sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dorival aumenta sua lista de estaduais na carreira e começa o Mineiro confiante


Técnico Dorival Júnior estreia no Mineiro 2011 contra o Funorte, neste domingo
Quandro treinou o Cruzeiro, na temporada 2007, técnico chegou depois das finais do Campeonato Mineiro
Leandro Mattos - Superesportes
Publicação:29/01/2011 18:55
Atualização:29/01/2011 19:10
Santa Catarina, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Até este sábado, o técnico do Atlético, Dorival Júnior, conhecia a rivalidade regional em seis estados do Brasil. Quando a bola rolar em Montes Claros neste domingo, às 19h30, na partida contra o Funorte, pela estreia do Campeonato Mineiro 2011, o comandante alvinegro aumentará sua lista de Estaduais no currículo.
Experiente, o técnico sabe que, como em outros cantos do País, não haverá facilidade dentro dos gramados. “Nunca pensei que terei facilidade, assim como já lutamos pelo Paulista, disputei o Pernambucano e nunca encontrei facilidade. É um campeonato que requer uma preparação especial, tem uma característica diferente, é mais brigado e disputado que os Brasileiros e, com certeza, teremos dificuldades. Já aconteceram surpresas nas decisões e por isso nos preparamos adequadamente para não proporcionarmos uma situação ruim e desagradável no final”, avisou.
Próximo de ver seu time novamente em campo, depois de tirar o Galo de uma situação extremamente desconfortável no Brasileirão 2010, o técnico demonstra confiança na preparação da equipe, durante a pré-temporada na Cidade do Galo. “Temos um bom grupo. Estou muito satisfeito com a montagem (do time). Alguns jogadores ainda estão carecendo de uma melhor condição e estamos trabalhando para que atinjam isso o quanto antes. A grande maioria do elenco já está suportando boa parte dos treinamentos e dos jogos, já numa situação bem favorável. Acredito que essa formação possa nos dar bons resultados”.
Pouco afeito às surpresas, Dorival não esconde que a base do time será mantida, com a entrada dos principais reforços contratados pelo clube. “É justamente com o objetivo de atingirmos um conjunto ideal. A equipe manteve a estrutura do ano anterior, com alguns poucos elementos. Aos poucos, conseguiremos inserir os outros dentro dessa condição, desde que a equipe propicie uma condição favorável para que todos os que entrarem possam se sentir confortáveis para lutar pela titularidade”.
Segundo o treinador, o amistoso diante do River Plate, do Uruguai, mostrou que o trabalho está no caminho certo. “Já mostramos nessa última partida uma pegada e uma transição mais rápidas que no ano anterior. Os 60 primeiros minutos foram de aceitáveis para bom. É dessa condição para cima que precisamos, mas já foi um aspecto diferente do que tínhamos no ano anterior”, analisou.

Bom entrosamento na defesa é aposta da dupla Werley e Réver para estreia


Réver e Werley confiam no entrosamento
Zagueiros, que formaram dupla titular no ano passado, confiam no entendimento
Vicente Ribeiro - Superesportes
Publicação:29/01/2011 18:28
Atualização:29/01/2011 19:00
Com a chegada de reforços, o técnico Dorival Júnior ganhou opções de sobra e mexeu em quase todos os setores da equipe, em relação ao ano passado, com a entrada de novos jogadores no meio-campo e ataque. Mas a defesa permaneceu inalterada, pelo menos neste começo de temporada. Para a estreia no Campeonato Mineiro, diante do Funorte, neste domingo, em Montes Claros, uma das apostas do treinador está na segurança de uma dupla que fechou 2010 em alta: Réver e Werley.
Mesmo com altos e baixos, Werley terminou o Brasileiro como titular e cresceu de produção com a chegada de Dorival. Em 2011, mesmo com a contratação de Leonardo Silva, que ainda não tem condição física para estrear, o prata da casa se manteve entre os titulares, novamente formando dupla com Réver. O bom entendimento da zaga é um fator que aumenta a confiança dos dois para uma estreia segura contra o Funorte.
Réver, que logo chegou e recebeu a braçadeira de capitão do Galo, é só elogios ao companheiro. E também destacou o grupo forte à disposição do treinador. “O Werley é um excelente jogador, vem provando isso. Teve um fim de temporada excelente, nos ajudou muito no crescimento do Atlético. Espero que ele esteja bem focado para continuar o trabalho. Sabemos que há outros jogadores na posição, todos com muita qualidade, mas espero que o beneficiado maior seja o Atlético”, enfatizou.
Já Werley quer provar, definitivamente, este ano, que merece ser titular da posição. Ele não se intimida nem mesmo com a chegada do experiente Leonardo Silva. E também confia no bom entendimento com Réver, para aproveitar mais uma chance de se firmar entre os titulares. “Já nos conhecemos, cada um busca espaço. Sabemos quando tem que ir na sobra, como o Réver gosta do meu posicionamento e isso ajuda bastante”, ponderou.
O prata da casa torce para conquistar a confiança da torcida, mas também pensa em ganhar títulos em 2011. “Minha expectativa é ter uma sequência de jogos, e que o Atlético vença. Tomara que seja diferente do ano passado, quando muitos me culparam pelas más atuações da equipe. Espero que a torcida me apóie do começo ao fim”, finalizou Werley.

Diego Tardelli espera repetir 2009, mas avisa: bi estadual é a prioridade


Tardelli quer o segundo título do Mineiro
Atacante começa o ano com objetivos definidos. Título do Mineiro está na frente
Vicente Ribeiro - Superesportes
Publicação:29/01/2011 17:28
Atualização:29/01/2011 18:46
O atacante Diego Tardelli começa mais uma temporada pelo Atlético com objetivos bem definidos. Além de voltar a se destacar como artilheiro da equipe, repetindo o sucesso de 2009, quando encerrou o Brasileiro como um dos artilheiros, com 19 gols, ele espera levantar novamente a taça do Campeonato Mineiro, conquistando o bi com o Atlético.
A temporada de 2009, a primeira do atacante pelo Galo, foi especial para Diego Tardelli. Ele inseriu o nome na lista dos principais atacantes do Brasil, e foi presença na seleção dos melhores do campeonato nacional daquele ano. No ano passado, porém, mesmo tendo feito gols, a produção não foi a mesma. Para 2010, a meta do jogador é voltar a se destacar balançando muito as redes. Mas ele avisa que a prioridade não é ser artilheiro, e sim conquistar o bicampeonato estadual.
“Ser campeão é o objetivo principal. Sendo artilheiro, melhor ainda. Mas o objetivo principal é conquistar o bi e vou dar minha parcela de contribuição em campo. Os gols saem naturalmente”, afirmou Tardelli, que terá um companheiro diferente este ano: Jóbson, um jogador de velocidade. Mais um motivo para encher o goleador de esperança já que, em 2009, fez sucesso ao lado de um parceiro com as mesmas características, Éder Luís.
Diego Tardelli considera fundamental o time começar bem o Mineiro. Com vitória fora de casa, na estreia diante do Funorte, neste domingo, em Montes Claros. “A vitória é importante, pois é um campeonato diferente, se classificam quatro para as semifinais. Se o time não estiver bem preparado para vencer, as coisas pioram. Podemos citar o Vasco como exemplo. É sempre bom começar com o pé direito e deixar boa impressão para todos”, frisou o jogador, artilheiro do Estadual de 2009, com 16 gols.

Galo busca quebrar tabu em jogos de estreia no Campeonato Mineiro


Werley acredita na quebra do tabu
Time não vence primeiro jogo do Estadual desde 2006, mas espera encerrar o jejum
Vicente Ribeiro - Superesportes
Publicação:29/01/2011 15:59
Atualização:29/01/2011 16:33
O Atlético encara o confronto diante do Funorte, neste domingo, às 19h30, em Montes Claros, como a chance de começar bem a temporada 2011. Mas outro objetivo do alvinegro é vencer para quebrar um tabu que o persegue nos últimos quatro anos: desde 2006 o Galo não ganha um jogo de estreia pelo Campeonato Mineiro.
A última vez que o Atlético começou o Mineiro com vitória foi em 2006, ano em que não chegou à decisão. Naquele ano, o Galo estreou com triunfo sobre a Caldense, por 2a 1, no Mineirão. Depois disso, foram dois empates e duas derrotas. O time comandado pelo técnico Dorival Júnior, que pela primeira vez participa do Estadual, espera quebrar o jejum neste domingo.
Em 2007, o Atlético foi surpreendido pelo Villa Nova, por 3 a 2, no Mineirão. No ano seguinte, o algoz do alvinegro na estreia foi o Democrata, que ganhou por 1 a 0, em Sete Lagoas. Nos anos de 2009 e 2010, o Galo ficou no empate com o América: 0 a 0 e 1a 1, ambos no estádio da Pampulha.
O objetivo do grupo é iniciar a trajetória rumo ao bicampeonato, neste domingo, com um triunfo fora de casa. O zagueiro Werley prevê dificuldades na estreia, mas disse que o time está preparado para voltar a vencer o primeiro jogo do Estradual. “Nosso pensamento é sempre vencer. Eu não sabia desse tabu, mas sempre pensamos em começar bem e buscar os três pontos. Nada melhor que chegar lá, fazer uma grande partida e quebrar esse tabu”, comentou.
Estreias do Galo no Mineiro, depois de 2006:
2007 - Atlético 2 x 3 Villa Nova - Mineirão
2008 - Democrata-SL 1 x 0 Atlético - Sete Lagoas
2009 - Atlético 0 x 0 América - Mineirão
2010 - América 1 x 1 Atlético - Mineirão

Richarlyson está pronto e ansioso para disputar seu 1º jogo oficial pelo Atlético


Richarlyson estreia no futebol mineiro
Volante estará no comando do meio-campo de Dorival Júnior neste domingo, diante do Funorte, em Montes Claros
Leandro Mattos - Superesportes
Publicação:29/01/2011 15:50
Atualização:29/01/2011 15:59
Montes Claros e o estádio José Maria Melo estarão para sempre na memória do volante Richarlyson. Afinal, é na cidade do Norte de Minas e no gramado que é a casa do Funorte, que o jogador fará sua primeira partida oficial pelo Atlético, depois de conquistar um Mundial e três Brasileirões pelo São Paulo, clube que defendeu entre 2005 e 2010. Anunciado como um dos reforços de Dorival Júnior para a temporada 2011 em dezembro do ano passado, o volante estará em campo na estreia alvinegra no Campeonato Mineiro, neste domingo, às 19h30.
Apesar de saber que o time ainda precisa de mais entrosamento e de melhorar em alguns aspectos, Richarlyson está confiante. “A gente tem que estar preparado. Alguns ajustes ainda vão ser feitos, porque é uma equipe que não se conhece tão bem, não conseguiu fazer um numero de treinos que seja suficiente para se conhecer em campo. O básico e necessário, a gente treinou. Estamos bem ensaiados daquilo que o Dorival tem pedido, estamos tentando assimilar, para logo no domingo colocarmos em campo o nosso futebol, que treinamos aqui nesse tempo. Tenho certeza que vamos ter um bom inicio de Mineiro, respeitando sempre, mas em busca da vitória”.
O fato de disputar um Estadual diferente, depois de vários anos jogando o Campeonato Paulista, também é motivo de empolgação para Richarlyson. “A gente sabe da responsabilidade dos dois clubes considerados grandes aqui em Minas, que o titulo fica quase sempre ou no Atlético ou no Cruzeiro. Mas temos que ter respeito com as outras equipes, haja visto ano passado, quando a final foi com o Ipatinga. É bom você sempre respeitar, ir em busca dos seus objetivos, ir em busca do melhor, que é o titulo”.
Rápida confiança
Dos 10 reforços contratados pela diretoria para 2011, apenas Richarlyson e o atacante Jóbson vão entrar como titulares na estreia do Campeonato Mineiro. O fato é motivo de orgulho para o volante: ”É uma oportunidade que o Dorival tem dado para mim e o Jóbson. Se vai mudar ou não, vai depender da gente fazer um grande trabalho, aquilo que ele pedir para colocar em pratica. Se acontecer isso, dificilmente em time que esta ganhando se mexe. Ainda tem alguns reforços que estão trabalhando a parte técnica e física. Quando o Dorival tiver todos à disposição, quem vai ganhar é o Atlético e o técnico, que vai ter boas opções para cada posição. Se vai mudar ou não, isso depende de nós”.

Dorival Júnior leva 19 jogadores para Montes Claros. Mancini é relacionado

Técnico começará Estadual com equipe que empatou com River Plate-URU
Vicente Ribeiro - Superesportes
Publicação:29/01/2011 14:55
O técnico Dorival Júnior tem o Atlético definido e pronto para a partida contra o Funorte, neste domingo, às 19h30, no Estádio José Maria Melo, em Montes Claros, na estreia no Campeonato Mineiro. Ele manterá a base do amistoso diante do River Plate-URU, e relacionou 19 jogadores para o jogo no Norte de Minas, o primeiro oficial da equipe na temporada. Uma das novidades na lista é o meia-atacante Mancini, que poderá entrar no decorrer do confronto.
Por outro lado, Dorival Júnior deixou de fora jogadores como Diego Souza, Leonardo Silva e Toró. Os três vão se dedicar aos treinamentos físicos. Além de Mancini, outras novidades são o goleiro Giovanni, o lateral-direito Patric e os atacantes Jóbson, Magno Alves e Wesley. Como Lima sofreu estiramento muscular na coxa esquerda, durante o amistoso com os uruguaios, o técnico só relacionou os dois titulares para o setor: Réver e Werley.
Dorival já anunciou a equipe titular para a estreia no Estadual. É a mesma que empatou com o River Plate (1 a 1), em Sete Lagoas: Renan Ribeiro; Rafael Cruz, Réver, Werley e Leandro; Richarlyson, Serginho, Ricardinho e Renan Oliveira; Jóbson e Diego Tardelli.
A lista dos relacionados é a seguinte:
Goleiros: Renan Ribeiro e Giovanni
Laterais: Rafael Cruz, Patric e Leandro
Zagueiros: Réver, Werley
Volantes: Zé Luis, Richarlyson, Serginho
Armadores: Mancini, Renan Oliveira e Ricardinho
Atacantes: Diego Tardelli, Jobson, Magno Alves, Neto Berola, Ricardo Bueno e Wesley

Empenho recompensado

Seja qual for o esquema adotado pelo técnico Dorival Júnior 2013 contra o Funorte , ele vai utilizar o 4-4-2 2013, jovem armador Renan Oliveira é um dos titulares no meio-campo
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:29/01/2011 07:00
O técnico Dorival Júnior mostrou, na atual pré-temporada, a intenção de escalar o Atlético com uma formação bastante ofensiva, com dois volantes e um armador no meio e três homens à frente. Porém, como os jogadores ainda estão buscando a melhor forma física, sendo que alguns fazem trabalhos específicos, ele mudou de ideia e o Galo usará, ao menos no início do Campeonato Mineiro, o 4-4-2, testado no amistoso com o River Plate-URU, quarta-feira.
Independentemente da formação utilizada, quem mostrou estar com moral com o treinador é o armador Renan Oliveira, titular quando a equipe atuou no 4-3-3 e quando teve mais um jogador no meio-campo. Mesmo tendo concorrentes do nível de Diego Souza e Daniel Carvalho, um ainda trabalhando fisicamente e o outro se recuperando de cirurgia no ombro, ele não se intimida e tem procurado se empenhar nas atividades, para se garantir na equipe.
O jogador pretende mostrar que o ‘comandante’ tem razão ao escalá-lo – como fez desde que chegou ao clube, no fim de setembro –, diante do Funorte, amanhã, às 19h30, contra o Funorte, em Montes Claros, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro. “Sabemos que o adversário virá com tudo para ganhar da gente, que será um jogo complicado, até porque nos falta entrosamento e ritmo. Mas vamos a Montes Claros para buscar a vitória”, afirmou Renan Oliveira, que, entretanto, mantém a humildade: “Tenho procurado treinar forte, mas quem decide é o Dorival”.
Considerado uma das grandes revelações das categorias de base alvinegra nos últimos anos, o armador estreou na equipe profissional no primeiro semestre de 2008. Chegou a ter sequência como titular, mas não conseguiu se firmar e acabou emprestado ao Vitória, em maio passado. Também não conquistou espaço no time baiano e retornou a Belo Horizonte, onde, mesmo em baixa, foi requisitado por Dorival Júnior.
Ele correspondeu à confiança do treinador com boas atuações, sendo fundamental para a arrancada que o Galo deu na reta final do Campeonato Brasileiro, evitando a ameaça de rebaixamento. Agora, não pretende deixar o ritmo cair, qualquer que seja a formação escolhida. “Estou mais acostumado ao 4-4-2, no qual a marcação fica mais compacta. Mas, treinando, poderemos nos adaptar ao 4-3-3. O importante é todo mundo cumprir seu papel”, declarou Renan Oliveira. Amanhã, o jogador terá Ricardinho como companheiro de armação, ganhando mais liberdade para avançar. Já com Diego Souza, o posicionamento seria diferente. “O Diego Souza é mais de explosão e tenho de jogar um pouco mais recuado. Mas são dois grandes jogadores e não tenho preferência.”
ESTREANTES Ontem à tarde, Dorival Júnior comandou treino coletivo tático na Cidade do Galo e confirmou que a equipe para pegar o Funorte jogará com Renan Ribeiro; Rafael Cruz, Réver, Werley e Leandro; Richarlyson, Serginho, Renan Oliveira e Ricardinho; Diego Tardelli e Jóbson. Assim, dos 10 contratado, apenas Richarlyson e Jóbson começam como titulares.
Mesmo que já tenha dito que a pré-temporada alvinegra continuará nas primeiras rodadas do Mineiro, o treinador acredita que a torcida já verá amanhã uma equipe mais preparada que nos testes dos últimos dias. “Mantivemos a estrutura do ano passado, com poucas mudanças e esperamos uma condição um pouco melhor. Temos de começar bem a temporada”, argumentou.
O desfalque não só para o jogo de amanhã mas também para a próxima semana é o zagueiro reserva Lima, que sofreu estiramento na parte anterior da coxa esquerda. O mesmo ocorreu com o atacante Jheimy. Já Toró e Leonardo Silva, além dos citados Diego Souza e Daniel Carvalho, treinaram à parte com os preparadores físicos.