domingo, 27 de novembro de 2011

Réver e Montillo concorrem ao prêmio 'Craques do Brasileirão'

Cada posição conta com três 'candidatos'
Redação - Superesportes
Publicação:24/11/2011 11:28
Atualização:24/11/2011 12:26
O zagueiro Réver, do Atlético, e o meia Montillo, do Cruzeiro, estão na lista dos indicados ao prêmio Craques do Brasileirão. Os concorrentes foram anunciados nesta quinta-feira, durante cerimônia realizada no Museu do Futebol, em São Paulo, e que contou com a presença dos treinadores Mano Menzes e Ney Franco, comandantes da Seleção Brasileira principal e sub-20, respectivamente.
Os vencedores serão conhecidos no dia 5 de dezembro, em evento a ser realizado no Ginásio do Ibirapuera, também na capital paulista. Será eleito um atleta para cada posição, compondo a Seleção do Campeonato Brasileiro de 2011.
Em 2010, o Cruzeiro contou com vários indicados: Fábio, Jonathan, Diego Renan, Montillo e Thiago Ribeiro concorreram pelo prêmio em suas respectivas posições. No entanto, apenas o goleiro e o armador argentino ficaram com o troféu. Do lado alvinegro, o zagueiro Réver foi indicado, mas perdeu a vaga para o vascaíno Dedé e o são-paulino Miranda. O técnico Cuca, na época, comandante celeste, ficou atrás de Muricy Ramalho na categoria ‘Melhor Treinador”.
Veja a lista de todos os indicados:
Goleiros:
Fernando Prass (Vasco)
Jefferson (Botafogo)
Júlio César (Corinthians)
Laterais direitos:
Bruno (Figueirense)
Fagner (Vasco)
Mariano (Fluminense)
Zagueiros pela direita:
Antônio Carlos (Botafogo)
Dedé (Vasco)
Rhodolfo (São Paulo)
Zagueiros pela esquerda:
Emerson (Coritiba)
Leandro Castán (Corinthians)
Réver (Atlético Mineiro)
Laterais esquerdos:
Bruno Cortês (Botafogo)
Juninho (Figueirense)
Kleber (Internacional)
Volantes pela direita:
Arouca (Santos)
Ralf (Corinthians)
Rômulo (Vasco)
Volantes pela esquerda:
Marcos Assunção (Palmeiras)
Paulinho (Corinthians)
Renato (Botafogo)
Meias direitas:
Deco (Fluminense)
Diego Souza (Vasco)
Lucas (São Paulo)
Meias esquerdas:
Montillo (Cruzeiro)
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Thiago Neves (Flamengo)
Atacantes 1:
Julio Cesar (Figueirense)
Leandro Damião (Internacional)
Neymar (Santos)
Atacantes 2:
Borges (Santos)
Fred (Fluminense)
Loco Abreu (Botafogo)
Técnicos:
Jorginho (Figueirense)
Ricardo Gomes - Cristóvão Borges (Vasco)
Tite (Corinthians)
Árbitros:
Leandro Vuaden(Rs)
Paulo César de Oliveira(Sp)
Sandro Meira Ricci(Df)
Revelação do Campeonato:
Bruno Cortês (Botafogo)
Leandro Damião (Internacional)
Wellington Nem (Figueirense)
Craque da Galera:
Neymar (Santos)
Dedé (Vasco)
Liedson (Corinthians)

Réver diz que elenco não tem 'moral de cobrar' premiação por escapar da queda


Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:24/11/2011 11:16
Atualização:23/11/2011 20:58
Reta final de campeonato e a premiação extra entra em cena, seja para buscar o título ou para evitar a queda. No Atlético, segundo Réver, um dos líderes do grupo, o incentivo financeiro, por enquanto, não foi oferecido pela diretoria. Com o time a um passo de afastar a ameaça de queda, o zagueiro ressalta que o elenco também não deveria nem tocar no assunto.
“Até agora não foi passado nada. Em termos de premiação, não temos capacidade nem moral de cobrar alguma coisa. Nós colocamos o Atlético nessa situação e nós temos que tirar, independentemente de premiação. Isso é uma coisa que temos que ter dentro da gente, de não querer cobrar nada. Não estamos fazendo mais que a nossa obrigação”, disse Réver.
Se o time do Atlético não recebeu promessa de ‘bicho’, o mesmo não deve estar ocorrendo em outros clubes. Alguns, inclusive, devem oferecer a famosa ‘mala branca’ a outras equipes, como incentivo para vencerem adversários diretos.
O técnico Cuca condena a ‘mala preta’, mas admite que premiação por vitória faz parte da realidade do futebol: “Eu acho o fim do mundo oferecer para perder, coisa de quem não tem caráter. O cara tem que ser banido. Mas, por outro lado, bicho existe”, disse o treinador.

Cuca convida e Diego Tardelli vai acompanhar delegação contra o Botafogo


Tardelli esteve na Cidade do Galo
Atacante acompanhará o time, inclusive no deslocamento para o estádio
Daniela Mineiro - Superesportes
Publicação:24/11/2011 08:14
Atualização:24/11/2011 14:03
Depois de Marques acompanhar a delegação do Atlético na vitória por 2 a 1 sobre o Santos, agora é a vez de Diego Tardelli viajar com o grupo no ônibus e participar da preleção atleticana visando ao confronto com o Botafogo, na Arena do Jacaré. O atacante, que está em Belo Horizonte, revelou que foi convidado por Cuca e não escondeu a satisfação em poder 'concentrar' com o elenco.
“Conversei com o Cuca, ele me fez o convite para ir no ônibus com o pessoal. É legal. Matar um pouco a saudade e passar um pouco da energia positiva para o pessoal. Torcer para que o Galo vença e se livre de vez do rebaixamento”, revelou o jogador em entrevista ao Superesportes e à TV Alterosa.
Insatisfeito na Rússia, Tardelli nunca escondeu que a vontade é voltar a atuar no Brasil e que a preferência é o Atlético. As manifestações dos atleticanos no Twitter, que sempre pedem a volta do atacante, só aumentam a vontade de retornar ao elenco alvinegro.
“Quando vejo o carinho dos torcedores comigo no Twitter, toda hora mandando homenagens, vídeos, isso que me motiva a vir para cá e é disso que sinto falta. Por isso que minha vontade sempre foi voltar ao Atlético”, destacou Tardelli.
Além da insatisfação na Rússia, Tardelli também acredita que, no Brasil, terá mais visibilidade para, quem saber, poder disputar a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira. “Essa é a prioridade. Dá tempo ainda, tem mais três anos até a Copa. Fazer um bom campeonato, voltando, tendo uma sequência boa. Se viver um momento igual ao de 2009, tudo pode acontecer.”

100 razões para marcar

Além da vitória para livrar o time da ameaça de rebaixamento, Atlético busca diante do Botafogo a marca do centésimo gol na temporada. Artilheiro virou artigo raro
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:24/11/2011 07:00
Vencer o Botafogo domingo, em Sete Lagoas, e escapar do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro sem depender de outros resultados virou obsessão no Atlético e tem dominado todas as entrevistas no clube nesta semana. Porém, além de se livrar da queda, o time pode alcançar marcas importantes, como os 100 gols convertidos na temporada. Até o momento foram 98 – 45 deles no Nacional, 39 no Campeonato Mineiro, 12 na Copa do Brasil, um na Sul-Americana e um em amistoso com o River Plate-URU, durante a pré-temporada.
Com dois jogos decisivos pela frente (depois dos botafoguenses será a vez do Cruzeiro), ter a primazia de anotar o 100º gol neste ano é um incentivo a mais para os atletas. Afinal, a maioria está atrás do centroavante Diego Tardelli, que deixou o clube no início de março, segue como o quarto maior artilheiro do time, com seis gols – quatro no Mineiro e dois na Copa do Brasil.
Entre eles está o atacante André, que chegou em julho, marcou cinco vezes no Brasileiro, mas ainda luta para se firmar no clube. Só em termos de comparação, o zagueiro Leonardo Silva fez o mesmo número de gols, todos pelo Nacional.
A marca também motiva quem já foi titular, mas anda em baixa, caso do experiente Magno Alves, goleador da equipe em 2011, com 18 gols, sendo sete no Brasileiro, 10 no Mineiro e um na Copa do Brasil. Contratado no início do ano, o atacante, de 35 anos, ganhou espaço principalmente depois que Obina foi negociado com o futebol chinês. Ele atuou em 50 dos 68 jogos do Galo (37 como titular), mas não anda com muito prestígio com o técnico Cuca. Tanto que, mesmo relacionado para o jogo com o Corinthians, na rodada passada, em São Paulo, acabou não ficando nem no banco de reservas.
PACIÊNCIA Como todo atleta, ele adoraria a titularidade, mas garante saber esperar nova oportunidade. “Minha função é marcar gols para ajudar. Tomara que, se escalado, consiga, para livrar o Atlético da possibilidade de rebaixamento”, argumenta. “Sempre me empenhei desde que cheguei e vou continuar fazendo isso para provar que tenho condições de ser titular, mas não passo por cima da autoridade do técnico. Ele é quem escala e tenho de respeitar.”
O jogo com o Botafogo será o último diante da torcida em 2011, pois na última rodada do Brasileiro, em 4 de dezembro, só será permitida a entrada da torcida do Cruzeiro, que é mandante. Segundo Magno Alves, a intenção da equipe é deixar a melhor impressão possível para que o apoio venha desde o começo no ano que vem. Ele, porém, não sabe se segue no clube em 2012. O contrato se encerra agora, e o atacante não foi procurado para renovação. Questionado, se limita a dizer que “Jesus proverá”.
Diferentemente de Magno Alves, o vice-artilheiro, Neto Berola, é uma espécie de curinga, que entrou no decorrer de vários jogos, como diante do Corinthians. Foi responsável por 13 gols, quatro deles pelo Brasileiro, oito pelo Mineiro e um pela Copa do Brasil. Ontem, Berola foi absolvido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão contra o Grêmio e poderá enfrentar o Botafogo.
E mais...
• Tardelli na área
Tardelli esteve ontem no CT de Vespasiano e reafirmou que segue negociando com o clube para retornar do Anzhi, da Rússia. Ele se reuniu com o presidente Alexandre Kalil. A diretoria vinha afirmando que o alto custo dificultaria sua volta e que o desafio é reduzir o valor da proposta. O atacante diz ter sondagem de mais dois times do país.
• apito de pé
Nielson Nogueira Dias, da Federação Pernambucana de Futebol, será o árbitro da partida entre Atlético e Botafogo, pela 37ª rodada do Brasileiro. Este será o primeiro jogo do Galo que ele comandará no atual Campeonato Brasileiro. Os assistentes serão Kléber Gil (SC) e Josemar Moutinho (PE).

100 razões para marcar

Além da vitória para livrar o time da ameaça de rebaixamento, Atlético busca diante do Botafogo a marca do centésimo gol na temporada. Artilheiro virou artigo raro
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:24/11/2011 07:00
Vencer o Botafogo domingo, em Sete Lagoas, e escapar do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro sem depender de outros resultados virou obsessão no Atlético e tem dominado todas as entrevistas no clube nesta semana. Porém, além de se livrar da queda, o time pode alcançar marcas importantes, como os 100 gols convertidos na temporada. Até o momento foram 98 – 45 deles no Nacional, 39 no Campeonato Mineiro, 12 na Copa do Brasil, um na Sul-Americana e um em amistoso com o River Plate-URU, durante a pré-temporada.
Com dois jogos decisivos pela frente (depois dos botafoguenses será a vez do Cruzeiro), ter a primazia de anotar o 100º gol neste ano é um incentivo a mais para os atletas. Afinal, a maioria está atrás do centroavante Diego Tardelli, que deixou o clube no início de março, segue como o quarto maior artilheiro do time, com seis gols – quatro no Mineiro e dois na Copa do Brasil.
Entre eles está o atacante André, que chegou em julho, marcou cinco vezes no Brasileiro, mas ainda luta para se firmar no clube. Só em termos de comparação, o zagueiro Leonardo Silva fez o mesmo número de gols, todos pelo Nacional.
A marca também motiva quem já foi titular, mas anda em baixa, caso do experiente Magno Alves, goleador da equipe em 2011, com 18 gols, sendo sete no Brasileiro, 10 no Mineiro e um na Copa do Brasil. Contratado no início do ano, o atacante, de 35 anos, ganhou espaço principalmente depois que Obina foi negociado com o futebol chinês. Ele atuou em 50 dos 68 jogos do Galo (37 como titular), mas não anda com muito prestígio com o técnico Cuca. Tanto que, mesmo relacionado para o jogo com o Corinthians, na rodada passada, em São Paulo, acabou não ficando nem no banco de reservas.
PACIÊNCIA Como todo atleta, ele adoraria a titularidade, mas garante saber esperar nova oportunidade. “Minha função é marcar gols para ajudar. Tomara que, se escalado, consiga, para livrar o Atlético da possibilidade de rebaixamento”, argumenta. “Sempre me empenhei desde que cheguei e vou continuar fazendo isso para provar que tenho condições de ser titular, mas não passo por cima da autoridade do técnico. Ele é quem escala e tenho de respeitar.”
O jogo com o Botafogo será o último diante da torcida em 2011, pois na última rodada do Brasileiro, em 4 de dezembro, só será permitida a entrada da torcida do Cruzeiro, que é mandante. Segundo Magno Alves, a intenção da equipe é deixar a melhor impressão possível para que o apoio venha desde o começo no ano que vem. Ele, porém, não sabe se segue no clube em 2012. O contrato se encerra agora, e o atacante não foi procurado para renovação. Questionado, se limita a dizer que “Jesus proverá”.
Diferentemente de Magno Alves, o vice-artilheiro, Neto Berola, é uma espécie de curinga, que entrou no decorrer de vários jogos, como diante do Corinthians. Foi responsável por 13 gols, quatro deles pelo Brasileiro, oito pelo Mineiro e um pela Copa do Brasil. Ontem, Berola foi absolvido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão contra o Grêmio e poderá enfrentar o Botafogo.
E mais...
• Tardelli na área
Tardelli esteve ontem no CT de Vespasiano e reafirmou que segue negociando com o clube para retornar do Anzhi, da Rússia. Ele se reuniu com o presidente Alexandre Kalil. A diretoria vinha afirmando que o alto custo dificultaria sua volta e que o desafio é reduzir o valor da proposta. O atacante diz ter sondagem de mais dois times do país.
• apito de pé
Nielson Nogueira Dias, da Federação Pernambucana de Futebol, será o árbitro da partida entre Atlético e Botafogo, pela 37ª rodada do Brasileiro. Este será o primeiro jogo do Galo que ele comandará no atual Campeonato Brasileiro. Os assistentes serão Kléber Gil (SC) e Josemar Moutinho (PE).

100 razões para marcar

Além da vitória para livrar o time da ameaça de rebaixamento, Atlético busca diante do Botafogo a marca do centésimo gol na temporada. Artilheiro virou artigo raro
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:24/11/2011 07:00
Vencer o Botafogo domingo, em Sete Lagoas, e escapar do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro sem depender de outros resultados virou obsessão no Atlético e tem dominado todas as entrevistas no clube nesta semana. Porém, além de se livrar da queda, o time pode alcançar marcas importantes, como os 100 gols convertidos na temporada. Até o momento foram 98 – 45 deles no Nacional, 39 no Campeonato Mineiro, 12 na Copa do Brasil, um na Sul-Americana e um em amistoso com o River Plate-URU, durante a pré-temporada.
Com dois jogos decisivos pela frente (depois dos botafoguenses será a vez do Cruzeiro), ter a primazia de anotar o 100º gol neste ano é um incentivo a mais para os atletas. Afinal, a maioria está atrás do centroavante Diego Tardelli, que deixou o clube no início de março, segue como o quarto maior artilheiro do time, com seis gols – quatro no Mineiro e dois na Copa do Brasil.
Entre eles está o atacante André, que chegou em julho, marcou cinco vezes no Brasileiro, mas ainda luta para se firmar no clube. Só em termos de comparação, o zagueiro Leonardo Silva fez o mesmo número de gols, todos pelo Nacional.
A marca também motiva quem já foi titular, mas anda em baixa, caso do experiente Magno Alves, goleador da equipe em 2011, com 18 gols, sendo sete no Brasileiro, 10 no Mineiro e um na Copa do Brasil. Contratado no início do ano, o atacante, de 35 anos, ganhou espaço principalmente depois que Obina foi negociado com o futebol chinês. Ele atuou em 50 dos 68 jogos do Galo (37 como titular), mas não anda com muito prestígio com o técnico Cuca. Tanto que, mesmo relacionado para o jogo com o Corinthians, na rodada passada, em São Paulo, acabou não ficando nem no banco de reservas.
PACIÊNCIA Como todo atleta, ele adoraria a titularidade, mas garante saber esperar nova oportunidade. “Minha função é marcar gols para ajudar. Tomara que, se escalado, consiga, para livrar o Atlético da possibilidade de rebaixamento”, argumenta. “Sempre me empenhei desde que cheguei e vou continuar fazendo isso para provar que tenho condições de ser titular, mas não passo por cima da autoridade do técnico. Ele é quem escala e tenho de respeitar.”
O jogo com o Botafogo será o último diante da torcida em 2011, pois na última rodada do Brasileiro, em 4 de dezembro, só será permitida a entrada da torcida do Cruzeiro, que é mandante. Segundo Magno Alves, a intenção da equipe é deixar a melhor impressão possível para que o apoio venha desde o começo no ano que vem. Ele, porém, não sabe se segue no clube em 2012. O contrato se encerra agora, e o atacante não foi procurado para renovação. Questionado, se limita a dizer que “Jesus proverá”.
Diferentemente de Magno Alves, o vice-artilheiro, Neto Berola, é uma espécie de curinga, que entrou no decorrer de vários jogos, como diante do Corinthians. Foi responsável por 13 gols, quatro deles pelo Brasileiro, oito pelo Mineiro e um pela Copa do Brasil. Ontem, Berola foi absolvido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão contra o Grêmio e poderá enfrentar o Botafogo.
E mais...
• Tardelli na área
Tardelli esteve ontem no CT de Vespasiano e reafirmou que segue negociando com o clube para retornar do Anzhi, da Rússia. Ele se reuniu com o presidente Alexandre Kalil. A diretoria vinha afirmando que o alto custo dificultaria sua volta e que o desafio é reduzir o valor da proposta. O atacante diz ter sondagem de mais dois times do país.
• apito de pé
Nielson Nogueira Dias, da Federação Pernambucana de Futebol, será o árbitro da partida entre Atlético e Botafogo, pela 37ª rodada do Brasileiro. Este será o primeiro jogo do Galo que ele comandará no atual Campeonato Brasileiro. Os assistentes serão Kléber Gil (SC) e Josemar Moutinho (PE).

O mais barato do Brasil

Num momento difícil das duas equipes na competição, torcedores de Atlético e Cruzeiro têm apoiado e comparecido em grande número à Arena do Jacaré. Preço baixo ajuda
Ludymilla Sá - Estado de Minas
Publicação:24/11/2011 07:00
O risco de rebaixamento ainda existe. Por isso, a massa atleticana ensaia novo recorde de público, domingo, na Arena do Jacaré, para apoiar o Galo na partida contra o Botafogo, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Torcedores enfrentaram a madrugada chuvosa de ontem, na sede do clube, no Bairro de Lourdes, para assegurar lugar no estádio. Em menos de uma hora, os ingressos mais baratos se esgotaram. Houve ainda quem ficou sem as entradas e se manifestou contra a ação dos cambistas, mas não deixou de pagar mais caro na própria bilheteria ou na mão dos atravessadores.
Mais tarde, o clube divulgou em seu site oficial que todas as entradas destinadas à massa alvinegra foram comercializadas. Isso é uma amostra de que o valor cobrado pelos bilhetes por clubes mineiros na temporada, o mais barato do país comparado ao preço dos outros jogos, tem sido incentivo para torcedores atleticanos e cruzeirenses.
Mesmo diante da delicada situação de Galo e Raposa no Brasileiro, os clubes tiveram casa cheia na maior parte do campeonato. Coincidentemente, alvinegros e celestes registraram maior público, justamente, no momento da competição em que mais precisaram. Como passou quase a metade do Brasileiro na zona de rebaixamento (15 rodadas), o time atleticano levou mais torcedores à Arena do Jacaré (acima de 15 mil pagantes em média).
RECORDE O Galo era detentor do recorde de público no estádio de Sete Lagoas: 17.397 pagantes registrados na derrota para o São Paulo por 1 a 0, pela terceira rodada. No jogo passado, pela 36ª, no entanto, o arquirrival Cruzeiro levou à Arena 18.139 torcedores para o confronto direto com o Atlético-PR. O time celeste não passou do empate por 1 a 1 e frustou a torcida.
Sob risco iminente de rebaixamento, o Cruzeiro ganhou mais apoio dos torcedores no returno até conseguir o recorde. Mas o Galo vai derrubá-lo no domingo, uma vez que os 18.870 ingressos foram vendidos.

O mais barato do Brasil

Num momento difícil das duas equipes na competição, torcedores de Atlético e Cruzeiro têm apoiado e comparecido em grande número à Arena do Jacaré. Preço baixo ajuda
Ludymilla Sá - Estado de Minas
Publicação:24/11/2011 07:00
O risco de rebaixamento ainda existe. Por isso, a massa atleticana ensaia novo recorde de público, domingo, na Arena do Jacaré, para apoiar o Galo na partida contra o Botafogo, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Torcedores enfrentaram a madrugada chuvosa de ontem, na sede do clube, no Bairro de Lourdes, para assegurar lugar no estádio. Em menos de uma hora, os ingressos mais baratos se esgotaram. Houve ainda quem ficou sem as entradas e se manifestou contra a ação dos cambistas, mas não deixou de pagar mais caro na própria bilheteria ou na mão dos atravessadores.
Mais tarde, o clube divulgou em seu site oficial que todas as entradas destinadas à massa alvinegra foram comercializadas. Isso é uma amostra de que o valor cobrado pelos bilhetes por clubes mineiros na temporada, o mais barato do país comparado ao preço dos outros jogos, tem sido incentivo para torcedores atleticanos e cruzeirenses.
Mesmo diante da delicada situação de Galo e Raposa no Brasileiro, os clubes tiveram casa cheia na maior parte do campeonato. Coincidentemente, alvinegros e celestes registraram maior público, justamente, no momento da competição em que mais precisaram. Como passou quase a metade do Brasileiro na zona de rebaixamento (15 rodadas), o time atleticano levou mais torcedores à Arena do Jacaré (acima de 15 mil pagantes em média).
RECORDE O Galo era detentor do recorde de público no estádio de Sete Lagoas: 17.397 pagantes registrados na derrota para o São Paulo por 1 a 0, pela terceira rodada. No jogo passado, pela 36ª, no entanto, o arquirrival Cruzeiro levou à Arena 18.139 torcedores para o confronto direto com o Atlético-PR. O time celeste não passou do empate por 1 a 1 e frustou a torcida.
Sob risco iminente de rebaixamento, o Cruzeiro ganhou mais apoio dos torcedores no returno até conseguir o recorde. Mas o Galo vai derrubá-lo no domingo, uma vez que os 18.870 ingressos foram vendidos.

O mais barato do Brasil

Num momento difícil das duas equipes na competição, torcedores de Atlético e Cruzeiro têm apoiado e comparecido em grande número à Arena do Jacaré. Preço baixo ajuda
Ludymilla Sá - Estado de Minas
Publicação:24/11/2011 07:00
O risco de rebaixamento ainda existe. Por isso, a massa atleticana ensaia novo recorde de público, domingo, na Arena do Jacaré, para apoiar o Galo na partida contra o Botafogo, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Torcedores enfrentaram a madrugada chuvosa de ontem, na sede do clube, no Bairro de Lourdes, para assegurar lugar no estádio. Em menos de uma hora, os ingressos mais baratos se esgotaram. Houve ainda quem ficou sem as entradas e se manifestou contra a ação dos cambistas, mas não deixou de pagar mais caro na própria bilheteria ou na mão dos atravessadores.
Mais tarde, o clube divulgou em seu site oficial que todas as entradas destinadas à massa alvinegra foram comercializadas. Isso é uma amostra de que o valor cobrado pelos bilhetes por clubes mineiros na temporada, o mais barato do país comparado ao preço dos outros jogos, tem sido incentivo para torcedores atleticanos e cruzeirenses.
Mesmo diante da delicada situação de Galo e Raposa no Brasileiro, os clubes tiveram casa cheia na maior parte do campeonato. Coincidentemente, alvinegros e celestes registraram maior público, justamente, no momento da competição em que mais precisaram. Como passou quase a metade do Brasileiro na zona de rebaixamento (15 rodadas), o time atleticano levou mais torcedores à Arena do Jacaré (acima de 15 mil pagantes em média).
RECORDE O Galo era detentor do recorde de público no estádio de Sete Lagoas: 17.397 pagantes registrados na derrota para o São Paulo por 1 a 0, pela terceira rodada. No jogo passado, pela 36ª, no entanto, o arquirrival Cruzeiro levou à Arena 18.139 torcedores para o confronto direto com o Atlético-PR. O time celeste não passou do empate por 1 a 1 e frustou a torcida.
Sob risco iminente de rebaixamento, o Cruzeiro ganhou mais apoio dos torcedores no returno até conseguir o recorde. Mas o Galo vai derrubá-lo no domingo, uma vez que os 18.870 ingressos foram vendidos.

sábado, 26 de novembro de 2011

Sem futuro definido, Rafael Cruz diz que não retornará ao Atlético-MG23/11/2011 12h11 - Atualizado em 23/11/2011 12h11

Lateral-direito está emprestado ao Atlético-GO e tem contrato com o Galo até o fim de 2012, mas diz ser difícil voltar: 'Terminou minha passagem por lá'
Por GLOBOESPORTE.COM
Goiânia
Com a permanência na Série A praticamente assegurada, e a proximidade da classificação da Copa Sul-Americana, o Atlético-GO já trabalha intensamente na montagem do elenco para a próxima temporada. A primeira etapa realizada pelo clube é em relação às renovações e rescisões de contrato. Os dois primeiros a renovar seus vínculos foram o zagueiro Anderson e o meia Ernandes. A tarefa é difícil, já que vários atletas despertaram o interesse de outros clubes.
Líder do troféu Armando Nogueira na lateral-direita, Rafael Cruz é um dos jogadores que terão seu contrato encerrado ao fim de 2011. Ele está emprestado ao time goiano pelo Atlético-MG, e ainda não tem seu futuro definido para o próximo ano. Rafael cogita a permanência no Dragão para a próxima temporada, e acha difícil o retorno ao Galo mineiro.
- Já terminou minha passagem por lá, tenho mais um ano de contrato por lá, mas está difícil minha volta, mas claro que no futebol tudo acontece, tenho mais um ano de contrato, se for pra voltar, vou voltar, mas minha vontade é continuar aqui (Atlético-GO) ou se houver uma possibilidade de outro clube, é conversar e analisar – declarou o lateral
Rafael Cruz tem vínculo com o time mineiro até o fim de 2012. Contratado pelo Alvinegro em 2010, o lateral não conseguiu repetir o bom futebol mostrado no Rubro-negro goiano, e no início do Brasileirão deste ano voltou ao Atlético-GO. O lateral não guarda mágoas do ex-clube, e diz que a relação com o time já está um pouco desgastada, e a pressão rotineira na equipe mineira prejudicou na adaptação de vários personagens que passaram por lá.
- Eu já estou em uma fase que não preciso mais responder pras pessoas, sei do meu potencial, e vou procurar nos clubes em que estou sempre dar o meu máximo. No Atlético Mineiro não aconteceu, assim como não aconteceu com o Diego Souza, com o Vanderlei Luxemburgo, com o Dorival. É um clube que passa por um momento de muita pressão, muitos anos sem título, a torcida veste muito a camisa, o clube investe bastante, traz nomes de peso, e a expectativa é muito grande em cima de resultados, e quando não acontece a cobrança é muito grande – comentou.
Renovação com o Atlético-GO
Rafael Cruz deixou claro que sua prioridade para 2012 é ficar no Atlético-GO. Entretanto, nada ainda foi negociado, e o lateral admite que tem a intenção de atuar por um clube de maior expressão. Por este motivo, o jogador deixa seu futuro ainda indefinido.
- Se aparecer uma coisa realmente muito boa, um clube grande, a gente sabe que é difícil, o jogador tem vontade de ir, mas se for uma coisa igual, e o Atlético eu tenho certeza que vai me valorizar, que pretende ficar comigo, então vamos analisar primeiramente a proposta do Atlético pra dar continuidade. Se for tudo como estamos esperando, com certeza vamos continuar – avaliou o jogador.

Neto Berola é absolvido e Cuca terá todo o elenco à disposição para jogo de domingo

Redação - Superesportes
Publicação:23/11/2011 20:25
Atualização:23/11/2011 20:35
Julgado nesta quarta-feira pela expulsão no confronto com o Grêmio, no último dia 5, o atacante Neto Berola foi absolvido e está à disposição do técnico Cuca para o duelo com o Botafogo, neste domingo, na Arena do Jacaré.
O atleta estava incurso no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por praticar 'ato desleal ou hostil durante a partida' e podia pegar até três jogos de suspensão.
Com a absolvição de Berola, Cuca terá todo o elenco à disposição para o jogo de domingo. O atacante Guilherme, que estava no departamento médico, foi liberado e já treina com o grupo. Apesar disso, por questões físicas, o atleta não deve ser relacionado.

Tardelli se reúne com Kalil e diz que está tentando reduzir pedida do Anzhi


Tardelli quer voltar ao Atlético
Insatisfeito no clube russo, atacante esteve na Cidade do Galo nesta quarta-feira
Daniela Mineiro - Superesportes
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:23/11/2011 20:05
Atualização:23/11/2011 20:45
No começo da noite desta quarta-feira, a presença de Diego Tardelli na Cidade do Galo foi a maior novidade do dia no Centro de Treinamentos atleticano. Insatisfeito no Anzhi, da Rússia, o atacante foi visitar os velhos companheiros, mas chegou tarde e já não havia jogadores no CT. Porém, lá estava Alexandre Kalil. Se a intenção era reencontrar os amigos, Tardelli acabou se reunindo com o presidente do Atlético. E revelou: está tentando reduzir o valor pedido pelo Anzhi para liberá-lo, preferencialmente para o Galo.
“Quando manifestei a vontade de voltar para o Brasil, vários clubes se interessaram em me tirar do Anzhi, mas dei preferência para o Atlético. Estamos tentando diminuir os valores pedidos por eles”, disse.
Ao deixar a Cidade do Galo, Alexandre Kalil comentou sobre a proposta inicial do Anzhi para liberar o atacante: “O cara (Tardelli) quer jogar aqui, gosta daqui. Mas a pedida deles é uma imoralidade. A gente está olhando”, disse o presidente alvinegro.
Diego Tardelli aguarda a chegada de seu empresário, Giuliano Bertulucci, que está na Europa, para saber se a negociação evoluiu. “Ele estava em Londres. Chega amanhã (quinta-feira). Então deve ter notícia boa aí. Quem sabe até para o final da semana.”

Cuca busca vencer clube que mais se identificou na carreira de treinador


Cuca treinou o Botafogo por dois anos
Daniela Mineiro - Superesportes
Publicação:23/11/2011 16:18
Atualização:23/11/2011 20:02
Cuca nunca escondeu o carinho que sente pelo Botafogo, clube que comandou por dois anos e próximo adversário do Atlético no Brasileirão. Apesar do sentimento especial com o time carioca, o treinador atleticano espera levar a melhor no jogo de domingo e salvar de vez o Galo do rebaixamento.
“Nunca neguei que o melhor lugar que eu trabalhei até hoje foi o Botafogo, foi o mais longo também. Dois anos e meio, três montagens, uma melhor que a outra, jogando futebol bonito, chegando às finais. Não conquistamos títulos por detalhes. Tenho grandes lembranças de lá, do torcedor principalmente. Me identifiquei muito com o Botafogo, gosto de lá. Mas por questões profissionais, a gente mede força com eles. Temos que sair da zona de rebaixamento e eles buscam vaga na Libertadores. Hoje a gente é adversário.”
Se vencer o Botafogo no domingo, o Atlético afasta de vez o risco de rebaixamento sem depender de nenhum outro resultado. Cuca quer o time ligado e respeitando a equipe carioca, que, para o treinador, é uma das melhores do Brasil.
“É o jogo que nos tira o risco de rebaixamento. Vamos jogar contra um time muito bom, acho que um dos melhores do país. Jogava um futebol muito bonito, deu uma desandada, mas tem que ter nosso respeito.”

Galeria de fotos Venda de ingressos para Galo x Botafogo







Torcedores lotaram as filas. Quem não conseguiu comprar, protestou

Galeria de fotos Confrontos históricos Galo x Botafogo


Ainda em 2008, o Galo venceu o Botafogo pela última vez nos últimos dez anos. Com gols do zagueiro Leandro Almeida, o Atlético derrotou os cariocas por 2 a 1.

Ainda em 2008, o Galo venceu o Botafogo pela última vez nos últimos dez anos. Com gols do zagueiro Leandro Almeida, o Atlético derrotou os cariocas por 2 a 1.

Em 2008, os times voltaram a se enfrentar nas quartas de final da Copa Brasil. Mais uma vez o Botafogo eliminou o Atlético, com um empate (0 a 0) e um triunfo (2 a 0).

Na Copa do Brasil de 2007, o erro do árbitro Carlos Eugênio Simon ficou entalado na garganta do torcedor atleticano. Depois do empate por 0 a 0 na partida de ida, no Mineirão, o Botafogo venceu no Maracanã por 2 a 1. Nos minutos finais do jogo, o Galo teve um pênalti claro não marcado pelo árbitro. Se chegasse à igualdade no placar, o Atlético avançaria à semifinal.


Em 1999, o Galo aplicou a maior goleada sobre o Botafogo. Pelo Campeonato Brasileiro, o time atleticano venceu por 5 a 1, no estádio Caio Martins. Belletti, Guilherme, Adriano, Marques e Cure marcaram os gols do Atlético.


Em 1994, Atlético e Botafogo se enfrentaram pelas quartas de final do Brasileirão. O Galo venceu o jogo de ida por 2 a 0, gols de Eder Aleixo (foto) e Darci. Na partida de volta, os cariocas venceram por 2 a 1, mas o gol de Reinaldo garantiu os mineiros na semifinal.


Em 1994, Atlético e Botafogo se enfrentaram pelas quartas de final do Brasileirão. O Galo venceu o jogo de ida por 2 a 0, gols de Eder Aleixo (foto) e Darci. Na partida de volta, os cariocas venceram por 2 a 1, mas o gol de Reinaldo garantiu os mineiros na semifinal.

No triangular final do Campeonato Brasileiro de 1971, o Atlético, que já havia derrotado o São Paulo por 1 a 0, venceu o Botafogo e sagrou-se campeão nacional. Dario marcou o gol do triunfo sobre os cariocas.

Ronaldo marcou o gol do Atlético no empate por 1 a 1 na prorrogação da terceira partida pelas oitavas de final da Taça Brasil de 1967.

Depois de uma vitória para cada time, Atlético e Botafogo fizeram um jogo desempate, no Mineirão, para decidir quem avançaria às quartas de final da Taça Brasil de 1967. No tempo regulamentar, 0 a 0. Na prorrogação, um gol para cada lado. O regulamento, então, determinava a definição do classificado na disputa de "cara ou coroa". Diz a lenda que quando a moedinha subiu, ela "não voltou mais". Antes de a moeda cair no chão, os atleticanos festejaram e ninguém viu se deu "cara ou coroa"...

Amarelou,dançou

Seis jogadores, sendo quatro titulares, correm risco de levar o terceiro cartão diante do Botafogo e ficar de fora do clássico com o Cruzeiro. Mas prometem não tirar o pé
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:23/11/2011 07:00
Em situação mais confortável que as outras equipes ainda ameaçadas pelo rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, não só por somar 42 pontos, mas também por ter maior número de vitórias, o Atlético busca manter a concentração para bater o Botafogo, domingo, em Sete Lagoas, garantindo-se na elite do futebol nacional sem depender de outros resultados. Por isso, ninguém quer ficar de fora ou entrar sem ser para dar 100%. Nem mesmo a possibilidade de ficar fora da última partida do ano, contra o Cruzeiro, em 4 de dezembro, como pode ocorrer com os jogadores que estão pendurados com dois cartões amarelos, arrefece os ânimos na Cidade do Galo.
Ao todo, seis atletas (confira quadro) terão de cumprir suspensão na última rodada do Brasileiro, quando há, inclusive, a possibilidade de rebaixar o maior rival, caso sejam novamente advertidos. Desses, quatro são titulares: Renan Ribeiro, Pierre, Fillipe Soutto, além de Neto Berola, que não atuou contra o Corinthians, domingo, por decisão do técnico Cuca. O atacante, aliás, será julgado hoje pela expulsão diante do Grêmio, correndo o risco de não poder entrar em campo domingo. Outro, Magno Alves, começou jogando a maioria das partidas, enquanto Dudu Cearense ainda tenta se firmar.
O zagueiro Réver, um dos mais experientes da equipe, diz que, se houvesse alguém pensando em se guardar para o clássico, estaria completamente equivocado. “Não dá para pensar no Cruzeiro antes do jogo com o Botafogo. Até porque, se isso ocorrer, corremos o risco de deixar de fazer o que temos de fazer nessa próxima partida, que é buscar a vitória e nos livrarmos definitivamente da possibilidade de queda”, argumentou o jogador, que já foi capitão do alvinegro.
Ele sabe que nos últimos anos o Botafogo vem sendo uma pedra no sapato atleticano, tendo eliminado os mineiros de competições como Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Porém, lembra que o Atlético já quebrou alguns tabus este ano, como vencer pela primeira vez no Engenhão (2 a 0 no Fluminense), e acredita que está na hora de mudar o retrospecto contra o time da estrela solitária.
O técnico Cuca é outro que quer todos os atleticanos concentrados apenas no jogo deste domingo. Segundo ele, trata-se de uma decisão. “Não dá para tirar o pé, entrar segurando, é uma partida que vale nossa tranquilidade. Além do mais, vamos enfrentar uma equipe forte, que atravessa momento ruim, é verdade, mas que tem excelente grupo e merece todo o nosso respeito”, disse o treinador.
CONTA SIMPLES Se passou as últimas semanas fazendo contas para saber o que o Atlético precisaria para escapar do rebaixamento, o comandante alvinegro ressalta que agora basta vencer o jogo contra o Botafogo. Segundo ele, se a equipe estiver em um dia ruim, o empate também poderá ser considerado um bom resultado, mas jamais será o objetivo do Galo. “Vamos nos preparar bem durante a semana para fazer um jogo bom.”
Os jogadores se reapresentaram ontem à tarde, quando fizeram trabalho físico. Hoje, haverá atividade em dois períodos, quando Cuca começará a preparar a equipe tática e tecnicamente. As dúvidas são se ele manterá Serginho no meio, deixando novamente Neto Berola (caso não seja suspenso) no banco de reservas, e se escala Richarlyson ou Triguinho na lateral esquerda.
23 de novembro de 2011 • Futebol Profissional • Agenda • Atletas • Futebol Profissional • Comissão Técnica • Futebol Profissional • Futebol Profissional • Treino
Grupo treinou em dois períodos nesta quarta-feira
Em mais um dia de preparação para o jogo contra o Botafogo, pela penúltima rodada do Brasileirão, o elenco atleticano treinou em dois períodos nesta quarta-feira. A partida contra a equipe carioca acontecerá às 17h deste domingo, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
Pela manhã, o grupo realizou atividades físicas na academia e somente os goleiros treinaram no campo. Já no período da tarde, os jogadores participaram de um trabalho técnico. Nesta quinta-feira, o treino será às 16h.
23 de novembro de 2011 • Futebol Profissional • Competições • Futebol Profissional • Futebol Profissional • Jogos
Nielson Dias (Asp. Fifa/PE) apitará Atlético x Botafogo
O árbitro Nielson Nogueira Dias (Asp. fifa/PE) apitará a partida entre Atlético e Botafogo, a ser realizada às 17h do próximo domingo, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Este será o primeiro jogo do Atlético que o pernambucano comandará no atual Campeonato Brasileiro. O confronto será válido pela 37ª rodada, a penúltima da competição, e os auxiliares serão Kléber Gil (SC) e Josemar Moutinho (PE).
23 de novembro de 2011 • Bilheteria • Futebol Profissional • Comissão Técnica • Futebol Profissional • Competições • Futebol Profissional • Galo • Futebol Profissional • Jogos • Torcida
Massa esgota ingressos em poucas horas
Os ingressos do jogo contra o Botafogo destinados à torcida do Atlético se esgotaram em poucas horas nesta quarta-feira. O confronto em Sete Lagoas será válido pela penúltima rodada do Brasileirão e acontecerá às 17h deste domingo, na Arena do Jacaré.
Os ingressos para a torcida do Botafogo serão vendidos apenas a partir das 15h de domingo, na Bilheteria D da Arena do Jacaré.
O técnico Cuca destaca a importância do apoio da Torcida Atleticana. “A gente precisa muito do torcedor, na grande quantidade que tem ido e com aquela mesma euforia porque, na minha opinião, é a jornada mais importante de todas até agora. O papel do torcedor será fudamental. Temos um time jovem e o torcedor tem carregado no colo essa meninada. Domingo, tem que ser igual”, disse o treinador alvinegro.

23 de novembro de 2011 • Atletas • Futebol Profissional • Competições • Futebol Profissional • Galo • Futebol Profissional • Jogos • Torcida
Réver espera fazer valer o fator campo
O zagueiro Réver espera que o Atlético faça valer a condição de mandante para vencer o Botafogo às 17h deste domingo, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O confronto será válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, a penúltima da competição.
“Vai ser uma luta. Nosso momento é de buscar uma vitória, mas, para isso, temos que fazer por onde vencer o Botafogo. Eles vão tentar se aproximar do bloco da Libertadores, mas tem muita coisa em jogo para o Atlético. Então, temos que nos impor e fazer prevalecer a nossa força dentro de casa para conseguir essa vitória”, comenta o defensor.
Réver afirma que conta com o apoio da Massa Atleticana na Arena do Jacaré.
“Que a torcida nos incentive como vem nos incentivando, até porque é o último jogo do ano perto dos torcedores. Espero que a gente possa fazer jus a esse apoio e dar alegria ao torcedor com uma vitória, que dará mais tranquilidade para o resto do ano”, observa o jogador.
O zagueiro alvinegro conclui dizendo que espera um jogo bastante complicado diante da equipe carioca.
“É um jogo muito difícil e que pode decidir nossa vida. Conseguindo os três pontos, saímos dessa situação de dificuldade que a gente passou durante o ano. Espero que o Atlético possa estar apto para conseguir essa vitória”.
22 de novembro de 2011 • Futebol Profissional • Agenda • Atletas • Futebol Profissional • Comissão Técnica • Futebol Profissional • Competições • Futebol Profissional • Galo • Futebol Profissional • Jogos • Futebol Profissional • Treino
Atlético inicia preparação para enfrentar o Botafogo
O elenco atleticano se reapresentou na tarde desta terça-feira, na Cidade do Galo, e realizou o primeiro treinamento visando ao jogo contra o Botafogo, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, a penúltima da competição. A partida acontecerá às 17h do próximo domingo, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
Os atletas que atuaram no último domingo fizeram trabalho regenerativo e os demais realizaram atividades físicas no campo e na academia.
“Foi um treino físico, intercalado, feito pelo Carlinhos Neves, culminando com um treino na musculação. Começamos bem, forte e amanha já entramos no processo de treinamento com bola”, comentou o técnico Cuca.
Nesta quarta-feira, haverá treino em dois períodos, às 9h30 e às 16h.
Fotos: Bruno Cantini

Gestores se unem para criação de entidade

Objetivo é disseminar a função entre os clubes brasileiros
LANCEPRESS!
Publicada em 23/11/2011 às 20:52
Rio de Janeiro (RJ)
Alguns dirigentes de importantes clubes brasileiros se uniram em Atibaia, interior de São Paulo, para concretizar a criação da Associação Brasileira dos Executivos de Futebol (Abef). O intuito da nova entidade é a troca de experiência entre cartolas e a difusão da figura do gestor de futebol pelo país.
A presidência da Abef será de Ocimar Bolicenho, que já comandou o futebol de Santos e mais recentemente do Atlético-PR.
– Essa iniciativa é um passo importante para darmos nossa contribuição para a profissionalização do futebol no Brasil. Achamos que quanto mais dirigentes, clubes e atletas se organizarem, melhor para o fortalecimento do esporte também fora das quatro linhas. A figura do Executivo é cada vez mais presente nos clubes e a criação da ABEF vai ajudar na qualificação desses profissionais – afirmou Rodrigo Caetano, diretor-executivo do Vasco e eleito vice-presidente.
Para fazer parte da associação, os profissionais que atuam nos clubes brasileiros deverão ter exercido as funções de Executivo, Gerente, Coordenador Operacional (nova nomenclatura para o antigo supervisor) ou Gerente de Categoria de Base, por no mínimo dois anos. Além disso, terão que participar de dois dos quatro próximos encontros anuais que serão realizados, comprovar dois anos de experiência e ser aprovado pelo Conselho.
Nos três encontros realizados até o momento, as discussões mais abrangentes foram a criação de um código de ética consistente, uma abordagem ampla sobre a Lei Pelé, o campo de atuação dentro dos clubes e o organograma de um Departamento de Futebol. A Associação terá sede no Rio de Janeiro e em breve terá uma página na Internet para a divulgação de todo o seu material.
Diretoria da Abef pelos próximos três anos:
- Presidente: Ocimar Bolicenho (sem clube, ex-Santos ex-Atlético-PR)
- Vice Presidente: Rodrigo Caetano (Vasco)
- 1º Secretário: Cícero Souza (Sport)
- 2º Secretário: Adson Batista(Atlético-GO )
- 1º Tesoureiro: Felipe Ximenes (Coritiba)
- 2º Tesoureiro: Carlos Alberto Isidoro (Atlético-MG)
- Diretor de Comunicação: Saulo Magalhães (Corinthians)

Magno Alves:de titular absoluto a opção no Atlético


Magno Alves aguarda uma oportunidade entre os titulares do Atlético-MG (Foto: Gil Leonardi)
Atacante perdeu a condição de titular após a chegada de Cuca
LANCEPRESS!
Publicada em 23/11/2011 às 16:26
Belo Horizonte (MG)
Magno Alves tornou-se, ao longo desta temporada, um dos principais jogadores do Atlético-MG. O centroavante, inclusive, é o artilheiro do Galo, com 18 gols assinalados, e é o melhor garçom, com dez assistências. Com o técnico Cuca, porém, Magnata perdeu a condição de titular.
O atual comandante alvinegro explica que o centroavante está na mesma condição de todos os outros jogadores do elenco e que a sua utilização está dentro do planejado pela comissão técnica.
- Estamos aproveitando o Magno Alves de acordo com as nossas necessidades nas partidas. Temos visto, no decorrer dos treinamentos, as opções que vêm surgindo. Temos uma disputa, dentro de campo, de pouco mais de 30 jogadores. Ele (Magno Alves) é um deles e tem sido aproveitado conforme nós imaginamos - relatou o treinador.

Cuca recusaria incentivo financeiro para perder jogo

Comandante acredita que a mala branca não é condenável
LANCEPRESS!
Publicada em 23/11/2011 às 16:09
Belo Horizonte (MG)
Chega o fim da temporada e os assuntos que imperam no mundo do futebol são os das malas branca e preta, incentivos financeiros para uma equipe conseguir um resultado que beneficie outra. O resultado da partida entre Atlético-MG e Botafogo influencia diretamente na briga por uma vaga na Libertadores.
Por isso, o técnico Cuca explica que não tem problema receber um incentivo para vencer o adversário. No entanto, ele rechaça a possibilidade de ganhar dinheiro para sair de campo com uma derrota.
- Eu acho o fim do mundo oferecer dinheiro para um time perder. Isso é atitude de pessoa sem caráter. Quem recebe para perder também não tem. Pessoas assim têm de ser banidas do futebol. Mas, do outro lado, existe um bicho, é algo normal - avaliou o comandante atleticano.

Réver:´Não aguento mais fazer contas,olhar números´

Zagueiro do Atlético-MG explica que já deixou a família de lado para analisar a situação da equipe no Campeonato Brasileiro
LANCEPRESS!
Publicada em 23/11/2011 às 15:15
Belo Horizonte (MG)
Hoje, a situação do Atlético-MG no Campeonato Brasileiro é tranquila. Quatro pontos a frente do primeiro clube da zona de rebaixamento, o Galo está muito próximo de garantir a sua permanência na Primeira Divisão. No entanto, o Alvinegro já teve de fazer muitas contas no decorrer da competição.
Réver quer distância dos números. O zagueiro explica que deixa de ficar com a filha para fazer contas e descobrir qual deve ser a pontuação da equipe nesta reta final de Brasileirão.
- Não aguento mais fazer conta e olhar números. Quando chego em casa, deixo de brincar com minha filha para ficar vidrado nesses números. Mas isso faz parte. Fizemos por merecer esta situação. Agora, temos de sair desse lugar incômodo na tabela - declarou o zagueiro, relembrando que o Atlético-MG depende apenas de si para evitar uma queda à Série B:
- Temos uma partida complicada diante do Botafogo. Os três pontos nos tiram dessa situação incômoda. Espero que eles venham no domingo.

Atlético-MG promete lotar estádio contra o Botafogo


Torcedores fazem fila por ingresso na Sede do Atlético-MG (Crédito: Caio Barroso)
Torcida atleticana detém o recorde de público da Arena do Jacaré
LANCEPRESS!
Publicada em 23/11/2011 às 14:42
Belo Horizonte (MG)
A torcida do Atlético-MG promete empurrar o time e lotar a Arena do Jacaré no próximo domingo, contra o Botafogo. Em pouco menos de duas horas de venda antecipada, os apaixonados pelo Galo garantiram cerca de 16 mil ingressos.
Os bilhetes começaram a ser vendidos às 10h desta quarta-feira. As entradas com valor promocional de R$ 5 estão esgotadas. Restam apenas os tíquetes no valor de R$ 50. A expectativa é que o estádio de Sete Lagoas receba um ótimo público, como aconteceu contra Grêmio (17.387 pessoas) e Coritiba (16.872).
O Atlético-MG é quem detém o recorde de público presente no estádio. Em janeiro de 2008, quando o Galo perdeu para o Democrata/SL por 1 a 0, 20.500 torcedores compareceram ao estádio. A partida com o maior número de pagantes foi do Cruzeiro. No último domingo, no empate contra o Atlético-PR, a Raposa levou 18.139 espectadores.
Informações:
Cadeira - R$ 5,00 - Portões 1, 2 e 3 (esgotados)
Cadeira Lateral (Descoberta) - R$ 50,00 – Portões 4 e 5
A venda será limitada a cinco ingressos por pessoa
Meia entrada para todos os setores
Confira os postos de venda:
Quarta-feira
Sete Lagoas
10h às 20h – Posto Santa Helena – Praça da Estação
10h às 17h – Posto Santa Helena – Canaã
Belo Horizonte
10h às 20h – Sede de Lourdes
10h às 17h – Labareda, Class Club Sion e Class Club Buritis
Quinta-feira
Sete Lagoas
10h às 20h – Posto Santa Helena – Praça da Estação
10h às 17h – Posto Santa Helena – Canaã
Belo Horizonte
10h às 20h – Sede de Lourdes
10h às 17h – Labareda, Class Club Sion e Class Club Buritis
Sexta-feira
Sete Lagoas
10h às 20h – Posto Santa Helena – Praça da Estação
10h às 17h – Posto Santa Helena – Canaã
Belo Horizonte
10h às 20h – Sede de Lourdes
10h às 17h – Labareda, Class Club Sion e Class Club Buritis
Sábado
Sete Lagoas
10h às 17h – Posto Santa Helena – Praça da Estação
Belo Horizonte
10h às 17h – Sede de Lourdes, Labareda
Domingo
Sete Lagoas
10h às 12h – Posto Santa Helena – Praça da Estação
15h às 17h45 – Bilheteria A da Arena do Jacaré
12h às 18h15 – Bilheteria B da Arena do Jacaré
15h às 17h45 – Bilheteria C da Arena do Jacaré
15h às 17h45 – Bilheteria D da Arena do Jacaré
Belo Horizonte
10h às 12h – Sede de Lourdes

Sem atingir meta, Atlético-MG tenta terminar entre os 4 melhores do returno


Objetivo traçado pelo técnico Cuca era de levar o Atlético ao título simbólico do returno do Brasileiro
Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
No final do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o técnico Cuca traçou como objetivo o Atlético-MG tornar-se campeão simbólico do returno para conseguir escapar do rebaixamento. Esta meta não poderá, no entanto, ser alcançada, já que o primeiro lugar na segunda metade da competição está garantido pelo Fluminense.
Porém, o time mineiro poderá conquistar uma vaga entre os quatro primeiros colocados do segundo turno do Brasileirão, o que garantirá a permanência do clube na primeira divisão, principal meta do Atlético nesta reta final de competição. Para isso, precisa vencer o Botafogo, domingo, às 17h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela penúltima rodada.
Com a derrota para o Corinthians, por 2 a 1, no domingo passado, em São Paulo, o time mineiro caiu quatro posições na tabela do returno, passou de quarto para oitavo colocado, com 27 pontos – foram oito vitórias, três empates e seis derrotas. Caso vença os dois jogos que faltam para encerrar a competição, contra o Botafogo e Cruzeiro, o time mineiro poderá terminar até mesmo na terceira posição no segundo turno.
A liderança simbólica do returno ficará nas mãos do Fluminense. O time carioca, que ainda sonha com título de campeão brasileiro, soma 37 pontos na segunda metade, seis a mais que o Figueirense, mas leva vantagem no número de vitórias, 12, contra oito dos catarinenses.
Apesar de ficar sem o título simbólico do returno, o importante para os comandados de Cuca é o fato de o Atlético ter conseguido uma boa campanha na segunda parte da competição. Com 42 pontos, o time alvinegro ocupa o 14º lugar e precisa de mais três pontos para se livrar do rebaixamento, sem depender de outros resultados.
O volante Pierre pensa em vencer o Botafogo e acabar de ver com o risco de rebaixamento. “A responsabilidade é a mesma sempre, desde que cheguei ao Atlético são jogos decisivos, estávamos inúmeras partidas lutando contra o rebaixamento e vamos tentar vencer o Botafogo, sempre respeitando o Botafogo, que é um time de qualidade”, observou.

Cuca terá grande aprte do elenco no final do Brasileiro

Volantes estão com dois cartões amarelos há duas rodadas
LANCEPRESS!
Publicada em 22/11/2011 às 19:18
Belo Horizonte (MG)
Nesta reta final do Campeonato Brasileiro, uma das vantagens do Atlético-MG, para se livrar definitivamente do rebaixamento, é contar com a força máxima do elenco. As suspensões e, principalmente, a falta de um padrão tático de jogo, atrapalharam a campanha alvinegra na competição.
Contudo, desde a 31ª rodada, no triunfo sobre o Fluminense, o técnico Cuca encontrou a formação ideal. A partir daquele momento, o Galo conseguiu uma arrancada de quatro vitórias em seis partidas, o suficiente para deixá-lo mais distante da zona de degola.
Graças à disciplina dos jogadores atleticanos - como Fillipe Soutto e Pierre, que estão pendurados e seguraram os dois cartões amarelos nas duas últimas rodadas - Cuca poderá contar com a maioria dos atletas, que protagonizaram a reação do time, para o próximo compromisso do Atlético, contra o Botafogo, na Arena do Jacaré.

Cuca pronto para enfrentar um velho conhecido

Treinador do Atlético-MG precisa derrotar no domingo o Botafogo, que dirigiu por muito tempo e tem identificação
LANCEPRESS!
Publicada em 22/11/2011 às 09:38
Belo Horizonte (MG)
Apesar da decepção pela derrota de domingo passado no Pacaembu, o treinador Cuca elogiou o comportamento do Atlético contra o Corinthians e acredita que no jogo de domingo, contra o Botafogo, na Arena do Jacaré, o grupo poderá somar os pontos necessários para acabar com o fantasma do rebaixamento. Entre os destaques positivos para o treinador está a eficiência defensiva do Atlético, que conseguiu conter a pressão Corinthians durante 77 minutos.
- O Atlético fez um grande jogo e alguns meninos que nunca jogaram no Pacaembu, como Fillipe, Bernard e Carlos César, fizeram uma baita partida. Nossa salvação poderia ter sido contra o Corinthians. Mas não há terra arrasada, temos de valorizar a qualidade do adversário e juntar forças para alcançar o objetivo no próximo confronto. Domingo, contra o Botafogo, espero afastar esse risco de rebaixamento - enfatizou Cuca, lembrando que a vitória (ou mesmo o empate, dependendo das combinações) anula a chance de o time retornar para a Série B em 2012.
E quando o assunto é Botafogo, o treinador do Galo tem grande familiaridade. Isso porque o comandante atleticano treinou os cariocas de 2006 a 2008 (com um breve intervalo em 2007), anos em que conquistou no Alvinegro o primeiro troféu da carreira (Taça Rio) e levou para o campeonato nacional, uma equipe com um futebol vistoso e atraente, chegando a liderar a competição durante 13 rodadas consecutivas.
- Eu dirigi o Botafogo por dois anos e meio e jogamos um futebol fantástico. Não tivemos muitos títulos por detalhes. Guardo lembranças boas, de lá do Botafogo, uma torcida sempre me tratou muito bem e eu também a ela - disse Cuca, que comandou os cariocas em 138 partidas, com 70 vitórias, 38 empates e 30 derrotas.
Mas isso é passado. Hoje, no Galo, o treinador quer um triunfo que tire o time do perigo da degola. E ratifique a queda livre na qual o Botafogo vive.

Renan Ribeiro minima supremacia botafoguense: 'cada jogo é um jogo'

Daniela Mineiro - Superesportes
Publicação:22/11/2011 20:34
Neste domingo, na Arena do Jacaré, o Atlético encontrará um velho algoz, o Botafogo. Nos últimos 10 anos, em 22 jogos, apenas uma vez o Galo levou a melhor sobre o time carioca. A equipe da estrela solitária venceu 15 vezes e outras seis partidas terminaram empatadas.
Para o goleiro Renan Ribeiro, o retrospecto negativo deve ser deixado de lado e o time tem que focar apenas no confronto de domingo. “Cada jogo é um jogo, independentemente dessa marca que o Botafogo conseguiu. Temos que entrar com o objetivo de vencer e esquecer o que passou. Temos que nos entregar em campo para a gente conseguir o resultado.”
Apesar de preferir deixar o retrospecto no passado, Renan reconhece que o torcedor atleticano está carente de uma vitória sobre o Botafogo. “Tá na hora da gente vencer o Botafogo para dar alegria à torcida. Deus queira que a gente consiga essa vitória para distanciar da zona.”
O goleiro atleticano, que destacou que terá uma atenção especial com o atacante Loco Abreu, ressaltou que é preciso tomar cuidado com toda a equipe. “Um jogador que merece atenção. Mas eles têm uma equipe boa. Cabe a nós entrarmos ligados para dar o melhor e conseguir o resultado.”

Tardelli chega a Belo Horizonte e espera definir futuro em até três semanas


Atacante está insatisfeito na Rússia e pretende voltar a atuar no Brasil
Redação - Superesportes
Publicação:22/11/2011 19:54
Atualização:22/11/2011 20:24
De férias no Anzhi, da Rússia, Diego Tardelli chegou ao Brasil na última semana. Nesta terça-feira, o atacante desembarcou em Belo Horizonte, onde pretende ficar por uma semana. Insatisfeito no clube russo, o atleta quer voltar a atuar no futebol brasileiro. A negociação com o Atlético esbarra na pedida inicial do Anzhi, que deseja recuperar o investimento feito no jogador.
Tardelli espera encerrar a negociação em, no máximo, três semanas. “Devo voltar para o Brasil. Não acertando com o Atlético, volto para o Brasil, tem outras equipes que querem investir. Estou esperando. Esperar mais duas, três semanas para definir meu futuro”, disse o atacante em entrevista exclusiva à TV Alterosa.
Segundo o diretor de futebol do Atlético, Eduardo Maluf, a pedida inicial do Anzhi para vender Diego Tardelli é de oito milhões e meio de euros, valor que inviabiliza o retorno do atacante ao Galo.
Vendido pelo Atlético em março passado, com o clube mineiro recebendo cinco milhões de euros pelos 62,5% dos direitos que detinha, Diego Tardelli não se adaptou ao novo clube. Não aproveitou as chances e ainda se lesionou. Infeliz na Rússia, o atacante revelou, no começo de outubro, que deseja voltar ao futebol brasileiro em 2012, com prioridade para o Galo
Confira nesta quarta-feira, no Alterosa Esporte, a matéria completa sobre a chegada de Diego Tardelli a BH.

Galeria de fotos Treino do Atlético desta terça-feira












Ciente das contas para salvar Galo, Cuca prepara time para não usar a calculadora

Treinador fez simulações, mas quer vitória para evitar surpresa desagradável
Daniela Mineiro - Superesportes
Publicação:22/11/2011 18:30
Atualização:22/11/2011 18:38
Faltando duas rodadas para acabar o Campeonato Brasileiro, o técnico Cuca, que sempre fez contas na luta contra o rebaixamento, não dispensou a ‘calculadora’. Ele sabe bem quais são as combinações que podem salvar o Atlético até mesmo com derrota para o Botafogo, domingo, na Arena do Jacaré. Mas não quer correr riscos. A semana de preparação na Cidade do Galo será voltada para buscar a vitória, resultado que afasta matematicamente a possibilidade de queda, independentemente de outros resultados.
“Temos feito simulação, conversado. Hoje estamos em uma condição um pouco melhor que o pessoal mais abaixo. Um único resultado e pode ser que o Atlético não precise de ponto nenhum. Mas se der tudo errado, você precisa da vitória para chegar livre na última rodada. Não adianta ficar pensando nisso, temos que preparar bem durante a semana para fazer um jogo bom”, disse Cuca.
Diante disso, no CT atleticano a ordem é única: “Nossa conta é simples. Fazer o melhor dentro de campo contra o Botafogo para fazer o máximo de pontos possível. Tentar vencer. Mas, se tiver num dia ruim, empatar. Esse é o nosso cálculo”, ressaltou o treinador.
Valorização
A derrota na rodada passada para o Corinthians, por 2 a 1, de virada, ainda é assunto na Cidade do Galo. O técnico Cuca procura valoriza a atuação do time, que sofreu o gol da derrota nos minutos finais depois de perder a bola no ataque e sofrer o contragolpe.
“Perder nunca é bom, mas tenho que valorizar o que foi feito lá. Foi um jogo duro, perigoso. A torcida estava mais entusiasmada do que já é. Fizemos um grande jogo. Jogamos bem taticamente, coletivamente e tecnicamente, dentro da nossa proposta. Fizemos um gol maravilhoso, que envolveu cinco jogadores com o mesmo pensamento. Se ganha, tem uma ênfase muito maior. Se o juiz não tem medo de aplicar a regra, o Alessandro não cruza a bola para o primeiro gol. Não quero chorar, mas não posso deixar passar. Vejo pouca gente falando em cima desse lance”, disse Cuca, citando que Alessandro poderia ter sido expulso pelo segundo cartão amarelo depois de dar uma pancada em Bernard.

Ciente das contas para salvar Galo, Cuca prepara time para não usar a calculadora

Treinador fez simulações, mas quer vitória para evitar surpresa desagradável
Daniela Mineiro - Superesportes
Publicação:22/11/2011 18:30
Atualização:22/11/2011 18:38
Faltando duas rodadas para acabar o Campeonato Brasileiro, o técnico Cuca, que sempre fez contas na luta contra o rebaixamento, não dispensou a ‘calculadora’. Ele sabe bem quais são as combinações que podem salvar o Atlético até mesmo com derrota para o Botafogo, domingo, na Arena do Jacaré. Mas não quer correr riscos. A semana de preparação na Cidade do Galo será voltada para buscar a vitória, resultado que afasta matematicamente a possibilidade de queda, independentemente de outros resultados.
“Temos feito simulação, conversado. Hoje estamos em uma condição um pouco melhor que o pessoal mais abaixo. Um único resultado e pode ser que o Atlético não precise de ponto nenhum. Mas se der tudo errado, você precisa da vitória para chegar livre na última rodada. Não adianta ficar pensando nisso, temos que preparar bem durante a semana para fazer um jogo bom”, disse Cuca.
Diante disso, no CT atleticano a ordem é única: “Nossa conta é simples. Fazer o melhor dentro de campo contra o Botafogo para fazer o máximo de pontos possível. Tentar vencer. Mas, se tiver num dia ruim, empatar. Esse é o nosso cálculo”, ressaltou o treinador.
Valorização
A derrota na rodada passada para o Corinthians, por 2 a 1, de virada, ainda é assunto na Cidade do Galo. O técnico Cuca procura valoriza a atuação do time, que sofreu o gol da derrota nos minutos finais depois de perder a bola no ataque e sofrer o contragolpe.
“Perder nunca é bom, mas tenho que valorizar o que foi feito lá. Foi um jogo duro, perigoso. A torcida estava mais entusiasmada do que já é. Fizemos um grande jogo. Jogamos bem taticamente, coletivamente e tecnicamente, dentro da nossa proposta. Fizemos um gol maravilhoso, que envolveu cinco jogadores com o mesmo pensamento. Se ganha, tem uma ênfase muito maior. Se o juiz não tem medo de aplicar a regra, o Alessandro não cruza a bola para o primeiro gol. Não quero chorar, mas não posso deixar passar. Vejo pouca gente falando em cima desse lance”, disse Cuca, citando que Alessandro poderia ter sido expulso pelo segundo cartão amarelo depois de dar uma pancada em Bernard.

Atlético x Botafogo: venda de ingressos começa nesta quarta-feira

Publicação:22/11/2011 17:46
Começa nesta quarta-feira a venda de ingressos para Atlético x Botafogo, jogo que será disputado neste domingo às 17h na Arena do Jacaré, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Se vencer, o Galo afasta matematicamente o risco de queda sem depender de outros resultados.
Setor - Preço - Acesso
Cadeira - R$ 5,00 - Portões 1, 2 e 3
Cadeira Lateral (Descoberta) - R$ 50,00 – Portões 4 e 5
A venda será limitada a cinco ingressos por pessoa
Meia entrada para todos os setores
Locais de venda
Quarta-feira
Sete Lagoas
10h às 20h – Posto Santa Helena – Praça da Estação
10h às 17h – Posto Santa Helena – Canaã
Belo Horizonte
10h às 20h – Sede de Lourdes
10h às 17h – Labareda, Class Club Sion e Class Club Buritis
Quinta-feira
Sete Lagoas
10h às 20h – Posto Santa Helena – Praça da Estação
10h às 17h – Posto Santa Helena – Canaã
Belo Horizonte
10h às 20h – Sede de Lourdes
10h às 17h – Labareda, Class Club Sion e Class Club Buritis
Sexta-feira
Sete Lagoas
10h às 20h – Posto Santa Helena – Praça da Estação
10h às 17h – Posto Santa Helena – Canaã
Belo Horizonte
10h às 20h – Sede de Lourdes
10h às 17h – Labareda, Class Club Sion e Class Club Buritis
Sábado
Sete Lagoas
10h às 17h – Posto Santa Helena – Praça da Estação
Belo Horizonte
10h às 17h – Sede de Lourdes, Labareda
Domingo
Sete Lagoas
10h às 12h – Posto Santa Helena – Praça da Estação
15h às 17h45 – Bilheteria A da Arena do Jacaré
12h às 18h15 – Bilheteria B da Arena do Jacaré
15h às 17h45 – Bilheteria C da Arena do Jacaré
15h às 17h45 – Bilheteria D da Arena do Jacaré
Belo Horizonte
10h às 12h – Sede de Lourdes
Fonte: Site do Atlético

Atlético precisa derrubar 'carrasco' para não fazer contas no Brasileirão


Com dois gols do zagueiro Leandro Almeida, Galo venceu o Botafogo por 2 a 1 em 2008
Adversário na penúltima rodada do Brasileirão, Botafogo só perdeu uma vez para o Galo nos últimos 10 anos
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:22/11/2011 07:40
Atualização:22/11/2011 07:41
Superar um ‘carrasco’ é de extrema necessidade para o torcedor atleticano terminar o próximo fim de semana longe da ‘calculadora’. Nos últimos 10 anos, em 22 jogos, apenas uma vez o Galo levou a melhor sobre o Botafogo. No domingo, o Atlético encara os cariocas, pela penúltima rodada, e só a vitória afasta matematicamente a possibilidade de queda no Campeonato Brasileiro, sem a necessidade de torcer contra concorrentes diretos.
O empate e até mesmo a derrota podem salvar o Galo, dependendo dos resultados de Bahia, Cruzeiro, Ceará e Atlético Paranaense. Mas, se uma possível, mas improvável combinação não for favorável, o Atlético corre risco de entrar ameaçado em campo na rodada final, no clássico contra o Cruzeiro, apenas com a presença de torcedores rivais na Arena do Jacaré.
Por isso, derrubar o carrasco Botafogo, que vive momento turbulento - vem de quatro derrotas -, mas segue a apenas dois pontos da zona de classificação à Copa Libertadores, se tornou objetivo único na Cidade do Galo. “Domingo, contra o Botafogo, se Deus quiser, a gente sai desse perigo da zona do rebaixamento”, disse o técnico Cuca.
Supremacia botafoguense
A sequência negativa do Atlético nos últimos 10 anos frente aos cariocas não teve um começo traumático. Foram três empates entre 2002 e 2004. Porém, na temporada seguinte o Botafogo impôs supremacia sobre os mineiros. O Galo só viria a derrotar o rival em novembro de 2008, quando fez 2 a 1 pelo Brasileirão, a única vitória atleticana nos 10 últimos anos.
Nas 22 partidas nesse período, o Botafogo saiu de campo festejando o triunfo em 15. Outros seis jogos terminaram empatados.
Além de 15 derrotas, o Atlético amargou quatro eliminações para o time da Estrela Solitária, nas Copas do Brasil de 2007 e 2008 e nas Copa Sul-Americanas de 2008 e deste ano.
Confira os confrontos entre Atlético e Botafogo a partir de 2002:
14/08/2002 - Botafogo 1 x 1 Atlético - Brasileirão
28/04/2004 - Botafogo 2 x 2 Atlético - Brasileirão
22/08/2004 - Atlético 1 x 1 Botafogo - Brasileirão
14/05/2005 - Botafogo 2 x 1 Atlético - Brasileirão
11/09/2005 - Atlético 0 x 2 Botafogo - Brasileirão
02/05/2007 - Atlético 0 x 0 Botafogo - Copa Brasil
10/05/2007 - Botafogo 2 x 1 Atlético - Copa Brasil
20/05/2007 - Botafogo 2 x 1 Atlético - Brasileirão
26/08/2007 - Atlético 1 x 2 Botafogo - Brasileirão
08/05/2008 - Atlético 0 x 0 Botafogo - Copa Brasil
14/05/2008 - Botafogo 2 x 0 Atlético - Copa Brasil
23/07/2008 - Botafogo 4 x 0 Atlético - Brasileirão
14/08/2008 - Botafogo 3 x 1 Atlético - Copa Sul-Americana
27/08/2008 - Atlético 2 x 5 Botafogo - Copa Sul-Americana
02/11/2008 - Atlético 2 x 1 Botafogo - Brasileirão
05/07/2009 - Atlético 1 x 1 Botafogo - Brasileirão
08/10/2009 - Botafogo 3 x 1 Atlético - Brasileirão
07/08/2010 - Botafogo 3 x 0 Atlético - Brasileirão
30/10/2010 - Atlético 0 x 2 Botafogo - Brasileirão
10/08/2011 - Atlético 1 x 2 Botafogo - Copa Sul-Americana
20/08/2011 - Botafogo 3 x 1 Atlético - Brasileirão
23/08/2011 - Botafogo 1 x 0 Atlético - Copa Sul-Americana

Definições já no domingo. Será?

Redação - Superesportes
Publicação:22/11/2011 07:00
O Brasileiro vem se destacando pelas disputas acirradas e trocas de posições a cada semana. Mas tudo pode ser resolvido domingo, com todos os 10 jogos da 37ª e penúltima rodada às 17h. O campeão, os outros dois rebaixados e até as duas últimas vagas na Copa Libertadores têm chance de ser definidos antes das partidas de 4 de dezembro. Entre os três times ainda na luta pelo título – Corinthians, Vasco e Fluminense –, apenas o Timão pode conquistá-lo por antecipação.
Para a principal competição continental, Internacional e Figueirense estão mais próximos de se juntar aos já garantidos Corinthians, Fluminense, Vasco e Santos. Para isso, o Colorado terá de derrotar o Flamengo em Macaé e o Figueira vencer os corintianos em Florianópolis, além de contar com tropeços do rubro-negro, de São Paulo, Botafogo e Coritiba. Ceará e Atlético-PR podem se juntar aos rebaixados América e Avaí, livrando da ameaça os também mineiros Atlético e Cruzeiro, Bahia e Atlético-GO.

Atlético-MG pode repetir 2010 e se livrar do risco de rebaixamento na penúltima rodada 21/11/2011 - 18h12


Fillipe Soutto (ao centro) diz que confronto com Botafogo será encarado como decisão no Atlético
Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
A campanha do Atlético-MG em 2011 mais uma vez ficou marcada pela luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Com nova arrancada na reta final, o time mineiro poderá repetir 2010 e se safar, matematicamente, de queda para Série B na penúltima rodada da competição.
No ano passado, a salvação do Atlético ocorreu em jogo disputado em Sete Lagoas, quando derrotou o Goiás, que já estava rebaixado, por 3 a 1, com a Arena do Jacaré lotada. Nesta temporada, o time alvinegro terá a chance de decretar em casa a permanência na Série A, em 2012.
O Atlético enfrenta o Botafogo, neste domingo, às 17h, na Arena do Jacaré, pela penúltima rodada do Brasileirão. Para isso, o time mineiro busca uma vitória para não depender de resultados dos jogos dos concorrentes diretos na luta contra o descenso.
Curiosamente, a campanha de 2011 muito se compara com a do ano anterior, quando o time mineiro terminou o primeiro turno entre os quatro últimos e passou 25 rodadas na zona de rebaixamento. Este ano, o Atlético ocupou o grupo dos quatro últimos por 15 rodadas, sendo sete seguidas e cinco somente na primeira metade do Brasileirão.
Nas duas temporadas, a equipe mineira saiu da zona de rebaixamento depois de iniciar, na 31ª rodada, arrancada para permanecer na primeira divisão, e apostou nos dois casos na troca de comando técnico para alcançar o seu objetivo. No ano passado, Luxemburgo deu vaga para Dorival Júnior, que em 2011, não repetiu o bom trabalho, sendo trocado por Cuca.
O volante Fillipe Soutto espera que a história se repita em 2011 e que o Atlético fique livre da queda atuando em casa. “Vamos buscar a vitória, a gente precisa destes três pontos para dar a tranquilidade esperada e afastar de vez qualquer chance de rebaixamento. Este jogo contra o Botafogo será uma decisão para a gente”, observou o jogador.
Em 14º lugar com 42 pontos, o Atlético afastará matematicamente o risco de rebaixamento se vencer o Botafogo, sem depender de outros resultados. Na última rodada, o time alvinegro enfrenta o arquirrival Cruzeiro, que também luta contra a queda para a Série B.