sexta-feira, 26 de abril de 2013

25/03/2013 08h40 - Atualizado em 25/03/2013 10h04
Aos 105 anos,Galo está pronto  para viver maior momento de glória

Opinião é do ex-atacante e eterno ídolo Reinaldo Lima, que acredita em 'conspiração emocional' para dar um título de importância ao Atlético-MG

Por Fernando Martins Y MiguelBelo Horizonte
315 comentários
)
Só falta vencer novamente. Não um título do campeonato estadual, que o clube já soma 41 no histórico. Muito menos um clássico contra o maior rival, onde tem a maioria das vitórias no confronto - 192 contra 159. Tampouco o título simbólico de um primeiro turno de qualquer disputa ou o de dono do melhor centro de treinamentos do Brasil. O que falta mesmo ao Clube Atlético Mineiro, que completa 105 anos hoje, é, no mínimo, igualar a maior conquista da história levantando um caneco de importância nacional.

Feito que não acontece há 42 anos. O gol de Dario no Maracanã, sobre o Botafogo, dando a vitória ao Galo e, consequentemente, o título do Campeonato Brasileiro foi um marco na trajetória do clube, que consolidou o nome do Atlético-MG entre os maiores clubes do Brasil.

A expectativa do torcedor atleticano é de sair da fila dos títulos importantes. E o atual time atleticano motiva este sentimento, já que vem sendo reconhecidamente a equipe que pratica o melhor futebol do país: o time é o dono da melhor campanha da Taça Libertadores até a quarta rodada, com 100% de aproveitamento.

O Atlético-MG está pronto para ser campeão. Pronto como dificilmente esteve ao longo desses 42 anos de jejum. Tem uma estrutura impecável na Cidade do Galo, os salários estão em dia, a comissão técnica é de primeira linha, com profissionais com passagens pela Seleção Brasileira. E a sintonia entre os setores do clube vem sendo fundamental para o sucesso do Galo em 2013. Preparação física de qualidade aliada a um competente departamento médico dão todo o respaldo aos jogadores.

Jogadores selecionados a dedo pelo técnico Cuca, pelo diretor de futebol Eduardo Maluf e pelo presidente Alexandre Kalil. Trinca que montou o elenco e que mantém a espinha dorsal do time há mais de um ano.

A continuidade no trabalho do treinador, que salvou a equipe de um novo rebaixamento à Série B no Brasileiro de 2011, e que chegou ao vice-campeonato nacional ano passado, vem sendo fundamental para o futebol vistoso apresentado pelo time este ano.

A chegada do craque Ronaldinho Gaúcho, o surgimento e o crescimento do jovem Bernard e o retorno do ídolo Diego Tardelli são junções que dão o exato tamanho da expectativa de que dias bem melhores estão próximos para o torcedor do Galo.
)
Quem garante é um dos maiores ídolos da história do clube, o ex-atacante Reinaldo. Para ele, um título de âmbito nacional ou continental é algo que fará justiça ao clube, pelo merecimento por conta da relevância histórica que o Atlético-MG teve no futebol brasileiro ao longo do jejum.

- O futebol merece e tem o desejo de fazer justiça com o time do Atlético-MG. O Galo é um grande time do futebol brasileiro e do futebol mundial. Por diversas vezes tiraram a taça da mão do Galo, mas parece que agora, pelo bom momento que o time vive, existe uma conspiração emocional para o Galo conquistar esta Libertadores.

A torcida é um caso à parte. Sem comemorar o que de fato é o grande sonho do atleticano, o torcedor do Galo não abandonou o time nem mesmo no momento mais difícil, que foi o rebaixamento do clube para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, em 2006. Naquele ano, o time apresentou as melhores médias de público das três divisões do campeonato nacional.

E Reinaldo entra no coro da torcida empolgada com o bom momento do clube.

- Nós estamos bastante confiantes. Até porque, desde o ano passado, o Galo é o time que está apresentando o melhor futebol.
Mas a euforia atleticana parece estar apenas do lado de fora, como define o técnico Cuca. Entre os jogadores e a comissão técnica há a consciência de que o time atravessa um bom momento e que a expectativa que vem sendo criada pela torcida é grande.

- A gente está muito ciente do que é essa responsabilidade. Tem muitos anos que o time não conquista um título de expressão e a torcida está carente neste aspecto. A gente conversa sobre isso e estamos nos preparando cada vez mais para darmos o retorno que o torcedor espera. Não é fácil, o trabalho é duro, diário, sério e incansável. Mas a gente espera e vem trabalhando para que esta expectativa seja correspondida ao longo do ano.

Um dos funcionários mais antigos do clube, o massagista Belmiro, o Bel, que trabalha no Atlético-MG há 44 anos, acredita que chegou a hora e que o aniversário de 105 anos tem tudo para ser inesquecível.
- Está tudo no caminho para sair da fila. Já presenciei momentos bons e ruins do clube. Vi ser campeão brasileiro em 1971 e o time não era considerado favorito naquele ano. Este ano, o time vem muito bem em um trabalho que vem sendo feito há mais de um ano. Talvez tenha chegado a hora.

A verdade é que para a paixão do torcedor do Atlético-MG pelo clube, ganhar ou perder, às vezes, é apenas um detalhe. O sentimento de devoção ao Galo pela torcida é algo digno da grandeza do clube, que ultrapassou as fronteiras do coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte, em 1908, onde 22 rapazes se reuniram e fundaram a instituição, para ganhar o mundo. O fato é que o Atlético-MG está mais do que pronto para reviver o seu maior momento de glória
.

Nenhum comentário: