quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dorival Júnior: o cara da virada do Atlético-MG


Dorival Júnior: responsável pela reação do Galo no Brasileirão (Crédito: Ramon Bitencourt)
Com humildade e pés no chão, técnico está próximo de tirar o Galo do sufoco no Brasileirão
Renato Pena
Publicada em 20/11/2010 às 07:00
Belo Horizonte
Apontado como o grande responsável pela reação do Atlético-MG no Brasileiro, o técnico Dorival Júnior encara os elogios com naturalidade. Apesar da reação ter ocorrido após sua chegada, Dorival prefere dar o crédito aos jogadores e fazer seu trabalho sem alarde:
– Credito a reação ao elenco. A comissão tem participação mínima. Se os jogadores não estiverem concentrados para alcançar um objetivo acaba não tendosucesso.
Quando assumiu o comando do clube, o Atlético vinha de uma derrota por 5 a 1 para o Fluminense, no Engenhão. Para complicar ainda mais, em seu primeiro jogo no comando, nova derrota. Dessa vez, para o Grêmio, na Arena do Jacaré, por 2 a 1.
– Na primeira conversa dele, estávamos a sete pontos para sair da zona de rebaixamento. Dorival chegou e disse que acreditava na virada. A gente acreditou no trabalho dele e as coisas vêm acontecendo muito bem – diz o volante Zé Luís.
Além dos treinamentos, Dorival trabalha o lado psicológico. Conversas antes dos treinamentos, em que todos têm liberdade para falar, e palestras motivacionais, como a que ocorreu antes do clássico contra o Cruzeiro, com o ex-capitão do BOPE, Paulo Storani, são comuns.
O reflexo é visto na classificação do Galo na competição. Após sua chegada, o aproveitamento subiu de 29,17% para 54,54%. Essa evolução fez com que o time que estava próximo do rebaixamento, há 11 rodadas, hoje, esteja com mais chances de classificar para a Copa Sul-Americana do que cair:
– Mantenho os pés no chão. Tivemos resultados importantes, mas não mais que isso. Mas a situação ainda não está definida. O Galo precisa de, pelo menos, quatro pontos nas próxi-mas três partidas para se livrar definitivamente da degola. O treinador trabalha para que os jogadores mantenham o foco.
– O Atlético ainda está numa situação bem difícil e complicada, mas não podemos nos dar ao luxo de, num momento como esse, relaxarmos. Tudo aquilo que eles conseguiram fazer ao longo desse período vai ser jogado fora. Estamos em um momento que não se pode mais errar mais no campeonato – diz o sério (e eficiente) Dorival Júnior.
Elogios a Vanderlei Luxemburgo:
Se vencer o Palmeiras, neste domingo, o Atlético-MG, chegará a 21 pontos conquistados nos últimos 12 jogos. A mesma marca atingida com o Luxemburgo, após 24 rodadas. No entanto, o técnico atleticano prefere ressaltar o trabalho do ex-comandante do Galo:
– Quando o trabalho não acontece é simples jogar tudo nas costas de quem saiu. Só sei que o Atlético tinha um grande treinador, que tentou fazer uma reformulação, mas não deu certo. Nem por isso deixou de fazer grande trabalho. Prova disso é que estamos dando sequência ao que ele iniciou.
A preocupação é tanta com o momento atual do Galo que ele prefere não pensar no futuro.
– O que vai acontecer depois de 5 de dezembro, só Deus sabe. Por isso, minha preocupação agora é tirar o Galo dessa situação – disse.
De volta para a sua 'casa':
Dorival Júnior nasceu em Araraquara, cidade do jogo deste domingo com o Palmeiras. Acostumado a visitar os familiares somente uma vez por ano, esse ano tem sido diferente: em julho, pelo Santos, enfrentou a Ferroviária, o técnico teve oportunidade rever amigos e familiares. Volta agora e retornará no natal. Serão três visitas. Um luxo.
A 'Era Dorival Júnior' no Atlético:
26/09 - Atlético 1 x 2 Grêmio-RS - Campeonato Brasileiro
29/09 - Ceará-CE 0 x 0 Atlético - Campeonato Brasileiro
02/10 - Atlético-GO 2 x 3 Atlético - Campeonato Brasileiro
06/10 - Atlético 2 x 1 Corinthians-SP - Campeonato Brasileiro
10/10 - Internacional-RS 1 x 0 Atlético - Campeonato Brasileiro
13/10 - Atlético 2 x 0 Independiente Santa Fe-COL - Copa Sul-Americana
17/10 - Atlético 2 x 0 Avaí-SC - Campeonato Brasileiro
24/10 - Cruzeiro-MG 3 x 4 Atlético - Campeonato Brasileiro
27/10 - Atlético 1 x 1 Palmeiras-SP - Copa Sul-Americana
30/10 - Atlético 0 x 2 Botafogo-RJ - Campeonato Brasileiro
03/11 - Guarani-SP 0 x 0 Atlético - Campeonato Brasileiro
06/11 - Atlético 2 x 2 Santos-SP - Campeonato Brasileiro
10/11 - Palmeiras-SP 2 x 0 Atlético - Copa Sul-Americana
13/11 - Atlético 4 x 1 Flamengo-RJ - Campeonato Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário