terça-feira, 22 de setembro de 2015
Campanha
Atlético faz o dever “de fora” como nunca fez no Brasileirão
Historicamente, desempenho longe de casa mostra-se fundamental para a conquista do título
PUBLICADO EM 13/07/15 - 03h00
Thiago Nogueira
Vitórias longe de seus domínios são imprescindíveis para a conquista de um Campeonato Brasileiro. Há 44 anos na fila pelo principal título nacional, o Atlético vem cumprido o dever “de fora” como nunca tinha feito na era dos pontos corridos. Pela primeira vez desde 2003, quando a atual fórmula de disputa foi adotada, o alvinegro venceu quatro partidas seguidas fora de casa.
O máximo que o Galo tinha conseguido foram três triunfos consecutivos, duas vezes, em 2009 e 2012, quando brigou pelas primeiras posições do torneio, e em 2005, quando lutou desesperadamente contra o rebaixamento.
Na atual edição, o Atlético, líder do campeonato, também figura como o melhor visitante, com quatro vitórias, um empate, uma derrota e 72% de aproveitamento. Ainda há muita competição pela frente –13 partidas fora de casa a fazer –, mas o desempenho atleticano está acima do rendimento final dos últimos campeões brasileiros.
No ano passado, o Cruzeiro conquistou quase 58% dos pontos fora de casa. Em 2013, foram 54% de aproveitamento. Em 2012, o Fluminense perdeu apenas duas partidas como visitante em todo o torneio. O tricolor carioca venceu 11 dos 19 jogos e ainda arrancou outros seis empates, um rendimento de 68%.
Naquele ano, o Galo, que terminaria vice-campeão, chegou a ter um desempenho de destaque, com cinco vitórias nos seis primeiros jogos fora de casa. A equipe, no entanto, perdeu o embalo, vindo a ganhar outra partida como visitante apenas na sua última viagem do ano.
Recordes. Com a vitória sobre a Ponte Preta, no último sábado, o time do técnico Levir Culpi chegou ao sexto triunfo consecutivo no Brasileirão. No início deste ano, a equipe já havia conquistado igual sequência em jogos do Mineiro e da Libertadores.
Nos pontos corridos, a maior sequência de vitórias é do Cruzeiro – oito –, que atingiu a marca três vezes – uma, em 2003, e duas, na conquista de 2013. Em todo o período de Campeonato Brasileiro, o recorde é do São Paulo de 2002, com dez triunfos consecutivos.
O máximo de vitórias seguidas do Atlético na competição também foram oito, nas edições de 1977 e 1986. Na campanha de 2012, o Galo chegou a vencer sete partidas em sequência. O alvinegro pode ampliar a atual marca já no próximo compromisso, que será novamente fora de casa, contra o Corinthians, no Itaquerão, em São Paulo.
Pontuação. Os 29 pontos do Atlético na liderança do Brasileiro colocam o time mineiro na terceira posição da lista de melhores desempenhos até a 13ª rodada. A campanha mais produtiva, até o mesmo período, é do próprio Atlético, que, em 2012, tinha feito 32 pontos. O Cruzeiro do ano passado também tinha 29 pontos na época, o mesmo saldo do Galo de agora (16), mas um gol marcado a mais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário