quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Hora de se redimir

Mesmo depois de perder gols diante do Coritiba, Leonardo deve ficar com a vaga de Jô contra o Vasco, domingo. Meta do Galo é se garantir na fase de grupos da Libertadores
Eugênio Moreira - Estado de Minas
Publicação:07/11/2012 08:35
O atacante Leonardo, com a suspensão de Jô pelo terceiro cartão amarelo, deverá ter mais uma chance de começar jogando domingo, contra o Vasco, em São Januário, às 17h. Para o jogador, também será a oportunidade de se redimir das chances desperdiçadas na derrota por 1 a 0 para o Coritiba, domingo, e voltar a ser decisivo para a equipe, como nas partidas contra São Paulo, Sport e Flamengo.
Contratado ao Coritiba no fim do turno – teve 50% dos direitos econômicos adquiridos pelo Atlético e assinou contrato por três anos –, o atacante estreou na primeira rodada do returno, o empate por 2 a 2 com a Ponte Preta, no Independência, em 29 de agosto. Seu primeiro gol com a camisa do Galo foi decisivo: ele marcou de cabeça na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, em 12 de setembro.
Leonardo voltou a ser importante para o time na partida contra o Sport, também no Horto. Depois de substituir Jô aos 24min do segundo tempo, ele fez os dois gols da virada, o último deles já aos 46min. Também contra o Flamengo, o ex-jogador do Villa Nova saiu do banco para deixar sua marca: empatou a partida aos 12min do segundo tempo.
No jogo passado, no entanto, Leonardo não aproveitou a oportunidade que teve, ao substituir Jô aos 13min do segundo tempo. Ele perdeu três boas chances de marcar, todas de cabeça, contra o Coritiba, embora afirme que foi apenas uma. “Tive uma chance de cabeça, uma chance clara, um gol que não se pode perder. Mas acontece. É trabalhar. Temos um jogo difícil contra o Vasco”, comentou o atacante depois da partida de domingo, em Curitiba.
Com nove pontos de distância para o líder, Fluminense, a quatro rodadas do fim do Brasileiro, o sonho do título ficou mais distante do Atlético. Para Leonardo, a equipe agora tem de brigar para se manter na segunda colocação e garantir vaga na fase de grupos da Copa Libertadores: “O pensamento é conseguir o segundo lugar, porque dá vaga direta na Libertadores. Com uma campanha dessa, a gente tem que pensar nessa vaga e não no terceiro ou quarto lugar”.
BRIGA Outra opção do técnico Cuca para o lugar de Jô é Guilherme, que também demonstra mais preocupação em garantir vaga na fase de grupos da Libertadores do que brigar pela conquista do Brasileiro. “Enquanto tiver possibilidade, temos de pensar no título. Mas temos de ter cuidado com a turma de trás que encostou na gente para não ter que disputar a pré-Libertadores”, afirma o atacante, referindo-se a Grêmio e São Paulo.
O Fluminense, que enfrenta o Palmeiras, em Presidente Prudente, será campeão domingo, caso some mais pontos que o Atlético. Mesmo reconhecendo que as chances de conquistar o título são pequenas, Guilherme espera que o Brasileiro não seja definido na próxima rodada: “Vamos tentar adiar ao máximo, não pelo Fluminense, mas pelas nossas pretensões, que são chegar à Libertadores”.
Guilherme, no entanto, espera uma partida difícil em São Januário, apesar de o Vasco vir de seis derrotas e ter trocado o comando técnico. “Será um jogo pegado. Eles devem vir com toda a força, pelo momento delicado que passam”, acredita o atacante atleticano.
E MAIS...
Poupado
O zagueiro Leonardo Silva queixou-se de dores no tornozelo esquerdo, ainda reflexo da entorse sofrida contra o Flamengo, e foi poupado do treino técnico dessa terça-feira à tarde na Cidade do Galo. Por enquanto, não preocupa para a partida contra o Vasco. O volante Pierre, que cumpriu suspensão contra o Coritiba, reclamou de dores no joelho direito durante a atividade. O zagueiro Rafael Marques fez corrida no gramado pela primeira vez desde que sofreu trauma na cabeça no jogo contra o Santos na Vila Belmiro.
Sorteio
A Confederação Sul-Americana de Futebol anunciou nessa terça que o sorteio das chaves da Copa Libertadores do ano que vem será em 21 de dezembro, na sede da entidade, em Luque, no Paraguai. O Atlético disputará a principal competição sul-americana pela quinta vez. A última foi em 2000.

Nenhum comentário: