sábado, 24 de abril de 2021

 

Rodrigo Rodrigues
@otempo
24/04/21
11h00

Campeonato Mineiro: última rodada da fase classificatória promete emoções

Jornada será aberta neste sábado (24), com Athletic x Atlético: até então, definidos o primeiro lugar do Galo e os rebaixamentos de Boa Esporte e Coimbra

MINERA.png

O Campeonato Mineiro chega à última rodada da fase classificatória com indefinições em relação aos classificados para a semifinal e os clubes que conseguirão vaga na Copa do Brasil, Série D do Brasileiro e disputarão o Troféu Inconfidência. De certeza, somente o primeiro lugar garantido pelo Atlético e os rebaixamentos de Boa Esporte e Coimbra. Por isso, a jornada deste final de semana promete grandes emoções.

Conforme projeções do site Probabilidades no Futebol, do departamento de Matemática da UFMG, seis times brigam por três vagas na semifinal, com os seguintes percentuais: América (92,22%), Cruzeiro (79,2%), Tombense (63%), URT (25,2%), Caldense (17,5%) e Pouso Alegre (15,9%). Athletic, Uberlândia e Patrocinense não têm mais chances de avançar.

No entanto, quem ficar de fora da semifinal, ainda terá chance de disputar o Troféu Inconfidência. O torneio, espécie de “repescagem” do Mineiro, reunirá do 5º ao 8º colocado. Eles se enfrentarão em jogos de ida e volta no seguinte cruzamento: 8º x 5º e 7º x 6º. Os classificados disputarão a final, novamente em dois jogos. Caso Minas Gerais tenha direito a uma quinta vaga para a Copa do Brasil em 2022, ela ficará com o campeão dessa disputa “à parte”.

Para a Série D do Brasileiro de 2022, a Federação Mineira de Futebol (FMF) indicará à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) os mais bem colocados no Mineiro, excluídos os que já integram as Séries A, B e C nacional, salvo se houver regra da entidade nacional em contrário.

Athletic x Atlético

A 11ª rodada do Estadual terá início neste sábado (os demais duelos ocorrerão todos no domingo, às 16h), com o confronto Athletic x Atlético, às 19h, no Independência, embora o mando de campo seja do time de São João del Rei. Os “visitantes” ocupam o oitavo lugar, com 13 pontos, última posição para se garantir no Troféu Inconfidência.

“Temos um jogo muito difícil, mas eu confio no grupo que aqui está. Fizemos uma semana muito boa de trabalho, uma entrega absurda dos jogadores. Sabemos que um jogo contra o Atlético pode mudar a vida do clube e de todas as pessoas que aqui estão. Tenho certeza de que os atletas vão dar o melhor para que possamos buscar a confirmação no Troféu Inconfidência e, também, buscar essa vaga na Série D, que só iria coroar o trabalho de todos que estiveram e aqui estão”, projeta Gustavo Brancão, treinador do Athletic.

URT x América

Segundo colocado, o América soma 19 pontos e visita a URT, no Zama Maciel. Independentemente do resultado, o Coelho não alcançará o Atlético, mas mira a vantagem nas semifinais. Para isso, precisa assegurar a atual posição. Um empate em Patos de Minas pode resultar na queda na tabela, caso o Cruzeiro vença seu compromisso, por uma vantagem de mais de dois gols. Apesar disso, manteria-se no G-4. Em caso de derrota por quatro gols ou mais, a vaga estaria ameaçada.

O Azulão do Alto Paranaíba, por sua vez, mantém vivo o desejo de figurar entre os quatro melhores do Estadual. Está em quinto, com 16, coladinho no Tombense, o quarto (17). Para se garantir no mata-mata, precisará abater o Coelho por uma vantagem de quatro gols ou mais.

“Sabemos da dificuldade que é enfrentar o América, mas vamos jogar em casa e está tudo em aberto. Crescemos de produção na hora certa e vamos muito fortes”, analisa Welington Fajardo, comandante da URT.

Cruzeiro x Patrocinense

O Cruzeiro desperdiçou a oportunidade de fincar pé no primeiro mata-mata do Estadual, ao ser superado pelo Pouso Alegre (1 a 0), na décima rodada. É o terceiro, com 17 pontos. Para não depender dos rivais, torna-se fundamental bater o Patrocinense, no Mineirão. Empate ou derrota pode colocar em risco, pelo segundo ano consecutivo, um lugar entre os quatro melhores do Mineiro.

O Patrocinense, décimo colocado, com dez, safou-se da degola. No entanto, o jogo contra o Cruzeiro servirá apenas para cumprir tabela.

Tombense x Pouso Alegre

O embate em Tombos pode ser considerado um confronto direto pela vaga. Os anfitriões guardam o último posto do G-4, com 17 pontos. O Dragão é o sexto, com 15. Aos donos da casa, basta um triunfo para avançar, sem depender de ninguém. Se perder ou empatar, precisará torcer para a URT não vencer. Atrás na tabela, o Pousão se apoia na vitória sobre o Cruzeiro, na rodada anterior.

Antes do embate contra a Raposa, o presidente do time do time do Sul de Minas, Paulo da Pinta, vislumbrou: “Temos dois jogos dificílimos, contra Cruzeiro e Tombense. Mas, vamos passo a passo. Seria um sonho disputar a semifinal do Mineiro. Sabemos das dificuldades, mas não custa sonhar”. A aposta vingou e o sonho permanece.

Coimbra x Uberlândia

No Independência, o rebaixado Coimbra, caçula do futebol mineiro, fecha a temporada contra o Uberlândia. O Verdão não corre risco de cair, bem como não tem chance de chegar à semifinal. Porém, resta ao time do Triângulo, em nono, com 11 pontos, seguir batalhando por um lugar no Troféu Inconfidência. Para isso, faz-se necessário superar a equipe de Contagem, no Horto, e torcer para um deslize do Athletic, contra o Galo.

O treinador Waguinho Reis chegou ao Parque do Sabiá após a quarta rodada. Assumiu o lugar de Tuca Guimarães, com o Verdão na lanterna. No entanto, conseguiu reagir. Por isso, confiança é algo que não lhe falta. "Vamos em busca do nosso objetivo. Se ainda tem alguma coisa, a gente vai buscar”, aposta.

Boa x Caldense

O Boa chega ao compromisso da 11ª rodada sem aspirar nada na competição. Foi rebaixado ainda na penúltima jornada. Terminou a fase classificatória em 11º lugar, com cinco pontos. No domingo, recebe a Caldense, que ainda tem probabilidade matemática de brigar por um lugar na semifinal.

Para isso, a Veterana, em sétimo lugar, com 15 pontos, precisa golear o time de Varginha, por, pelo menos 5 a 0, torcer para o empate entre Tombense e Pouso Alegre e pela derrota da URT para o América.

“No futebol nada é impossível. Enquanto há chance, precisamos acreditar, focar no nosso trabalho e no jogo contra o Boa para conseguirmos conquistar a vitória e, depois, torcer pela combinação de resultados que nos favorece”, calcula Marcus Paulo Grippi, comandante do time de Poços.

Nenhum comentário: