sábado, 14 de abril de 2012

O herdeiro da camisa mística

Com 12 gols em 12 jogos, André sueger como sucessor dOS grandes artilheiros do Galo. Gol de bicicleta diante do Penarol ajuda a aumentar suas chances de ir a Londres
Roger Dias - Estado de Minas
Publicação:13/04/2012 07:00
Ele chegou ao Atlético no ano passado com status de goleador e possível ídolo da massa exigente, mas demorou para recuperar o ritmo de jogo e se readaptar ao futebol brasileiro, já que quase não jogava pelo Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e por pouco não fica desacreditado. Em 2012, porém, tudo vem sendo diferente e a torcida passa a confiar, cada vez mais, nos gols do atacante André para dar vitórias importantes e títulos ao clube. Na temporada, é o artilheiro do Galo, com 12 gols (oito no Campeonato Mineiro e quatro na Copa do Brasil) em 12 partidas e começa a entrar na galeria de grandes jogadores que usaram a camisa 9 alvinegra e fizeram história: Ubaldo, Dario, Reinaldo, Marques e Diego Tardelli.
Mesmo jovem (21 anos), André, de estilo brincalhão, descontraído e considerado aquele que faz brincadeiras com os companheiros, tornou-se um atacante completo e se especializou em marcar gols de qualquer maneira: de cabeça, de perna esquerda ou direita, chute de longa distância e até de bicicleta. Foi assim que o atacante encerrou sua performance na goleada sobre o Penarol (5 a 0), quarta-feira à noite, em Manaus, pela Copa do Brasil. Curiosamente, ele havia tentado o lance no clássico com o Cruzeiro, mas o goleiro Fábio fez a defesa.
Para o artilheiro, o segredo de tudo é persistência e senso de responsabilidade. “Eu me cobro muito. Quando perco alguma chance ou fico vários jogos sem marcar, treino ainda mais para compensar o prejuízo”. Como todo jovem que aposta no futebol como meio de sucesso, ele aguarda com certa ansiedade a lista de Mano Menezes para a Olimpíada de Londres. É um dos candidatos a formar o ataque da Seleção Brasileira com Neymar, seu ex-companheiro de Santos, pois não tem concorrência em sua faixa etária. O jogador atuou quatro vezes com a amarelinha e não marcou gol.
COMPROMISSO Depois da classificação na Copa do Brasil, o Atlético se concentra novamente no Estadual e confirmará o primeiro lugar na fase de classificação se empatar com o Tupi, domingo, às 16, em Juiz de Fora. Mesmo que o Galo não precise da vitória para conseguir o objetivo, André destaca o compromisso do grupo: “Precisamos manter a concentração e continuar buscando as vitórias. Estamos numa sequência importante e temos de mostrar seriedade”.
O atacante já firmou compromisso de continuar no Galo para disputar o Brasileiro, mas aguarda o parecer dos dirigentes do Dínamo de Kiev. O presidente Alexandre Kalil esteve na Ucrânia e apresentou uma proposta para renovação do empréstimo, que termina em 30 de junho, mas ainda não obteve resposta. Para o Galo ficar com o jogador em definitivo, deve desembolsar 5,5 milhões de euros.

Nenhum comentário: