sexta-feira, 11 de maio de 2012
Clássico marca a primeira final no Independência
Menos 30 dias após ser reinaugurado, novo palco do futebol de Minas abrigará decisão entre Atlético-MG e América-MG
LANCEPRESS!
Publicada em 11/05/2012 às 10:54
Belo Horizonte (MG)
Atlético-MG e América-MG, o tradicional 'Clássico das Multidões', marca a primeira final disputada no novo Independência, estádio construído para a Copa de 1950 e que foi totalmente reformulado, visando, desta vez, o Mundial de 2014. O Galo entra em campo com o objetivo de levantar a sua 41ª taça e o primeiro estadual invicto após 36 anos. Já o Coelho tem a meta de conquistar o seu 16º estadual, no seu ano de centenário.
A última vez que os rivais se encontraram em uma decisão de campeonato foi no Mineiro de 2001. Naquela ocasião, o Coelho venceu com um triunfo por 4 a 1 no primeiro jogo e segurando uma derrota por 3 a 1 para o Atlético no segundo duelo.
Do lado Alvinegro...
O técnico Cuca terá que lidar, novamente, com uma série de problemas para armar a equipe. O artilheiro do time na competição com 10 gols, o atacante André, que participou de todos os jogos, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Além disso, o volante Leandro Donizete está no Departamento Médico cuidando de um estiramento muscular. Sem falar nos reservas que também estão contundidos, como Fillipe Soutto, Wesley e Neto Berola.
Por isso, o treinador anda experimentando e estudando algumas possibilidades. No treino deste quinta-feira, Cuca utilizou o jovem Paulo Henrique no ataque. Entretanto, como o atleta ainda não atuou em nenhuma partida pelo profissional do Galo, a tendência é que Guilherme, que entrou como um armardor no último jogo, volte para o ataque no domingo. Para o jogador, não existe qualquer impedimento para que isso ocorra. Apesar de ter se dado muito bem atuando pelo meio, Guilherme diz que pode fazer o papel de centroavante sem nenhum problema.
- São alternativas. Acho que o momento é bom para o clube. De forma alguma eu negaria jogar de uma maneira mais adiantada. Para mim não seria problema. Ele (Cuca) vem ajeitando o time. Vamos ver, a função que ele achar que seria melhor eu faria sem problema algum - declarou.
Outro personagem da partida é o goleiro Giovanni, isso porque o Atlético pode até empatar que, mesmo assim, fica com o caneco. Dessa forma, basta ao arqueiro alvinegro não sofrer nenhum gol para que a torcida atleticana possa comemorar a conquista.
- É uma motivação sim. A pressão sempre existe de ambas as partes. Nosso time está bem centrado. Se cada um fazer a sua função dentro de campo, vamos sair com um bom resultado, com certeza - assegurou o camisa um alvinegro.
E é justamente na defesa que não existe mistério algum no time titular do Galo. A equipe conta com todas as peças e, pelo segundo jogo consecutivo, três zagueiros devem ser utilizados, ficando a cargo de Réver, Lima e Rafael Marques proteger a retaguarda do Atlético.
Pelo lado Alviverde...
Se o técnico Cuca tem problemas para definir o Galo, o comandante do Coelho, Givanildo Oliveira, só tem uma ausência entre os titulares: o volante Dudu, um dos destaques do América. No coletivo promovido no CT americano Lanna Drummond, o treinador utilizou o jovem prata da casa China em seu lugar. Entretanto, para o atleta, a decisão ainda não é certa.
- Não tem nada definido. Givanildo tem outras opções. Eu venho trabalhando para jogar e ajudar - comentou o volante.
As outras opções do técnico Givanildo seriam o argentino Sebástian Sciorilli, o prata da casa Kaio e o recém-chegado Júnior Timbó. Todavia, os três jogam como meias. Dessa maneira, a formação no meio de campo mudaria, de três atletas de contenção e um armardor, para dois meias e dois volantes.
Porém, para os atletas o esquema tático não importa muito. O objetivo do time, ganhar o estadual na temporada em que completa 100 anos, é o mais importante. Para China, a intenção do elenco é dar à nação americana um presente que não vem há onze anos.
- Seria muito bom dar esse título de presente no centenário do América, mas o Atlético é um time qualificado e sabe fazer as coisas nas horas certas. O Givanildo vai passar para o grupo o que temos que fazer dentro de campo e aí é trabalhar forte para vencer - concluiu.
Atlético Mineiro X América Mineiro
Local: Independência, Belo Horizonte (Minas Gerais)
Data-Hora: 13/05/2012 - 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA/RS)
Auxiliares: Fabiano Ramires (Asp.FIFA/ES) e Fábio Pereira (Asp.FIFA/TO)
Atlético-MG: Giovanni, Marcos Rocha, Réver, Lima, Rafael Marques e Richarlyson; Pierre, Serginho, Bernard e Mancini; Guilherme. Técnico: Cuca.
América-MG: Neneca, Heffner, Gabriel, Everton Luiz e Bryan; Leandro Ferreira, China, Moisés e Rodriguinho; Alessandro e Fábio Júnior. Técnico: Givanildo Oliveira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário