
Bernard busca o primeiro gol pelo Galo

Soutto marcou duas vezes em 2011
Fillipe Soutto superou lesão e se destacou na equipe
Bernard se firmou no Galo em momento delicado do time
Fillipe Soutto e Bernard querem afirmação no time do Atlético, conquistar títulos e defender a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:01/01/2012 09:01
Atualização:02/01/2012 16:15
O ano de 2011 terminou, mas vai ficar marcado para Fillipe Soutto e Bernard, que agarraram as chances no time profissional e terminaram o ano em alta no Atlético. Para 2012 não faltam planos, que vão dos mais humildes, como a afirmação na equipe do Galo, até os mais audaciosos, como títulos e o sonho de disputar os Jogos Olímpicos de Londres, no segundo semestre.
O Superesportes conversou com as revelações do Atlético em 2011. Eles analisam a temporada passada, planejam 2012 e falam dos seus sonhos.
Em janeiro, aos 18 anos, Bernard ganhou a primeira chance no profissional. Foi um começo complicado, mas um desfecho de ano feliz: “Não posso reclamar. As oportunidades apareceram e, graças a Deus, eu soube aproveitá-las. No começo, com o Dorival (Júnior, ex-técnico do Galo), não me firmei, mas, com a chegada do Cuca, as coisas melhoraram. Ele me colocou do lado que rendo mais, como eu fazia na base”, disse o meia, que completou 19 anos em setembro passado.
O desafio agora é manter o nível em 2012: “No primeiro ano de profissional, muitas promessas da base do Atlético vão bem, mas, depois de um tempo, deixam a produção cair bastante. Eu quero mudar essa imagem dos jogadores da base. Quero render bem nos próximos anos. E tenho certeza que não vai ser apenas meu ano. Será do Atlético também.”
Os elogios e a vaga de titular no time não deixam o meia se acomodar. Ele tem consciência de que o fundamento finalização precisa melhorar: “Tive oportunidades de fazer o gol, mas não aproveitei. Em 2012 vou fazer um trabalho de finalização, vou me dedicar mais ainda para, quando ficar na cara do gol, não decepcionar.”
Fillipe Soutto, 20 anos, foi promovido ao profissional em 2010, mas foi em 2011 que conquis“Foi um ano especial. Alcancei um objetivo que foi traçado desde criança, que é o sonho de ser profissional, de vestir a camisa de um grande clube como o Atlético. Pude concretizar tudo que trabalhei para conquistar. Foi um ano de sucesso, individualmente falando. Quero me aprimorar cada vez mais para também conquistar títulos”, disse.
Uma lesão em junho o afastou dos gramados por cerca de dois meses. Superou esse obstáculo e viveu a melhor fase no time: “Meu momento mais difícil foi quando me contundi. Nunca havia me machucado. Quando soube que teria que operar foi um baque. Mas, graças ao trabalho do departamento médico do Atlético, tive uma reabilitação muito boa. Isso me deu confiança para passar pelo momento mais legal, que foi o segundo turno, principalmente nos jogos na Arena. Tiramos um grande peso das costas”, disse o volante, referindo à campanha de recuperação da equipe, que evitou o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Olimpíadas de Londres
Integrar o grupo da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres faz parte dos planos das revelações alvinegras. “Todo jogador sonha em defender a Seleção no maior evento de esportes do mundo. Para mim, seria marcante e importante para a minha carreira. Quero me dedicar em prol das vitórias do Atlético e do meu melhor rendimento, para alcançar mais esse objetivo”, disse Fillipe Soutto.
tou seu espaço e se tornou titular absoluto do meio-campo.
“A Seleção Brasileira, seja de base ou principal, é o sonho de qualquer jogador. Estou trabalhando para isso. Quero chegar lá. Se vou chegar ou não, isso vai ser consequência do meu trabalho em 2012”, disse Bernard, que, segundo estudo divulgado pela Pluri Consultoria, teve valorização de 556,7% entre maio e dezembro.
O presidente do Atlético, Alexandre Kalil, disse ter recusado duas propostas pelo jovem armador, uma de 4 milhões de euros do Catar e outra de sete milhões de euros de um clube russo. “É mais um reconhecimento nesse começo de carreira. Espero que essa valorização seja muito maior em 2012”, disse Bernard, cujo compromisso com o Galo vai até novembro de 2014.
Fillipe Soutto também quer se manter em alta. Para isso, quer ver o Atlético também em destaque. “Quero conquistar vitórias e títulos, pois com o time em evidência fica mais fácil ser lembrado para a Olimpíada”, disse o volante, que tem contrato com o Galo até abril de 2016. “Fui formado aqui. Tenho contrato longo e quero cumpri-lo com títulos”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário