domingo, 21 de agosto de 2011

Esperança de aliviar as dores

Com apenas quatro pontos obtidos, dos 18 que disputou nos últimos jogos, Atlético enfrenta o Botafogo precisando como nunca da vitória
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:20/08/2011 07:00
Com seis derrotas, um empate e apenas uma vitória nos últimos seis jogos pelo Campeonato Brasileiro, o Atlético vai se afundando na temida zona de rebaixamento. Para começar a mudar a situação, a equipe alvinegra tenta vencer o Botafogo hoje, às 18h, no Engenhão, no Rio, pela 18ª rodada.
O técnico Cuca, que comandará o Galo pela quarta vez, já demonstrou sua obsessão em ser campeão do segundo turno. O objetivo será mais facilmente alcançado se terminar a primeira metade da competição fora da área da degola – além do time da estrela solitária, ainda pegará o Cruzeiro no turno –, o que torna fundamental a vitória hoje. Na terça-feira, as duas equipes voltam a se enfrentar também no Rio, no jogo de volta da Copa Sul-Americana.
O problema é que o Botafogo vem sendo uma pedra no sapato do alvinegro mineiro nos últimos anos. A última vitória atleticana no confronto foi em 2008 – de lá para cá, empatou uma partida e perdeu quatro. Para completar, a equipe de Lourdes não sabe o que é vencer no estádio do Engenho de Dentro. Em sete jogos, foram sete derrotas, sendo cinco para o próprio arrendatário do local, uma para o Flamengo e outra para o Fluminense. Foram apenas quatro gols marcados e 24 sofridos.
O treinador, entretanto, se mostra bastante animado, apesar do momento ruim. “Não sabia dessa estatística, mas ela é mais um motivo para a gente trabalhar mais, buscar mais a vitória. A minha vontade de ajudar está maior aqui que em outros clubes. Quero fazer o máximo para ajudar o Atlético a sair dessa situação e buscar coisas maiores”, declarou Cuca. Para que a equipe saia vencedora, ele promete novidades na escalação, que só será divulgada 45 minutos antes da partida, como determina o regulamento. O certo é que ele terá as voltas do zagueiro Leonardo Silva e do volante Serginho, que estão livres de suspensão, e do atacante André, que não enfrentou o Corinthians devido a contusão.
O jovem goleador, inclusive, quer corresponder às expectativas criadas desde que o clube investiu 2,2 milhões de euros (cerca de R$ 4,5 milhões) para adquirir 20% de seus direitos. E só vai fazer isso marcando gols. “Nunca havia me machucado, mas agora estou recuperado e só penso em voltar bem e ajudar o time a conquistar o resultado. Sei que existe esse tabu, mas vamos procurar quebrá-lo, pois precisamos da vitória”, afirmou o jogador, que marcou dois gols em seis jogos pelo Galo, sendo dois como titular.
SURPRESAS À VISTA Com a decisão de fazer mistério, Cuca abre espaço para especulações quanto à formação que mandará a campo. Ele levou 20 jogadores para o Rio, surpreendendo ao incluir na lista o armador Daniel Carvalho e o atacante Mancini, que não vinham sendo relacionados. Ele disse, inclusive, que pode usar este último como lateral, uma vez que Patric foi dispensado,por estar com “o lado individual mais aflorado do que o coletivo”, nas palavras do treinador. Outro atleta está sendo contratado para a posição e até isso ocorrer Serginho também pode ser improvisado.
Novidades também foram as presenças do volante Pierre e do lateral-esquerdo Triguinho, ex-Coritiba, na delegação. Eles acabaram de ser contratados, não foram nem apresentados pelo clube, mas podem até estrear.

Nenhum comentário: