Volante contratado com status de craque substitui Pierre, suspenso. Com ex-palmeirense,número de gols sofridos pelo alvinegro caiu pela metade e aproveitamento quase dobrou
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:24/09/2011 07:00
O Atlético terá novidades para encarar o Internacional, amanhã, às 16h, em Porto Alegre, onde tentará voltar a vencer no Campeonato Brasileiro depois de duas rodadas. A equipe, que vem de empate com o Flamengo e derrota para o Atlético-GO, não poderá contar com os volantes Pierre e Serginho, suspensos, além dos atacantes Neto Berola, Guilherme e Marquinhos Cambalhota, contundidos. Em contrapartida, Dudu Cearense reaparece no time, que pode ter a estreia do lateral-direito Carlos César – cuja contratação foi anunciada ontem, ao lado do armador e atacante Didira.
Além disso, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu efeito suspensivo ao zagueiro Leonardo Silva e ao técnico Cuca, julgados na última quarta-feira pela expulsão diante do São Paulo. Eles estão liberados para a partida contra o Colorado. O novo julgamento ainda não foi marcado.
As estatísticas mostram que Dudu Cearense terá de suar a camisa para substituir Pierre. O ex-palmeirense, contratado em agosto, deu a proteção que a defesa atleticana precisava, além de ter melhorado a saída de bola. Ao menos é o que mostram os números da retaguarda alvinegra: se sofreu 36 gols nos primeiros 18 jogos pelo Nacional – média de dois por jogo –, nas sete partidas com Pierre em campo foram seis, menos de um por jogo.
Até a estreia do volante, em 20 de agosto, (derrota por 3 a 1 para o Botafogo, no Rio), o Galo obteve quatro vitórias, três empates e 11 derrotas, desempenho de 27,7%. Já com o ex-palmeirense, o aproveitamento quase dobrou: subiu para 47,61%, com três vitórias, um empate e três derrotas.
Para que o Atlético não sinta a ausência do “cão de guarda” de sua defesa, Cuca optou por Dudu Cearense, uma das apostas da diretoria para a temporada. Com passagens pela Seleção Brasileira, ele chegou com status de craque, mas ainda luta para se firmar na equipe.
LESÕES Antes de substituir justamente Pierre no fim da partida contra o Flamengo, quarta-feira, Dudu Cearense havia ficado um mês sem jogar. Primeiro por ter reclamado de contusão muscular e depois por decisão de Cuca, que queria vê-lo melhor fisicamente.
“Fiquei alguns jogos fora, querendo uma oportunidade, e a chance apareceu. É um jogo difícil, em um momento complicado, mas espero contribuir da melhor forma. Estou me sentindo bem, pois vinha trabalhando forte e espero retornar bem ao time”, afirmou Dudu Cearense, que espera ter sequência de jogos depois do jogo no Beira-Rio.
Escrita não ilude os colorados
Além de tentar superar a ausência de seu artilheiro na temporada, Leandro Damião (autor de 40 gols), o Inter defende uma invencibilidade como mandante diante do Atlético no Campeonato Brasileiro. Desde 1986 o Galo não consegue vencer o Colorado no Beira-Rio. Depois da vitória por 2 a 0 na competição daquele ano, o time mineiro perdeu 10 jogos e empatou sete.
Apesar de não perder em casa para o adversário de amanhã há mais de duas décadas, o atacante Jô, substituto de Leandro Damião, acredita que o time gaúcho terá dificuldades, já que, para ele, a equipe mineira está melhorando, apesar de ainda ser um dos ocupantes da zona do rebaixamento. “Jogar contra equipes que estão brigando para não cair é muito difícil. É complicado porque eles dão a vida e fazem jogos espetaculares para sair dessa situação ruim”, comenta.
Chance Outro que terá oportunidade de começar como titular é o zagueiro Bolívar. Ele deve ganhar a vaga de Juan, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Bolívar não entra em campo desde o jogo contra o Santos – no qual os gaúchos venciam por 3 a 0 e cederam o empate . Suspenso, não atuou contra o Ceará e pediu para ficar de fora contra o América. Nas três últimas partidas, ele ficou no banco. Outro desfalque de Dorival Júnior é o volante Élton, machucado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário