segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Em jogo, o fôlego do ano

Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:16/01/2012 07:00
Paulo Galvão
O Atlético foi a última equipe de Belo Horizonte a iniciar os trabalhos visando a temporada 2012, mas isso não preocupa a comissão técnica. Como o primeiro compromisso oficial está marcado para 29 de janeiro, quando estreia no Campeonato Mineiro, contra o Boa, em Sete Lagoas, o Galo terá três semanas para se preparar. Por causa disso, a diretoria já definiu que a pré-temporada se estenderá às primeiras rodadas do Estadual.
Apesar do questionamento sobre a apresentação no dia 9 (cinco dias depois do rival, Cruzeiro), o preparador físico Carlinhos Neves comemora o prazo para condicionar os atletas. “Ter três semanas é inédito para mim, que passei os últimos anos no futebol paulista. Além disso, em sua primeira fase, o Estadual só prevê jogos aos fins de semana, o que nos permite avançar com os trabalhos”, afirmou ele, que em São Paulo costumava ter pré-temporadas de 15 dias.
O primeiro compromisso do alvinegro no meio de semana será em 14 de março, na estreia na Copa do Brasil, diante do Cene-MS, em Campo Grande. Antes, terá seis rodadas pelo Mineiro, incluindo o clássico com o América.
Neves elogia a forma em que os atletas se reapresentaram. “Estão todos bem fisicamente, o grupo está mais homogêneo, isso é importante para uma boa preparação”, avaliou.
Nas primeira semana, os jogadores alternaram treinos físicos com uma bateria de exames. Porém, desde o primeiro dia eles tiveram contato com a bola, o que se intensificou progressivamente. “Deve-se preparar o atleta para jogar futebol. Ele tem de se readaptar o mais rápido possível aos movimentos que fará nos jogos”, explica.
Mas tão importantes quanto os treinos em campo são os testes e diagnósticos. Os resultados, mantidos em segredo, servem para orientar a conduta da comissão técnica, que logo passará a individualizar alguns exercícios. “Não estamos preocupados se um chegou bem, o outro nem tanto. O importante é que, com os dados em mãos, vamos poder planejar o trabalho. Nosso objetivo é ter a equipe o melhor condicionada possível durante o ano todo.”
SEM PROBLEMAS Com apenas o zagueiro Leonardo Silva no departamento médico, devido a contusão muscular na coxa direita, haverá chance de deixar os atletas o mais próximo do desejado. Até mesmo o zagueiro Rafael Marques e o armador e atacante Escudero, que devem ser apresentados hoje, não teriam muita dificuldade para alcançar os demais, apesar de uma semana de atraso.

Nenhum comentário: