sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Marcos quer nova 'tabela' com a torcida (26/09)

Marcos convocou a torcida alvinegra
Leandro Mattos - Portal Uai


Depois de uma semana extremamente turbulenta no clube, com a renúncia de Ziza Valadares, no último dia 18, o Atlético conseguiu respirar dentro de campo, com a vitória de virada sobre o Náutico, na 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Adquirir um pouco mais de fôlego e tranqüilidade é a meta do elenco alvinegro no segundo confronto consecutivo que o Atlético fará dentro de casa, desta vez contra o Figueirense.
“Foi realmente uma semana mais tranqüila né, tendo em vista a semana passada, que foi muito complicada, com uma pressão exercida para que nós viéssemos a ganhar o nosso jogo. Isso diminuiu um pouco, mas não é o suficiente para que a gente entre com muita tranqüilidade e facilidade. Acho que temos realmente um ambiente a nosso favor durante esta semana, agora é importante que a gente confirme essa tranqüilidade jogando bem, sendo uma equipe concentrada”, pediu o capitão Marcos, em entrevista à Rádio Itatiaia.
Para tornar a tarefa mais fácil, o zagueiro espera um bom número de torcedores nas arquibancadas. “Temos que parabenizar o apoio do nosso torcedor, que esteve com a gente durante os 90 minutos. A torcida pegou no meu pé e no pé do Edson, pois tínhamos errado no lance que deu o gol, mas é uma situação que eu vejo como normal. O torcedor vai a campo com o único pensamento de empurrar o time e ele fez isso muito bem. A gente espera que ele possa ter esse mesmo comportamento e que o Atlético confirme mais uma vitória”.
Retranca catarinense
Marcos já foi atleta de Mário Sérgio e conhece o estilo do técnico adversário. Para ele, o Galo enfrentará uma forte retranca neste sábado.
“Já trabalhei com o Mário (Sérgio) e a gente conhece bem o jeito dele trabalhar. A gente sabe que, talvez, eles venham pra cá com o propósito de defender muito mais do que atacar então aí entra aquilo que eu falo: o torcedor. Muitas vezes não vai dar para jogarmos um futebol vistoso pelo que o adversário vai se propor a fazer. Acho que o importante é estarmos concentrados para que a gente não venha a cometer alguns erros que cometemos no jogo passado, pois os times quando jogam aqui no Mineirão jogam muito retrancados, esperando nós errarmos, para poder contra-atacar. Acima de tudo, as expectativas são as melhores possíveis”, avisou o jogador. (LM)

Equipe mais coesa (26/09)

Paulo Galvão - Estado de Minas

Sem contar com grandes contratações, o técnico Marcelo Oliveira aposta na manutenção da base do time para tornar o Atlético forte nesta reta final de Campeonato Brasileiro. Por isso, ele procura fazer poucas mudanças no time e já começa a colher frutos da estratégia, pois a equipe se mostra mais coesa que sob o comando de Alexandre Gallo, mesmo que não seja exatamente um primor.
Na partida contra o Figueirense, amanhã, no Mineirão, novamente ele promove poucas mudanças: Juninho ganha a condição de titular de Édson e Leandro Almeida retorna à zaga depois de cumprir suspensão no lugar de Vinícius. Assim, o meio-campo e o ataque serão os mesmos da vitória sobre o Náutico, o que, a princípio, é muito bom para uma equipe que precisa de mais um triunfo para se afastar ainda mais da ameaça de rebaixamento.
De qualquer forma, Marcelo Oliveira sabe que ajustes precisam ser feitos. Um deles é no posicionamento dos volantes. Pelo esquema do treinador atleticano, Rafael Miranda fica mais fixo, enquanto Márcio Araújo e Serginho têm liberdade para avançar e armar as jogadas. O problema é que, às vezes, eles estão fazendo isso ao mesmo tempo, deixando Rafael Miranda e, por conseqüência, os zagueiros sobrecarregados. Isso pode ajudar a explicar, por exemplo, as quatro derrotas que o time sofreu com os três como titulares – desde que Marcelo Oliveira assumiu, eles também atuaram juntos em quatro vitórias e dois empates.
Os atletas garantem ter entendido a orientação. “Estamos procurando nos entrosar cada vez mais para ajudar o Atlético. Com a repetição da equipe, a gente tem mais tranqüilidade para se movimentar, pois sabe que vai ter os outros dois para fazer a cobertura. Mas nunca nos acomodamos, sabemos que podemos melhorar”, declarou Serginho.
Além de se preocupar com a marcação, o jogador já conseguiu efetuar boas jogadas na armação. Diante do Atlético-PR, pela 22ª rodada do Brasileiro, por exemplo, ele foi à frente e até abriu o caminho para goleada por 4 a 0, com um belo gol, no qual não tomou conhecimento dos marcadores.
Nos últimos jogos, porém, ele tem sentido dificuldades de chegar ao ataque. “Os adversários já conhecem essa característica minha e estão marcando mais forte. Resta a mim procurar sair dessa marcação para continuar ajudando a equipe”, disse.
CAMPEÃO
Ontem, o Atlético deu prosseguimento às homenagens a atletas que se destacaram no clube entregando diploma e medalha do centenário ao lateral-esquerdo Dedê. O jogador, atualmente no Borussia Dortmund-ALE, foi campeão da Copa Conmebol em 1997.

Indícios de irregularidades (26/09)

Técnico Marcelo Oliveira, hoje efetivado no Alvinegro, recebia do clube R$ 3 mil para comandar time alagoano, conforme contrato firmado em 10 de abril do ano passado

Jaeci Carvalho - Estado de Minas
Paulo Galvão - Estado de Minas


O promotor Eduardo Nepomuceno, da Promotoria de Defesa do Meio-Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Estadual, encontrou indícios de irregularidades nas parcerias firmadas pelo Atlético com o Democrata-GV e o CRB-AL. Ambas foram firmadas na gestão de Ziza Valadares, que renunciou à presidência do clube semana passada.
Segundo ele, o contrato com o clube de Governador Valadares, por exemplo, determina que o dinheiro para pagamentos de salários dos jogadores cedidos saísse dos cofres do Galo para o parceiro, que faria os repasses aos atletas. Pelo que foi constatado, porém, o Galo estava pagando diretamente aos jogadores. Desta forma, estaria caracterizada a irregularidade. “Veja bem, por enquanto achamos indícios de que algo não está correto. Ou há uma cláusula no contrato indicando que o clube pode pagar diretamente ou a irregularidade estará comprovada, já que, pelo que observei até aqui, os dirigentes atleticanos alegam que fazem o pagamento diretamente aos atletas. Se o contrato não reza isso, claro que alguma coisa errada está acontecendo. Estamos apurando tudo com muito critério, pois sabemos se tratar de um grande patrimônio nacional”, disse o promotor. Se a irregularidade for confirmada, o Ministério Público encaminhará denúncia à Justiça, que tomará as medidas cabíveis. “Pode ser uma irregularidade passível de correção ou um ilícito. Nesse caso, vamos oferecer denúncia”, afirmou Nepomuceno.
O Estado de Minas teve acesso aos contratos do Atlético com Democrata e CRB. Com o time do Leste mineiro, o que chama a atenção são os aumentos de valores. No primeiro documento firmado entre as duas partes, datado de 1º de dezembro de 2006, fica estabelecido que o clube da capital pagaria à Pantera R$ 240 mil, em quatro parcelas de R$ 60 mil, “pela cessão dos direitos de participação no proveito econômico auferido em eventual cessão temporária ou definitiva dos atletas inscritos pelo Democrata (...)”, que fica responsável pelo pagamento de salários e encargos dos atletas cedidos. Exatamente três meses depois, foi feito o Primeiro Termo Aditivo à Promessa de Compromisso e Protocolo de Intenções e o valor a ser repassado saltou para R$ 324 mil. No Segundo Aditivo, de 1º de junho de 2007, o aumento é ainda maior, batendo em R$ 1,02 milhão. Já com a assinatura do Terceiro Aditivo, de 16 de agosto de 2007, fica estabelecido que o repasse chega a R$ 1,19 milhão. Em nota oficial, a Pantera afirmou que “todos os valores financeiros envolvidos na parceria, o Atlético repassou diretamente aos jogadores e comissão técnica que trabalhavam no Democrata. O Atlético também depositou todos os encargos oriundos dos pagamentos efetuados aos mesmos”.
PARCELA EXTRA Já no contrato com o time alagoano, firmado em 10 de abril de 2007, o Galo se compromete a pagar os salários dos atletas cedidos até o limite de R$ 60 mil mensais, cabendo ao parceiro financiar outros custos, como alimentação e material esportivo, além de pagar R$ 3 mil ao técnico, no caso, Marcelo Oliveira. O volante Serginho também esteve no clube alagoano. Nesse caso, também foram feitos termos aditivos, permitindo majoração dos valores, como estabelecido em 30 de novembro de 2007: “Excepcionalmente, a exclusivo critério do Atlético, o referido valor poderá chegar a R$ R$ 65 mil nos meses de outubro e novembro”. O Segundo Termo Aditivo, de 26 de dezembro de 2007, prevê ainda que, “no mês de janeiro de 2008, será devida pelo Atlético ao CRB uma parcela extraordinária no importe de R$ 27 mil”, mas foi suprimido o pagamento de salário a treinador. Já no contrato da parceria para este ano, ficou estabelecido que o clube de Belo Horizonte deveria repassar aos alagoanos até R$ 112 mil por mês.
“Temos de ver como esses valores estão contabilizados no Atlético. Os aumentos, por si só, são uma anormalidade”, disse o promotor. Enquanto isso, a comissão que está ajudando o presidente do Conselho Deliberativo, João Baptista Ardizoni, a gerir o clube tenta acertar os últimos detalhes para pagar os salários dos funcionários, o que pode ocorrer hoje ou segunda-feira.

Atlético-MG recebe Figueirense desesperado Publicada em 26/9/2008 às 16:38


Derrota para o Galo pode colocar o Figueirense na zona de rebaixamento


LANCEPRESS!
O Atlético-MG busca sua segunda vitória consecutiva no Brasileirão neste sábado, quando recebe o Figueirense, às 18h20 no Mineirão. As duas equipes figuram na zona intermediária da tabela e buscam, pelo menos, uma vaga na Copa Sul-Americana. Além, claro, de se afastarem mais da zona de rebaixamento.
Para o duelo contra os catarinenses o técnico Marcelo Oliveira, do Atlético-MG irá apostar na continuidade e não irá promover muitas mudanças na equipe atleticana. Apenas duas alterações serão feitas: o retorno do zagueiro Leandro Almeida, que estava suspenso na rodada passada, no lugar de Vinicius e a entrada do goleiro Juninho no lugar de Édson.
Juninho, que iniciou o Brasileirão como dono da camisa 1 do Atlético, perdeu a posição de titular ainda no primeiro turno do Campeonato, uma partida antes de o Galo enfrentar o Figueirense. Coincidência ou não, é justamente contra o Figueira que o goleiro terá uma nova oportunidade para assumir a condiução de titular do alvinegro.
Para conseguir a vitória diante do Figueirense, Marcelo Oliveira ainda conta com o bom momento vivido pelo jovem Renan Oliveira, responsável por um belo gol contra o Náutico, e também por deixar sua marca nas duas últimas partidas. Além disso, o Galo ainda terá no banco de reservas, o meia sérvio Petkovic, que vem treinando bem e buscando seu espaço no time titular.
Pelo lado catarinense a cada rodada que passa, o sofrimento do Figueirense aumenta. Sem vencer há seis jogos, o time catarinense, que antes estava tranqüilo na zona intermediária da tabela, agora luta para escapar do rebaixamento - está somente dois pontos à frente do temido G4 para a Série B do ano que vem.Entretanto, o técnico Mário Sérgio ganhou uma excelente notícia durante a semana. O apoiador Marquinho, afastado há 45 dias por causa de uma fratura na clavícula, está liberado e retorna ao time titular no lugar de Jackson. Esta, aliás, será a única mudança em relação à equipe que perdeu para o Cruzeiro no último fim de semana.Como precisa da vitória desesperadamente, o técnico Mário Sérgio definiu um banco de reserva bem ofensivo. Ao todo, serão três atacantes que poderão entrar no decorrer da partida: Tadeu, Lima e Wellington Amorim. O fato acabou fazendo com que o experiente meia Rodrigo Fabri, recuperado de lesão, nem figurasse entre os relacionados.FICHA TÉCNICA ATLÉTICO-MG X FIGUEIRENSELocal: Mineirão, Belo Horizonte (MG) Data/hora: 27/09/2008 - 18h20 (de Brasília) Árbitro: Djalma Beltrami (RJ) Auxiliares: Hilton Moutinho (RJ) e Dibert Pedrosa (RJ)ATLÉTICO-MG: Juninho, Mariano, Leandro Almeida, Marcos e César Prates; Rafael Miranda, Márcio Araújo, Serginho e Renan Oliveira; Lenilson e Marques. Técnico: Marcelo Oliveira.FIGUEIRENSE: Wilson, Alex Bruno, Gomes e Asprilla; Diogo, Magal, Cleiton Xavier, Marquinho e Alex Cazumba; Bruno Santos e Lima. Técnico: Mário Sérgio.

Jael é elogiado por companheiro no Atlético-MG Publicada em 26/9/2008 às 15:16

Jael chegou ao Atlético-MG este ano, vindo do Criciúma (Crédito: Gil Leonardi)
Mesmo na reserva, atacante conta com apoio de César Prates


LANCEPRESS!
Apesar de amargar a reserva no time, o atacante Jael, do Atlético-MG, tem o apoio de um companheiro em especial. Para César Prates, o atacante tem tudo para evoluir e se tornar um jogador muito importante no Atlético.
– O Jael é um garoto ainda e já vimos que ele tem um potencial enorme. Tenho certeza de que ele se tornará um dos grandes atacantes do futebol brasileiro. Com o tempo ele conseguirá usar todo o vigor físico, que é muito importante em um atacante – declarou.
César disse ainda que os jogadores mais jovens ficam mais retraídos com a pressão sofrida pelo clube no atual momento:
– Sem dúvida ele precisa de tempo. Os jogadores mais jovens têm um pouco mais de dificuldade para se adaptar às circunstâncias.

Trio de volantes do Galo precisa melhorar passes Publicada em 26/9/2008 às 14:56

Rafael Miranda faz parte do trio de volantes intocáveis do Atlético-MG (Crédito: Gil Leonardi
Treinador atleticano acredita que os volantes devem ter um bom passe


LANCEPRESS!
O treinador Marcelo Oliveira, que mantém o trio de volantes formado por Rafael Miranda, Márcio Araújo e Serginho como base do meio-de-campo alvinegro, reconhece que há alguns aspectos para os jogadores aperfeiçoarem.
– Eles já fizeram boas partidas. São jogadores que precisam caprichar um pouquinho mais no passe, que é um aspecto que eles têm uma maior dificuldade. Com o Rafael, ficando mais, protegendo a zaga, eu posso alternar o Márcio com o Serginho na saída e usá-los como elemento surpresa. São jogadores rápidos, com bom potencial de marcação – declarou Marcelo Oliveira.
O trio atuou junto pela primeira vez na vitória contra o Sport, por 2 a 1, em jogo disputado no Mineirão, sob o comando de Marcelo Oliveira.
De lá para cá, os três ajudaram o time com gols em três oportunidades. Contra Santos e São Paulo, Márcio Araújo deixou a sua marca. Na partida contra o Atlético (PR), foi a vez de Serginho, em uma partida memorável, marcar o seu. Rafael Miranda, o volante da contenção, é o único que ainda não marcou gol.
Para Serginho, o trio com Rafael e Márcio funciona.
– Se você for olhar, alguns gols sempre têm a participação minha ou do Márcio. A gente chega sempre para tentar ajudar o ataque também – declarou o jogador.

Pet guarda boas lembranças do Figueirense Publicada em 26/9/2008 às 14:38

Petkovic deve ficar no banco de reservas contra o Figueirense (Crédito: Gil Leonardi)
Sérvio marcou seu único gol de falta no Brasileirão contra o time catarinense


LANCEPRESS!
O meia Petkovic, do Atlético-MG, tem a seu favor um retrospecto favorável contra o Figueirense. Em toda a sua carreira, o meio-de-campo já marcou três gols em seis partidas contra a equipe catarinense.
O último deles, inclusive, foi com a camisa do Galo, no primeiro turno do atual Campeonato Brasileiro. A partida terminou empatada em 1 a 1. O Figueirense saiu na frente com gol marcado por Marquinho. O sérvio, em cobrança de falta perfeita, marcou o gol de empate no Orlando Scarpelli.
Este foi o único gol de falta anotado pelo jogador, especialista em cobranças de bola parada, com a camisa do Atlético.
No próximo sábado ele terá a chance de repetir a dose contra o goleiro Wilson, caso entre no decorrer da partida.