sábado, 27 de dezembro de 2014

Com vários jovens no elenco do Atlético, técnico exalta 'trabalho reconhecido das categorias base'


Levir Culpi afirma que não há receio em dar chances aos garotos em ascensão
postado em 16/11/2014 10:25 / atualizado em 16/11/2014 11:50
Redação /Superesportes
Euler Junior/EM/D.A Press
Desde que chegou ao Atlético, Levir Culpi vem dando oportunidades para muitos jogadores das categorias de base. Nesse período, o time foi agraciado com gratas surpresas, como o zagueiro Jemerson e o atacante Carlos, hoje titulares absolutos. O Galo também permitiu as evoluções do lateral-direito Alex Silva, o volante Eduardo, o armador Dodô e o atacante Marion. Ainda há o goleiro Uilson, o zagueiro Donato e o volante Lucas Cândido, este profissional desde 2013 e em recuperação de lesão.
Levir Culpi não demonstra receio em dar oportunidades aos jovens. Tanto que Jemerson foi mantido na equipe depois da recuperação de Leonardo Silva. O experiente Edcarlos é quem voltou ao banco de reservas. No ataque, Carlos, às vezes questionado por errar muitas finalizações, conta com total confiança do treinador.
“É um trabalho que deve ser reconhecido das categorias de base. Não tenho preferência para colocar jogadores jovens, mas se tiver necessidade e condição eu coloco. Dar oportunidade para os jogadores jovens é repetitivo no Atlético, eu não tenho receio em colocar e alguns se agarram a oportunidade”, avalia Levir.
Segundo o comandante alvinegro, é fundamental que os profissionais experientes do elenco orientem os jovens no início da carreira.
“A formação dos meninos passa por uma série de análises. A parte educacional em primeiro lugar, pois poucos estudam e por isso apanham muito. Aprendem com os profissionais que estão trabalhando. Eles começam a sonhar, o espelho deles são as estrelas, Tardelli, Cristiano Ronaldo. Mas tem um caminho para chegar lá e este caminho a gente tenta passar para eles.”, observa.
Dos garotos do Galo, Alex Silva é quem disputou mais partidas na temporada 2014: 39. Na sequência vêm Marion, 38; Jemerson, 34; Carlos, 33; Eduardo, 13; Dodô, 6; Lucas Cândido, 3; Donato e Gabriel, um jogo cada.

Nenhum comentário: