O Atlético entrou em campo na noite da última quarta-feira (9), na Vila Belmiro, sonhando em dormir na liderança da Série A do Campeonato Brasileiro. A derrota por 3 a 1 para o Santos fez o time de Jorge Sampaoli cair para a quarta colocação e passar a viver a chance real de deixar o G-4 nesta quinta-feira (10), quando será encerrada a 9ª rodada da competição.

O Galo deixa o grupo dos quatro primeiros colocados, que garantem vaga direta na Copa Libertadores do ano que vem, se o Palmeiras vencer o Corinthians, às 19h15, em clássico que será disputado na Arena Corinthians, em São Paulo, ou se o Vasco derrotar o vice-lanterna Atlético-GO, às 21h, em São Januário, no Rio de Janeiro.

Santos Atlético Vila Belmiro Brasileiro 2020A derrota na Vila Belmiro impediu o Atlético de chegar à liderança do Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira, time pode deixar o G-4 caso Vasco ou Palmeiras vençam os seus jogos

Se os dois rivais próximos vencerem, o Atlético, que começou a rodada na terceira colocação, cairá para o sexto lugar.

Outro aspecto é que a liderança pode ficar mais distante. Isso porque o Internacional, que ocupa o primeiro lugar com os mesmos 17 pontos do segundo, Flamengo, e do terceiro, São Paulo, só entra em campo nesta quinta-feira.

O Colorado recebe o Ceará, às 19h15, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Se vencer, chega aos 20 pontos e abre cinco em relação ao Atlético.

É importante destacar que o Galo teve sua partida pela 6ª rodada, contra o Athletico-PR, que seria disputada em 28 de agosto, no Mineirão, adiada. Isso porque o time de Jorge Sampaoli decidiu, no dia seguinte, o Campeonato Mineiro, que foi conquistado sobre o Tombense.

Assim, o Atlético, após a 9ª rodada, terá um jogo a menos em relação a Internacional, Flamengo, São Paulo e Santos, que com a vitória na Vila Belmiro colou no Galo, com 14 pontos.

Palmeiras e Vasco também têm um jogo a menos, pois o confronto entre eles, pela 1ª rodada, foi adiado por causa da participação palmeirense na decisão do Campeonato Paulista, que ele conquistou superando o Corinthians na final, na disputa de pênaltis.