LITERATURA ESPORTIVA
'Os Dez Mais do Atlético Mineiro', de Eduardo Murta, chega às livrarias
Livro conta a história dos dez maiores ídolos da apaixonada torcida do Galo
Redação - Superesportes
Publicação:07/11/2012 18:59
Atualização:07/11/2012 19:09
O jornalista e escritor Eduardo Murta aceitou o desafio de investigar os 104 anos de história do Atlético e chegar a um consenso sobre os dez maiores ídolos do clube. O resultado da pesquisa e de uma série de entrevistas chega às livrarias neste mês de novembro. No próximo sábado, às 11h, no Boi Lourdes-Savassi, em Belo Horizonte, será lançado o livro “Os Dez Mais do Atlético Mineiro”, que completa a coleção Ídolos Imortais, da Maquinária Editora. A série já contava com obras sobre grandes ídolos de Cruzeiro, Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Fluminense, Botafogo, Internacional, São Paulo, Grêmio, Vasco e Santos.
Em 176 páginas, Eduardo Murta detalha as trajetórias de Mário de Castro, Guará, Kafunga, Ubaldo, Dario, Cerezo, Reinaldo, Luisinho, Éder e Marques.
A obra não trata unicamente do sucesso desses profissionais no gramado, mas vai às origens de cada um deles. O autor revela, por exemplo, a resistência da família de Mário de Castro em permitir que ele atuasse no futebol, os primeiros passos de Reinaldo com a bola e a persistência de Dario para ser aceito como jogador.
”Uma das propostas fundamentais do livro é meio que construir o perfil do jogador, dando ao leitor também as referências humanas, ainda que estejam lá o lastro da paixão na relação com a torcida e também os números, estatísticas, jogos e títulos memoráveis que tornaram o atleta um ídolo imortal. Mas existia a preocupação de transformar a obra num texto que agrade igualmente aos que não são necessariamente loucos por futebol”, conta o autor.
Para fazer a seleção, Eduardo Murta deu seus votos e reuniu mais nove convidados: Emanuel Carneiro e Roberto Abras, da Rádio Itatiaia; Chico Pinheiro, da Rede Globo; Milton Neves, da Rede Band; Arnaldo Viana, do Estado de Minas; Chico Maia, de O Tempo; Ricardo Galuppo, do Brasil Econômico; além dos músicos Wilson Sideral e Celso Adolfo.
O torcedor mais jovem certamente sentirá a ausência de Ronaldinho Gaúcho na lista dos escolhidos. Segundo o autor, a eleição foi feita em 2011, antes da chegada do craque ao clube. Ainda assim, o livro faz referência ao astro que já conquistou o carinho dos atleticanos em tão pouco tempo. ”A eleição que deu origem a este livro foi feita no começo do ano passado. A pergunta é: se fosse hoje, o Ronaldinho estaria entre os seus dez? Com certeza. O perfil de um ídolo é um tanto daquilo que ele faz em campo e da capacidade de ser visto com paixão pelo torcedor. Há caso de jogadores fenomenais que não têm essa empatia com a torcida e não conseguem criar um laço que vá além do mérito pelo que joga. O ídolo vai além: encarna aquilo que representa”.
”Pelo menos a metade dos ídolos é representada por atacantes goleadores e que tiveram a capacidade de encantar o público com jogadas geniais ou espírito para decidir partidas e títulos quando tudo parecia perdido”, acrescentou Eduardo Murta em entrevista ao Superesportes.
Murta é também autor dos livros de contos "Tantas Histórias. Pessoas Tantas" (2006) e "Minhas Condolências à Senhora Vera" (2010), da biografia "Minha Palavra" (2012) e de "Galo - Uma Paixão Centenária" (2007). Um dos editores adjuntos de Esportes do Estado de Minas, tem passagens pelos jornais Diário de Minas, Hoje em Dia e Folha de S.Paulo, além da revista Veja. Na literatura, o autor prepara agora trabalhos na área infantojuvenil.
SERVIÇO
Os Dez Mais do Atlético Mineiro
176 páginas
R$ 32,00
Lançamento:
10 de novembro (SÁBADO), 11h
Boi Lourdes-Savassi (Avenida Getúlio Vargas, 1238, Belo Horizonte)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário