
Diretorias vêem seus planejamentos tomarem rumo indesejado e rebaixamento se aproximar
Futebol mineiro não vence há quatro rodadas e pode conseguir um recorde negativo
Thiago de Castro - Superesportes
Publicação:03/10/2011 15:51
Atualização:03/10/2011 16:03
Um cenário de caos para o futebol mineiro na elite do Campeonato Brasileiro se aproxima. Após mais um fim de semana de péssimo desempenho, o fundo do poço pode finalmente ser encontrado no final da próxima rodada. América, Atlético e Cruzeiro podem ficar, juntos, na zona do rebaixamento, após sucessivas exibições ruins dos três clubes.
Para a tragédia mineira acontecer, basta que o Atlético-PR vença o combalido Avaí, em Santa Catarina, e que o Cruzeiro seja derrotado pelo São Paulo, algoz celeste histórico, no Mineirão. Desta forma, o Furacão deixaria a zona de baixo para a Raposa.
América e Atlético, que fazem clássico na Arena do Jacaré, já estão entre os que caem e permaneceriam, independentemente do resultado da partida.
Um quadro de vitória do Atlético-PR, mas empate do Cruzeiro, garante o time celeste fora da zona. A vantagem, neste caso, seria no número de vitórias, já que ambos ficariam com 30 pontos. O Galo, mesmo se vencer o Coelho, não conseguiria se safar na próxima rodada.
Marca negativa inédita
Na era dos pontos corridos, Atlético e Cruzeiro nunca terminaram, juntos, uma rodada na zona do rebaixamento. Este recorde negativo inédito pode ser alcançado ao fim da próxima rodada, com o agravante da presença do América, que disputa a sua primeira Série A desde 2003.
A única vez que Minas Gerais teve momento semelhante ao atual no período em questão foi em 2005. No ano do rebaixamento alvinegro, a 27ª rodada deixou o Galo em 19º, no Z-4, e a Raposa em 17º. Naquele ano, o campeonato ainda era disputado por 22 equipes.
O Cruzeiro conseguiu a sua recuperação e terminou a temporada em 8º lugar.
Quatro rodadas sem vitória
O futebol mineiro não vence na Série A desde a 23ª rodada, quando o Atlético bateu o Bahia por 2 a 0. A partir daí, foram apenas resultados de empate ou derrota para os três clubes.
Contudo, a má fase não é exclusividade das últimas semanas. Em todo o campeonato, em 11, de 27 rodadas, não houve vitória para Minas Gerais.
De todas as outras 16 oportunidades, foram apenas duas vezes em que o desempenho foi satisfatório, quando dois clubes venceram. Aconteceu na primeira e na 21ª rodada, quando Galo e Coelho triunfaram em seus compromissos.
Na atual edição do Campeonato Brasileiro, os três grandes de Minas não conseguiram vencer, juntos, em uma mesma rodada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário