08/10/2012 - 06h00
Ronaldinho Gaúcho dá retorno ao Atlético-MG em campo, mas rende pouco na área comercial
Bernardo Lacerda
Do UOL, em Vespasiano (MG)
Apresentado pelo Atlético-MG há pouco mais de quatro meses, como “mais um reforço”, sem nenhuma badalação, Ronaldinho Gaúcho segue tendo sua imagem pouco explorada pelo clube mineiro, do ponto de vista comercial. A diretoria atleticana vê as atuações em campo do meia-atacante como a melhor jogada de marketing. Na goleada sobre o Figueirense, por 6 a 0, no último sábado, o camisa 49 foi o dono do jogo, marcando três gols e dando assistência para outros dois.
ATLÉTICO ASSUME DEPENDÊNCIA DE RONALDINHO
Para o especialista em gestão e marketing de clubes de futebol, Amir Somoggi, ouvido pelo UOL Esporte, há dificuldades para se utilizar o nome do craque. “A marca Ronaldinho Gaúcho já não é muito fácil de ser explorada, pela forma como ele saiu do Flamengo, pela rejeição de grande parte da população. Foi uma atitude arriscada do Atlético que mostra certo receio quanto ao marketing com o atleta”, observou.
Para Amir Somoggi, diretor da área Esporte Total da BDO RCS Auditores Independentes, essa situação poderá mudar e acredita que em 2013, caso mantenha a qualidade de suas atuações pelo Atlético-MG, será um “produto melhor”. “O Ronaldinho aos poucos vem ganhando projeção novamente mundial, mas isso vai acontecer gradativamente, dependendo do que fizer em campo”, destacou.
“Ele ainda é um produto de difícil aceitação, visto com desconfiança. Isso dificulta a valorização da marca e também na divulgação”, avaliou Amir Somoggi. “Se continuar rendendo em campo, com uma vida com menos exposição e desgaste da imagem, será um produto melhor em 2013, quando o clube que contar com o atleta poderá aproveitar ações e lucrar com a sua imagem, que vem sendo fortalecida”, complementou o especialista.
Ronaldinho Gaúcho foi contratado, de forma surpreendente, em 4 de junho último, e apresentado já no mesmo dia, sem festa, logo após fazer seu primeiro treino. Dessa forma, o camisa 49 continua sendo encarado pela diretoria do alvinegro mineiro como “mais um” em relação à exploração de sua marca.
Nada de noite de autógrafos, camisas especiais, produtos licenciados com a marca Ronaldinho Gaúcho, visitas a hospitais, escolas. O Atlético procura divulgar o camisa 49, eleito duas vezes melhor do mundo, apenas com suas atuações em campo e aproximar o atleta dos torcedores fora dele, em visitas na Cidade do Galo, exclusivas para os integrantes do projeto “Galo na Veia”.
“O Ronaldinho já divulga a sua marca, que é forte. Nós estamos sabendo utilizar o nome Atlético com a presença do jogador em Belo Horizonte. Aos poucos, estamos fazendo a aproximação do atleta com o torcedor, na Cidade do Galo, através do Galo na Veia, isso já é muito importante”, analisou a diretora executiva, Adriana Branco.
Além dos sócios torcedores, a Cidade do Galo tem recebido também visitas frequentes de crianças e adolescentes que são atendidas em projetos sociais e que podem conversar com o ídolo, além de conseguirem autógrafo e fotos. Nesses dias, a rotina de treinamentos se modifica e Ronaldinho Gaúcho tem cumprido pacientemente e com bom humor esse papel.
O presidente do clube mineiro, Alexandre Kalil, que na apresentação do atleta, afirmou que Ronaldinho seria “mais um” no clube, se diz preocupado apenas com suas atuações pelo time. “O marketing do Ronaldinho é em campo, jogando bola e isso ele tem feito. Do resto a gente cuida e aproveita, ele vem trazendo muitos benefícios ao clube”, enfatizou.
CUCA ELOGIA PROFISSIONALISMO DE RONALDINHO
Com mais dois meses de contrato a cumprir no time mineiro, Ronaldinho Gaúcho, que tem seu futuro no clube indefinido, viveu momento de maior divulgação e exploração da sua imagem na sua apresentação, quando a TV Galo, órgão oficial do clube, divulgou imagens da sua chegada, treinamento e entrevista para cerca de 400 veículos de imprensa do mundo, incluindo países como China e índia.
Galo na Veia
Ronaldinho Gaúcho foi o nome de impacto desejado pelo presidente Alexandre Kalil para impulsionar o programa de sócio-torcedor, denominado Galo na Veia, lançado no começo da temporada. Em sua primeira entrevista coletiva como jogador do Atlético, Ronaldinho Gaúcho vestiu a camisa exclusiva do projeto.
A ação de divulgação, relacionando a imagem de Ronaldinho animou o torcedor atleticano. Em agosto, o Atlético informou que os 5.400 pacotes disponíveis do Galo na Veia tinham sido comercializados. Com as vendas, o clube arrecada pouco mais de R$ 1 milhão mensais. O presidente Alexandre Kalil já estuda abrir nova modalidade de sócio, para aumentar a arrecadação.
A chegada de Ronaldinho Gaúcho não representou novos patrocinadores. Os principais contratos de patrocínio, com BMG e MRV, já tinham sido fechados antes da contratação do craque. Os espaços para divulgação na camisa não foram explorados, dessa forma, o clube não viabilizou ajuda para arcar com os cerca de R$ 350 mil mensais recebidos por Ronaldinho.
Para a próxima temporada, Alexandre Kalil considera que se Ronaldinho Gaúcho permanecer, os contratos de patrocínios terão valores superiores aos atuais. “Já estamos negociando com o BMG, com a Topper e com outras empresas que mostraram interesse em divulgar a sua marca e patrocinar o Atlético. Mas com Ronaldinho, o valor é diferente, todo mundo quer que ele vista a camisa com sua marca”, afirmou.
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