domingo, 8 de agosto de 2010

Para alcançar meta no Brasileirão, Galo precisa de aproveitamento de campeão


Rodrigo Fonseca - Portal Uai

Publicação:02/08/2010 17:03


Passado praticamente 1/3 do Campeonato Brasileiro, o Atlético está bem distante da principal meta traçada pelo clube na competição: a vaga na Copa Libertadores. Com apenas 10 pontos, em 36 disputados, o Galo, penúltimo colocado, está a 10 pontos da zona de classificação ao torneio continental. Para mudar o quadro, o Alvinegro necessita, nas 26 rodadas restantes, de uma mudança radical em seu atual aproveitamento. Os atuais 27,77% precisam dar lugar a 67,94%, um rendimento exigido para uma equipe ser a campeã.
Os números são baseados na projeção feita pelo analista de números da Rádio Itatiaia, o economista Ricardo Judice. Para alcançar a Libertadores, Judice acredita que um clube terá de somar 63 pontos. O Atlético, então, teria de ganhar mais 53 dos 78 pontos em disputa.
“O Atlético teria que ter, nos dois terços restantes do campeonato, um aproveitamento superior ao dobro do que teve até agora para chegar à zona de classificação à Libertadores, baseando-se, exclusivamente, na média de aproveitamento das equipes que chegaram em quarto lugar no período dos pontos corridos”, disse Ricardo Judice. “É um aproveitamento semelhante à projeção para um time ser campeão”.
Exemplo no maior rival
O desafio é grande, mas pode ser superado. Ricardo Judice lembra que, no ano passado, depois da 12ª rodada do Brasileirão, o Atlético liderava o campeonato e o Cruzeiro ocupava a 18ª colocação. Ao final da competição, o arquirrival alvinegro, em grande recuperação, alcançou a quarta vaga na Copa Libertadores. Já o Galo ficou apenas com a classificação à Sul-Americana.
Se não conseguir dobrar seu aproveitamento nas 26 rodadas restantes do Campeonato Brasileiro, está justamente na Copa Sul-Americana a outra chance atleticana de chegar à Libertadores. A partir deste ano, essa competição garante ao campeão uma vaga no principal torneio do continente.

Nenhum comentário: