Otimista, depois de conseguir quatro dos seis pontos que foi buscar fora de casa, Galo volta à Arena do Jacaré, onde recebe o Corinthians
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:06/10/2010 07:00
Ainda em situação difícil no Campeonato Brasileiro, no qual ocupa a 18ª posição, mas motivado pela heroica vitória por 3 a 2 sobre o Atlético-GO, na casa do adversário, o Atlético tenta engatar sequência positiva na competição. Para isso, nada melhor que vencer uma equipe que está brigando pelo título, caso do Corinthians, adversário de hoje, às 21h50, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela 28ª rodada.
Tomando-se como base o Nacional do ano passado, o Galo precisa de mais 21 pontos nos 11 jogos que lhe restam para não ser rebaixado, ou 63,63% de aproveitamento. Esse foi justamente o que conseguiu a equipe nos dois últimos jogos – além da vitória sobre o xará goianiense, empate sem gols com o Ceará, ambas fora de casa.
Se forem levadas em conta as três partidas sob o comando de Dorival Júnior – que estreou com derrota por 2 a 1 para o Grêmio, um dia após ser apresentado –, o aproveitamento é de 44,4%. Quase 50% melhor que os 30,86% que o alvinegro tem em toda a competição. Para continuar no caminho certo rumo à recuperação, o treinador aproveitou os dois dias de treino nesta semana para orientar o posicionamento dos atletas e também aprimorar a parte técnica, insistindo em fundamentos como conclusões, cruzamentos e cabeçadas. A expectativa é que seu trabalho dê cada vez mais frutos.
“Nos dois últimos jogos deu para notarmos que a equipe mudou taticamente, mesmo sem muito tempo para trabalhar. Até pela sequência de jogos, o Dorival tem usado bastante a conversa para corrigir as coisas que considera erradas. A gente fica chateado por não ter muito tempo de trabalhar, mas acho que já houve uma evolução e vamos torcer para as coisas continuarem crescendo”, afirmou o zagueiro Lima.
Com as ausências de Réver e Jairo Campos, servindo às seleções Brasileira e Equatoriana, respectivamente, o jogador ganha nova chance como titular, atuando ao lado de Werley. Para muitos, entrar diante de um dos melhores times do campeonato poderia ser uma verdadeira fria, mas não para ele, que acredita que todos os atleticanos estão bastante confiantes. “Independentemente de o Corinthians estar brigando pelo título ou há três partidas sem vencer, temos de olhar o nosso lado. Precisamos da vitória para sairmos da situação complicada o mais rapidamente possível”, afirmou o defensor, que tem treinado cobranças de faltas para ter uma arma a mais para ajudar o Galo nesta reta final.
CONFIANÇA Um dos pontos positivos apontados pelos atletas alvinegros é a melhora do astral do grupo com os últimos resultados. Ao mesmo tempo, houve influência da troca de comando, com Dorival Júnior sendo mais aberto ao diálogo que seu antecessor Vanderlei Luxemburgo. Ontem, depois do treino, ele reuniu o grupo demoradamente no centro do gramado, falou muito, mas ouviu ainda mais. Atletas como os volantes Zé Luís e Serginho e o atacante Daniel Carvalho, que não joga hoje, aproveitaram para externar opiniões.
“O Dorival vem passando total confiança e tem de ser assim mesmo, pois nosso time estava um pouco ansioso. Com a qualidade do nosso grupo, tenho certeza de que isso vai nos ajudar muito nos jogos que faltam”, declarou o atacante Ricardo Bueno, que treinou ao lado de Diego Souza ontem. Da mesma forma pensa o armador Ricardinho, que vem sendo um dos jogadores mais regulares da equipe e que enfrenta seu ex-time, pelo qual conquistou muitos títulos.
Ele ainda não tem escalação confirmada, pois Obina foi relacionado para o jogo, mesmo sem ter treinado esta semana devido a entorse no tornozelo esquerdo, sofrido no primeiro tempo do jogo em Goiânia. Ele será reavaliado hoje para saber se joga. Outra opção é Neto Berola, que cumpriu suspensão contra o Atlético-GO.
Quem continua em tratamento é o atacante Diego Tardelli, recuperando-se de estiramento muscular na parte posterior da coxa direita. Os volantes Edison Méndez, Fabiano e Rafael Jataí, todos com problemas musculares, também seguem em tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário