalques
PUBLICADO EM 14/07/16 - 03h00
Fernando Almeida
O Atlético viu nesta semana mais um importante jogador ser entregue ao departamento médico, preocupação que leva a diretoria alvinegra, mais uma vez, ao mercado, e a torcida, às reclamações. Juan Cazares sofreu ruptura no tendão adutor da coxa direita e ficará sem atuar por cerca de três meses.
As explicações para os 19 jogadores lesionados nesta temporada – alguns mais de uma vez – são diversas, mas se concentram principalmente no calendário apertado e nas fatalidades. Além disso, os atleticanos ressaltam que esse mal não é só realidade do clube, mas também de outras agremiações, que compartilham, por exemplo, as datas do calendário brasileiro.
“Ontem (terça), eu vi o jogo do Palmeiras, e dois saíram por lesões musculares (Mina e Moisés). Aqui acontece também. Não tem um dia que trabalhamos sem dor. Vou para o campo, penso em fazer menos para não estourar, mas na hora não tem como, tem de dar tudo”, comentou o atacante Fred, um dos que ainda não sofreram lesão neste ano atuando pelo Galo.
“Estamos buscando nos prevenir. Mas o nosso calendário é uma vergonha; eu já reclamei, muitos treinadores reclamaram. O próprio Tite, que agora está lá (na CBF), já reclamou também. Neste Brasileiro, já jogamos quinta à noite e, depois, no domingo pela manhã. É uma loucura”, completou.
No meio do primeiro semestre, o coordenador técnico e preparador físico de formação Carlinhos Neves foi à sala de imprensa comentar sobre as lesões em sequência e ressaltou o foco atleticano em evitá-las apesar do calendário brasileiro. Nesta semana, foi a vez do chefe do departamento médico, Rodrigo Lasmar, explicar sobre a situação de Cazares e reiterar a busca pela prevenção de lesões.
“Neste ano tivemos um dado fora do esperado, que foi a incidência de lesões traumáticas, cirúrgicas, fatos que são fatalidades”, disse Rodrigo Lasmar.
“Nós temos um programa implementado de prevenção de lesões que tem alguns anos e é referência. Esse trabalho continua sendo feito, claro que sempre se aprimorando. Essas lesões traumáticas existiram um pouco mais neste ano, mas foi fatalidade”, completou.
Histórico
Situação médica dos atletas nesta temporada:
Pacientes do DM (19):
Goleiros: Giovanni (face), Victor (joelho direito)
Zagueiros: Edcarlos (coxa direita), Leonardo Silva (tornozelo esquerdo, coxa direita)
Laterais: Fábio Santos (lombalgia), Marcos Rocha (cotovelo direito), Patric (joelho esquerdo)
Volantes: Júnior Urso (coxa esquerda), Leandro Donizete (coxa direita), Rafael Carioca (coxa direita)
Meias: Carlos Eduardo (coxa esquerda), Cazares (coxa direita), Dátolo (coxa direita)
Atacantes: Lucas Pratto (panturrilha direita), Clayton (coxa direita), Robinho (coxa esquerda), Carlos (tornozelo direito), Hyuri (panturrilha direita), Luan (joelho direito)
Fora do DM (11):
Goleiro: Uilson
Laterais: Carlos César e Douglas Santos
Zagueiros: Erazo, Gabriel, Ronaldo e Tiago
Volantes: Eduardo e Lucas Cândido
Atacantes: Capixaba e Fred
Desgaste
FOTO: Bruno Cantini / Atletico
0
“Temos que nos adaptar. Não tem nem como falar que é acidente. As lesões já estão agendadas. O jogador já está preparado para isso, mesmo tendo medo. O que precisamos fazer é levar para dentro de campo o bom elenco que temos para suprir essas baixas.”
Fred
Atacante do Atlético
0
“Existe um trabalho de prevenção que é feito. Nós temos um programa implementado de prevenção de lesões que tem alguns anos e é referência. Temos todas as incidências, as estatísticas, mostrando a redução de lesões que conseguimos. Esse trabalho continua sempre.”
Rodrigo Lasmar
Médico do Atlético
Curtinhas
STJD. O atacante Fred foi julgado pela expulsão diante do Figueirense e recebeu uma advertência. Ele estava incurso por agressão física, com pena prevista de quatro a 12 partidas, e também por conduta antidesportiva, que prevê suspensão de um a seis jogos.
Dupla. De volta aos campos com os companheiros desde o começo da semana, os atacantes Luan e Lucas Pratto participaram do treino ao lado dos colegas e deixam na expectativa a ida para o jogo da próxima segunda, diante do Coritiba.
Ausências. Marcelo Oliveira, porém, tem de manejar os desfalques atleticanos, entre suspenso, lesionados e a possível ida de Douglas Santos para a seleção olímpica. O único suspenso é Erazo, que tende a ser substituído por Ronaldo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário