terça-feira, 23 de julho de 2013

23/07/2013 15h53 - Atualizado em 23/07/2013 15h53

Atleticanos de Pitangui cumprem promessa e vão de bicicleta para BH
Sacrifício é para ajudar equipe a erguer a taça na final da Libertadores.
Até o Mineirão, três amigos vão pedalar aproximadamente 12 horas
Por Jéssica Lopes
Pitangui, MG
Atleticanos de Pitangui vão para BH de bicicleta
Cento e quarenta quilômetros. Essa é a distância entre Pitangui e Belo Horizonte, e que três amigos apaixonados pelo Atlético-MG vão percorrer - de bicicleta - para assistirem ao jogo da final da Libertadores, contra o Olimpia, na quarta-feira.
A ideia dos amigos Stéfano Lopes, de 36 anos, Antônio Eustáquio, de 34, e Rafael, de 25 anos surgiu no ano passado, quando prometeram acompanhar o time do coração caso conseguisse chegar à final da competição sul-americana. Além de irem de bike, a intenção dos três amigos é dar aquela força para a equipe mandar bem, já que está em desvantagem.
- Quando o Atlético foi para final passando aperto, nós achamos que tínhamos que fazer um sacrifício para ver o jogo. E como nenhum de nós é atleta, vai ser um desafio e tanto. Se Deus quiser, vai valer a pena e o Galo vai ser campeão - afirmou Stéfano Lopes.
Eles fizeram um treinamento domingo no morro "Subida do Ibar" e percorreram aproximadamente 20 quilômetros, distância que não chega nem perto do percurso que irão fazer para chegar ao Mineirão.
Os amigos vão sair da porta da Igreja Matriz Nossa de Pilar na madrugada desta quarta-feira, às 4h. Se correr tudo bem, a previsão é de que cheguem ao destino final às 17h - aproximadamente 12h pedalando. Para garantir a segurança dos três atleticanos, um quarto amigo fará a viagem de carro para dar assistência aos ciclistas.
- Nós iremos voltar de carro e com a taça na mão - brincou Stéfano.

23/07/2013 12h58 - Atualizado em 23/07/2013 13h36


Torcida do Atlético-MG faz festa na reinauguração do Mineirão (Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)

No Horto, Galo tem ótimo retrospecto recente

(Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)Caiu no Mineirão, também tá morto: Galo vai bem em decisões no estádio Atlético-MG ganhou boa parte de seus títulos no principal palco de Belo Horizonte e teve lá invencibilidade maior até que atual no Independência
Por Thiago Quintella
Rio de Janeiro
Como mandante, o Galo vai muito bem, obrigado. Invicto há 52 jogos nesta condição, o Atlético-MG não sabe o que é perder com o mando de campo desde setembro de 2011. De lá para cá, fez de suas casas a Arena do Jacaré e o Independência. Este último foi reinaugurado em abril de 2012 e se tornou palco principal de suas exibições. Virou grito de torcida: "Caiu no Horto, tá morto". E, de fato, a boa campanha ali ajudou o clube a ganhar dois títulos do Campeonato Mineiro, chegar ao vice do Brasileirão 2012 e à final da Libertadores deste ano. A decisão contra o Olimpia, porém, será no Mineirão, hoje, por contrato, "casa" do Cruzeiro, maior rival. Motivo de preocupação para a final? Nem tanto.
Em números gerais, o Atlético fez exatamente três vezes mais jogos no Mineirão em comparação ao Independência. E o aproveitamento é muito semelhante, para acalmar o coração dos atleticanos. Foram 1.479 jogos no Mineirão, com 861 vitórias e um aproveitamento de 66,37% dos pontos (considerando o sistema de pontuação atual, com 3 para vitória, 1 para empate e 0 para derrota). Já no Independência, São 493 partidas, com 290 vitórias e 65,65% de aproveitamento.
Além disso, a invencibilidade no Mineirão ainda é maior que a atual no Independência. Segundo dados da WSC, no palco onde será disputada a final, foram 51 jogos, com 34 vitórias e 17 empates, de de 28/07/1985 a 30/10/1986. A derrota que quebrou a série foi para o Corinthians por 1 a 0, dia 23/11/86, pelo Campeonato Brasileiro, com gol de Edmar. A sequência atual do Independência tem, na verdade, 38 partidas, com 29 triunfos e nove empates. Os outros jogos com o mando de campo em que o time não perdeu incluem Arena do Jacaré (13 partidas) e Mineirão (apenas uma).
Vale resaltar que o Mineirão, principal estádio de Belo Horizonte, e um dos mais emblemáticos do Brasil, foi onde o Galo construiu boa parte de sua história e seus títulos. Inaugurado em 1965, o Estádio Governador Magalhães Pinto esteve presente nas campanhas do Atlético em 19 Campeonatos Mineiros, cinco Taças Minas Gerais, um Brasileirão, uma Copa dos Campeões do Brasil e duas Copas Conmebol. Além disso, em 2006, o clube conquistou a Série B e, mais uma vez, o estádio foi um aliado, com a torcida lotando as arquibancadas em boa parte dos jogos, se tornando um marco na história de reabilitação do Galo.
A última conquista do Atlético, o Mineiro 2013, foi justamente no Mineirão, reinaugurado no início deste ano, em cima do maior rival, o Cruzeiro. Apesar da derrota por 2 a 1, a taça foi levantada no gramado do maior estádio de Minas Gerais.
Os títulos internacionais do Galo, aliás, tiveram também o Mineirão como aliado. Em 1997, após uma goleada sobre o Lanús no primeiro jogo por 4 a 1, bastou um empate por 1 a 1 para o título ser conquistado em Minas. Em 1992, a taça não foi levantada no estádio, mas a vitória por 2 a 0 sobre o Olimpia no primeiro confronto foi em Belo Horizonte e ajudou o time a ser campeão mesmo sendo derrotado por 1 a 0 pelo mesmo adversário da final da Libertadores deste ano.
O retrospecto recente no Mineirão, em termos de placar, no entanto, não é lá muito favorável ao Galo. Antes de ser fechado para obras, em 2010, o Atlético vinha de derrotas para o Fluminense e Ceará em seus domínios e ocupava a zona de rebaixamento. No Campeonato Mineiro deste ano, perdeu por 2 a 1 para o Cruzeiro na reabertura do estádio. O resultado se repetiu na final, apesar do título. A outra partida foi uma vitória por 2 a 1 sobre o Villa Nova, nada muito empolgante para o torcedor.
Também não se pode esquecer que o recordista de gols no estádio é Reinaldo, ídolo do Galo, com 153 gols marcados. E Diego Tardelli, uma das esperanças de gols da equipe, conhece bem os atalhos do Mineirão, já tendo marcado 31 gols ali. Do atual elenco, aliás, além do atacante, apenas Ronaldinho e Rosinei fizeram gols no estádio mineiro, ambos este ano, após a reabertura.
Mais de 60 mil atleticanos são esperados no Mineirão, três vezes mais público que na semifinal, contra o Newell's Old Boys, no Independência. Se depender do histórico em finais no estádio, o Galo pode - e deve - manter vivas as esperanças de título. Se cair no Horto é mortal, no Mineirão a história reflete o mesmo.
Números do Atlético no Independência e no Mineirão:
Jogos Vitórias Empates Derrotas Gols pró Gols contra
Independência 493 290 101 102 980 531
Mineirão 1.479 861 362 256 2.712 1.260

23/07/2013 16h15 - Atualizado em 23/07/2013 16h24

Novidade na Superliga, Érika diz que coração estará no Mineirão na quarta
Torcedora fanática do Atlético-MG, ponteira do Brasília não poderá assistir
a final da Libertadores em Belo Horizonte, mas promete muita torcida
Por GLOBOESPORTE.COM
Brasília, DF
faltará torcida pelo Galo (Reprodução / Twitter)A ponteira Érika Coimbra, reforço do recém-criado time de vôlei do Brasília, se juntou nesta semana ao grupo para o início de nova temporada, mas já avisou que nesta quarta-feira seu coração estará em outro lugar, mais precisamente junto a mais de 60 mil atleticanos que lotarão o estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, para a final da Taça Libertadores, em que o Atlético-MG enfrenta o time paraguaio do Olimpia.
- Vou assistir ao jogo em Brasília, pois voltei a treinar nesta semana, mas meu coração está no Mineirão, com toda certeza - afirma a atleta, torcedora fanática do Galo, que revela ainda que a decisão tem mexido com os nervos dos atleticanos.
- Sonhamos demais com esta conquista. Nós torcedores merecemos este presente. Estamos na final com todos os méritos, mas, independente de qualquer resultado, nada mudará no meu coração atleticano. Estou rezando e na torcida para que os jogadores estejam em uma noite inspirada.
Érika e Lorena usam força da quadra no ringue e se arriscam no muay thaiÉrika volta ao Brasil e sonha com novo amor: 'Não podia ser polonês, né?'Brasília terá Paula Pequeno e Érika na nova equipe de vôlei para a SuperligaÉrika também mostra que conhece as táticas não só nas quadras, mas também nos gramados. A jogadora de vôlei acredita que o Olimpia, que tem vantagem por ter vencido o primeiro jogo por 2 a 0, em Assunção, jogará fechado. Ela aposta nos amigos Ronaldinho Gaúcho e Tardelli para o Atlético-MG sair vencedor e campeão.
- Além de torcedora fanática, tenho amigos no Galo, como o Ronaldinho e o Tardelli. Com certeza, com o talento que os dois têm, a confiança neles cresce. A ansiedade e nervosismo estão presentes para mim e todos os atleticanos.
Nesta quarta-feira, o Atlético-MG precisa vencer por no mínimo dois gols de diferença para levar a decisão para a prorrogação e, no caso de permanecer o placar, para os pênaltis. Em caso de vitória por três gols de diferença, o Galo fica com a taça da Libertadores 2013.

23/07/2013 18h19 - Atualizado em 23/07/2013 19h14

Ronaldinho rechaça clima ruim com
Cuca: ‘Tudo normal, em harmonia’
Camisa 10 ressalta motivação extra pela chance de conquistar um título inédito para ele e para o clube, no qual ficaria eternizado no rol de ídolos
Por Alexandre Lozetti e Fernando Martins Y Miguel
Belo Horizonte
As palavras de Ronaldinho Gaúcho eram aguardadas com grande expectativa, desde que foi substituído no segundo tempo do primeiro jogo da final da Taça Libertadores, em Assunção, onde o Atlético-MG foi derrotado por 2 a 0 para o Olimpia. Na ocasião, o meia deixou o campo com cara de poucos amigos, mas durante entrevista coletiva nesta terça-feira, na Cidade do Galo, tratou de rechaçar qualquer clima ruim entre ele e o técnico Cuca. E foi enfático ao falar do clima entre os dois antes da grande decisão.
- Tudo normal. Em harmonia, tudo perfeito.
Ao saber que o próprio Cuca afirmou que o duelo jogo desta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Mineirão, tem tudo para ser a noite de Ronaldinho, o meia abriu o sorriso.- Fico feliz de ter a confiança dos companheiros, da comissão, dos torcedores. Isso me deixa muito confiante. Estou preparado para fazer o melhor para conquistar o título da Taça Libertadores.
A possibilidade de entrar para história do clube, com um título que ainda falta em sua extensa lista de conquistas, é o combustível de Ronaldinho. Escrever o nome na galeria dos grandes ídolos atleticanos é uma ambição pessoal em prol do clube.
- Estou muito feliz de poder participar de mais uma final. Muito motivado, São esses momentos que marcam a carreira de um jogador. Ganhei bastante coisa, mas não uma Libertadores. Poder entrar para a história do clube, que também nunca ganhou uma Libertadores, e ficar marcado por isso são situações que me motivam ainda mais.
Ronaldinho espera retribuir o carinho que tem recebido, desde que chegou ao clube, em junho de 2012. Apesar de ter conquistado o Campeonato Mineiro, no primeiro semestre, quer a Libertadores para dar um título da grandeza da torcida alvinegra.
- Vou ser eternamente agradecido pelo carinho que recebi aqui. Consegui retribuir, mas sei da importância dessa conquista para o clube. Vai ser o motivo de maior alegria poder dar esse título.
Pressão ou motivação
Perguntado se a expectativa da torcida, que dormiu nas filas para comprar ingresso, e ter um Mineirão lotado, com mais de 60 mil vozes a empurrar o time, seriam motivos de pressão ou de motivação, R10 não tem dúvida.
- Motiva saber que temos o apoio do torcedor. Vamos fazer de tudo para dar alegrias a eles.
Para ser campeão, o Atlético-MG precisa de vencer o Olimpia por mais três ou mais gols de diferença. Caso a vitória seja por dois gols, a partida vai para a prorrogação. Se persistir o resultado, para os pênaltis.

23/07/2013 18h48 - Atualizado em 23/07/2013 18h48

Junior Cesar luta para ir ao Marrocos após o 'quase' no Japão e na Arábia
Lateral-esquerdo esteve muito perto de disputar Mundial por Flu, em 2008, e São Paulo, em 2010. Agora, volta ao time para terceira chance
Por Alexandre Lozetti
Belo Horizonte
Junior Cesar já esteve a pênaltis de ir para o Japão. Já ficou a um gol dos Emirados Árabes. Agora, precisa de uma vitória sofrida, larga, para finalmente disputar um Mundial. Dessa vez, no Marrocos. O lateral-esquerdo do Atlético-MG ganhou a chance de ser titular na final contra o Olimpia em razão da expulsão de Richarlyson no primeiro jogo, em Assunção. Um brinde do destino a quem já bateu na trave duas vezes.
O jogador atuava pelo Fluminense em 2008 e foi derrotado na final da Libertadores pela LDU. Os cariocas também precisavam vencer por dois gols de diferença, assim como o Galo. E conseguiram, fizeram 3 a 1. Mas nos pênaltis os equatorianos levaram a melhor. Foi o primeiro revés de Junior Cesar, que perdeu a chance de enfrentar o Manchester United no Japão.
A campanha no torneio sul-americano chamou atenção do São Paulo, uma das vítimas do Flu naquela Libertadores. O Tricolor paulista o contratou no início do ano seguinte. Em 2010, sob o comando de Ricardo Gomes, o lateral voltou a se aproximar muito de um Mundial.
Na semifinal contra o Internacional, os gaúchos se classificaram graças a um gol marcado fora de casa, no Morumbi, por Alecsandro, hoje companheiro de Junior Cesar no Atlético. O vencedor do confronto estaria automaticamente na disputa do Mundial, já que o outro finalista foi o Chivas.
Pelo regulamento da Libertadores, nenhum clube mexicano pode representar a América do Sul no torneio organizado pela Fifa. As equipes desse país tentam a classificação no torneio da Concacaf, e não no da Conmebol. O Inter venceu o Chivas na final, mas perdeu para o desconhecido Mazembe, do Congo, no Mundial disputado em Abu Dhabi.
R10 rechaça clima ruim com Cuca: ‘Tudo normal, em harmonia’Galo fecha preparação para final com família e muita descontraçãoCaiu no Mineirão, também tá morto: Galo vai bem em decisões no estádioAgora, o Mundial será no Marrocos pela primeira vez. E Junior Cesar tem a terceira oportunidade de participar. Para isso, o Atlético-MG precisa bater o Olimpia nesta quarta-feira por dois gols de diferença para forçar a prorrogação e, se for preciso, os pênaltis, ou por vantagem de no mínimo três gols para ser campeão no tempo normal.
O camisa 6 era titular no início da competição, mas acabou perdendo espaço para a versatilidade de Richarlyson, que tem, na visão de Cuca, maior poder de marcação, além de compor a linha de zagueiros quando é preciso. Sua presença também equilibra as ações ofensivas do Galo, já que Marcos Rocha, lateral-direito que também está suspenso para a final, tem no apoio seu ponto forte.
Será o sexto jogo de Junior Cesar na Libertadores. O mais importante deles. Possivelmente, o mais importante de sua carreira. O jogo para, enfim, tirar o passaporte da gaveta.

COPA LIBERTADORES


Técnico Emerson Leão comandou Atlético em três oportunidades: 1997, 2007 e 2009
Campeão da Conmebol, Leão confia em título inédito do Atlético na Libertadores
Ex-técnico do Galo destaca investimento de Alexandre Kalil no clube e compara time atual com elenco que comandou na conquista da extinta Copa Conmebol, em 1997
Gazeta Press
Publicação:23/07/2013 09:15
Atualização:23/07/2013 09:11
O técnico Emerson Leão dá risada ao comparar o atual time do Atlético ao elenco que comandou na conquista da Copa Conmebol de 1997. Último treinador a levar o Galo a um título internacional relevante, ele reconhece a superioridade do plantel de 2013 do clube mineiro e, até por isso, acredita no título da Copa Libertadores da América contra o Olimpia.
“O Atlético nunca teve tanta chance de ser campeão de um torneio como agora, seja internacional ou nacional. Desde a ascensão à presidência, o (Alexandre) Kalil vem contratando e gastando um dinheiro grande para conseguir título no Galo. Ele já chegou perto e não conseguiu, mas esta é a vez em que está mais próximo e tem tudo para conseguir”, afirmou o treinador, em entrevista à Gazeta.
Leão até minimiza a derrota em Assunção no primeiro jogo. “Não foi o ideal perder por 2 a 0, mas tem capacidade para passar”, avaliou. A fase do Atlético com alto investimento contrasta com a equipe dirigida pelo ex-goleiro na conquista da Copa Conmebol. “Era um time esforçadíssimo, sem grandes estrelas e com pouco dinheiro, mas deu conta do recado”, afirmou, que riu ao ser perguntado se aquela época era muito distinta da atual. “E como (tem diferença). Mas o time de agora precisa confirmar”.
A decisão do torneio de 1997, contra o Lanús, ficou marcada por uma tremenda briga no primeiro jogo, vencido pelo Atlético por 4 a 1. Assim que o árbitro apitou o fim da partida, na Argentina, os jogadores do time local partiram para as agressões contra os brasileiros, que ficaram encurralados perto do alambrado e também apanharam de torcedores.
Leão sofreu uma fratura no rosto naquela confusão, mas o Galo confirmou o título no segundo jogo, que terminou com o empate por 1 a 1 no Mineirão. Apesar de aquela conquista ter sido obtida no maior estádio de Belo Horizonte, os atleticanos não queriam utilizar o mesmo local na decisão desta Libertadores, pois se acostumaram com o Independência.
Diante da imposição da Conmebol pelo Mineirão, Leão considera uma bobagem a preferência dos mandantes pelo outro campo. “O Independência nunca existiu antes para o Atlético. Os títulos que ganhou foram sempre no Mineirão, onde cabe mais gente para torcer e incentivar. Podem jogar tranquilos e deixem a superstição de lado, porque o que vale é a capacidade”.
Mesmo com a vantagem obtida pelo Olimpia no primeiro jogo, Leão não teme que os paraguaios imitem o Lanús e usem a violência na tentativa de desestabilizar o Galo no Mineirão. O treinador exibiu até certa impaciência para advertir que os brasileiros não podem se preocupar tanto com a provocação de adversários de outros países.
“O Lanús tinha levado quatro gols, porque capacidade é capacidade. Não tem de entrar pensando em catimba, seja de africano, uruguaio, paraguaio ou chileno. Tem de pensar em futebol e fazer acontecer”, opinou. A grande aposta de Leão na equipe atleticana é Diego Tardelli, com quem trabalhou no São Paulo e foi campeão do Paulistão em 2005.
Na época, o atacante era mais criticado pela personalidade polêmica do que elogiado pelos gols, mas o técnico bancou o atleta e o vê hoje brilhar no Galo. “Ele tem sido fundamental. Todo mundo fala de um ou outro, mas o raciocínio do Tardelli continua sendo um negócio muito bom. Não só faz gols, mas também oferece para os outros marcarem”, completou.
Depois da Copa Conmebol de 1997, o Atlético ainda venceu torneios internacionais desconhecidos, como a Copa Millenium e a Copa Três Continentes, mas tem nesta quarta-feira, às 21h50, a chance de conquistar seu troféu mais importante em competições envolvendo outros países.
COPA LIBERTADORES

Bernard mostra lado religioso antes da final: "O que está escrito, vai acontecer"
Thiago de Castro - Superesportes
Publicação:23/07/2013 10:01
Atualização:22/07/2013 22:37
“Eu acredito”. O lema do Atlético é personificado no meia-atacante Bernard. Fé não falta para o camisa 11 alvinegro. Antes da grande final da Copa Libertadores ante o Olimpia ele mostra um lado religioso, em entrevista coletiva.
Ao ser questionado sobre a diferença entre jogar no Independência e o Mineirão, Bernard fez a sua análise e depois falou que o destino já está escrito, sobre o que vai acontecer na noite de quarta-feira.
“Em todas as situações da vida tem um lado positivo e negativo. Temos o lado positivo no Independência de nunca ter perdido. E aqui no Mineirão, é o público maior e a pressão maior. Mas eu não vivo de superstição. Acredito no que Deus escreveu. O que está escrito, vai acontecer e nada vai mudar”.
“Vamos jogar em casa, com apoio da torcida. É fazer nosso máximo e deixar na mão de Deus”, disse o jogador em outro momento da coletiva.
Bernard se mostra adepto a tatuagens. A mais recente também é ligada a religião, no braço. “É uma passagem bíblica. É algo que queria fazer há muito tempo. Não é por causa do momento, mas pela fé que eu tenho. Tudo acontece no momento de Deus, quando ele permite. Confio na palavra que ele tem, que é o melhor para os filhos dele na Terra. Ele sabe e faz tudo na hora certa”, define o meia-atacante.

Chegou a hora! Atlético-MG recebe Olimpia na decisão da Libertadores
Partida será a última da edição 2013 e mais importante do clube mineiro em seus 105 anos
LANCEPRESS! - 23/07/2013 - 20:10 Belo Horizonte (MG)
Mais de 105 anos se passaram e o atleticano terá a chance de ver, enfim, seu time erguer a Taça Libertadores da América. Na noite desta quarta-feira, às 21h50, Atlético-MG e Olimpia realizam o segundo e decisivo jogo da final continental. O Mineirão será o palco que receberá as equipes. Do Gigante da Pampulha sairá aquele que vai ao Marrocos no final do ano para disputar o mundial. No duelo de ida, no Defensores del Chaco, vitória por 2 a 0 dos paraguaios. Triunfo este que não desanimou o time atleticano, que segue motivado para reverter o quadro e sagrar-se campeão.
De um lado do duelo, os visitantes chegaram do Paraguai prometendo armar uma retranca e segurar o resultado que lhes garanta o quarto título da Liberta. Os 2 a 0 feitos no jogo de ida, em Assunção, deixaram os paraguaios confiantes de que podem soltar o grito dentro de Minas Gerais. Já no lado anfitrião, o Atlético-MG rebate a desvantagem de dois gols com cerca de 60 mil vozes apoiando o time na briga pelo seu primeiro caneco.
CONFIANÇA TOTAL
Assim como foi durante a semana posterior à derrota para o Newell's, em Rosário, jogadores, diretoria, comissão técnica e torcedores não jogaram a toalha. A semana de preparação do Atlético foi de extremo otimismo e confiança no título. Após dois treinamentos fechados no estádio do Mineirão, Cuca encerrou as atividades do Galo na tarde de terça-feira na Cidade do Galo. Ronaldinho Gaúcho falou sobre a motivação em retribuir o carinho da torcida desde que chegou ao Galo.
- Estou muito motivado, pois essa é a chance de entrar para a história do clube, de dar alegria para o torcedor que sempre me recebeu bem aqui. A motivação é essa - comentou o craque.
Sem os dois laterais (Marcos Rocha e Richarlyson) titulares, suspensos, Cuca deverá escalar Michel e Júnior César para compor os flancos. No meio, Josué permanece na vaga de Leandro Donizete, ainda contundido, e o ataque ganha muito com a retorno de Bernard, voltando de suspensão.
RETRANCA TOTAL
A equipe do Olimpia realizou na tarde desta terça-feira seu primeiro e único treinamento em solo brasileiro antes de encarar o Galo. A atividade foi realizada na Toca da Raposa II, mas, assim como Cuca fez nas atividades do final de semana, o treinador preferiu impedir o acesso da imprensa ao campo de jogo.
Ainda sem definir as laterais do time paraguaio, Almeida deverá escalar a equipe no esquema 5-4-1, pretendendo imprimir uma forte retranca nos 90 minutos. Na lateral direita, Ever poderá utilizar Candia ou Mazacotte, que ficaria com a função de marcar o garoto Bernard. No lado oposto, a dúvida do treinador é entre Benítez (titular no jogo de ida) e Enrique Meza, opção para reforçar o poder defensivo do time. Cauteloso, o técnico uruguaio revela que o objetivo permanece sendo levar a taça para casa, mas não esconde a possibilidade de falhar.
- Nós somos profissionais. Dizia que tinha medo dessa partida, mas tenho ainda mais em falhar com a torcida do Olimpia. Essa torcida esperançosa que sempre nos acompanha. A equipe está bem, vamos buscar a quarta taça, mas futebol é futebol - falou o treinador.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X OLIMPIA
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data/hora: 24/07/2013, às 21h50
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Auxiliares: Humberto Clavijo e Eduardo Ruiz
ATLÉTICO-MG: Victor, Michel, Réver, Leonardo Silva e Júnior César; Pierre, Josué, Ronaldinho, Bernard; Diego Tardelli e Jô. Técnico: Cuca
OLIMPIA: Martín Silva; Candia (Ricardo Mazacotte), Manzur, Hermínio Miranda e Benítez (Enrique Meza); Eduardo Aranda, Wilson Pittoni, Matías Gimenez, Alejandro Silva, Juan Manuel Salgueiro e Fredy Bareiro. Técnico: Ever Almeida

Motivado, Ronaldinho quer encurralar Olimpia dentro do Mineirão
Craque do Galo afirma que time atleticano não ficará acanhado diante da desvantagem
Enrico Bruno e Frederico Ribeiro - 23/07/2013 - 17:49 Belo Horizonte (MG)
Principal esperança do torcedor atleticano para conquistar a Taça Libertadores da América, o craque do Atlético-MG, Ronaldinho Gaúcho, falou nesta tarde de terça-feira à imprensa na Cidade do Galo. Com o centro de treinamento lotado de jornalistas, o camisa 10 do Galo foi o principal alvo das perguntas. Maior garçom do torneio continental, Ronaldinho deixou claro que está plhado para entrar em campo e 'encurralar' o Olimpia em busca dos gols necessários para ser campeão.
- Vai ser bom, a gente não tem o menor pudor de atacar. Vai ser um ataque contra defesa se eles ficaram defendendo. Tem de ter atenção como sempre tem quando se joga em casa, mas tem de procurar o gol desde o primeiro minuto, tentar encurralar eles - falou o meia.
Buscando o título inédito para o Galo e também para sua carreira, Ronaldinho lembrou do momento em que chegou a Belo Horizonte e da acolhida de braços abertos da Massa atleticana que, junto com o craque, caminhou passo a passo até chegar na sonhada final da Libertadores.
- Estou muito motivado, pois essa é a chance de entrar para a história do clube, de dar alegria para o torcedor que sempre me recebeu bem aqui. A motivação é essa. É difícil explicar, chegar em uma cidade diferente, onde nunca tinha ficado três dias sequer, e receber tanto carinho, ser abraçado por uma nação inteira, me fez sentir em casa - complementou o craque.
Para finalizar, Ronaldo desejou que todo o elenco atleticano esteja em uma noite iluminada nesta quarta-feira para que, de alguma forma, todos possam contribuir com o título em campo.
- Tem um grupo acima de tudo, espero que seja um dia do time do Atlético. Espero ajudar também, dar bom passe, assistência pra gol, mas se tiver a noite perfeita, dando passe, fazendo gol, será perfeito para entrar para a história. Eu quero ajudar o time - concluiu.Ronaldinho tem total confiança não só da nação atleticana, mas também do técnico Cuca e seus companheiros. Apesar de ter sacado o camisa 10 no segundo tempo do jogo de ida, Cuca deixou bem claro, recentemente, a confiança no Gaúcho. 'É o jogo dele', afirmou o treinador.

CBF escala arbitragem mineira para superclássico Cruzeiro x Atlético
Emerson Almeida Ferreira será o dono do apito neste domingo, às 16h, no Mineirão
LANCEPRESS! - 23/07/2013 - 16:52 Belo Horizonte (MG) A CBF definiu nesta tarde de terça-feira a escala de árbitros para o clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, neste domingo, às 16h no Mineirão. Após ter divulgado que o árbitro da partida seria Cleisson Veloso Pereira, o portal foi atualizado com o nome do também mineiro Emerson de Almeida Ferreira.
Marcio Eustáquio Santiago e Pablo Almeida da Costa serão os auxiliares de Emerson. Todos os três fazem parte do quadro de árbitros da Federação Mineira de Futebol (FMF). Cleisson Veloso será o primeiro árbitro assistente, e Igor Junio Benevenuto o segundo assistente adicional.
Até o momento, as equipes já realizaram três partidas na temporada de 2013. A Raposa venceu por duas vezes, sendo as duas pelo placar de 2 a 1, no Mineirão. A única derrota celeste custou caro para a equipe estrelada. Os 3 a 0 sofrido no Independência, em partida de ida da final mineira, resultou no vice campeonato estadual.

Torcedor anônimo deixa faixa de incentivo no CT do Atlético-MG
Nova ação da torcida do Atlético foi pregada na rua do Centro de Treinamentos do Alvinegro
Frederico Ribeiro - 23/07/2013 - 16:40 Belo Horizonte (MG)
Depois de funcionários do Atlético-MG produzirem cinco faixas de incentivo para os jogadores, um torcedor anônimo deixou uma mensagem parecida perto da porta da Cidade do Galo. O criador da nova faixa destacou que até o Brasil crê na virada do Galo para cima do Olimpia.
- Tudo posso naquele que me fortalece, não chegamos aqui para desistir agora. Lutem até o fim! Eu acredito, a Massa acredita, o Brasil acredita! - dizia o cartaz pregado no meio da MG 424.
Os atletas estão concentrados desde domingo à noite e, por isso, não devem tomar conhecimento da faixa. Mas alguns diretores do Alvinegro, que estiveram no treino desta terça-feira, passaram pelo local.
A torcida do Galo mantém a fé em uma vitória por, pelo menos, 2 a 0 diante do Olimpia, na quarta-feira, às 21h50, no Mineirão. Para o segundo jogo da final, não haverá a regra do gol marcado fora de casa. E, em caso de placar agregado terminado em igualdade, há prorrogação antes da disputa de pênaltis.

Para Bernard, pressão por não ser rebaixado em 2011 serve de inspiração
Jovem de 20 anos pode deixar o Atlético-MG após a Libertadores e fechar uma passagem de grande evolução coletiva e individual pelo clube brasileiro
LANCEPRESS! - 23/07/2013 - 14:28 Belo Horizonte (MG)
Assim como alguns jogadores do atual elenco do Atlético-MG, Bernard viveu o pior momento da Era-Kalil e aproveita o auge da administração do presidente no Galo. E, para a final da Libertadores diante do Olimpia, o camisa 11 lembrou da pressão vivida no Brasileirão de 2011 para conviver com a expectativa da decisão desta quarta-feira.
- Viver uma pressão que eu vivi em 2011, de você ter de sair do rebaixamento, é uma pressão pior do que você ter de reverter resultado de 2 a 0 na final da Libertadores, você viveu quase tendo que fazer 100% de aproveitamento, fazer 12 jogos e vencer sete ou oito - comentou o jogador.
Bernard pode fazer sua despedida com o título inédito da Copa Libertadores, isso depois de viver o inferno dos 6 a 1 contra o Cruzeiro, conquistar dois títulos mineiros e da Copa das Confederações.
- O atleta vive de história, quer deixar marcado a sua passagem, quero conquistar título onde eu for, a gente sobrevive de títulos, resultados positivos, conseguindo este título, vou ficar feliz - afirmou o jogador.

Torcida atleticana prepara maior mosaico da Libertadores 2013
Expectativa é de 60 mil pessoas participando da arte em todos os setores do Mineirão
Link: LANCEPRESS! - 23/07/2013 - 13:30 Belo Horizonte (MG)
Mais que os 60 mil apoiando o time em busca do título, a Massa atleticana prepara mais uma surpresa para os jogadores do Atlético-MG quando esses entrarem em campo. A exemplo do jogo de ida da final da Libertadores, um mosaico também será formado quando a equipe da casa entrar no gramado. Desta vez, porém, a festa será dos atleticanos, e a arte, ainda maior que o mosaico feito pelos 'hinchas' do Olimpia no Defensores del Chaco.
Uma imagem já está circulando pelas redes sociais com instruções para fazer o mosaico, que deverá ser formado no momento da entrada dos jogadores em campo. Acompanhados pelos tradicionais foguetórios, Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Tardelli e companhia verão um lindo espetáculo nas arquibancadas que promete preencher todos os setores do estádio. Os desenhos, assim como as mensagens a serem formadas no mosaico não são divulgadas, de modo a preservar a surpresa para o grande momento.
As principais orientações são para que todos os torcedores levantem sua peça no momento certo, e não troquem os panos de lugar, para que não atrapalhem ou prejudiquem a formação das imagens. Faixas com instruções e panfletos também serão distribuídos antes do jogo para que a festa saia perfeita. Ao todo, todos os cerca de 60 mil torcedores atleticanos no estádio deverão participar do mosaico com sua determinada peça no quebra-cabeça.
23 de julho de 2013 • Galo

Atlético encerra a preparação para a disputa do título da Libertadores
O técnico Cuca comandou, na tarde desta terça-feira, na Cidade do Galo, o último treino antes da decisão da Copa Bridgestone Libertadores da América, contra o Olimpia, do Paraguai.
A partida acontecerá às 21h50 desta quarta-feira, no Mineirão.
Foi realizado um treinamento recreativo, seguido de cobranças de pênalti.
No jogo de ida, no Defensores del Chaco, em Assunção, o time paraguaio venceu por 2 a 0. Na final, não prevalece o critério de gols marcados na casa do adversário.
Dessa forma, qualquer vitória atleticana por dois gols de diferença leva o jogo para a prorrogação e qualquer vitória por três ou mais gols de diferença dá ao Galo o título da competição.

23 de julho de 2013 • Galo

Vilmar Roldán (COL) apitará a finalíssima da Libertadores
O árbitro colombiano Wilmar Roldán apitará a decisão da Copa Bridgestone Libertadores da América, entre Atlético e Olimpia. A partida acontecerá às 21h50 desta quarta-feira, no Mineirão. Humberto Clavijo e Eduardo Ruiz serão os auxiliares.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Esgotada a carga de ingressos do Atlético para a decisão da Copa Libertadores

Restam poucas entradas de 500 da cota da Minas Arena
Redação - Superesportes
Publicação:22/07/2013 19:13
Atualização:22/07/2013 19:17
Mineirão lotado para a decisão da Copa Libertadores entre Atlético e Olimpia, nesta quarta-feira, às 21h50. Os 54 mil ingressos a que tinha direito o Galo estão esgotados, informou a assessoria do clube mineiro.
O torcedor que deseja ir ao jogo ainda tem chances de garantir um lugar no Mineirão. Da cota da Minas Arena, empresa que administra o estádio, ainda restam poucas entradas de R$ 500. A venda nesta terça-feira vai das 10h às 17h no Mineirão.
O balanço financeiro ainda não foi divulgado, mas a previsão é de que a renda ultrapasse os R$ 8 milhões. quantia que superaria o recorde nacional de R$ 6,9 milhões de Santos x Flamengo, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
Apegado ao lema "Eu acredito", Atlético tem as suas histórias de superação

Comissão técnica e jogadores importantes do clube já venceram adversidades
Thiago de Castro - Superesportes
Publicação:22/07/2013 16:45
Atualização:22/07/2013 16:58
“O que move a gente é a frase: Eu acredito!”, afirma Ronaldinho Gaúcho em mensagem publicada no Twitter. O lema empurra o Atlético na final da Copa Libertadores, contra o Olimpia. Acreditar é algo que jogadores e comissão técnica do clube já fizeram no passado. E o objetivo foi alcançado.
Ao Galo, é necessário vencer por dois gols de diferença, no Mineirão, para levar a disputa para prorrogação e pênaltis. Um triunfo por três ou mais gols de diferença será histórico e garantirá o título. Desafios tão grande quanto a decisão de quarta-feira já foram superados pelos atleticanos em suas carreiras.
Renascimento do craque
Fora do Flamengo, Ronaldinho Gaúcho não era bem visto por praticamente nenhuma torcida do Brasil no meio de 2012. O Atlético acreditou no camisa 10. O meia acreditou no seu potencial para voltar a brilhar.
O casamento deu certo. O Galo disputou o título do Brasileirão no ano passado e agora está na final da Libertadores. Ronaldinho recuperou o prestígio nacional e internacional.
Dispensado que vale milhões
Bernard hoje está avaliado em 25 milhões de euros. É jogador de Seleção Brasileira. Na base do Atlético, contudo, chegou a ser dispensado duas vezes. Mas a insistência deu certo.
O meia-atacante acreditou na sua capacidade técnica. Ainda jovem, foi emprestado ao Democrata de Sete Lagoas. Depois, se firmou nos profissionais, virou titular e é uma das peças mais importantes no esquema de Cuca.
Afastado no Inter, artilheiro no Galo
Quando Jô foi anunciado como reforço do Atlético, era difícil acreditar que daria certo. O atacante estava afastado do elenco principal do Internacional por indisciplina.
Cuca acreditou no camisa 9 e bancou a sua contratação. Referência ofensiva, Jô deixou no passado a má fase e até foi convocado para a Seleção Brasileira, sendo campeão da Copa das Confederações e voltando a despertar o interesse do futebol europeu.
Afastado no Palmeiras, símbolo alvinegro
Pierre é sinônimo de raça no meio-campo. Marcador implacável, tem sua dedicação reconhecida pelas arquibancadas. A identificação é inquestionável com as cores do Atlético.
O volante foi contratado por indicação de Cuca. Em 2011, o camisa 5 estava afastado do elenco do Palmeiras por Felipão, esquecido no cenário nacional. No Galo, Pierre deu a volta por cima.
Quando o 1% prevaleceu
Cuca considera a salvação do Fluminense em 2009 da Série B como um título. Não é para menos. O clube teve 99% de chance de ser rebaixado e chegou a ficar sete pontos atrás do vice-lanterna a 11 rodadas do fim da competição.
Mas uma sequência invicta e o apoio da torcida ajudaram o Tricolor a contrariar a matemática. Foram 25 pontos somados em 11 jogos e a salvação foi garantida.
Jornal francês diz que Bernard deve se apresentar ao Arsenal nesta sexta-feira

Segundo L'Equipe, Bernard deve assinar contrato com Gunners por cinco temporadas
Redação - Superesportes
Publicação:22/07/2013 11:01
Atualização:22/07/2013 12:06
Os rumores da transferência de Bernard para o Arsenal continuam aumentando na Europa. Nesta segunda-feira, o jornal francês L’Equipe noticiou que o jovem meia do Atlético deve chegar a Londres na sexta, dois dias depois da final da Libertadores, para realizar exames médicos e assinar contrato com os Gunners por cinco temporadas.
Na última semana, o jornal inglês Daily Mail também anunciou Bernard como provável reforço do Arsenal. Conforme a publicação, o clube londrino desembolsaria 21 milhões de libras, cerca de R$ 72 milhões, para tirar o jogador do Atlético.
Ainda segundo o periódico francês, a partida da próxima quarta-feira, contra o Olimpia, no Mineirão, pela final da Libertadores, será a última de Bernard com a camisa alvinegra. No clube inglês, o salário de Bernard giraria em torno dos 2,5 milhões de libras anuais, cerca de R$ 9 milhões.
Apesar da informação do L'Equipe, o técnico do Arsenal, Arsene Wenger, preferiu não confirmar o acerto. “Essa notícia não é verdadeira”, disse o treinador francês, após amistoso realizado contra o Nagoya Grampus, nesta segunda, no Japão.
Nos últimos meses, surgiram várias notícias sobre o interesse de clubes europeus por Bernard, campeão da Copa das Confederações com a Seleção Brasileira. Além do Arsenal, Porto, Bosussia Dortmund, Liverpool e o rivalTottenham também estariam na disputa pelo jogador.
No entanto, o presidente do Atlético, Alexandre Kalil, disse, em recente entrevista, que só uma equipe do exterior tinha feito uma oferta concreta pelo atacante, mas preferiu manter nome do clube em sigilo.



Tardelli ratifica otimismo e sonha com gol do título do Atlético na Libertadores


Cuca, Bernard e Tardelli: hora da decisão

Atacante espera ser decisivo na finalíssima contra o Olimpia Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:22/07/2013 09:09
Atualização:21/07/2013 16:22
A vantagem de 2 a 0, aberta pelo Olimpia no jogo de ida da decisão da Copa Libertadores, não abala Diego Tardelli:
“Não me vejo ainda saindo triste do Mineirão. Isso nunca passou pela minha cabeça, mesmo com o resultado adverso”, revela o atacante.
O Galo precisa vencer, nesta quarta-feira, por mais de dois gols de diferença para levar a taça da Libertadores. Se ganhar por 2 a 0, leva a definição para a prorrogação, seguida da disputa de pênaltis.
Assim como o torcedor, Tardelli sonha com um final feliz na quarta-feira, e sendo protagonista da história. “Sonho em fazer o terceiro gol que daria o título. Essa é a cena que sempre passa na minha cabeça, um 2 a 0 sofrido e o terceiro gol meu. É a fita que sempre passa na minha cabeça.”
Ídolo da massa, Diego Tardelli sabe que uma conquista como a Libertadores marca o nome do jogador definitivamente na história do clube.
“É o jogo mais importante de toda a minha carreira. Sei o que o vai representar entrar para a história. Hoje se fala dos grandes ídolos como Reinaldo e Dadá. Daqui a 40 anos, quero ser lembrado como eles. Quero fazer parte da história do Atlético.”
O atacante garante estar preparado para fazer a diferença: “Desta vez, não estou tão ansioso como estava na semifinal. Estou mais tranquilo. Quando estou mais tranquilo, sei que vem coisa boa.”
22 de julho de 2013 • Galo

Juvenil enfrenta o Santos pela Copa Brasil
Após eliminar o Náutico na primeira fase da Copa Brasil sub-17, com duas vitórias (2 a 1 em Recife e 1 a 0 em Nova Serrana), a equipe juvenil do Atlético enfrenta o Santos, pelo jogo de ida das oitavas de final da competição. A partida acontecerá às 20h30 desta terça-feira, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, com entrada franca.

23 de julho de 2013 • Galo

Galo faz no Mineirão o penúltimo treino antes da final da Copa Libertadores
O penúltimo treinamento do Galo antes da decisão da Copa Bridgestone Libertadores da América, às 21h50 desta quarta-feira, contra o Olimpia, foi realizado no Mineirão.
No palco da finalíssima, o técnico Cuca comandou um trabalho tático.
Desfalque no primeiro jogo da final, no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, Bernard garante empenho na busca pelo título.
“É como se fosse o último da minha carreira. Quero dar tudo que posso, dar além de 100% porque vai precisar. Então, vou dar o meu máximo, o que eu posso e até o que eu não posso, se é por mim, se é por meus companheiros. Quero fazer história, tenho uma oportunidade grande agora, quero correr atrás disso e depende única e exclusivamente da gente. Estamos cientes disso, vamos poder correr atrás e temos uma oportunidade grande”, disse o jovem talento atleticano.
Ele aposta na força da Massa para pressionar o Olimpia e alcançar o resultado que o Galo precisa para levantar a taça.
“A torcida vai ser o nosso 12º jogador. É um jogo importante, mais de 60 mil, e essa ajuda vai ser muito grande. Caso a gente faça o primeiro gol, vai fazer com que a gente possa tirar força de onde não tem, vai ser um jogador a mais para a gente. Então, fico feliz com essa mobilização da torcida. Que ela possa comparecer em peso e nos ajudar durante os 90 minutos”, destacou Bernard.


Em semana de final da Libertadores, Bernard evita falar sobre negociações



Bernard se diz focado em final da Libertadores (Foto: Thiago Fernandes)
Thiago Fernandes - 22/07/2013 - 22:27 Belo Horizonte (MG)
A final da Copa Libertadores da América diante do Olimpia (PAR), na quarta-feira, pode representar a despedida de Bernard do Atlético-MG. Com propostas milionárias do futebol europeu, o meia-atacante, de 20 anos, evita comentar o seu futuro e foca somente a partida contra o ‘Rei de Copas’, no Mineirão.
– Em uma semana tão importante, eu não quero falar sobre negociações. Estou focado no jogo, não quero ser mal educado nem ignorante com ninguém. Meu foco é todo no jogo. O que vai acontecer comigo a partir de quarta-feira eu não sei – disse o jovem atleta, que acrescentou:
– Não quero ser ignorante, mas diante de uma partida tão decisiva como esta, final de Libertadores, não quero falar sobre isso, não tenho o que falar. O que vai acontecer comigo depois não cabe só a mim, mas também à diretoria.
Na manhã desta segunda-feira, o L’Equipe, da França, noticiou que o jogador já estaria acertado com o Arsenal (ING). A publicação, inclusive, diz que o garoto segue viagem para Londres logo após a decisão do torneio continental. O camisa 11 custaria cerca de R$ 72 milhões aos cofres do Gunners.
A saída de Bernard do Atlético após a disputa da Copa Libertadores é uma situação praticamente concreta. O presidente Alexandre Kalil e os outros membros da diretoria, porém, optam por não comentar o caso.

domingo, 21 de julho de 2013

21 de julho de 2013 • Galo

Cuca exalta poder de decisão de Ronaldinho
O técnico Cuca elogiou o talento de Ronaldinho Gaúcho e o apontou como um dos jogadores capazes de decidir, em favor do Atlético, o título da Copa Bridgestone Libertadores, diante Olimpia, no Mineirão.
A partida acontecerá às 21h50 da próxima quarta-feira.
“O Ronaldo é uma referência nossa. Não sei se ele fez mais bem ao Atlético ou se o Atlético fez mais bem a ele. É o melhor jogador, tecnicamente, com que trabalhei até hoje. Muitos falaram que houve influência minha para que ele não fosse á Seleção e isso é mentira. Se dependesse de mim, ele estaria na Seleção, por tudo que é, por tudo que representa. Ele é o único que pode resolver para nós, dentro do campo, em uma situação técnica. Não o único, mas é o cara que mais confiança tenho para nos dar o título e o torcedor tem que ter essa confiança nele. O craque é diferenciado nessas horas e, quarta-feira, o jogo é dele”, afirmou Cuca.

21 de julho de 2013 • Galo

Confiança no título da Libertadores está em alta no Galo
A confiança do Atlético na conquista do título da Copa Bridgestone Libertadores da América está em alta.
O torcedor demonstra o seu otimismo nas filas para comprar ingressos, enquanto comissão técnica e jogadores trabalham na expectativa de reverter a vantagem do Olimpia na decisão da próxima quarta-feira, às 21h50,no Mineirão.
“A gente tem que ter otimismo, confiança. Já passamos por situação assim. Agora é final, é mais difícil ainda, mas a gente tem uma chance. Se falasse com o torcedor atleticano no começo do ano e dissesse que, para ser campeão, teria a final em casa, mas tendo que fazer dois gols ou três, se ele aceitaria, não teria um que diria não, eles iam falar: deixa conosco. E, agora, é assim mesmo que vai ser”, declara o técnico Cuca.
“O titulo está próximo e depende da gente realizar. Então, não podemos medir esforços para isso. A gente tinha que fazer dois contra o Newell’s e não podia tomar nenhum, porque valia dois. Agora, temos que fazer dois e tem uma prorrogação. Vamos trabalhar bem trabalhado, entregar a vida e a alma dentro do campo porque é o nosso jogo”, afirma o treinador atleticano.
Cuca fala do momento histórico que o Atlético vive e das dificuldade enfrentadas até aqui na Libertadores.
“Estamos fazendo parte, se vier a acontecer, de uma mudança de história do clube e isso é muito difícil mexer, com a paixão. Costumo dizer que, quando ganho um jogo, ganho o direito de jantar fora. A gente aprendeu que, com fé, perseverança, dedicação, empenho, garra, força da torcida e união a gente consegue coisas que só Deus acredita, e já aconteceram muitas. Vamos passar por mais essa provação e, se a gente vencer, será a Libertadores mais dura de ter vencido porque, toda vez, tem que matar um leão por jogo”, comenta.
O artilheiro Diego Tardelli também exalta a confiança do grupo e falou da importância de uma possível conquista da Libertadores.
“Estou muito confiante, não só eu como todo o grupo e também o torcedor. Esse é o espírito, todo mundo acreditando, as filas, é assim que tem que ser porque a gente vai deixar tudo na quarta-feira, todos se entregando e acreditando os 90 minutos”, destaca o goleador.
“É o jogo mais importante da minha carreira. Sei o que vai representar para o clube, para o torcedor. Desde que joguei aqui pela primeira vez, me tornei um atleticano, então sei da importância desse título para a torcida e quero entrar para a história do Atlético”, diz Tardelli.

DECISÃO NA QUARTA

Restam apenas ingressos mais caros para Galo x Olimpia, pela final da Libertadores
Neste domingo, torcida alvinegra esgotou entradas mais baratas, de R$ 100 e R$ 200
Rafael Arruda - Superesportes
Publicação:21/07/2013 19:26
Atualização:21/07/2013 22:24
Terminou, no fim da tarde deste domingo, o primeiro dia da venda de ingressos para o jogo entre Atlético e Olimpia válido pela decisão da Libertadores. Na sede de Lourdes e no Mineirão, os torcedores esgotaram os bilhetes mais baratos, de R$ 100 e R$ 200.
Embora o Atlético não tenha confirmado oficialmente, a informação é de que ainda existem ingressos no valor de R$ 400 e R$ 500. A comercialização prossegue nesta segunda-feira, somente no Mineirão, de 10h às 17h.
A Minas Arena informou que a carga total vendida neste domingo foi de 40 mil bilhetes. A empresa é responsável por parte de um dos setores do Mineirão e os ingressos custam entre R$ 500 e R$ 600.
As filas formadas pelos torcedores devem ser menores nesta segunda-feira, já que sobraram apenas os ingressos mais caros. O limite continua sendo de cinco bilhetes por pessoa.
Já os 1,5 mil ingressos reservados para a torcida do Olimpia foram vendidos em Assunção, no Paraguai. A quantidade é praticamente a mesma disponibilizada aos atleticanos no primeiro jogo (1.685 bilhetes).
A expectativa de público para Atlético x Olimpia no Mineirão é de 60 mil pagantes e a previsão de renda ultrapassa os R$ 8 milhões. A quantia superaria o recorde nacional de R$ 6,9 milhões de Santos x Flamengo, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
Atlético e Olimpia decidem a Copa Libertadores na próxima quarta-feira, às 21h50, no Mineirão. O Galo perdeu o primeiro jogo por 2 a 0 e para ficar com o título terá de vencer em casa por três ou mais gols de diferença.
Confira os setores do Mineirão e seus respectivos preços
Superior Laranja – ESGOTADO
Inferior Laranja – ESGOTADO
Superior Roxo – GALO NA VEIA
Superior Amarelo – ESGOTADO
Inferior Amarelo - ESGOTADO
Superior Vermelho – R$ 400
Inferior Vermelho – R$ 500
Torcida do Olimpia (Superior Roxo) - R$ 250 (venda só no Paraguai)
Ingressos da Minas Arena - R$ 500 e R$ 600

Ansioso pela grande final, Jô espera balançar a rede para 'mudar' a vida

Centroavante treina forte para o confronto final
Patrick Vaz - Superesportes
Publicação:21/07/2013 15:22
Atualização:21/07/2013 15:46
O centroavante Jô esbanja otimismo para a grande final da Libertadores contra o Olimpia, nesta quarta, no Mineirão. Para ele, reverter a desvantagem de dois gols sofrida na última semana, no Paraguai, é perfeitamente possível, da mesma maneira como foi contra o Newell's pela semifinal. Ainda mais pelo fato da Massa comparecer em peso no Gigante da Pampulha.
“Dentro da competição mostramos que tudo é possível. A força da torcida vai ser fundamental na partida, eles acreditando como sempre acreditaram, que vamos reverter esse resultado”, afirmou.
Outro fator que deixa Jô confiante é a presença de Ronaldinho Gaúcho, acostumado com grandes decisões no decorrer da carreira. O técnico Cuca já até pontuou que quarta-feira será o jogo do craque alvinegro.
“Desde a chegada do Ronaldo, ganhamos uma força muito grande. Por isso, quando chega essa hora, confiamos muito nele nessa final. Mas não é só o Ronaldo. Durante toda a competição cada jogador teve sua importância. O Atlético tem um elenco muito forte e quem entra consegue decidir. Foi o caso do Luan, contra o Tijuana, no México, e outros jogadores também. Então, tenho certeza, que, independente de jogador, cada um vai dar conta do recado”, frisou.
O camisa 7 do Galo não esconde a ansiedade para a chegada da decisão. Ele espera deixar sua marca e ajudar o clube a conquistar o título mais importante em seus 105 anos de existência.
“Ser campeão da Libertadores, quem já foi, sabe o quanto muda a vida. A gente tenta ter tranquilidade, eu tenho ansiedade em fazer um gol na final, mas temos que ter tranquilidade que o gol vai sair. Um pouco de ansiedade não por ser artilheiro. Não ser artilheiro e ser campeão vai ser muito melhor. Tenho pecado um pouco no ultimo passe, mas estou treinando bastante para quarta-feira. O principal é ser campeão”, concluiu.
COPA LIBERTADORES


Diego Tardelli manda recado ao torcedor atleticano: "O Mineirão é meu palco"

Atacante brilhou em 2009 com a camisa alvinegra no Gigante da Pampulha

Tardelli se sente em casa no Gigante

Rodrigo Fonseca - Superesportes Publicação:21/07/2013 12:27
Se o Independência é a casa do Atlético na Libertadores, o Mineirão é o "palco" preferido de Diego Tardelli. A troca de estádio na decisão da Libertadores, forçada pelo regulamento da competição, não preocupa o atacante. O Mineirão foi modernizado para a Copa do Mundo, mas as lembranças de Diego Tardelli no Gigante da Pampulha são as melhores.
"Eu particularmente sempre gostei do Mineirão. Claro que o Independência é nossa casa, onde temos bom rendimento, mas quando fiquei sabendo que a final seria no Mineirão, foi muito bom. O Mineirão é meu palco, foi onde tudo de bom aconteceu para mim", ressalta.
Em 2009, na primeira temporada pelo Galo, Diego Tardelli foi protagonista. Ele foi o artilheiro do futebol brasileiro com 42 gols, boa parte deles no Mineirão.
"Agora temos que fazer um caldeirão do Independência no Mineirão", diz Tardelli. “É o campo ideal para a gente, com 60 mil torcedores empurrando a gente. Acho difícil as coisas darem errado".
COPA LIBERTADORES

Bilheterias do Mineirão são abertas neste domingo com cerca de 8 mil pessoas na fila
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:21/07/2013 10:30
Atualização:21/07/2013 10:36
Depois de um sábado de comercialização de ingressos para a final da Copa Libertadores exclusiva para sócios do Galo na Veia da modalidade prata, a venda antecipada para torcedores não associados do Atlético começou às 10h deste domingo, no Mineirão, local da decisão contra o Olimpia do Paraguai, marcada para quarta-feira, às 21h50.
Segundo a Polícia Militar, cerca de 8 mil pessoas amanheceram na fila formada ao redor do estádio da Pampulha. A Minas Arena, operadora do Mineirão, abriu 30 bilheterias. Cada torcedor pode comprar cinco bilhetes. Os mais baratos, no valor R$ 100, se esgotaram no sábado.
Confira os setores do Mineirão e seus respectivos preços
Superior Laranja – R$ 100
Inferior Laranja – R$ 200
Superior Roxo – GALO NA VEIA
Superior Amarelo – R$ 200
Inferior Amarelo - R$ 200
Superior Vermelho – R$ 400
Inferior Vermelho – R$ 500
Torcida do Olimpia (Superior Roxo) - R$ 250
EXEMPLO PARA O RIVAL

Cruzeiro já superou desvantagem de 2 a 0 do Olimpia no Mineirão com Almeida no gol
Na Supercopa de 1989, time celeste venceu paraguaios por 3 a 0 no Gigante da Pampulha. Atual treinador do Olimpia, Ever Hugo Almeida era o goleiro do Rei de Copas
Gustavo Andrade - Superesportes
Publicação:21/07/2013 07:15
Atualização:20/07/2013 17:11
Para superar a desvantagem de 2 a 0 diante do Olimpia na final da Copa Libertadores, o Atlético tem um exemplo positivo de seu arquirrival. Na Supercopa de 1989, o Cruzeiro venceu o panorama adverso e eliminou a equipe paraguaia, com goleada por 3 a 0 no Mineirão. Se repetir o feito do time celeste, o Galo será campeão nesta quarta-feira, no Gigante da Pampulha.
O duelo entre Cruzeiro e Olimpia, há 24 anos, aconteceu nas oitavas de final da Supercopa. Em Assunção, a partida disputada no Defensores del Chaco terminou com triunfo do Rei de Copas por 2 a 0. Samaniego e Meffa marcaram os gols do jogo. Atual treinador da equipe paraguaia, Ever Hugo Almeida era o goleiro titular do time naquela ocasião.
No jogo de volta no Mineirão, Almeida foi vazado três vezes. O zagueiro Chamas marcou contra. Edson e Careca fizeram os outros dois gols do Cruzeiro, assegurando o placar de 3 a 0 e levando a equipe à fase seguinte. Nas quartas de final, o time celeste foi eliminado pelo Argentinos Juniors.
Também em 1989, o Olimpia deixou escapar outra vantagem de 2 a 0, mas na final da Copa Libertadores. Depois de vencer em Assunção, o time paraguaio perdeu o título continental para o Atlético Nacional, da Colômbia, ao cair pelo mesmo placar em Bogotá e ser derrotado na disputa de pênaltis.
Desta vez, o Atlético precisa vencer por, no mínimo, três gols de diferença para conquistar o título. Vitória do Galo por dois gols de vantagem leva o jogo para prorrogação, seguido de disputa de pênaltis, se persistir o resultado.
Cruzeiro foi campeão em situação idêntica
Na edição da Supercopa de 1991, o Cruzeiro levantou a taça ao vencer o River Plate em situação idêntica à do Atlético neste ano. Em Buenos Aires, no Monumental de Nuñez, o time celeste foi derrotado por 2 a 0. No jogo de volta, no Mineirão, houve goleada cruzeirense por 3 a 0, com gols de Ademir e Mário Tilico (dois). Foi o primeiro título do Cruzeiro na competição que reunia campeões da Libertadores.

sábado, 20 de julho de 2013

20/07/2013 12h54 - Atualizado em 20/07/2013 12h54

Jô diminui impacto negativo de
jogar no Mineirão: ‘É nossa casa’
Atacante do Atlético-MG considera estádio melhor do que o Independência, levando-se em conta o estilo de jogo do adversário, o Olimpia, do Paraguai
Por Gabriel Duarte
Belo Horizonte
O caldeirão do Independência não poderá ser utilizado no segundo jogo da final da Taça Libertadores, contra o Olimpia, na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília). Mas, para o Atlético-MG, a mudança do local para o Mineirão não será empecilho para o clube alvinegro conquistar o título continental.
- Vamos trabalhar domingo e segunda lá. É um lugar que temos grande lembrança. Já colocamos uma faixa lá dentro. A meu ver, é um lugar melhor que o Independência, pelo estilo de jogo do Olimpia, que não é o mesmo do Newell’s. Lá, vamos ter o espaço para jogar. Lá é a nossa casa também, porque lá conquistamos muitos títulos, afirmou o atacante Jô.
Foi no Mineirão que o Atlético-MG ganhou o título do Campeonato Mineiro em cima do rival Cruzeiro, mesmo perdendo por 2 a 1, já que havia vencido o primeiro jogo, por 3 a 0, no Independência. O estádio do Horto é considerado o grande caldeirão do time, local em que não perde há 38 jogos.
O Independência não poderá ser usado na decisão, porque o estádio não comporta 40 mil pessoas, capacidade requisitada pela Conmebol para a decisão. O atacante Jô acredita que o time não terá problemas no Mineirão.
- Existem pequenas diferenças entre os dois estádios. No Independência, estamos acostumados a jogar, local onde sempre jogamos. Sempre nos demos bem lá. Mas quem quer ganhar a Libertadores não pode pensar assim. Todos nós acreditamos no título e não vai ter diferença de campo. Vamos tocar a bola e reverter esse resultado.

20/07/2013 18h55 - Atualizado em 20/07/2013 18h55

Torcedores pedem o título da Taça Libertadores: ‘Pode ser nos pênaltis’
Confiança na conquista é muito grande na fila para a compra de ingressos
Por Gabriel Duarte
Belo Horizonte
Sacrifício de alguns torcedores do Atlético-MG
Se para o técnico Cuca, a principal característica do atleticano é o sofrimento, o entendimento do torcedor alvinegro não foge à regra. Nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Mineirão, estão reservadas doses de emoção na segunda partida da final da Taça Libertadores.
E vale de tudo para acompanhar uma das partidas mais importantes da história do clube. Na fila para venda de ingressos, neste sábado, teve torcedor com cachorro, de muletas e com recém-nascidos no colo. Mas todos confiantes em uma vitória atleticana.
Mesmo com os ligamentos do tornozelo direito rompidos, o estudante Pedro Lemos, de 16 anos, não deixou de ir à fila e deu seu palpite, bem aos moldes atleticanos.
- Vai ser 2 a 0 no Mineirão. E vamos para os pênaltis de novo. O Victor e o Ronaldinho vão nos salvar. Com o Galo, tem que ser assim, na emoção.
Se Pedro não tem nem duas décadas de atleticano, a aposentada Ana Pereira da Cunha já está com o Atlético-MG há pouco mais de oito dezenas de anos. Confiante, ela levou seu animal de estimação para a fila, que estava vestido a caráter, com uma camisa 10 de Ronaldinho Gaúcho.
- O Atlético-MG é o meu amor, gosto muito do Galo e estou aqui agora para ver o título mais importante da história.
A venda de ingressos começou neste sábado e continua neste domingo, agora também para os torcedores comuns. O time precisa da vitória por mais de dois gols de diferença para ser campeão continental, sem precisar decidir o título nos pênaltis.

20/07/2013 14h03 - Atualizado em 20/07/2013 14h03

Mineirão fechado: torcida não vai
ter acesso aos treinamentos do Galo
Atlético-MG treina domingo e segunda-feira no local da grande decisão
Por GLOBOESPORTE.COM
Belo Horizonte
O Atlético-MG definiu que não abrirá o acesso os treinamentos para os torcedores no Mineirão, neste domingo e nesta segunda-feira. O técnico Cuca chegou a pensar na possibilidade de contar com a presença da torcida, mas disse que a decisão ainda dependeria de um acerto com a diretoria do clube alvinegro.
Os jogadores atleticanos voltarão aos treinos neste domingo, pela manhã, no local da partida da decisão da Taça Libertadores, contra o Olimpia, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), e também treinarão no estádio, na segunda à noite.
A preparação será encerrada na terça-feira, em treinamento na Cidade do Galo. O time alvinegro precisa da vitória por mais de dois gols de diferença para conseguir o título no tempo normal e para não levar a decisão para a prorrogação e para os pênaltis. Na primeira partida, o Olimpia venceu por 2 a 0, no Defensores del Chaco, em Assunção.

Torcida lota entorno do Mineirão por ingressos para final da Libertadores

Apenas associados do Galo na Veia Prata podem adquirir ingressos neste sábado
Redação - Superesportes
Publicação:20/07/2013 14:34
Atualização:20/07/2013 17:20
A venda exclusiva de ingressos aos associados do Galo na Veia Prata para a final da Libertadores entre Atlético e Olimpia ocorreu com grande movimentação de torcedores, no Mineirão. As enormes filas começam no setor sul e terminam na Avenida Abrahão Caram, formando quase uma volta completa no estádio.
Os ingressos foram vendidos apenas na bilheteria sul do Mineirão. Cada torcedor da modalidade Galo na Veia Prata pôde adquirir um ingresso.
Neste domingo, na sede de Lourdes, apenas os torcedores que receberam senhas de atendimento poderão comprar ingressos.
Para os torcedores comuns, haverá comercialização de bilhetes também neste domingo, no Mineirão. A venda será realizada das 10h às 17h, somente na bilheteria Sul do estádio. O preço das entradas varia entre R$ 100 e R$ 500.
Confira os setores do Mineirão e seus respectivos preços
Superior Laranja – R$ 100
Inferior Laranja – R$ 200
Superior Roxo – GALO NA VEIA
Superior Amarelo – R$ 200
Inferior Amarelo - R$ 200
Superior Vermelho – R$ 400
Inferior Vermelho – R$ 500
Torcida do Olimpia (Superior Roxo) - R$ 250
COPA LIBERTADORES

Cuca comanda treino tático, observa Michel e testa Luan na lateral direita
Técnico demonstra dúvida na lateral direita e improvisa Luan no treino deste sábado
José Cândido Junior - Superesportes
Publicação:20/07/2013 12:05
Atualização:20/07/2013 15:38
Em preparação para a grande final da Copa Libertadores, Cuca comandou treino tático neste sábado, na Cidade do Galo. O treinador aproveitou para observar Michel na lateral direita, único especialista na posição disponível para substituir Marcos Rocha, suspenso. O meia Luan, que atuou no time reserva, também foi testado na posição durante a atividade.
Michel sofreu uma torção no tornozelo no treino de sexta-feira, mas participou normalmente da atividade deste sábado. No entanto, o técnico Cuca continua com dúvida na lateral direita, já que improvisou Luan no setor. O volante Rosinei é outra opção do treinador para a posição. Já Carlos César, outro lateral-direito do elenco, está lesionado. Na esquerda, Junior César ficou com a vaga de Richarlyson, suspenso devido ao cartão vermelho recebido em Assunção.
Em recuperação de estiramento na coxa, Leandro Donizete treinou com bola, mas ainda não foi liberado pelo departamento médico e segue como dúvida para enfrentar o Olimpia. Sem o volante, Cuca escalou o Galo com Victor; Michel, Leonardo Silva, Réver e Junior César; Pierre, Josué, Diego Tardelli, Ronaldinho e Bernard; Jô.
Para a segunda partida da final contra o Olimpia, Cuca terá o retorno de Bernard, que cumpriu suspensão automática em Assunção. O jogo decisivo será nesta quarta-feira, às 21h50, no Mineirão. O Galo precisa vencer por, no mínimo, três gols de diferença para conquistar o título. Vitória atleticana por dois gols de vantagem leva o jogo para prorrogação, seguido de disputa de pênaltis, se persistir o resultado.

COPA LIBERTADORES

Cuca e a dedicação máxima pelo título: "Largo a minha vida por isso aqui"
Técnico do Galo destaca responsabilidade na decisão brinca com fama de azarado
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:20/07/2013 11:00
Atualização:20/07/2013 18:04
Cuca mora na Cidade do Galo. Lá, além dos treinos, estuda os adversários. Analisa os erros e acertos do Atlético. Cuca respira o clube. Tudo isso em busca de um título de expressão, que pode vir nesta quarta-feira, na decisão da Libertadores contra o Olimpia. Para isso, o Galo precisa vencer por três gols de diferença.
“Se Deus quiser, a consagração vai vir quarta-feira. Eu sou quem mais sofro, talvez ali comigo o Kalil (presidente do Atlético). Largo a minha vida por isso aqui, minha família, minhas filhas. Sou quem mais quer isso. Mas tem de ter equilíbrio, tem de manter a concentração, não adianta colocar a emoção na frente da razão, se não você dá um ponta pé no começo do jogo e é expulso.”
A taça da Libertadores será um marco para Cuca e para o Atlético, clube que também persegue uma grande conquista:
“A gente está fazendo parte, se vier a acontecer, de uma mudança de história de um clube. É muito difícil mexer com a paixão. Quando ganho jogo, eu ganho direito de ir jantar fora. Se perder, é só pressão, xingão na cabeça. Você mexe com a emoção. Um cara ajoelhou na minha frente, disse que a vida dele esta na minha mão. Não é um só. É esse título que eles querem. Imagina o peso. Esta campanha mostra um Atlético diferente. Tempo atrás, estava tudo perdido, mas com fé, dedicação, a gente superou isso. Se a gente vencer, será a Libertadores mais dura que já vencida.”
Cuca não deixou de brincar com a fama de azarado: “É o jogo mais importante da história do clube e automaticamente nosso, ou você acha que eu não quero ganhar uma Libertadores para vocês pararem de encher o saco e me chamarem de azarado. É a coisa que mais quero na vida.”
Cuca vê Mineirão como melhor opção para o Galo decidir jogo com o Olímpia

Treinador esquece lamentações sobre veto ao Independência
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:20/07/2013 09:00
Atualização:19/07/2013 19:55
O Mineirão vai fazer bem ao Atlético, ressalta o técnico Cuca. É no Gigante da Pampulha que o Galo vai decidir a Copa Libertadores contra o Olímpia, quarta-feira. O time precisa vencer por mais de dois gols de diferença.
“A meu ver, é um lugar melhor para jogar hoje do que o Independência. O estilo do Olimpia é diferente do Newell’s. Lá teremos mais espaço para jogar”, disse Cuca.
Opção do Atlético para a disputa da Libertadores, o Independência foi vetado pela Conmebol para a final por causa da capacidade inferior a 40 mil pessoas, conforme exigência do regulamento. A diretoria do Galo lutou para manter o jogo no Independência, mas não obteve sucesso.
Cuca deixou as lamentações de lado: “O Mineirão sempre foi a casa do Galo e do Cruzeiro. Lá tiveram jogos memoráveis. Joguei muitas vezes contra o Galo. É muito mais forte ter uma casa com 60 mil do que com 23 mil.”
Para melhor adaptação ao gramado, o Atlético programou dois treinos no Mineirão: “Vamos treinar domingo e segunda, para nos adaptarmos à situação de jogo, não só campo, mas vestiário.”
17 de julho de 2013 • Galo

Copa Brasil Sub-17: Juvenil vence o Náutico nos Aflitos
O time juvenil do Atlético estreou com vitória na 1ª Copa Brasil da categoria. O Galinho derrotou o Náutico por 2 a 1, de virada, na última terça-feira, no estádio dos Aflitos, em Recife. O jogo de volta será neste sábado, às 16h, na Arena do Calçado, em Nova Serrana.
A equipe que avançar enfrentará, na segunda fase, o vencedor do confronto entre Santos e Goiás.

18 de julho de 2013 • Galo

Atlético já venceu o Olimpia por 2 a 0 no Mineirão
O Atlético já derrotou o Olimpia por dois gols de diferença, no Mineirão, palco da decisão da Copa Bridgestone Libertadores, às 21h50 da próxima quarta-feira, em Belo Horizonte.
Foi em 16 de setembro de 1992, no primeiro jogo da final da então inédita Copa Conmebol.
Os dois gols foram marcados por Negrini. A partida foi acompanhada por mais de 60 mil pagantes.
Confira os detalhes da vitória atleticana no 1º jogo da final da Copa Conmebol de 1992:
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 2 x 0 OLIMPIA
Motivo: Copa Conmebol – 1º jogo da final
Data: 16/09/1992
Estádio: Mineirão
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Gols: Negrini (30’) e (58’)
Árbitro: Hernan Silva (CHI)
Público pagante: 60.116
Renda: CR$ 589.715,00
Atlético
João Leite (Humberto); Alfinete, Luis Eduardo, Ryuller e Paulo Roberto Prestes; Éder Lopes, Moacir, Negrini e Aílton; Sérgio Araújo e Claudinho. Técnico: Procópio Cardoso.
Olimpia
Goygochea; Caceres, Ramires, Nunez e Soarez; Adolfo Hara, Vidal Sanabria, Jorge Campos e G. González (Meza); Amarillia (Samariego) e Miguel Sanabria. Técnico: Roberto Perfumo.


DM da base do Atlético-MG pendura faixas de incentivo no CT do clube



Faixa de incentivo ao Galo na varanda de um dos quartos da base (Foto: Frederico Ribeiro)

Max França: "Espero que os jogadores gostem" (Foto: Frederico Ribeiro)
Cinco faixas feitas por funcionários da categoria de base do Atlético-MG ilustraram a entrada da Cidade do Galo com mensagens de confiança no título da Libertadores
Frederico Ribeiro - 19/07/2013 - 16:27 Belo Horizonte (MG)
Membros do Departamento Médico do Atlético-MG resolveram agir de maneira incisiva em um momento que qualquer gesto de motivação é bem vindo no Galo. Com faixars penduradas nas varadas dos quartos dos jogadores da base, o DM do Galinho colocou cinco faixas com mensagens de apoio e reforçando a campanha #Euacredito.
A ideia partiu de cinco membros do DM. Bruno Leite, por exemplo, disse que o momento é justamente esse, de que todos os atleticanos se unem para incentivar o Galo contra o Olimpia. O clube precisa vencer por pelo menos dois gol e levar a decisão para a prorrogação. O jogo é quarta-feira que vem, no Mineirão.
As frases aliam a paixão do torcedor alvinegro e pedem para que os jogadores joguem o jogo da vida. Algumas delas tiveram a cabeça de Max França, fisioterapeuta do DM da base.
- Eu tive a ideia de algumas frases, sempre tentando relacionar o desafio que o Galo terá com a torcida, com a batalha mesmo. Foi uma ideia em conjunto e espero que os jogadores gostem - afirmou o fisioterapeuta.
Confira as frases penduradas:
"Aquele que obtém uma vitória sobre outros é forte, mas aquele que obtém uma vitória sobre si próprio é poderoso. Somos funcionários, somos fanáticos, somos todos em um só time. SOMOS CLUBE ATLÉTICO MINEIRO"
"Quando olharem para a arquibancada, lembrem-se daqueles que estarão torcendo para cada gota de suor que cair, cada desarme que fizerem e de cada atleticano que chorar. Porque nem sempre todo choro é de tristeza! #EUACREDITO"
"Galo, seremos cada folha de grama. Estaremos dentro de cada escudo de seus uniformes e caminharemos juntos para a vitória, #EUACREDITO"
"A história é feita de heróis, lembrar dos heróis é como lembrar de seus feitos. Vocês já são nossos heróis! Escrevam nossa história. #EUACREDITO"
"Estaremos dentro de cada escudo de suas camisas! O coração que bate nas camisas de vocês são os mesmos que vão se emocionar com a vitória!. #EUACREDITO"

Após substituição em Assunção, Cuca confia em R10: 'O jogo (quarta) é dele'
Técnico Cuca destacou que Ronaldinho continua sendo o homem de confiança para que o Atlético-MG possa vencer o Olimpia e garantir um inédito título da Libertadores
LANCEPRESS! - 19/07/2013 - 19:14 Belo Horizonte (MG)
A substituição de Ronaldinho, aos 20 minutos do segundo tempo da partida contra o Olimpia, na primeira final da Libertadoresde 2013, no Paraguai, deu o que falar. O jogador estava mal em campo e saiu sem ter um contato com o técnico Cuca. E, nesta sexta, o treinador disse que R10 é o cara para decidir o jogo de volta.Cuca explicou que Ronaldinho acabou sendo marcado e anulado pelo volante Aranda e, por isso, foi sacado. Mas deu todo o suporte, na sua fala, para que o camisa 10 desequilibre no jogo que é, mesmo, o mais importante da história do Alvinegro.
- O Ronaldo é um jogador fantástico, duas vezes melhor do mundo, referência nossa, jogador fantástico, eu não sei se ele fez mais bem para o Atlético ou o Atlético para ele, desde que chegou as coisas são maravilhosas, é o jogador mais técnico que comandei, falaram que eu tirei ele da Seleção, não é verdade, mas ele é o cara que tenho mais confiança que eu tenho que pode me dar o título, é quem eu mais tenho confiança, quarta-feira o jogo é dele, pode ter certeza - disse o comandante.
Ronaldinho estava tranquilo na Cidade do Galo, nesta sexta-feira, e quando o lanche tradicional da imprensa passou por perto do jogador, com duas bandejas de cachorro-quente, ele olhou, cheirou e brincou com o funcionário. Cuca voltou a destacar que a humildade do jogador é algo que impressiona. Essa personalidade do atleta, então, acaba evitando uma animosidade com o fato da substituição em Assunção.
- A casa dele tem cachorro? (Cuca foi perguntado se R10 estava 'mordido') Está alegre, feliz, é um cara muito humilde, por tudo o que ele conquistou, tem, é um cara muito humilde, ele saiu do jogo, muito jogador que não ganhou nada vai para o vestiário, ele ficou no banco ate o final, alguém falou que ele saiu de cara amarrada, se sai rindo, alguém fala que ele está rindo, é um cara muito humilde - completou o treinador.
Junior Cesar também falou com R10: 'Queria que o jogo fosse amanhã'
Amigos de longa data (desde a época do Flamengo) Ronaldinho e Junior Cesar podem ser campeões em campo, juntos, da Libertadores. Algo que poderia ter acontecido em 2012, quando os dois foram eliminados da competição pelo Fla. E, próximo do craque, o lateral-esquerdo também afirmou que Ronaldinho está tranquilo para a final diante do Olimpia.
- Ronaldo está muito tranquilo. Um cara sensacional, humilde. Tivemos uma conversa com ele. Está muito contente. O que passou, passou. Não adianta ficar relembrando mais. Temos que nos preparar bem - afirmou o camisa 6, que completou dizendo que o craque quer jogar logo a final:
- Ele gostaria que o jogo fosse amanhã.
Michel torce tornozelo em treino e Cuca trabalha com Luan ou Rosinei
Substituto natural de Marcos Rocha, suspenso, pode não ter condições de atuar na final contra o Olimpia e Cuca revela quem pode ser os nomes da lateral direita
LANCEPRESS! - 19/07/2013 - 18:49 Belo Horizonte (MG)
O técnico Cuca acabou virando jogador no treino do Atlético-MG, na tarde de sexta-feira, para substituir Michel, que saiu com o tornozelo torcido e preocupa. Agora, na fala do treinador, Michel continua na expectativa de substituir o suspenso Marcos Rocha na final, mas há dois jogadores que podem fazer a função do camisa 2: Luan e Rosinei.
- Michel torceu o tornozelo, saiu do treino, vamos trabalhar outras opções e esperar o Michel. Temos o Rosinei ou o Luan - afirmou o treinador.
No jogo de ida da final, quem ficou no setor de Marcos Rocha foi o volante Pierre, fazendo marcação individual em Salgueiro. Rocha virou ponta direita. Rosinei e Luan possuem características diferentes de jogo. Enquanto um seria para ter um ganho no apoio, o outro protege mais o lado direito, liberando Junior Cesar do outro lado.
DE SAÍDA

Jornal inglês divulga provável contratação de Bernard pelo Arsenal por R$ 72 milhões
De acordo com Daily Mail, clube londrino venceu concorrência pela revelação
Redação - Superesportes
Publicação:20/07/2013 00:47
Atualização:20/07/2013 01:11
Um dos destaques do Atlético, o atacante Bernard teve o nome citado como provável reforço do Arsenal, da Inglaterra. O clube londrino estaria perto de anunciar a contratação da revelação alvinegra, de acordo com o jornal Daily Mail. O valor da negociação seria de 21 milhões de libras, cerca de R$ 72 milhões, conforme a publicação.
Nos últimos meses, surgiram várias notícias sobre o interesse de clubes europeus pela joia atleticana, de 20 anos, um dos principais jogadores do clube na conquista do Campeonato Mineiro e na campanha positiva na Copa Libertadores, ajudando o time a chegar à final.
De acordo com a reportagem do Daily Mail, o Arsenal venceu a concorrência de clubes como Porto, Dortmund, Liverpool e Tottenham, por ter feito proposta superior. Recentemente, o presidente do Atlético, Alexandre Kalil, disse que só uma equipe do exterior tinha feito uma oferta concreta pelo atacante, mas ele manteve o nome em sigilo.
Promovido ao grupo profissional do Atlético em 2011, sob o comando do técnico Dorival Júnior, Bernard se firmou como titular no ano seguinte, quando foi a revelação do Campeonato Brasileiro. Ele manteve o nível de atuações em 2013, sendo peça fundamental para o rendimento positivo da equipe na Libertadores. O jogador desfalcou o alvinegro no primeiro duelo da final, derrota por 2 a 0 em Assunção, por causa de suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Mas tem retorno assegurado na decisão, quarta-feira que vem, no Mineirão.

Pierre aborda lado positivo do Mineirão na final: 'Cabe o triplo'
Volante do Atlético-MG diz que jogador que chega na final da Libertadores não tem que escolher estádio para se jogar a decisão do torneio internacional
LANCEPRESS! - 19/07/2013 - 14:27 Belo Horizonte (MG)
Para o Atlético-MG, jogar no Independência, até por conta da derrota no primeiro jogo da final da Libertadores, para o Olimpia, seria o ideal. Mas, sem o Horto, o Mineirão se apresenta como um palco tão eficiente para pressionar o time paraguaio. Nesta linha de pensamento está o volante Pierre, que lembrou da capacidade do Gigante da Pampulha, bem maior em relação à casa do Galo.
- Acho que a equipe que pensa em levantar a Libertadores não tem que escolher estádio não. É pensar no lado positivo, triplo de torcida (23 mil contra 64 mil) no Mineirão, vai ser um caldeirão e a torcida vai estar junto com a gente. A gente vai fazer de tudo para dar a volta por cima - afirmou o volante.
Para o segundo jogo da decisão da Libertadores, há novas regras de competitividade. O gol fora de casa não tem o mesmo peso das outras fases. E, em caso de igualdade no placar agregado, há 30 minutos de prorrogação antes da necessidade e haver disputa de pênaltis. Para Pierre, a primeira mudança é positiva também.
- Nós somos capazes, temos condições de reverter essa situação. É um fator positivo, porque se tomar um gol, não terá o desespero de fazer quatro. Vamos trabalhar bastante nesses dias aí para fazer um grande jogo - completou.
ATLÉTICO

Cuca aposta tudo em Ronaldinho para Atlético ser campeão da Copa Libertadores
Treinador refuta insatisfação e põe todas as fichas no camisa 10 alvinegro
Luiz Martini - Superesportes
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:19/07/2013 18:30
Atualização:19/07/2013 19:49
Nos momentos decisivos, o craque tem que resolver. Com essa filosofia, o técnico Cuca aposta todas as fichas em Ronaldinho Gaúcho para a final da Libertadores. Com a missão de inverter dois gols de vantagem do Olimpia, o Galo jogará diante de sua torcida no Mineirão. Depois de dizer que R10 é o jogador mais técnico que já comandou, o treinador justificou porque deposita esperança no jogador para a decisão contra os paraguaios.
"É um jogador fantástico, duas vezes melhor do mundo, referência nossa, jogador fantástico. Eu não sei se ele fez mais bem para o Atlético ou o Atlético para ele. Desde que chegou aqui, as coisas são maravilhosas. É o jogador mais técnico que comandei. Falaram que eu o tirei da Seleção, mas não é verdade. Ele é o cara que tenho mais confiança, que eu confio que pode me dar o título. Não só ele, mas há outros também. Na quarta-feira o jogo é dele, pode ter certeza”, concluiu Cuca.
Depois de sacar Ronaldinho em Assunção e justificar a substituição, Cuca exaltou o comportamento do jogador ao sair de campo. “Ele (Ronaldinho) está alegre e feliz. É um cara muito humilde, até por tudo o que ele já conquistou. Muito jogador que não ganhou nada vai para o vestiário, ele ficou no banco até o final. Alguém falou que ele saiu de cara amarrada, mas se sai rindo, alguém fala que ele está rindo. É um cara muito humilde”, completou.
Por fim, o treinador comentou o motivo de ter optado por Guilherme na alteração do Defensores del Chaco. “O Ronaldo, naquele jogo, não estava bem, era bem marcado e estava errando coisas que normalmente não erra. A gente tinha de fazer alguma coisa. Passou na minha cabeça colocar o Guilherme, para mim é natural"
O lateral Junior Cesar também concedeu entrevista na Cidade do Galo e revelou que conversou com Ronaldinho. Segundo o lateral, o armador está feliz e confiante.

Galo x Olimpia: Venda de ingressos começa neste sábado
Massa alvinegra pretende lotar o Mineirão e empurrar o time para conquistar a América
LANCEPRESS! - 19/07/2013 - 15:55 Belo Horizonte (MG)
Acabou a espera! A partir deste sábado, os torcedores do Atlético-MG já poderão comprar os ingressos para a sonhada final da Libertadores, contra o Olimpia, dia 24, no Mineirão. Das 10h às 17h, associados do Galo na Veia Prata, modalidade de sócio-torcedor do clube, terão prioridade na compra dos bilhetes. Somente a partir deste domingo, a venda será liberada para o restante dos torcedores (apenas na bilheteria sul do Mineirão).
Na sede oficial do clube, no bairro de Lourdes, somente as pessoas que forem cadastradas e receberem as senhas de atendimento pela Polícia Militar, serão atendidas e poderão, assim, fazer a retirada dos ingressos. Mais de 50 mil bilhetes estão destinados aos atleticanos. A venda para os torcedores do Olimpia já começou, e os torcedores terão cerca de 1600 lugares reservados no Gigante da Pampulha.
Atlético-MG e Olimpia fazem o segundo e último jogo da Copa Libertadores da América 2013. Derrotado no primeiro confronto por 2 a 0, o Galo terá que aplicar uma vitória de pelo menos dois gols de diferença para levar a decisão para a prorrgação e pênaltis. O duelo será realizado no Mineirão, na próxima quarta-feira às 21h50.
Confira o preços dos ingressos:
SETOR NORTE LARANJA SUPERIOR – R$100,00
SETOR NORTE LARANJA INFERIOR – R$200,00
SETOR SUL AMARELO SUPERIOR – R$200,00
SETOR SUL AMARELO INFERIOR – R$200,00
SETOR SUPERIOR LESTE VERMELHO – R$400,00
SETOR INFERIOR LESTE VERMELHO – R$500,00
SETOR SUPERIOR OESTE ROXO – GALO NA VEIA – R$500,00
SETOR INFERIOR OESTE ROXO – IMPRENSA / CAMAROTES
SETOR SUPERIOR OESTE ROXO (VISITANTE) – R$250,00
ATLÉTICO

Cuca estuda abrir um dos treinos no Mineirão e conversará com Alexandre Kalil
Torcida pode ter chance de acompanhar atividade do Galo com doação de alimentos
Luiz Martini - Superesportes
Publicação:19/07/2013 18:23
Atualização:19/07/2013 18:50
O Atlético quer estar mais próximo do torcedor antes da final da Libertadores, marcada para quarta-feira, contra o Olimpia. Depois de agendar dois treinamentos no Mineirão – no domingo e na segunda-feira -, o clube pode abrir uma das atividades para a torcida. O técnico Cuca pretende levar a ideia adiante e conversar sobre a liberação com Alexandre Kalil.
“Temos de pensar bem isso, qual o motivo que nos leva abrir o estádio e colocar 40 mil, a gente precisa do apoio da torcida. Sabe o que seria bom aí, colocar 1kg de alimento, seria melhor do que isso (apoio), pode ser que a gente faça isso, mas quem manda é o presidente”, disse o treinador.
Mesmo depois de ser derrotado por 2 a 0 em Assunção, o Atlético recebeu apoio de seus torcedores. No embarque para Belo Horizonte, os jogadores ouviram os gritos de “Eu acredito”, lema usado pelo torcedor desde a semifinal contra o Newell’s. A manifestação continua em evidência nas redes sociais e em faixas espalhadas na Cidade do Galo.
Se o treino do Atlético for aberto, os torcedores devem ter que levar um quilo de alimento não-perecível para assisti-lo no Mineirão.
A atividade de domingo será pela manhã. Já o treino de segunda-feira está marcado para as 20h.
ATLÉTICO

Opção para a lateral direita, Michel dá susto em treinamento do Atlético
Com suspensão de Marcos Rocha, lateral reserva pode disputar a final
Luiz Martini - Superesportes
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:19/07/2013 17:25
Atualização:19/07/2013 18:00
Único especialista à disposição para a lateral direita, Michel deu um susto na comissão técnica do Atlético nesta sexta-feira. O jogador teve uma torção no tornozelo direito durante o treinamento com bola na Cidade do Galo.
O médico do Atlético, Marcus Vinícius dos Santos, disse que, a princípio, a situação do lateral não preocupa. Como Marcos Rocha está fora da final da Copa Libertadores por ter recebido o terceiro amarelo em Assunção, a recuperação de Michel aumenta as opções do técnico Cuca.
O reserva imediato de Marcos Rocha é Carlos César, mas ele está no departamento médico. Outras hipótese para o confronto contra o Olimpia é o volante Rosinei, que poderia atuar de forma improvisada. Uma novidade apontada pelo técnico Cuca foi o atacante Luan, que exploraria a velocidade pelo setor.

ADAPTAÇÃO


Atlético agenda treinamentos no Mineirão para domingo e segunda-feira
Jogadores terão oportunidade de reconhecimento do gramado antes da decisão
Redação - Superesportes
Publicação:19/07/2013 17:14
Atualização:19/07/2013 18:48
O Atlético confirmou que fará dois treinamentos no Mineirão nos próximos dias. A atividade está marcada no domingo e na segunda-feira. Na quarta, o Alvinegro encara o Olímpia, às 21h50, em partida que define o título da Libertadores.
Depois do confronto de ida em Assunção, a diretoria do Galo se pronunciou sobre o interesse em treinar no Mineirão antes da final. Como o clube tem mandando seus jogos no Independência, a atividade é uma forma de adaptação aos jogadores.
A atividade do domingo será pela manhã. Já o treinamento de segunda-feira está marcado para as 20h.
Para levantar a taça, o Galo precisa superar os paraguaios por três gols de diferença. Triunfo por dois gols leva a partida para a prorrogação. Se a vantagem persistir, o campeão será conhecido através da disputa de pênaltis.
Olimpia
Derrotado por 2 a 0 no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, o Atlético não pôde fazer o reconhecimento do gramado no dia que antecedeu o confronto. O clube optou por treinar em outro campo, pois não era permitido o uso de chuteiras no local. A posição dos organizadores é que eles estavam preservando o gramado.
Para a estadia em Belo Horizonte, os atletas do Olímpia só devem entrar no Mineirão no dia da partida. Na próxima terça, eles solicitaram as dependências da Toca da Raposa II para treinar.
COPA LIBERTADORES

Diego Tardelli espera Olimpia retrancado no Mineirão, mas confia no Atlético
'Agora é hora de chamar a responsabilidade', disse camisa 9 do Galo
Publicação:19/07/2013 08:50
Atualização:19/07/2013 09:17
Thiago de Castro
De Assunção
Com a vantagem de ter vencido por 2 a 0 em Assunção, o Olimpia tentará o seu tetracampeonato da Copa Libertadores na próxima quarta-feira, contra o Atlético. Para o atacante Diego Tardelli, a estratégia dos paraguaios será defensiva no Mineirão.No entanto, o camisa 9 alvinegro crê no título do Galo. Ele avisa que o clube tem qualidade para superar as adversidades.
“A gente sabe que eles vêm fechados, na retranca. Mas a gente tem jogadores de qualidade. Agora é hora de chamar a responsabilidade. É um jogo importantíssimo. Vamos nos preparar muito bem para essa partida”, afirma Tardelli.
No Defensores del Chaco, o futebol do Galo não encaixou. Apesar de ter feito um gol mal anulado no primeiro tempo, o Olimpia acabou em vantagem no placar. Tardelli quer deixar a derrota no passado e confia na capacidade dos seus companheiros para fazer história em Belo Horizonte.
“Agora é esquecer essa derrota. Nosso time tem muita qualidade para vencê-los no Mineirão”, decreta o jogador.

Armadores terão missões especiais, que vai além da final da Libertadores, na quarta-feira que vem, no Mineirão, na volta da decisão contra o Olimpia, do Paraguai
LANCEPRESS! - 18/07/2013 - 17:18 Belo Horizonte (MG)
Ronaldinho Gaúcho, apagado em campo contra o Olimpia, deve ter voltado para o Brasil com o pensamento de que poderia ter rendido bem mais na primeira partida da decisão da Libertadores entre o time paraguaio e o Atlético-MG. Assim, ele postou na sua fanpage do Facebook que continua acreditando na virada do Galo.
R10 terá uma semana de descanso e treinamentos até o jogo que pode decidir seu retorno para a Seleção Brasileira, na Copa do Mundo de 2014, seu grande sonho desde que chegou ao Alvinegro, em junho de 2012. Para tanto, ele mandou um recado de esperanças para a Massa:
- Ainda não acabou! Temos mais um jogo pra dar o sangue e buscar esse título. Acreditamos na força do grupo e da nossa torcida. Eu acredito!.
"Eu não desisto"

Nem a derrota para o Olimpia por 2 a 0 no Paraguai, no primeiro jogo da final da Libertadores, tirou o otimismo dos atleticanos, que creem na conquista do título
Marcelo da Fonseca - Estado de Minas
Publicação:19/07/2013 08:24
É nas horas mais difíceis que o torcedor atleticano se volta para a famosa frase de Roberto Drummond. Aquela que fala que, se houver uma camisa preta e branca pendurada no varal durante uma tempestade, o atleticano torce contra o vento. No dia seguinte à derrota do Galo por 2 a 0 no Paraguai, no primeiro jogo da final da Copa Libertadores, a torcida deixou claro pelas ruas da capital uma enorme disposição para enfrentar a próxima tempestade, que tem data marcada para quarta-feira, quando o time enfrenta novamente o time paraguaio na partida de volta da final. Entre os motivos apontados pelos torcedores para manter a confiança em alta em busca do título inédito estão as últimas vitórias dramáticas do Atlético como mandante.
Dos mais jovens aos torcedores tarimbados – que já viram quase tudo acontecer com o Atlético –, continuam vivas as lembranças do pênalti defendido por Victor no último minuto contra o Tijuana, do México, pelo jogo de volta das quartas de final, e o gol de Guilherme próximo do fim da partida contra o Newell’s Old Boys, que garantiu a disputa de pênaltis, com mais emoções para a torcida e uma defesa milagrosa do goleiro Victor. “Depois de tudo isso que vivemos, não tem como desanimar com esse tropeço no Paraguai. Foi uma pena aquele gol no fim, mas esse grupo já mostrou que luta até o fim. É isso que espereamos deles na quarta-feira. Vai ser contra o vento, mas é assim mesmo que torcemos”, afirma o eletricitário Carlos Augusto Torres, de 50 anos, que fez questão de sair de casa ontem com a camisa do Galo.
A aposta na força das arquibancadas é outro fator que deixa os atleticanos com esperança renovada para ficar com a tão esperada taça continental. O troféu desembarcou na capital mineira na noite de ontem e foi levado para a sede da Federação Mineira de Futebol. De hoje, a partir das 10h, até o dia do jogo, ele ficará exposto no estacionamento do Mercado Central. Até a polêmica sobre o local do jogo – Independência ou Mineirão – já está descartada pela torcida, que confia em uma pressão ainda maior no Mineirão. “Com 60 mil empurrando o time do início ao fim, ganhamos muita força. Esse é o caminho. Manter a motivação lá em cima, pressionar logo no início e mostrar que o Galo é o time da virada”, diz a empresária Rebeca Xavier, de 27 anos.
IDEIAS PARA CUCA Além da crença nos fatores extracampo que têm ajudado muito o grupo alvinegro, os torcedores já pensam nas apostas táticas que podem ajudar o time a buscar o resultado de pelo menos dois gols para, no mínimo, levar a decisão para a prorrogação. “Nesta semana é preciso treinar algumas jogadas para que Ronaldinho Gaúcho consiga sair da marcação forte dos adversários. O principal é fazer um gol logo no início da partida, para pressionar os paraguaios”, indica a fisioterapeuta Jaqueline Klifford, de 36.
O camisa 10 do Galo é o mais lembrado pelos torcedores em relação ao jogador que mais precisa atuar bem para que o time seja campeão. “O Tardelli tem lutado muito como sempre e o Ronaldinho já mostrou que sabe tudo com a bola no pé e que joga com muita vontade também. Mas teve dificuldade ontem (quarta-feira). Então é contar com eles para essa decisão”, diz o estudante Roberto Cardoso, de 23. Já o professor de música Thiago Vidal, de 31, alerta que o craque precisa voltar a jogar mais recuado, fazendo lançamentos para os atacantes. “Não adianta ter R10 enfiado lá na frente, onde tem que brigar pela bola. No início do ano, quando estava mais próximo dos volantes e chegava de trás, as jogadas eram perfeitas.”
Para grande parte dos atleticanos, os dois desfalques nas laterais não devem ser tão sentidos pelo time, uma vez que Richarlyson tem sido muito questionado por parte da torcida. A volta de Bernard e a possível recuperação de Leandro Donizete também são motivos de confiança. “O meio-campo do Galo ganha mais força com Donizete, que participa muito da saída de bola. É um jogador fundamental para a próxima partida. E Bernard, jogando o que sabe, cria uma ótima opção de gols. A expectativa é boa e jogando em casa vamos dar trabalho”, afirma o economista Evaldo Oliveira, de 70.
Independentemente da tática apontada como ideal, um consenso entre a torcida é que na quarta-feira será preciso jogar com muito coração. Alguns torcedores já esperam um sofrimento grande durante a partida, mas apostam que no fim serão recompensados com o título. “Esse Galo não deixa a gente sem uma emoção à flor da pele. E é assim que estamos acostumados sempre. Agora é hora de renovar as energias, preparar o coração e ir com tudo até o fim. Nosso apoio está sempre garantido”, promete a comerciante Lourdes Maciel, de 60 anos.
MEMÓRIA
Só uma façanha
Na história da Copa Libertadores, apenas uma vez uma equipe conseguiu tirar a vantagem do adversário depois de perder por 2 a 0 no jogo de ida da decisão. Foi em 1989 e o mesmo Olimpia estava prestes a comemorar o título diante do Nacional de Medellín depois de triunfar pelo placar em Assunção, gols de Bobadilla e Sanabria. Na Colômbia, o Nacional devolveu os 2 a 0 com Miño (contra) e Usuriaga. Na decisão por pênaltis, os paraguaios perderam por 5 a 4.