terça-feira, 6 de agosto de 2019
Conselho do Atlético-MG terá eleição nesta sexta-feira com chapa única e "19 caras novas"
Em "Assembleia Geral Ordinária", Conselho Deliberativo do Galo elegerá 150 conselheiros e 75 suplentes para mandato de setembro de 2019 até agosto 2022; chapa tem baixista do Sepultura
Por Frederico Ribeiro e Rodrigo Fonseca — de Belo Horizonte
05/08/2019 20h05 Atualizado há 17 horas
Conselho do Atlético-MG terá eleição nesta sexta-feira com chapa única e Conselho do Atlético-MG terá eleição nesta sexta-feira com chapa única e
Guilherme Frossard
O atual Conselho Deliberativo do Atlético-MG apresenta 389 integrantes (segundo lista do site oficial do clube), divididos entre as categorias Grande-Beneméritos, Beneméritos, Natos e Eleitos. Essa última categoria é rotativa e haverá eleições para ocupar as 150 vagas, em pleito que acontece nesta sexta-feira (9). Apenas uma chapa foi inscrita para concorrer na eleição que acontece em "Assembleia Geral Ordinária" na sede administrativa do clube alvinegro.
A chapa única tem, além dos 150 candidatos, mais 75 nomes para o posto de conselheiros suplentes. Dos candidatos que já ocupam o cargo no mandato que vencerá, 138 conselheiros tentarão a reeleição, sendo que 131 para o cargo de titular e sete como suplentes. Assim sendo, serão apenas 19 nomes "inéditos", entre os titulares, que buscam o mandato trienal - setembro de 2019 a agosto de 2022. Uma renovação na casa dos 12,6% .
São cerca de 7.000 sócios cotistas dos clubes de lazer do Atlético aptos a participar da eleição. Entretanto, apenas 225 (150 titulares e 75 suplentes) candidatos se inscreveram na chapa única. A "Assembleia Geral" terá primeira convocação às 8h. Veja o texto do edital de convocação da eleição:
"A Assembleia reunir-se-á com a finalidade de eleger Sócios cotistas que preencham 150 (cento e cinquenta) vagas de Conselheiros Eleitos do Conselho Deliberativo do Clube Atlético Mineiro e 75 ( setenta e cinco) Conselheiros Suplentes, conforme disposto nos artigos 24 (vinte e quatro) e seus parágrafos e 25 (vinte e cinto) , para um mandato que iniciará em setembro de 2019 e terminará em agosto de 2022".
Baixista e radialista
Na chapa única que deve se eleger por aclamação na sexta-feira, alguns nomes chamam atenção. Na posição 100 da lista acima entre os candidatos a conselheiros eleitos, há Mário Henrique Silva, também conhecido como Mário Henrique Caixa, radialista e locutor dos jogos do Galo na Rádio Itatiaia. No cargo de "suplente", são 75 nomes. Entre eles está Paulo Xisto Pinto Júnior, o baixista da banda Sepultura e único membro da formação original do conjunto de heavy metal criado em Belo Horizonte.
O músico, notório torcedor do Galo, havia dito, às 18h51 (de Brasília) desconhecer a própria presença na lista em contato com o GloboEsporte.com, via mensagem de celular. Mas afirmou: "Devo ter sido indicado". Posteriormente à publicação da matéria, o baixista enviou nova mensagem à reportagem, relatando ser conselheiro suplente e desejar assumir como conselheiro titular "neste novo ciclo".
- Atualmente sou conselheiro suplente (faço parte da chapa mas não cheguei a assumir). Com muita honra, sei que novamente faço parte da lista de suplentes do conselho deliberativo e espero nesse novo ciclo poder ter a felicidade de assumir como titular. Se um dia isso acontecer, estarei com certeza honrando o nome do Galo e realizando um sonho! Infelizmente estou fora do Brasil nos últimos meses gravando um novo álbum e por esse motivo não pude acompanhar a conclusão do período de inscrição das chapas.
Os conselheiros farão parte de um órgão que terá como principais responsabilidades aprovar as contas do Atlético (orçamento e balanço financeiro) e eleger o presidente do clube - a próxima eleição será em dezembro de 2020.
Outra eleição ainda este ano
O estatuto do Atlético prevê a eleição da Presidência do Conselho do clube para a primeira quinzena de outubro deste ano, com convocação 30 dias antes. Podem se candidatar, além dos conselheiros, todos os sócios do Atlético que integrem há pelo menos dois anos o quadro social da Vila Olímpica ou do Labareda, e que estejam quites com suas obrigações, exceto aquele que anteriormente tenha ocupado qualquer cargo no Atlético e não tenha tido suas contas aprovadas e/ou tenha atentado contra os interesses do clube. Podem votar os sócios com a mesma qualificação. Conforme adiantado pelo GloboEsporte.com, em junho, Rodolfo Gropen, atual presidente do órgão, não vai tentar a reeleição. Assim como Gropen, que foi eleito em 2016, o próximo presidente terá mandato de três anos.
Veja, abaixo, os 19 novos candidatos ao Conselho:
Carlos Henrique Perpetuo Braga
Eduardo Gribel Homem de Castro (presidente da Tenco Engenharia, ex-patrocinador do Galo)
Evandro Lopes de Costa Teixeira
Helivelton Salvador Santana
Ivan Carlos da Costa
João Vicente Conceição
Jorge Berg de Mendonça
José Maurício Gomes
José Vianna Neto
Leonardo do Rosário Cardoso
Márcio de Lima Leite
Marco Antônio Araújo
Marconi Alves Ferreira
Mário Henrique Silva (Mário Henrique Caixa)
Markson de Souza
Paul Santos Leite
Rafael Brito Gropen
Rúbens de Jesus Alves
Valtair Coutinho
Ausências
Dos atuais 150 conselheiros eleitos, existem seis que estão licenciados do cargo e dois desses não serão mais integrantes do Conselho Deliberativo do clube, por ocuparem função diretiva no Galo. São eles: Lucas Couto, diretor de Operação de Estádios; e Gabriel Guimarães, diretor de Patrimônio.
Outras ausências também vale o registro. O conselheiro eleito Márcio Cadar, que ficou conhecido por ser o único que votou contra a aprovação do balanço financeiro do Atlético no primeiro ano da gestão Sérgio Sette Câmara, não fará mais parte do quadro. Cadar, assim como seu irmão Ricardo, não foram inscritos na Chapa. Eles, porém, poderiam formar outra chapa com outros 222 nomes para concorrer ao pleito, o que não aconteceu.
Atualizado às 21h44*
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário