quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Momento dos preteridos (03/12)

Paulo Galvão - Estado de Minas

Com poucas chances durante a temporada, jogadores como os laterais Coelho e Sheslon e o pentacampeão Júnior devem ser aproveitados pelo Galo, sábado, contra o Corinthians

Para muitos, o jogo do Atlético com o Corinthians, sábado, no Mineirão, não vale absolutamente nada, pois os dois times não têm mais pretensões no Campeonato Brasileiro. Porém, alguns atletas aguardam com expectativa a partida: os que não tiveram muitas chances e encaram essa como uma boa oportunidade para deixar boa impressão visando à próxima temporada.
Sem poder contar com nada menos que cinco jogadores – o lateral-esquerdo Thiago Feltri, o volante e lateral-direito Carlos Alberto e o atacante Rentería estão suspensos, enquanto o lateral-esquerdo Wellington Saci não pode jogar por força de contrato e o volante Renan passou por cirurgia para a corrigir fratura no antebraço esquerdo –, o técnico Celso Roth deverá fazer mudanças na equipe, devendo abrir espaço para aqueles que muitas vezes não ficaram nem no banco neste Nacional. É a chance de mostrar que têm condições de continuar no grupo alvinegro em 2010.
Na lateral direita haverá até disputa. Coelho, que retornou em agosto, mas não conseguiu ser titular, tem a concorrência do prata da casa Sheslon, cuja temporada foi comprometida em função de cirurgia no joelho direito.
“Quero sempre jogar, independentemente da situação, de ser jogo oficial, amistoso, de não termos mais chances no campeonato. Temos de esquecer o que aconteceu, procurar deixar a tristeza de lado e honrar a camisa do Atlético neste compromisso. Temos de terminar o Brasileiro com dignidade”, declarou Coelho, que fez quatro partidas este ano, duas como titular.
Ele diz ter alcançado a melhor forma física desde o fim de outubro. Nem por isso questiona a decisão do treinador de deixá-lo na reserva. “Respeito, até porque o Carlos Alberto vinha em boa fase, fazendo boas partidas. Agora, é pensar neste jogo e, depois, em 2010, quando poderei fazer a pré-temporada, o que é muito importante para poder render tudo que posso.”
O concorrente Sheslon, por sua vez, fez cinco jogos este ano, sendo quatro em janeiro, se contundindo em seguida. Ele só voltou aos gramados em 16 de setembro, quando entrou no decorrer do empate por 1 a 1 com o Goiás, no jogo de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana, quando o Galo, usando um time reserva, acabou eliminado nos pênaltis.
Seu pensamento é parecido com o do companheiro. “O jogo com o Corinthians não vale em termos de campeonato, mas vamos entrar para honrar a camisa do Atlético. E nada melhor para isso que conquistar a vitória”, afirmou o lateral.Mesmo que praticamente não tenha jogado este ano, ele se diz pronto para o caso de ser escolhido por Roth para jogar, sábado. “Venho trabalhando forte justamente para aproveitar a chance que surgisse.”
Na lateral esquerda, o mais cotado para jogar é o experiente Júnior, cujo contrato se encerra em 31 de dezembro e que ainda não sabe se será renovado. Já no meio-campo, tudo indica que serão escalados Jonílson, Márcio Araújo, Correa e Evandro, com quem o treinador conversou demoradamente após o treino de ontem à tarde na Cidade do Galo. O armador Evandro renovou contrato até 2010.
Despedida?
O ataque novamente será formado por Éder Luís e Diego Tardelli, que vêm sendo bastante assediados por clubes europeus. Com isso, o jogo de sábado poderá ser o de despedida de ambos do Atlético. Artilheiro do Brasileiro, juntamente com o rubro-negro Adriano, ambos com 19 gols, Tardelli só pensa em terminar a competição na frente. Assim, procura nem pensar sobre a possibilidade de deixar o Galo, mesmo que o Benfica esteja investindo pesado para contratá-lo. “Ainda não recebi nenhuma proposta, só sei de boatos. Já disse várias vezes que quero ficar, até porque acho que aqui vou ter mais chances de ser chamado para a Copa do Mundo’2010. Aqui já estou mais adaptado, conheço todo mundo, o clima, coisas que facilitam ir bem para ser convocado”, argumentou ele, que, por outro lado, entende a necessidade do clube caso seja negociado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário