sábado, 30 de julho de 2016
Entressafra movimenta o Galo
Atento a boas oportunidades de negócios, clube vive expectativa de propostas para seus jogadores
PUBLICADO EM 08/07/16 - 03h00
Fernando Almeida
Por causa da abertura das janelas de transferências internacionais, muito da construção de uma conquista de Campeonato Brasileiro passa pelas ações de bastidores neste meio de temporada.
Postulante ao título, o Atlético trabalha longe dos gramados para continuar a enriquecer seu elenco com boas peças e, ao mesmo tempo, saber negociar possíveis vendas para equilibrar o caixa.
O retorno de Maicosuel ao Galo resultou em um aumento da necessidade de negociar pelo menos um atleta de impacto para aliviar a folha de pagamento. A permanência do Mago no Al Sharjah-EAU foi dada como praticamente certa no meio do primeiro semestre, mas os árabes não quiseram pagar os cerca de R$ 9 milhões acordados previamente por contrato entre as partes. O Flamengo até mostrou interesse em contar com o jogador, mas não é intenção do Galo reforçar adversários diretos.
De toda forma, no fim das contas, o técnico Marcelo Oliveira ganhou um reforço que é muito bem-vindo num momento de escassez na armação ofensiva por causa das ausências de Dátolo, em recuperação por lesão, e da pressão sobre o jovem equatoriano Cazares.
Dátolo, aliás, esteve perto de deixar a Cidade do Galo. Na transferência de Fred para o Atlético, o argentino foi consultado sobre a ida para o Fluminense, mas ele deixou claro à diretoria que gostaria de ficar e só sairia se fosse para o exterior – todos sabem o carinho dele pelo Boca Juniors-ARG.
Na mira. Outras duas saídas cogitadas neste período são as do lateral-esquerdo Douglas Santos e do atacante Lucas Pratto. O primeiro está em um momento especial, foi convocado para as Olimpíadas do Rio e é sempre sondado por grandes clubes europeus, como Barcelona-ESP, Arsenal-ING e Valencia-ESP. Nenhuma proposta oficial, porém, chegou à mesa da presidência. Contudo, a janela dos principais países europeus só fecha no último dia de agosto.
Uma negociação de Pratto está mais complicada neste momento. No começo do ano, o atacante foi alvo de clubes da China, que tiveram quase dois meses para tentar laçar o Urso. Sem sucesso. Fora de ação, o argentino perdeu valor de mercado, principalmente entre os chineses, que têm uma abertura de janela menor no meio do ano. Ela já se encerrará no próximo dia 15.
Reforços. O prazo do Atlético para a contratação de jogadores também está perto de se encerrar. Assim como a janela chinesa, a abertura para a chegada de atletas do exterior no meio do ano no Brasil é menor por não se tratar do início da temporada. Com isso, os brasileiros só podem trazer atletas até 19 de julho.
Um dos principais alvos é o zagueiro Arturo Mina, que disputa a semifinal da Libertadores pelo Independiente del Valle-EQU contra o Boca, duelo que irá se encerrar no próximo dia 14. O clube equatoriano indica que só aceita negociar seu atleta caso seja eliminado da competição. Outro que estava na mira é o meia Junior Sornoza, também do Del Valle, mas deste o clube mineiro já recebeu uma negativa.
Setor com mais peças disponíveis, o ataque também é estudado pela direção. Enquanto conversas com Marcelo Oliveira definem quem pode sair – o atacante Hyuri, por exemplo, já recebeu sondagens de times do Japão –, o clube fica de olho em bons negócios. O atacante Leandro Barcia, jogador do Nacional, do Uruguai, chegou a ser consultado a pedido do Galo.
‘Ouro’ olímpico
Despedida? No domingo, contra o Flamengo, Douglas Santos fará seu último jogo pelo Atlético antes de se apresentar dia 18 para os Jogos do Rio. No mesmo dia, uma segunda-feira, o Galo joga contra o Coritiba. Assim, caso o Brasil siga até a final, o lateral voltará só dia 28 de agosto, contra o Grêmio. Com isso, o jogo de Brasília pode ser o último do jovem pelo clube.
Atento às janelas
Brasil. 20/6 a 19/7
China. 21/6 a 15/7
Inglaterra, França, Holanda, Turquia e Rússia. 9/6 a 31/8
Espanha, Alemanha e Itália. 1/7 a 31/8
Portugal. 1/7 a 22/9
Ucrânia. 1/7 a 1/9
Treinamento
Fechado. O técnico Marcelo Oliveira manteve o estilo misterioso adotado desde sua chegada ao Atlético e fechou mais um treino. Nessa quinta-feira (7), a imprensa teve acesso apenas aos primeiros minutos da atividade na Cidade do Galo. Assim, ele deixa dúvidas para o duelo de domingo, às 11h, contra o Flamengo, em Brasília.
Atacante. A principal incógnita é com relação ao substituto de Fred. Carlos, Robinho, Hyuri e Clayton são as opções para a função, o que pode modificar outros setores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário