quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Adeus, R10: há 20 anos, Ronaldinho fazia estreia oficial e 1ª assistência foi para um ídolo do Galo Frederico Ribeiro fmachado@hojeemdia.com.br 17/01/2018 - 06h35 A Seleção Brasileira sub-17 vence o título inédito da categoria, o Mundial. Ronaldinho já era a estrela, o camisa 10. Meses depois, chega ao profissional do Grêmio, em 1998. E a estreia oficial na carreira foi em 4 de março, e justo num jogo de Libertadores. Depois de quase 20 anos da primeira vez, R10 está oficialmente aposentado. Há duas décadas, o craque pisava no extinto Olímpico pela primeira com a camisa tricolor, de maneira oficial, depois de começar o ano em série de amistosos. E fazia dupla de ataque com Guilherme Alves, o ex-atacante que entrou para a história do Atlético como o sétimo maior artilheiro do clube (139 gols). Reprodução / N/A Guilherme comemora gol do Grêmio após cruzamento de R10; ídolos do Atlético Guilherme comemora gol do Grêmio após cruzamento de R10; ídolos do Atlético O duelo era doméstico, contra o então campeão brasileiro Vasco da Gama. De um lado, Sebastião Lazaroni, do outro, Antônio Lopes. Vitória de 1 a 0 para o Imortal Tricolor, num escanteio cobrado por R10 para a testada fatal de Guilherme, aos 17 minutos do segundo tempo. Com velocidade espantosa, certas precipitações, mas técnica refinada e o mesmo trejeito corporal para atirar as bolas paradas, o jogador foi decisivo no confronto. Seria utilizado na sequência da temporada, que reservou, entre os outros seis jogos oficiais do Grêmio, cinco de Libertadores e um de Copa do Brasil. O primeiro ano de Ronaldinho no Grêmio teve um saldo de 46 jogos e 6 gols, sendo sacado de alguns jogos por Celso Roth. O Grêmio acabaria eliminado pelo próprio Vasco nas quartas-de-final, com a equipe carioca se sagrando campeã da Libertadores. Gosto que R10 teria 15 anos depois, com o Atlético. Em terras mineiras, inclusive, Guilherme e Ronaldinho se reencontraram. Em novembro de 2012, o agora treinador visitou a Cidade do Galo e bateu um longo papo com Ronaldinho, que estava finalizando o primeiro semestre com a camisa alvinegra, quando seria vice-campeão brasileiro, o mesmo que o matador conseguiu em 1999.

Nenhum comentário: