sexta-feira, 13 de outubro de 2017
Atlético
Galo faz contas para saber o que esperar
Caso continue com a atual campanha, alvinegro se manterá na Série A; para o G-6, no entanto, é preciso arrancada heroica
Desafio de Oswaldo de Oliveira é tentar dar regularidade ao time; titulares fizeram ontem reforço muscular no CT de Vespasiano
PUBLICADO EM 08/10/17 - 03h00
Bruno Trindade
Além de ter que se recuperar de forma urgente na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, o Atlético está fazendo as contas para traçar o seu destino na disputa nacional. Faltando 12 rodadas para o término da Série A, os números mostram que o Galo não precisará fazer muito “esforço” para escapar da degola. Em contrapartida, o alvinegro só conseguirá alcançar o objetivo de terminar no G-6, grupo de equipes classificadas para a Copa Libertadores do ano que vem, se tiver aproveitamento de campeão (veja o infográfico).
O desempenho ruim em casa, a proximidade com o Z-4 e a instabilidade de atuações têm feito os torcedores ignorarem o discurso do elenco que o alvinegro lutará pela parte de cima da tabela. A campanha do Galo faz a Massa pensar e temer a proximidade com a zona da degola. O alívio do momento só vem pela projeção dos números. Com a campanha atual, que é ruim, o clube se mantém na elite do futebol brasileiro. Dos 36 pontos que ainda vai disputar, o Atlético precisa conquistar apenas 12, o que corresponde a um aproveitamento de 33% daqui para frente. “O Atlético vai precisar de mais 11, 12 pontos para não correr risco de rebaixamento. Com 46 pontos, o risco é muito pequeno. Para não ter risco nenhum, hoje o clube teria que somar 50 pontos. Mas com o equilíbrio do campeonato, a quantidade de pontos vai diminuindo”, analisa Gilcione Costa, professor do departamento de matemática da UFMG.
Já em relação a busca pelo G-6, a missão é muito mais complicada. O Galo precisa vencer oito das 12 partidas restantes e empatar uma, resultados quase improváveis se considerar que o alvinegro só conseguiu, até o momento, vencer dois jogos seguidos na competição inteira. “Para chegar à Libertadores, a pontuação não é tão alta. Um clube se classifica com 59 pontos. Como tem 34, o Atlético precisa de mais 25”, contabiliza Costa.
O desafio do recém-chegado Oswaldo de Oliveira é justamente fazer o time ter regularidade e acumular uma sequência de vitórias, o que Roger Machado e Rogério Micale não conseguiram fazer.
Treino
Coletivo.
Os jogadores do Atlético reapresentaram-se neste sábado (7) de manhã, na Cidade do Galo, quando iniciaram a preparação para pegar o São Paulo. Com os titulares na academia para realizar o regenerativo, os reservas foram a campo participar de um coletivo contra o time B, que venceu por 1 a 0. O volante Xavier, ex-América, foi o autor do gol.
Protesto.
Uma torcida organizada do Atlético prometeu uma manifestação contra o time na entrada da Cidade do Galo, no sábado. A PM foi chamada, mas nada houve,
Marcos Rocha e Luan são dúvidas para pegar o São Paulo
Ainda não se sabe se será desta vez que o técnico Oswaldo de Oliveira poderá contar com os retornos de Marcos Rocha e Luan para a partida diante do São Paulo, na próxima quarta-feira, pelo Brasileirão. Apesar de não ter lesão, a dupla ainda reclama de desconforto e é dúvida para voltar ao time.
O camisa 2 treinou com bola na última quinta-feira, na Cidade do Galo, e está no processo de transição do departamento médico para a preparação física. No entanto, ele ainda se queixa de dores no joelho direito e é preciso esperar os próximos dias para ver a evolução desse quadro.
Já Luan, que vinha sendo preparado para encarar o tricolor, tem reclamado de dores musculares e sua participação também é incerta.
Quem não deve ter problemas para entrar em campo é o lateral-direito Alex Silva. Ele caiu de mau jeito no jogo diante do Londrina e chegou em Belo Horizonte com o braço direito imobilizado. O jogador fez exames e não foi constatada nenhuma lesão. Ele já retirou a tipoia, o que deve deixá-lo à disposição para o jogo de quarta-feira.
O zagueiro Leonardo Silva está vetado, pois ainda se recupera de uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda. Também estão no DM atleticano o goleiro Giovanni, o lateral-direito Carlos César e os volantes Gustavo Blanco e Lucas Cândido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário