sábado, 26 de fevereiro de 2011

Leonardo Silva dá razão a Dorival Júnior por tê-lo tirado do time titular 25/02/2011 - 10h01


Leonardo Silva diz que precisa de mais tempo para ficar no mesmo nível dos seus companheiros de Atlético-MG
Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Sacado do time titular do Atlético-MG na vitória sobre o Iape, por 3 a 2, na quarta-feira, pela estreia da Copa do Brasil, o zagueiro Leonardo Silva reconhece que ainda precisa evoluir para estar em igualdade de condições com os atuais titulares da defesa atleticana.
“É importante para que a gente possa dar segmento ao planejamento, continuar treinando, para quando tiver a oportunidade entrar na mesma condição dos que estão no time titular”, avaliou Leonardo Silva, em entrevista à Rádio Globo, referindo-se à decisão do técnico Dorival Júnior.
Ele perdeu espaço no time titular atleticano com o retorno de Réver, que se recuperou de estiramento na panturrilha esquerda. O jogador formou dupla de defesa com Werley diante do Iape, pela Copa do Brasil.
Leonardo Silva foi titular em duas rodadas seguidas do Campeonato Mineiro, nas vitórias sobre o Cruzeiro, por 4 a 3, no clássico, e diante do Guarani, por 4 a 2. Nas duas partidas Réver ficou fora, com lesão. Porém, segundo o técnico Dorival Júnior, Leonardo Silva ainda não está em sua melhor condição física e por isso perdeu o posto de titular.
O ex-zagueiro cruzeirense reconhece que vive a ansiedade de conseguir se firmar como titular, mas destaca que seguirá trabalhando para igualar a sua forma com Réver e Werley. “Trabalhando que a gente vai procurar manter esta ansiedade e esta vontade de querer estar ajudando, para que quando a gente tiver oportunidade possa ajudar bastante o time dentro de campo, em boas condições”, disse.

Clássicos recentes apontam equilíbrio entre Atlético e América 25/02/2011 - 07h03


Mauro Fernandes ressalta que o Atlético tem grupo forte que oferece opções ao colega Dorival Júnior

CLÁSSICO DE DOMINGO VALE LIDERANÇA
Leonardo Silva pede respeito ao adversário e afirma que clássico é importante para os planos do clube

Atlético e América se enfrentaram três vezes no ano passado, mas não houve vencedor
Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Conhecido no passado por “clássico das multidões”, o duelo Atlético x América tem mostrado equilíbrio nos confrontos recentes. Os últimos quatros jogos oficiais entre os rivais, disputados entre as temporadas 2009 e 2010, terminaram sem vencedor. Historicamente, no entanto, o time alvinegro leva vantagem com 186 vitórias, contra 101 triunfos da equipe alviverde e 94 empates.
No próximo domingo, a dupla volta a se enfrentar, às 16h (horário de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro. O encontro vale a liderança isolada do Estadual.
A série de quatro empates nos confrontos recentes teve início na abertura do Mineiro 2009, quando Atlético e América não saíram do 0 a 0. Em 2010, novamente na estreia do Estadual, houve nova igualdade no confronto, mas dessa vez pelo placar de 1 a 1.
Ainda pelo Estadual 2010, os rivais encontraram-se nas quartas de final e fizeram duas partidas bastante equilibradas. O primeiro duelo terminou empatado por 3 a 3. No segundo e decisivo, outro empate, agora por 2 a 2. Por ter feito melhor campanha na fase classificatória, o Atlético se avançou às semifinais e no final conquistou o título estadual.
A última vitória do Atlético sobre o rival ocorreu no Mineiro 2007, por 2 a 0, ainda pela primeira fase da competição. Nesse ano o América foi rebaixado e disputou o Módulo II do Estadual em 2008. Em 2006 os atleticanos também venceram os americanos, por 1 a 0.
O América não vence o Atlético desde 2005. Nesse ano o time alviverde derrotou o tradicional adversário por 1 a 0, em confronto válido pela oitava rodada da primeira fase do Mineiro.
Nesta temporada, Atlético e América se enfrentarão mais vezes. Além do Campeonato
Mineiro, os rivais terão confrontos pelo Campeonato Brasileiro, uma vez que a equipe americana conquistou o acesso à primeira divisão no ano passado.
Para o clássico do próximo domingo, os americanos apontam o Atlético, comandado pelo técnico Dorival Júnior, como favorito a vencer o duelo em Sete Lagoas. O time alvinegro é o líder com 12 pontos (100% de aproveitamento), enquanto o América ocupa a vice-liderança com dez.
“É um time que já está bem entrosado e, para mim, é o favorito, apesar de ser um clássico”, observou o experiente goleiro Flávio, em entrevista veiculada pelo site oficial do América.
O técnico do América, Mauro Fernandes, lembrou que o Atlético foi um dos clubes que mais contrataram para a temporada 2011. “O Dorival, além de muito inteligente, tem um leque de opções para armar sua equipe”, afirmou o treinador.
No lado do Atlético, o discurso é de respeitar o adversário. “O Atlético vai entrar em campo respeitando o adversário, sabendo que vai encontrar dificuldades e que o jogo é muito importante para o planejamento traçado pelo clube”, observou o zagueiro Leonardo Silva, em entrevista a Rádio Globo Minas.
“É um jogo importante, um clássico, e em clássico você tem de entrar bastante ligado. É um jogo importante para a gente dar continuidade ao nosso planejamento, então é entrar ligado em campo e buscar a vitória”, acrescentou o zagueiro.
25 de fevereiro de 2011 • Futebol Profissional • Comissão Técnica • Futebol Profissional • Futebol Profissional • Treino
Atlético inicia preparação para o clássico de domingo
O grupo atleticano realizou, na tarde desta sexta-feira, o primeiro treinamento visando ao clássico deste domingo, contra o América, pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro. A partida será disputada às 16h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
Os jogadores que participaram da vitória sobre o IAPE, pela Copa do Brasil, fizeram atividades físicas na academia e no campo. Os demais atletas participaram de um trabalho técnico em campo reduzido, seguido de treino de finalizações e jogadas aéreas.
Neste sábado, o treino será às 9h, encerrando a preparação atleticana para o confronto.

Em nota, Clube dos 13 lamenta saída da Globo de licitação

Em comunicado, assinado pelo presidente da entidade, C13 diz ter sido pego de surpresa com a decisão.
LANCEPRESS!
Publicada em 25/02/2011 às 23:00
O Clube dos 13 emitiu nota na noite desta sexta-feira lamentando a saída da Rede Globo da licitação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no triênio 2012-14. Na nota, assinada pelo presidente da entidade, Fabio Koff, o C13 diz ter sido pego de surpresa pela decisão da emissora e que ela havia aceitado os termos do edital.
Confira abaixo a íntegra da nota:
"O Clube dos 13 tomou conhecimento pela imprensa da decisão da Rede Globo de não participar da licitação para os direitos de transmissão dos Campeonatos Brasileiros do triênio 2012-2014.
A entidade lamenta o fato de a emissora ter mudado abruptamente de posição, uma vez que desde a criação do Clube dos 13 a Rede Globo foi sempre parceira na construção e no fortalecimento do futebol brasileiro.
Esclarecemos que todas as cláusulas que constam na carta-convite foram exaustivamente discutidas com as empresas interessadas, inclusive com a Rede Globo, e que em nenhum momento deste processo liso e democrático seus representantes nos manifestaram direta ou indiretamente a decisão de não participar do certame.
Nos causa surpresa, ainda, que seus representantes tenham procurado diretamente os clubes, desrespeitando acordo firmado no ano passado com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Antes mesmo do anúncio da Rede Globo, o Clube dos 13 procurou espontaneamente o CADE e pediu uma audiência, agendada para a próxima terça-feira (01/03), entre o presidente Fábio Koff, o procurador-geral, Gilvandro Vasconcelos Coelho de Araújo, e o presidente do conselho, Fernando Furlan. O objetivo da reunião é relatar aos órgãos competentes os últimos acontecimentos e ratificar nosso compromisso com uma licitação que dê a todos os interessados as mesmas oportunidades de concorrência.
A entidade que congrega as 20 maiores agremiações do país reafirma seu desejo de união com todos os presidentes de clubes e sua missão de trabalhar de forma limpa, transparente e incansável para que o torcedor, nossa única razão de existir, possa testemunhar um marco histórico de viabilidade econômica no esporte, fator imprescindível para que nosso futebol siga forte, competitivo e recheado de craques.
Fabio André Koff
Presidente do Clube dos 13"

Globo anuncia que não participará de licitação do Clube dos 13

Emissora não concorda do modelo proposto pela entidade para aquisição dos direitos de transmissão dos campeonatos
Marcelo Damato
Publicada em 25/02/2011 às 20:06
A TV Globo distribuiu na noite desta sexta-feira um comunicado para avisar que saiu da concorrência pela disputa da TV aberta promovida pelo Clube dos 13. A emissora recebera anteontem a carta-convite e a provável saída vinha sendo antecipada há vários dias, inclusive pelo L!
Em um texto de cinco parágrafos, a Globo gasta menos de uma linha para explicar os motivos da saída. Diz que uma licitação baseada só em critérios de audiência e receitas publicitárias é incompatível com o modelo de negócios da emissora.
Nos parágrafos anteriores, a Globo se diz ao lado dos torcedores e faz autoelogios, entre eles o de que ajudou no desenvolvimento do futebol brasileiro e que faz os clubes ganha-rem dinheiro não só com a venda dos direitos de TV, mas com exposição de patrocinadores.
A desistência é um duro golpe não só na licitação promovida pelo Clube dos 13, mas em toda a cúpula política da entidade. Sem a Globo, não só cai por terra a possibilidade de o C13 conseguir mais do que os R$ 500 milhões do piso, como aumenta a chance de outros clubes romperem com essa negociação.
Até agora já saíram Corinthians, Flamengo, Botafogo, Fluminense, Vasco e Coritiba. E estão quase fora Grêmio, Cruzeiro, Vitória e Palmeiras. São oito dos 12 clubes mais importantes do país. O Goiás também estaria entre os rebeldes. E o Santos, antes firme com o C13, já se considera indeciso.
A causa da insatisfação da Globo foi o formato da disputa, na qual, pela primeira vez, teve chance real de perder parte dos direitos, que controla integralmente desde 1998. Com a divisão em licitações separadas, a emissora tinha chance quase zero de continuar com tudo.
Fábio Koff, presidente do C13, criticou a postura da emissora.
– Eles formalizaram o que já vinham fazendo. Se já estavam se encontrando com os clubes, ficou claro que não queriam participar da licitação, sendo co-autores desse esvaziamento do C13. Mas não tenho de me meter na questão deles, que devem ter tomado o que era melhor para a empresa. Participa quem quiser. Eles estiveram no C13 e não dis-seram o que os incomodava, não colocaram queixa sobre o processo. A licitação segue normalmente;
O presidente do Clube dos 13, Fabio Koff, declarou que a decisão da emissora já era esperada e que a licitação transcorrerá normalmente:
- Eles apenas formalizaram aquilo que já vinham fazendo. Se eles já estavam se encontrando à parte com os clubes, ficou claro que não queriam participar da licitação, sendo coautores deste esvaziamento do C13. Mas não tenho que me meter na questão deles, que devem ter tomado o que era melhor para a empresa deles. Participa quem estiver interessado. Eles estiveram no Clube dos 13 e não disseram o que os estava incomodando, não colocaram sua queixa sobre ponto A ou B do processo. De minha parte posso dizer que a licitação continua normalmente e que isso não vai alterar nada, nem a data de abertura dos envelopes, no dia 11. Firmei compromisso com o Cade, com os clubes e comigo mesmo, terça-feira eu vou lá dar explicações sobre tudo que está acontecendo nesta concorrência.
Confira abaixo a íntegra do comunicado da Globo:
"Os dirigentes efetivamente preocupados com os legítimos interesses dos seus clubes e, acima de tudo, os torcedores são testemunhas dos volumosos investimentos que a Rede Globo tem feito ao longo desses anos, numa parceria pelo aprimoramento do nosso futebol, na busca de um espetáculo emocionante, com profissionalismo e qualidade.
Essa contribuição tem se traduzido no crescimento das receitas dos clubes, não só através das receitas obtidas com a venda dos direitos de transmissão, bem como com a comercialização de outros direitos, incluindo propaganda nos uniformes e publicidade nos estádios.
As exigências e modificações nos conteúdos das plataformas implicam na desestruturação de um produto complexo, que foi construído ao longo dos últimos 13 anos, inviabilizando assim qualquer perspectiva de um retorno compatível com os investimentos na compra dos direitos.
As condições impostas na carta-convite não se coadunam com nossos formatos de conteúdo e de comercialização, que se baseiam exclusivamente em audiência e na receita publicitária, sendo incompatíveis com a vocação da televisão aberta que, por ser abrangente e gratuita, é a principal fonte de informação e entretenimento para a maioria dos brasileiros.
Assim é, em respeito ao interesse do público, que a Rede Globo se sente impedida de participar desta licitação e pretende manter diálogo com cada um dos clubes para chegarmos a um formato para a disputa pelos direitos de transmissão que privilegie a parte mais importante desse evento: o torcedor.
Central Globo de Comunicação
Rio de Janeiro, 25 de fevereiro de 2011"

Reunião aproxima ainda mais Diego Souza do Vasco


Diego Souza pode ser anunciado ainda neste fim de semana. (Foto: Celio Messias)
Diretorias do Cruz-maltino e Atlético-MG se reuniram na tarde desta sexta-feira por aproximadamente quatro horas
ALEXANDRE ARAÚJO
Publicada em 25/02/2011 às 19:31
Rio de Janeiro (RJ)
Na tarde desta sexta-feira, as diretorias de Vasco e Atlético-MG se reuniram por aproximadamente quatro horas e, segundo o presidente Roberto Dinamite, o meia Diego Souza está ainda mais próximo de acertar com o clube de São Januário.
Dinamite afirmou ainda que o encontro foi satisfatório e garantiu que a negociação está em andamento.
– Estamos negociando. Ainda não há nada certo, mas estamos mantendo as negociações e estou satisfeito com o andamento – disse.
Esta semana, o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, afirmou que o próprio Diego Souza procurou a diretoria mineira para pedir que o negociasse. No desembarque do Galo, após a partida contra o IAPE (MA), pela Copa do Brasil, o meia afirmou que, assim como qualquer jogador, tinha de atuar, o que não estava acontecendo no Galo.
O Vasco busca um jogador de meio de campo desde a saída de Carlos Alberto, emprestado ao Grêmio. Além de um meia, o Cruz-maltino procura também um atacante.

Atlético-MG e América-MG se enfrentam pela liderança


Duelo Galo x Coelho acontecerá na Arena do Jacaré (Crédito: Montagem de Mariana Esteves)
Galo lidera a competição com 100% de aproveitamento. Já o Coelho tem o artilheiro Fábio Júnior como trunfo para vencer
LANCEPRESS!
Publicada em 25/02/2011 às 16:30
Belo Horizonte (MG)
Atlético-MG e América-MG se enfrentam neste domingo, às 16h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, valendo a liderança na tabela do Campeonato Mineiro. O clássico será o tira-teima entre o Galo, que lidera a competição estadual, e o Coelho, segundo colocado.
O time alvinegro faz uma campanha irretocável no que diz respeito aos pontos conquistados. Em quatro partidas, 12 tentos somados e aproveitamento de 100%. O ataque tem sido o ponto forte, já que foram 14 bolas nas redes adversárias, o que dá uma média de quase quatro gols por jogo.
Já a equipe alviverde, também tem números muito bons. Os únicos pontos perdidos até agora foram logo na estreia, no empate por 1 a 1 com o Uberaba, em Varginha, no Estádio do Melão. Fora isso, vitórias contra Caldense, Ipatinga e Funorte definem os 10 pontos.
O Galo vem de vitória na Copa do Brasil diante do Iape-MA, na quarta-feira passada e com isso, sacramentou a quinta vitória na temporada. Como já venceu o clássico contra o Cruzeiro, se sair de campo os três pontos diante do Coelho, a classificação para a semifinal estará mais do que encaminhada.
Para o compromisso desta rodada, o técnico Dorival Júnior vai manter a base da formação que derrotou o Guarani-MG, em Divinópolis, no jogo passado. A única mudança deverá ser a volta do zagueiro Réver, recuperado de lesão muscular na panturrilha esquerda.
América-MG com novidades
O América terá novidades para enfrentar o Atlético. A principal será no esquema tático. Sai de cena o 4-4-2 para a volta do esquema com três zagueiros e liberdade para os alas atacarem, um dos pontos fortes no acesso do Coelho à Série A do Brasileirão deste ano. Com isso, o zagueiro Otávio ganha uma oportunidade e atuará ao lado de Micão e Gabriel. Já no ataque, quem volta a ter uma chance é o veloz Daniel Lovinho.
Além de ter a melhor defesa da competição (três gols sofridos em quatro partidas), o América aposta em Fábio Júnior, o artilheiro da competição com cinco gols para superar o Atlético e por fim ao jejum de cinco anos sem derrotar o rival.
Além de Fábio Júnior, o técnico Mauro Fernandes terá à sua disposição no banco de reservas o apoiador Netinho, ex-Atlético-PR, e o meia-atacante Luciano, um dos xodós da torcida e autor de dois gols neste estadual.
FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO-MG X AMÉRICA-MG
Local: Estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Data/Hora: 27/2/2011 às 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Joel Tolentino Damata Júnior (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) Marconi Helbert Vieira (MG)
ATLÉTICO-MG: Renan Ribeiro, Serginho, Réver, Werley e Leandro; Zé Luís, Richarlyson, Ricardinho e Renan Oliveira; Magno Alves e Diego Tardelli. Técnico: Dorival Júnior.
AMÉRICA-MG: Flávio, Micão, Otávio, Gabriel, Sheslon, Dudu, Leandro Ferreira, Camilo e Rodrigo; Daniel Lovinho e Fábio Júnior. Técnico: Mauro Fernandes.

Record faz aposta alta pelo Brasileirão de 2012


Fábio Koff preside C13, que vem sendo criticado pela Globo.;Foto: Léo Pinheiro / Futura Press
Emissora crê que a Globo fica na disputa e deve fazer proposta acima do mínimo
LANCEPRESS!
Publicada em 25/02/2011 às 10:04
A Record deverá entregar uma proposta bem acima do piso de R$ 500 milhões anuais ao Clube dos 13 na disputa pelos direitos de TV aberta do Campeonato Brasileiro, no período 2012-14. A emissora paulista acredita que na última hora a TV Globo irá apresentar uma proposta na licitação, não confirmando a ameaça de sair da disputa.
Uma das razões da decisão, que poderá mudar até o dia da entrega e abertura dos envelopes (11 de março), é o modelo de negociação. Pelas regras definidas pelo C13, as empresas interessadas não precisam retirar a carta-convite. Elas receberão em suas sedes pelo correio.
Essa estratégia impede as empresas de saber quantas concorrentes irão apresentar proposta. A Globo poderia, por exemplo, entregar sua proposta apenas no último minuto do prazo, e como ela tem direito a um bônus de 10%, com uma proposta abaixo de R$ 550 milhões a Record não teria chance de vencer.
Embora não confirmem publicamente, diretores da Record criticam a Globo, dizendo que a emissora não está acostumada a competir e não aceita a derrota. Acusam-na, inclusive, de jogar sujo.
Apesar de a Record ter concordado publicamente com o bônus de 10% para a Globo, reservadamente, seus executivos afirmam que não há razão para isso. Dizem que o passado não pode influenciar a licitação.
A Rede TV!, embora esteja oficialmente na disputa, têm chances de vitória consideradas praticamente nulas por pessoas ligadas as suas duas concorrentes.
BÔNUS DE 30%
A TV Globo buscou um bônus de 30%, e não de 10%, na licitação da TV aberta organizada pelo Clube dos 13. A posição interna da Globo é que a emissora dá muitas vantagens indiretas aos clubes que a Record não conseguirá superar.
A primeira é que a emissora tem muito mais audiência fora do futebol e, portanto, daria mais visibilidade às marcas dos patrocinadores dos clubes, em telejornais, programas esportivos.
O segundo argumento é sobre a qualidade de transmissão. Diretores da Globo dizem que nenhuma concorrente tem equipamentos ou pessoal para fazer uma transmissão com tantos detalhes e efeitos especiais. E que tudo isso valoriza o espetáculo, logo os patrocinadores.
A Globo afirma também que o estudo encomendado pelo C13 a pesquisadores da Escola Politécnica de São Paulo apontam uma vantagem da emissora bem superior a 10%. Dizemnão ter tido acesso direto ao estudo, mas que ouviram isso de dirigentes de clubes próximos a eles.
Outra reclamação que circula na emissora contra o C13 é a forma de tratamento que vem recebendo desde a chegada de Ataíde Gil Guerreiro como diretor-executivo.
Oficialmente, a Globo diz que recebeu a carta-convite e que irá analisar o edital antes de decidir se participará da licitação.
RECORD SAIU EM 2008
Se a Globo abandonar a disputa pelos direitos do Brasileiro, isso não será inédito numa negociação de TV do Clube dos 13. Isso aconteceu já na primeira negociação promovida pela entidade, em 1997. O SBT fez uma proposta considerada excelente por Fábio Koff, que já ocupava a presidência do C13. Koff disse que considerava o negócio quase fechado e que não aceitaria mudar o horário dos jogos noturnos, proposto pelo SBT A para as 20h30. No dia seguinte, o C13 mudou de posição e fechou com a Globo, que mantém os direitos até hoje.
Em 2008, na última licitação, a Record a acenou com proposta de mais de R$ 700 milhões, mas recuou na última hora, alegando que o direito de preferência à Globo a impedia de vencer.
Nesta concorrência, por força de decisão do Cade, será a primeira vez em que não haverá direito de preferência.
COM A PALAVRA: Gislaine Nunes, especialista em Direito Desportivo
Quando um clube fecha com determinada emissora e um outro com outra, temos um conflito de cessão de direito de imagem. O seu uso se inviabiliza, visto que são entidades diferentes com emissoras diferentes.
Caso utilizada a imagem sem a autorização de um dos clubes, a emissora responderá pelo uso indevido dessa imagem, tendo a obrigação de pagar pelo "abuso".
O Cade não abriu a livre concorrência para cada clube, mas, sim, para o campeonato, e quem regulamenta o mesmo é a CBF, por força de lei. Consequentemente, o Clube dos 13 não tem força para estabelecer se haverá uma ou mais emissoras, mesmo autorizadas pela entidade organizadora. É onde os clubes se arvoraram.
O natural é que todos fechem com a mesma emissora, Se o Flamengo cede sua imagem para uma emissora A e o Corinthians para a emissora B, esse jogo não será transmitido, a não ser que haja consenso (entre as TVs). Não havendo a cessão da imagem, não há direito de transmissão e, logo, não há direito de arena (destinado por lei aos atletas).

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Fábio Koff: 'Racha no C13 é coisa da CBF e da Globo'


Fabio Koff fez duras críticas à CBF e TV Globo (Crédito: Futura Press)
Dirigente afirma que ruptura de clubes na entidade são articuladas pela CBF e a rede Globo
LANCEPRESS!
Publicada em 25/02/2011 às 10:53
São Paulo (SP)
Em meio às relações turbulentas para a negociação dos direitos de transmissão dos Campeonatos Brasileiro de 2012 à 2014, o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, afirmou que o racha impulsionado, principalmente pelo Corinthians, que se desvinculou da entidade, são artimanhas da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e da rede Globo.
Em entrevista ao jornalista Juca Kfouri, publicada no jornal "Folha de S. Paulo", o dirigente detonou Ricardo Teixeira (Presidente da CBF) e Marcelo Campos Pinto (Executivo da Globo Esportes). Para Koff, a dupla manipula toda esta crise no C13.
- Esta ruptura do Clube dos 13 é coisa do Ricardo Teixeira e do Marcelo Campos Pinto. Eles são vizinhos de sítio e tramam tudo nos churrascos que fazem - disse.
Koff também acusou a CBF de ter comprado votos na eleição para a presidência do C13 o ano passado. Na ocasião a disputa na urnas foi com Kleber Leite, aliado de Ricardo Teixeira.
- Eles compraram votos, empréstimo para um, adiantamento para outro. Mas não passaram de oito votos porque nós trabalhamos sem descanso - acusou.
O presidente do Clube dos 13 ainda comentou da insatisfação do executivo da Rede Globo quando conseguiu a queda do termo que dava vantagens à emissora nas negociações dos direitos de transmissão.
- Na hora de pensar no contrato dos direitos do Campeonato Brasileiro, fui a Cade(Conselho Administrativo de Defesa Econômica) tratar do direito de preferência da Globo, que inviabilizava qualquer concorrência. Foi a vez do Marcelo não me perdoar. Azar dele - explicou Fábio Koff.
Nesta nova negociação, o Clube dos 13 espera faturar cerca de R$ 4 bilhões nos três anos com mídias. De acordo com a nova regra, para levar a melhor, as emissoras interessadas terão que apresentar uma proposta 10% acima da TV Globo, para selarem o acordo. Apesar das novas regras impostas, os dirigentes da entidade acham justo que a emissora leve uma pequena vantagem devido a sua força e tempo de transimissão no futebol brasileiro.

Atlético-MG x América-MG terá duelo de gerações


Encontro de Gerações (Foto: Gil Leonardi)
Renan Ribeiro, camisa 1 do Galo, tem apenas 20 anos. Já Flávio, goleiro do Coelho desde o ano de 2008, 40
Luiz Signor e Thiago Fernandes
Publicada em 25/02/2011 às 08:00
Belo Horizonte (MG)
O clássico do próximo domingo entre Atlético-MG e América-MG, válido pela quinta rodada do Campeonato Mineiro, será marcado pelo encontro de duas gerações. De um lado, Renan Ribeiro, goleiro do Galo, de apenas 20 anos. Do outro, o experiente Flávio, de 40 anos, e dono da camisa 1 do Coelho desde o ano de 2008.
Em 1991, quando Flávio disputava a sua primeira temporada como titular pelo CSA, de Alagoas, Renan Ribeiro sequer tinha completado um ano de vida.
Apesar da pouca idade, Renan Ribeiro vem se firmando cada vez mais na meta do Atlético. O camisa 30 é titular absoluto desde o fim da temporada passada e disputará o seu primeiro clássico diante do América.
Renan subiu para o elenco principal do Atlético no ano passado. Contudo, quando Luxemburgo era treinador do Alvinegro, o jovem não tinha oportunidades. Com a chegada de Dorival o arqueiro tornou-se titular.
No clássico, Renan terá a oportunidade de enfrentar Flávio, que, para o goleiro atleticano, é modelo a ser seguido no futebol.
– O Flávio é um espelho para qualquer jogador. Pela idade que tem, ele, sem dúvida, se cuidou durante toda a carreira. Além disso, teve dedicação, empenho e força de vontade, porque não é fácil chegar à essa idade ainda jogando. Quero poder repetir isso.
Chegar aos 40 anos e continuar tendo atuações que orgulham a sua torcida. Flávio, o espelho de Renan Ribeiro e camisa 1 americano, tem essa experiência.
Contratado em 2008, quando tinha 37 anos, Flávio já disputou 221 partidas pelo Coelho, sempre como titular. O segredo para alongevidade no gol americano e na carreira? O goleiro explicou qual é o seu diferencial.
– Nada na vida vem sem o trabalho. Tem de perseverar sempre. Procurar se aperfeiçoar todos os dias, pois a posição de goleiro requer muita dedicação. Trabalhar muito e manter a humildade. Esse é o segredo – acredita Flávio.
Profundo conhecedor do futebol, Flávio crê que o arqueiro atleticano tem plenas condições para alçar voos mais altos na carreira.
– Renan Ribeiro vem mostrando, desde o ano passado, que tem condições de ser titular no Atlético durante muito tempo. Apesar de ser jovem, ele tem uma qualidade que é essencial para um goleiro: a tranquilidade. Quero que ele mantenha essa determinação e essa humildade, pois ele tem condições de chegar à Seleção. Torço para que ele alcance esse objetivo – explicou o goleiro, que para Renan Ribeiro pode decidir o clássico ao seu lado.
– Nós podemos fazer a diferença neste clássico. Mas, para isso, precisamos contar com a ajuda de nossos companheiros. Sozinhos, não conseguiremos fazer nada em campo –disse Renan.
Bate-bola com Renan Ribeiro:
LANCE!NET: Como está a preparação?
Renan Ribeiro: Como todo clássico, a partida será decidida nos detalhes. Um erro pode ser fatal e acabar com todo o jogo. Por isso, me preparo muito, principalmente, o meu psicológico para entrar tranquilo em campo.
L!NET: Espera repetir as recentes atuações contra o América?
Renan Ribeiro: Se quero ir bem, ainda preciso ficar atento e me preparar psicologicamente para fazer um bom jogo contra o América.
L!NET: Como parar Fábio Júnior?
Renan Ribeiro: O Fábio Júnior é um excelente atacante. Mas o Atlético também tem ótimos jogadores lá na frente. Preciso ajudar a defesa no posicionamento.
Bate-bola com Flávio:
L!NET: O clássico deste domingo será o confronto do líder contra o vice-líder. Tem favorito?
Flávio: Clássico é clássico e não tem favorito. Mas hoje ele seria o Atlético. É um time muito entrosado, encorpado e com muita qualidade no ataque. Só que, às vezes, o favoritismo não é suficiente para chegar à vitória. Em clássico tudo pode acontecer e a nossa expectativa é de que nos seja um resultado favorável.
L!NET: O que esperar do Atlético?
Flávio: Sabemos da força do Atlético. Temos a consciência de que eles crescem com o apoio do torcedor e, por isso, não poderemos dar espaços durante o jogo. A marcação precisará ser perfeita.

Dorival confirma Serginho na lateral direita e volta de Richarlyson ao time


Serginho volta para a lateral
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:25/02/2011 19:50
Atualização:25/02/2011 20:22
Sem mistério, o Atlético está pronto para encarar o América, domingo, às 16h, na Arena do Jacaré, pelo Campeonato Mineiro. “Num primeiro momento, teremos a volta do Richarlyson, com o Serginho indo para a lateral. Nas demais posições, são os jogadores que atuaram contra o Iape”, disse o técnico Dorival Júnior. Suspenso, Richarlyson não enfrentou o Iape.
Com isso, o Galo entrará em campo com: Renan Ribeiro; Serginho, Réver, Werley e Leandro; Zé Luís, Richarlyson, Ricardinho e Renan Oliveira; Magno Alves e Diego Tardelli.
Se o Atlético está definido e anunciado, o time do América só deve ser conhecido no vestiário da Arena do Jacaré. Dorival respeita a opção do colega de profissão, mas ressaltou que não é adepto do mistério:
“O Mauro tem duas opções. Ou joga no 3-5-2 ou parte para o 4-4-2. Não tem muita alteração. Assim como ele conhece a equipe do Atlético, a gente conhece a do América. Não tem segredo nenhum. Acredito muito no trabalho do dia-a-dia, não escondo nada”, disse Dorival.
Líder do Campeonato Mineiro, com 12 pontos, o Galo vai encarar o vice-líder, que soma 10 pontos. Se uma vitória significará um distanciamento do rival, uma derrota custará a primeira colocação ao Alvinegro.
“Tem tudo para ser um grande jogo. O América é uma equipe já montada há algum tempo, muito bem treinada. Teremos um confronto muito bom. Espero que o Atlético se recupere dessa maratona (na quarta-feira passada, o time foi ao Maranhão jogar pela Copa do Brasil). Foi um jogo complicado na quarta-feira, depois a viagem de volta. Espero que nos recuperemos e estejamos fortes para um jogo dificílimo e que terá uma importância grande pelo momento e pontuação dos clubes”, disse Dorival.

Dorival diz que preparava Diego Souza para ser titular e reeditar 2009


Diego Souza próximo do Vasco
Técnico ressalta que planejamento previa mais chances ao meia a partir de agora. Objetivo era recuperar futebol que o premiou como Craque do Brasileirão
Daniela Mineiro - Superesportes
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:25/02/2011 19:11
Atualização:25/02/2011 19:33
A caminho do Vasco, Diego Souza disse ao presidente Alexandre Kalil que gostaria de deixar o Atlético, pois não vinha tendo oportunidades na equipe titular. Neste sexta-feira, o técnico Dorival Júnior ratificou sua posição: o meia ainda não teve chances porque vinha cumprindo trabalhos de aprimoramento físico. A partir de agora, as oportunidades apareceriam.
“Com certeza, o Diego seria mais aproveitado, até que mostrasse confiança para voltar a se titular. É um grande jogador. Caso saia, será uma pena. Jogamos muito aberto com ele em todos os aspectos. Para que tenhamos um elenco forte, temos que ter um grupo que se respeite acima de tudo e entenda esses posicionamentos. Caso venha a acontecer, será uma perda considerável”, disse Dorival.
O treinador assegurou que não colocou o atleta fora dos planos. “Não pedi a saída dele em nenhum momento. Dei um tempo para ele entrar em forma, para depois colocá-lo para jogar. Não coloquei o Diego como um jogador para desprezar, tanto que comecei a levá-lo a partir do jogo com o Cruzeiro”, disse. “Já mostrei a ele que quero que fique, mas se não quiser, não adianta nada, pois ninguém vai amarrá-lo aqui. Gostaria que ele ficasse. Sinto que ele está preparado para repetir o ano de 2009”, disse Dorival, referindo-se à temporada em que o meia foi eleito o craque do Campeonato Brasileiro.
Dono de 50% dos direitos do jogador, o Atlético aguarda apenas o pagamento de 500 mil euros para liberá-lo para o Vasco. O restante da negociação já está acertado com a Traffic, dona do restante dos direitos.
Enquanto não houver uma definição se vai ou se fica, Diego Souza deve ficar fora da lista de relacionados dos jogos do Atlético: “Em um primeiro momento, prefiro não relacionar. Ainda não conversei com o Maluf (Eduardo, diretor de futebol). Caso ele me passe outra situação, seguirei o trabalho com ele normalmente”.

Com ingressos à R$5, Galo inicia venda para jogo de volta contra Iape

Publicação:25/02/2011 18:32
Começa neste sábado, às 10h, a venda de ingressos para o jogo de volta entre Atlético e Iape, pela primeira fase da Copa do Brasil, que será disputado na próxima quarta-feira, às 21h, na Arena do Jacaré. O bilhete terá preço promocional de R$ 5.
Setor - Preço - Acesso
Cadeira – R$ 5,00 – Portões 1, 2
Cadeira Lateral (Descoberta) – R$ 50,00 – Portões 4, 5
Cadeira visitante – R$ 5,00 – Portão 3
Meia entrada para todos os setores
Locais de venda
Sábado
Sete Lagoas
10h às 17h – Posto Santa Helena – Centro
Belo Horizonte
10h às 17h – Sede de Lourdes e Labareda
10h às 13h – Class Club Sion e Class Club Buritis
Domingo
Sete Lagoas
10h às 12h – Posto Santa Helena – Centro
Belo Horizonte
10h às 12h – Sede de Lourdes
Segunda-feira
Sete Lagoas
10h às 20h – Posto Santa Helena – Centro
10h às 17h – Posto Santa Helena – Canaã
Belo Horizonte
10h às 20h – Sede de Lourdes
10h às 17h – Labareda, Class Club Sion, Class Club Buritis
Terça-feira
Sete Lagoas
10h às 20h – Posto Santa Helena – Centro
10h às 17h – Posto Santa Helena – Canaã
Belo Horizonte
10h às 20h – Sede de Lourdes
10h às 17h – Labareda, Class Club Sion, Class Club Buritis
Quarta-feira
Sete Lagoas
10h às 17h – Posto Santa Helena – Centro
19h às 21h45 – Bilheteria A da Arena do Jacaré
17h às 22h15 – Bilheteria B da Arena do Jacaré
19h às 21h45 – Bilheteria C da Arena do Jacaré
19h às 21h45 – Bilheteria D da Arena do Jacaré
Belo Horizonte
10h às 17h – Sede de Lourdes
Fonte: Site do Atlético

Mancini define como farsa acusação de violência sexual na Itália

Daniela Mineiro - Superesportes
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:25/02/2011 18:11
Atualização:25/02/2011 19:35
Acusado na Itália de violência sexual e lesão corporal contra uma brasileira, o meia Mancini se defendeu em pronunciamento na Cidade do Galo. Segundo ele, trata-se de uma “farsa”.
“Fiquei sabendo, durante o treino, o que vazou na imprensa italiana a meu respeito. É uma coisa que me deixa decepcionado. Tenho 13 anos de carreira, nunca tive problema fora de campo. Isso me entristece muito. Primeiro, pela minha família, esposa, filha, mãe e irmãos. Fico muito magoado. Estou muito tranquilo, tenho minha consciência tranquila. Tenho coisas valiosas, a coisa mais importante é minha família. Nem viria aqui, mas quis esclarecer essa farsa que aconteceu. Isso não vai influenciar dentro de campo. Sempre dei bons exemplos na minha carreira, sou referência, meu histórico está aí”, disse Mancini.
Segundo o jornal La Gazzeta Dello Sport, o meia do Atlético é investigado pela Procuradoria de Milão por violência sexual e lesão corporal contra uma brasileira, conhecida da música e da televisão do Brasil. O fato teria acorrido em dezembro, em Milão. De acordo com o jornal, Mancini teria se aproveitado do estado de semiconsciência da moça, que estaria bêbada. O jogador, ex-Roma, Inter e Milan, teria conhecido a garota em uma festa organizada por Ronaldinho.

Segundo jornal, Mancini é acusado de violência sexual na Itália

Redação - Superesportes
Publicação:25/02/2011 15:52
Atualização:25/02/2011 15:53
O jornal La Gazzeta Dello Sport informa nesta sexta-feira que o meia Mancini, do Atlético, é investigado pela Procuradoria de Milão por violência sexual e lesão corporal contra uma brasileira, conhecida da música e da televisão do Brasil. Ainda, de acordo com o jornal italiano, Mancini nega as acusações, dizendo que a mulher estava de acordo.
Segundo a acusação, o fato teria acorrido em dezembro, em Milão. O jornal La Gazzeta Dello Sport informa que Mancini teria se aproveitado do estado de semiconsciência da moça, que estaria bêbada. O jogador, ex-Roma, Inter e Milan, teria conhecido a garota em uma festa organizada por Ronaldinho.

Diego Tardelli é denunciado em dois artigos e pode ser suspenso no Estadual

Daniela Mineiro - Superesportes
Publicação:25/02/2011 14:30
O atacante Diego Tardelli será julgado na próxima terça-feira, no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Mineira de Futebol, por conta da expulsão no clássico com o Cruzeiro. O jogador, que foi denunciado em dois artigos (250 e 258-A), pode pegar até seis jogos de suspensão no Campeonato Mineiro.
Tardelli foi expulso de campo aos 44 minutos do segundo tempo depois de receber o segundo cartão amarelo, por colocar a mão na bola de forma intencional. Por esse ato, ele será julgado no artigo 250 – praticar ato desleal ou hostil durante a partida – do Código Brasileira de Justiça Desportiva. A pena varia de um a três jogos de suspensão.
O atacante também terá que responder ao artigo 258-A, que consiste em provocar o público durante a partida, segundo denúncia protocolada no TJD. Para esse ato, a pena é de dois a seis jogos de suspensão.

Série 100% motiva Atlético na defesa da liderança do Estadual


Tardelli valoriza início 100% do time
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:25/02/2011 13:09
Atualização:24/02/2011 19:54
Cinco jogos, cinco vitórias. Neste começo de temporada, o Atlético não tem dado chances para ninguém. No Campeonato Mineiro, foram quatro trunfos que asseguraram ao time a ponta da tabela. Na rodada deste fim de semana, o Galo colocará a liderança em jogo, contra o vice-líder América, que também está invicto no Estadual, mas tem dois pontos a menos.
Para defender a condição de líder, o Atlético chega ao tradicional clássico motivado pelo aproveitamento de 100% dos pontos disputados:
“Terminamos mal o ano passado (o time escapou do rebaixamento no Campeonato Brasileiro na penúltima rodada). Agora é ano novo, com cinco vitórias consecutivas. Isso motiva cada vez mais o grupo”, disse o goleiro Renan Ribeiro.
O Galo estreou na temporada vencendo o Funorte por 2 a 1. Depois superou o Tupi (4 a 1), o Cruzeiro (4 a 3), o Guarani (4 a 2) - todas partidas pelo Campeonato Mineiro -, e o Iape-MA (3 a 2), pela Copa do Brasil. Como o triunfo sobre a equipe maranhense não foi por mais de um gol de diferença, o Atlético terá de fazer o jogo de volta.
Apesar de lamentar o placar insuficiente para eliminar a partida na Arena do Jacaré, o atacante Diego Tardelli ressaltou que o 3 a 2 sobre o Iape manteve o Galo com 100% de aproveitamento na temporada.
“É um bom início, principalmente depois do que passamos no ano passado. Por isso, estamos valorizando muito essas cinco vitórias. Estamos felizes por esse momento, tristes por não termos nos classificados antecipadamente, mas nosso objetivo, sem dúvida, é busca essa classificação”, disse Tardelli.

Para diminuir número de gols sofridos, goleiro pede time mais ligado em campo


Daniela Mineiro - Superesportes
Publicação:25/02/2011 09:03
Atualização:24/02/2011 19:51
Se por um lado o ataque do Atlético é o mais positivo do Campeonato Mineiro, por outro, a defesa vem sofrendo muitos gols. Em todos os cinco jogos disputados na temporada, o Galo saiu de campo tendo sofrido algum gol. Diante disso, o goleiro Renan Ribeiro pediu um time mais ligado em campo.
“Isso é da partida, do futebol. A gente não quer tomar gol, mas nesse jogo com o Iape, por exemplo, houve infelicidade do juiz. Cabe a nós entrarmos mais ligados para diminuirmos esse alto número de gols sofridos”.
Nesta temporada, o Galo já entrou em campo cinco vezes, sendo quatro pelo Campeonato Mineiro e uma pela Copa do Brasil. O ataque alvinegro marcou 17 gols e a defesa sofreu nove. No Estadual, a equipe derrotou o Funorte (2 a 1), o Tupi (4 a 1), o Cruzeiro (4 a 3) e o Guarani (4 a 2). No torneio nacional, venceu o Iape por 3 a 2.
Para o volante Serginho, apesar do alto número de gols sofridos, o que importa é que o ataque está marcando e o time conquistando as vitórias. “Bom que a gente está conseguindo marcar gols também. O time todo está de parabéns, todo mundo trabalhando forte para melhorar o que precisamos”.

Atlético x América: O que está em jogo

Paulo Galvão - Estado de Minas
Roger Dias - Estado de Minas
Publicação:25/02/2011 08:02
Protagonistas do clássico mais antigo de Minas e um dos mais tradicionais do Brasil, Atlético e América voltam a medir forças domingo, às 16h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. Desta vez, aquele que já foi chamado “Clássico das Multidões” e por si só já chamaria a atenção reúne ingredientes capazes de torná-lo ainda mais saboroso para os admiradores do futebol. Confira alguns deles:
Liderança
O Galo aposta na eficiência do seu ataque para se manter na liderança. Até agora, o alvinegro balançou as redes adversárias nada menos do que 14 vezes em quatro partidas da competição. Mas o time terá pela frente justamente o adversário que pode tirá-lo do primeiro lugar: o embalado Coelho, dois pontos atrás e vindo de três vitórias consecutivas.
Invencibilidade
Única equipe com vitórias nas quatro rodadas do Estadual, incluindo a de 4 a 3 no clássico com o Cruzeiro, o alvinegro não pretende perder a condição de única entre as grandes do país com 100% de aproveitamento nos jogos oficiais em 2011. Só que o alviverde não está muito atrás: depois do 1 a 1 com o Uberaba na estreia, venceu os três jogos seguintes, um deles por goleada: 4 a 1 em cima do Ipatinga.
Afirmação
Um dos clubes que mais investiram em contratações para a temporada, o Atlético tenta mostrar que, desta vez, montou mesmo um grupo em condições de brigar por todos os títulos que disputar – além do Mineiro, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana –, depois de alguns anos decepcionando a massa. Um dos destaques entre os que chegaram, o volante Richarlyson, que cumpria suspensão na vitória sobre o Iape-MA, quarta-feira, pela Copa do Brasil, tem retorno garantido no domingo. De volta à elite nacional depois de 10 anos, o América busca mostrar que não subiu por acaso e ainda defende invencibilidade de quatro anos diante do rival. A última derrota foi em 18 de março de 2007, por 2 a 0, no Mineirão, gols de Tchô e Danilinho. Por outro lado, o jejum do Coelho diante do adversário em partidas oficiais é mais longo: desde 13 de maio de 2005, quando o atacante Washington definiu o triunfo por 1 a 0, também na Pampulha.
Tradição
Rivais desde o primeiro Campeonato Mineiro, há 96 anos, protagonizaram inúmeros jogos eletrizantes e decidiram vários estaduais. A primeira partida oficial, em 11 de julho de 1915, terminou 2 a 2, no antigo estádio do Prado Mineiro, hoje Academia Militar. Enquanto o Galo lidera a estatística de conquistas estaduais (40), o Coelho é o único com 10 títulos consecutivos (1916 a 1925). Em 381 jogos, foram 186 vitórias atleticanas, 101 americanas e 94 empates.
Artilharia
O confronto também reserva briga acirrada pela artilharia da competição. Principal trunfo do América, Fábio Júnior, que jamais foi o goleador do Estadual – apesar de ter defendido os três grandes –, lidera a lista atual, com cinco gols. Mas o trio Diego Tardelli (artilheiro em 2009, com 16), Magno Alves e Neto Berola vem logo atrás (quatro, cada), disposto a derrubar o camisa 1 Flávio, de 40 anos, o mais experiente jogador do Coelho.

Líder, mas vulnerável

Depois de se apresentar mal no Maranhão, na vitória sobre o Iape, pela Copa do Brasil,por 3 a 2, preocupação alvinegra é com o número alto de gols que a defesa vem sofrendo
Publicação:25/02/2011 07:00
O Atlético tenta se concentrar apenas no clássico com o América, domingo, em Sete Lagoas, mas não está fácil. Afinal, quarta-feira a equipe terá de voltar a pensar na Copa do Brasil, pois fará o jogo de volta com o Iape-MA, em casa – no jogo de ida, venceu por 3 a 2. Para completar, o clube está prestes a perder um de seus principais astros, o armador Diego Souza, cujo destino deve ser mesmo o Vasco – no mês passado, o Galo já havia perdido Obina, artilheiro da equipe em 2010, com 27 gols.
Para o jogo com o Coelho, a preocupação maior é defensiva, uma vez que o time sofreu gols em todos os jogos que disputou na temporada – em cinco partidas oficiais, teve a rede balançada nove vezes –, ainda que tenha saído vencedor em todos eles. Mas pode ser que nem sempre seja assim e o adversário endureça o jogo. Ainda mais em se tratando de um clássico e contra uma equipe que tem o artilheiro do Estadual, o atacante Fábio Júnior, que já deixou sua marca cinco vezes.
Os jogadores atleticanos procuram minimizar o mau desempenho defensivo até o momento. O goleiro Renan Ribeiro, por exemplo, considera que sofrer gols faz parte do futebol. Ele prefere valorizar a boa fase do ataque, que já marcou 17 vezes em 2011. Eles também lembram que, se não fossem os equívocos da arbitragem, o Galo teria não só vencido com mais facilidade em São Luís, quarta-feira, como teria se classificado à segunda fase da Copa do Brasil sem a necessidade do jogo de volta. “O árbitro (Andrey Silva) e seus assistentes conseguiram complicar nos dois gols: no primeiro, foi falta no Renan Ribeiro; e no segundo, o bandeira deu impedimento, o juiz confirmou a marcação, depois um abaixou o braço e o outro validou o gol. Ainda tentamos fazer o quarto gol (que garantiria a classificação antecipada), mas não deu. De qualquer forma está bom, vencemos e agora é pensar no próximo compromisso”, declarou o zagueiro Werley.
Como os companheiros, ele procura tirar lições do jogo na capital maranhense e garante que o time estará mais concentrado, domingo. Afinal, a expectativa é de muita dificuldade. “Clássico é sempre complicado. A equipe do América é muito boa, subiu para a Série A do Brasileiro, tem grandes jogadores. Vai ser um grande jogo, mas estamos preparados. É procurar descansar para depois pensar no Coelho”, disse o defensor, que desembarcou no fim da tarde de ontem no aeroporto de Confins.
TOM DE DESPEDIDA No desembarque da delegação, um dos mais assediados foi justamente Diego Souza. O armador não ficou nem no banco em São Luís, por ordem do presidente Alexandre Kalil, que já acertou a transferência com a Traffic, empresa que detém 50% dos direitos. Falta apenas definir o pagamento do valor que caberá ao Vasco – o Atlético já deixou claro que só aceita receber à vista.
O jogador manteve a cautela, mas falou em tom de despedida. “Sou um jogador que precisa jogar e está surgindo essa oportunidade de defender o Vasco, mas não posso confirmar porque não tem nada resolvido”, disse o armador. “Só o presidente pode saber o que vai ocorrer, mas as coisas estão fluindo. Tenho essa oportunidade e vou pensar no que pode ser melhor para mim.”
Contratado em junho, depois de ser afastado pelo Palmeiras, Diego Souza nunca conseguiu colocar todo o seu potencial a serviço do Atlético. Em 35 jogos, marcou apenas cinco gols e nem de longe lembrou o atleta eleito o melhor do Brasileiro em 2009.
Este ano, ficou fora da relação dos dois primeiros jogos e foi reserva nos outros dois, além de ter sido cortado do banco, quarta-feira. “Minha pré-temporada foi forte, estou me sentindo bem, mas a equipe está estruturada, tem grandes jogadores e surgiu a possibilidade de sair. Vamos ver”, afirmou Diego Souza, por quem o Galo pagou 3 milhões de euros (cerca de R$ 6,9 milhões) por 50% dos direitos. O clássico entre Atlético e América terá como árbitro Joel Tolentino Damata Júnior. Os assistentes serão Guilherme Dias Camilo e Marconi Helbert Vieira.
Acompanhe também o Superesportes pelo Twitter

Zé Luís elogia atuação do time e critica a arbitragem da partida 24/02/2011 09h38 - Atualizado em 24/02/2011 09h38

Volante culpou o paraense Andrey Silva pela não eliminação da volta
Por Marco Antônio Astoni
São Luís
A arbitragem foi o principal assunto entre os jogadores do Atlético-MG, após a vitória de 3 a 2, sobre o Iape-MA, em São Luís, pela primeira fase da Copa do Brasil. O volante Zé Luís elogiou a postura de todo o time e criticou bastante o árbitro Andrey Silva, do Pará. O grupo reclamou dos dois gols do time maranhense.
- O time esteve muito bem. O problema foi a arbitragem. A gente se prepara bastante, o time tem um alto investimento e, de repente, com uma falta de responsabilidade, você pode jogar tudo abaixo. Posso dizer que dois gols foram na conta dele. No primeiro, foi falta no Renan. No segundo, ele deu impedimento, depois apitou e voltou atrás. Mas eu acho que a equipe esteve muito bem. Fizemos três gols, e dois gols o árbitro arrumou para eles.
Zé Luís culpou o árbitro pelo insucesso do Galo em eliminar a partida de volta, marcada para a próxima quarta-feira, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
- Voltar com a classificação era o pensamento. Com todo respeito à equipe do Iape, tínhamos totais condições de fazer o resultado e sair classificados. Mas o juiz prejudicou muito.

Werley se diz frustrado por Galo não ter eliminado o jogo de volta 24/02/2011 09h00 - Atualizado em 24/02/2011 09h00

Zagueiro também criticou muito o trio de arbitragem da partida no Maranhão
Por Marco Antônio Astoni
São Luís
O zagueiro Werley não escondeu a frustração, após a vitória do Atlético-MG, por 3 a 2, sobre o Iape-MA, em São Luís, na noite desta quarta-feira. O resultado foi insuficiente para eliminar o jogo de volta, já que o Galo não venceu por dois ou mais gols de diferença.
- É frustrante sim, porque os gols do Iape não saíram por qualidade deles mesmos. Foi mais por falha do árbitro. Não que isso seja desculpa, mas ele atrapalhou bastante o jogo, vocês acompanharam. Mas o importante é que nós vencemos, acho que tem que deixar isso bem claro. Estamos há cinco jogos invictos. Isso é muito importante pra equipe ganhar confiança. Agora, é descansar e pensar no jogo contra o América-MG. Na quarta-feira que vem, vamos buscar a classificação diante do Iape.
Werley valorizou a atuação do Galo no Maranhão e, como a grande maioria dos jogadores atleticanos, criticou o árbitro Andrey Silva.
- Acho que o Iape correu bastante. Nós também fizemos um grande jogo. Se não fossem os erros da arbitragem, com certeza, a gente mataria a partida de volta. Mas, infelizmente, aconteceu, e não podemos ficar reclamando. Nosso pensamento é passar de fase. Vencemos aqui e podemos jogar pelo empate em Belo Horizonte. Então, está tudo sob controle.
O clássico contra o América-MG, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, já está na cabeça do defensor atleticano.
- Clássico é sempre complicado. A equipe do América-MG é muito boa, subiu para a série A do Brasileiro e tem grandes jogadores. Vai ser um grande jogo, e o Atlético-MG está preparado. Agora é procurar descansar, para depois começar a pensar no América-MG.
O segundo jogo entre Galo e Iape será realizado na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, na quarta-feira. O horário ainda não foi definido.

Quase esquecido, Ricardo Bueno vive sua noite de herói no Maranhão 24/02/2011 01h51 - Atualizado em 24/02/2011 01h51

Atacante entra no segundo tempo e faz o gol da vitória do Galo sobre o Iape
Por Marco Antônio Astoni
São Luís, MA
O contestado atacante Ricardo Bueno fez o gol da vitória do Atlético-MG, por 3 a 2, sobre o Iape-MA, na noite desta quarta-feira, em São Luís. Foi o terceiro gol de Bueno com a camisa alvinegra e, coincidentemente, nas três oportunidades, o Galo venceu as partidas por 3 a 2.
O jogador, mesmo feliz com a vitória e o importante gol, manteve a humildade ao falar sobre as críticas que vem recebendo.
- Não estou pensando nisso. Se estão me criticando é porque eu não estava rendendo. Eu tenho é que agradecer os críticos e continuar trabalhando forte.
O atacante atleticano falou do lance de seu gol, marcado aos 31 minutos do segundo tempo.
- Foi um lance bonito, uma girada, a bola deu uma desviada ali e acabou enganando o goleiro e eu fazendo o terceiro gol.
Ricardo Bueno lamentou o fato do Atlético-MG não ter conseguido evitar a segunda partida contra o Iape-MA, já que não venceu o primeiro jogo por dois ou mais gols de diferença, e elogiou o time maranhense.
- Nós tivemos oportunidades e posse de bola. Poderíamos ter matado o segundo jogo, mas, infelizmente, vacilamos no segundo tempo. Fizemos 1 a 0 e deixamos cair depois. O time deles é um time bem montado. Tem jogadores de qualidade e nós temos que tomar muito cuidado sim.
A próxima partida do Atlético-MG é no domingo, às 16h (de Brasília), contra o América-MG, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pelo Campeonato Mineiro. Já o jogo de volta da Copa do Brasil está marcado para a próxima quarta-feira, também na Arena do Jacaré.

Quase esquecido, Ricardo Bueno vive sua noite de herói no Maranhão 24/02/2011 01h51 - Atualizado em 24/02/2011 01h51

Atacante entra no segundo tempo e faz o gol da vitória do Galo sobre o Iape
Por Marco Antônio Astoni
São Luís, MA
O contestado atacante Ricardo Bueno fez o gol da vitória do Atlético-MG, por 3 a 2, sobre o Iape-MA, na noite desta quarta-feira, em São Luís. Foi o terceiro gol de Bueno com a camisa alvinegra e, coincidentemente, nas três oportunidades, o Galo venceu as partidas por 3 a 2.
O jogador, mesmo feliz com a vitória e o importante gol, manteve a humildade ao falar sobre as críticas que vem recebendo.
- Não estou pensando nisso. Se estão me criticando é porque eu não estava rendendo. Eu tenho é que agradecer os críticos e continuar trabalhando forte.
O atacante atleticano falou do lance de seu gol, marcado aos 31 minutos do segundo tempo.
- Foi um lance bonito, uma girada, a bola deu uma desviada ali e acabou enganando o goleiro e eu fazendo o terceiro gol.
Ricardo Bueno lamentou o fato do Atlético-MG não ter conseguido evitar a segunda partida contra o Iape-MA, já que não venceu o primeiro jogo por dois ou mais gols de diferença, e elogiou o time maranhense.
- Nós tivemos oportunidades e posse de bola. Poderíamos ter matado o segundo jogo, mas, infelizmente, vacilamos no segundo tempo. Fizemos 1 a 0 e deixamos cair depois. O time deles é um time bem montado. Tem jogadores de qualidade e nós temos que tomar muito cuidado sim.
A próxima partida do Atlético-MG é no domingo, às 16h (de Brasília), contra o América-MG, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pelo Campeonato Mineiro. Já o jogo de volta da Copa do Brasil está marcado para a próxima quarta-feira, também na Arena do Jacaré.
24 de fevereiro de 2011 • Futebol Profissional • Futebol Profissional • Jogos
Vitória em São Luis-MA manteve o Galo com 100% de aproveitamento em 2011
A vitória por 3 a 2 sobre o IAPE, na noite desta quarta-feira, pela Copa do Brasil, foi a 5ª consecutiva do Atlético na temporada e manteve a equipe com 100% de aproveitamento em 2011.
Até agora, o Alvinegro venceu o Funorte (2 x 1), o Tupi (4 x 1), o Cruzeiro (4 x 3), o Guarani (4 x 2) e o IAPE (3 x 2).
Nas cinco vitórias, o ataque atleticano marcou 17 gols, média de 3,4 por partida. O artilheiro da equipe é Diego Tardelli, com cinco gols, seguido por Magno Alves e Neto Berola, que marcaram quatro vezes cada.
24 de fevereiro de 2011 • Futebol Profissional • Futebol Profissional • Treino
Após estreia vitoriosa na Copa do Brasil, grupo retorna do Maranhão
Depois da vitória por 3 a 2 sobre o IAPE, no Maranhão, pela Copa do Brasil, a delegação atleticana retorna para Belo Horizonte na tarde desta quinta-feira. O embarque será às 14h20 e a chegada no Aeroporto de Confins está prevista para 16h58.
Na manhã desta quinta-feira, os atletas que não enfrentaram o IAPE realizaram um trabalho físico no Praia do Calhau, em São Luis-MA.
Nesta sexta-feira, o treino será às 16h, na Cidade do Galo, visando ao clássico de domingo, contra o América, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
24 de fevereiro de 2011 • Futebol Profissional • Competições • Futebol Profissional • Futebol Profissional • Jogos
Trio carioca apitará Atlético x IAPE
O árbitro Wagner dos Santos Rosa (RJ) apitará o jogo entre Atlético e IAPE, na próxima quarta-feira, em Sete Lagoas, pela 1ª fase da Copa do Brasil. Ele terá como auxiliares Jackson L. Massarra dos Santos (RJ) e Luiz A. Muniz de Oliveira (RJ).

Confira o edital da licitação para transmitir o Brasileirão

Documento do Clube dos 13 trata da disputa para transmissão da competição no triênio 2012-2014
LANCEPRESS!
Publicada em 24/02/2011 às 19:02
O edital para a licitação dos direitos de transmissão dos Campeonatos Brasileiros de 2012, 2013 e 2014 está pronto. O Clube dos 13 pretende divulgar o nome do vencedor para TV aberta no dia 11 de março. Nesta semana, o Corinthians anunciou que deixara a entidade por discordar do modelo de licitação, que não dá preferência à Rede Globo. Os quatro grandes do clubes do Rio (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco), por sua vez, disseram que irão negociar individualmente os seus contratos.
"Senhor Presidente,
Tenho a satisfação de me dirigir a Vossa Senhoria para comunicar que em reunião desta data, na cidade de São Paulo, a Diretoria e a Comissão Permanente para Assuntos Comerciais, Econômicos e Financeiros, esta nomeada na forma dos estatutos sociais desta entidade e que, dentre outras atribuições, tem aquela específica para tratar da cessão dos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional, Série “A”, modalidade de TV Aberta abrangendo, sem fracionamentos, as temporadas da competição dos anos de 2012, 2013 e 2014, decidiu convidar essa prestigiada emissora para apresentar, se assim o desejar, proposta para aquisição de direitos referentes à aludida competição, com as seguintes normas fundamentais:
I – CONDIÇÕES GERAIS DA CONTRATAÇÃO, QUE SERÃO INSERIDAS NO CONTRATO A SER FIRMADO COM A EMPRESAVENCEDORA DO CERTAME.
1.Direito de transmissão simultânea de três jogos ao vivo, por rodada, a serem escolhidos antes de qualquer outra mídia, para exibição exclusivamente na TV Aberta, com vedação de transmissão para os estados da federação em que os jogos forem realizados, em caráter de exclusividade nessa mídia, em todo território nacional.
2.Reexibição (vídeo tape) de todos os jogos, durante o calendário anual de disputa da competição, sem qualquer limitação do número de vezes, uma hora após o encerramento dos mesmos.
3.Em cada uma das temporadas da competição, a emissora vencedora do certame terá o direito de negociar livremente com o Clube dos 13, a permissão para transmitir até seis jogos, ao vivo, inclusive para a cidade e Estado onde estarão sendo disputados. Os valores relativos às transmissões desses jogos serão estipulados antecipadamente pelo Clube dos 13.
4.As gerações e captações das imagens de todas as partidas da competição, por TV Aberta, serão feitas pelo Clube dos 13. Caso a emissora vencedora deseje, poderá fazer a capitação das imagens de forma concomitante.
5.Os acervos de todas as imagens das partidas serão de propriedade exclusiva do Clube dos 13, compartilhados com a emissora vencedora da concorrência, dentro do calendário anual de cada edição da competição. Será vedada a utilização e comercialização para qualquer outra emissora, exceto para a oficialmente sublicenciada.
6.A emissora vencedora do certame poderá oficialmente sublicenciar os direitos adquiridos a um único terceiro, com o pagamento adicional correspondente a 20% incidente sobre o valor total pago pela sublicenciada, com o valor mínimo garantido de R$ 40.000.000,00 (quarenta milhões de reais), por temporada, obedecido o mesmo fluxo de recebimento pelo vendedor. Caso venha a ocorrer essa operação, a sublicenciada poderá escolher entre os jogos da TV Aberta, aquele que desejar transmitir em cada praça.
7.A exibição dos gols e melhores momentos das partidas, durante as suas transmissões, será exercida livremente pela emissora vencedora do certame, assim como da sublicenciada, sem prejuízo dessa mídia ser comercializada com as emissoras de transmissão de TV por assinatura, de pay-per-view, empresas de Internet e Telefonia Móvel.
II – PREÇO E FORMA DE PAGAMENTO
8.A proposta do preço será feita em Reais, na moeda de referência de janeiro de 2011. Todas as parcelas previstas na proposta vencedora serão pagas reajustadas, em cada mês do pagamento, pela variação positiva do IGP-M, tomando-se por base o mês de janeiro de 2011.
9.O valor mínimo da proposta total será de R$ 500.000.000,00 (quinhentos milhões de reais), por temporada.
10.Considerando o apoio que a TV Globo deu ao futebol brasileiro durante os últimos 25 anos, e a maior exposição que a sua audiência propicia aos patrocinadores dos clubes, terá ela vantagem de 10% (dez por cento) aplicados sobre o valor das propostas das demais concorrentes.
11.O preço compreenderá duas partes:
a)– a primeira parte refere-se ao preço do direito de transmissão;
b)– a segunda parte refere-se a pagamento de luvas pela assinatura do contrato.
12.A primeira parte do preço será paga em trinta e nove (39) prestações mensais, iguais e sucessivas, reajustadas pelo IGP-M, vencendo-se a primeira no dia 25 de outubro de 2011, e as demais nos mesmos dias dos meses subseqüentes.
13.A segunda parte do preço será paga na assinatura do contrato pela empresa vencedora da licitação, no mês de abril de 2011.
14.Na proposta, o valor das luvas (item 11, “b”) não poderá ser inferior a 20% do valor total da proposta.
15.A proposta de preço deverá estar coberta por uma fiança integral oferecida por banco de primeira linha.
16.Cabe exclusivamente ao Clube dos 13 aceitar o banco emissor da fiança. No caso de não aceitação do banco apresentado pelo licitante, o Clube dos 13 indicará quais bancos que poderão substituí-lo, cabendo ao licitante negociar a carta de fiança.
17.A não apresentação da carta de fiança desqualifica a proposta e a eventual não substituição no prazo de 10 (dez) dias, no caso de não aceitação pelo Clube dos 13 do banco apresentado, também desqualifica a proposta, passando a ser vencedora a segunda colocada, desde que respeitados todos os requisitos desta concorrência.
18.O contrato celebrado com a empresa vencedora regerá que parcelas pagas em atraso sofrerão multa de 2% sobre o valor devido, sem prejuízo da incidência de juros de mora e de medidas para rescisão do contrato.
III – SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS
19.As propostas serão classificadas segundo o “valor da proposta”, seguindo os critérios e parâmetros do Clube dos 13. O Clube dos 13 venderá a transmissão dos jogos em TV Aberta, com exclusividade, seguindo a licitação amparada nesta carta convite, para a emissora cujo “valor da proposta”, calculado segundo o critério descrito adiante, seja o maior.
20.O “valor da proposta” será determinado sob os seguintes critérios:
a) – o “valor da proposta” será igual ao valor deflacionado para janeiro de 2011 do fluxo de pagamentos do total do preço ofertado, incluindo as duas partes referidas no item 11;
b)– a taxa a ser utilizada para a deflação do fluxo das parcelas será de 1,5% ao mês acima da variação do IGP‑M. Como o pagamento das parcelas será ajustado pelo IGP-M, no cálculo do “valor da proposta” será utilizado somente o fator 1,5%;
c)– o cálculo da deflação considerará meses inteiros e não dias corridos. Como exemplo, o pagamento das “luvas” (item 11, “b”) que será pago no mês de abril de 2011 será deflacionado com índice multiplicador de 3 (três) (meses de janeiro até abril);
d)– o valor calculado será arredondado sob critério matemático, na casa da unidade.
21.Havendo empate entre duas ou mais propostas apresentadas, será concedido prazo complementar de 04 (quatro) horas, para que as empresas vencedoras reapresentem novas propostas, observados os mesmos critérios e procedimentos previstos nos itens anteriores.
IV – DAS PROPRIEDADES NEGOCIADAS COM OUTRAS MÍDIAS
22.Para conhecimento dos concorrentes da licitação de transmissão por TV Aberta, o Clube dos 13 esclarece que negociará em outras licitações os direitos abaixo descritos, para cada uma das seguintes propriedades, tudo conforme os critérios e valores que constarão de carta convite específica:
23.Os direitos exclusivos de TV fechada no Brasil compreenderão:
§Transmissão de dois jogos ao vivo por rodada em duas datas, com horários diferentes da transmissão da TV Aberta, com vedação de transmissão para o estado da federação em que os jogos forem realizados.
§Nas rodadas de fins de semana um jogo será transmitido no sábado e outro no domingo.
§Reexibição (vídeo tape) durante o calendário de disputa do campeonato brasileiro, sem qualquer limitação de número de vezes de todos os jogos ao menos após uma hora após o encerramento dos mesmos
24.Os direitos exclusivos de pay-per-view no Brasil compreenderão:
§Transmissão de todos os jogos ao vivo, via sistema pay-per-view.
Reexibição (vídeo tape) durante o calendário do
campeonato brasileiro, sem qualquer limitação de número de vezes de todos os jogos
25.Os direitos exclusivos de telefonia móvel no Brasil compreenderão:
§Direito: exibição em telefonia móvel, exclusivamente no Brasil, em caráter de exclusividade nessa mídia, de conteúdo relativo aos gols, melhores momentos ou outros lances editados, quase ao vivo (nearlive), de todos os jogos, sendo certo que tais edições não poderão, em cada jogo, exceder o tempo de 5 (cinco) minutos. Os compactos (highlights) dos jogos poderão ser exibidos duas horas após o termo dos jogos, desde que não excedam dez minutos na exposição total.
26. Os direitos de Internet no Brasil compreenderão:
§Será permitida a exibição quase ao vivo (nearlive), dos gols, melhores momentos ou outros lances editados de todos os jogos, sendo certo que tais edições não poderão, em cada jogo, exceder o tempo de 5 (cinco) minutos. Os compactos (highlights) dos jogos poderão ser exibidos duas horas após o término dos jogos, desde que não excedam dez minutos. A exibição em diferido dos jogos poderá ser realizada após o término do respectivo jogo, mediante pagamento (on demand).
§ A transmissão dos jogos pela internet poderá ser realizada pelo sistema pay-per-view, de forma diferida e após 45 minutos do início dos jogos respectivos.
V – APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS E DIVULGAÇÃO DO VENCEDOR
27. O Clube dos 13 aceitará propostas que sejam encaminhadas nos termos desta carta convite até o dia 11 de março de 2011, às 10 horas, na sede social, localizada em São Paulo – SP, na Rua Pedroso Alvarenga nº 1254, Conj. 111, em envelope fechado, opaco, indevassável e sob protocolo.
28. Na mesma data, horário e local do recebimento das propostas o Clube dos 13 divulgará o vencedor da licitação, após a abertura dos envelopes em solenidade pública, aberta à imprensa.
29. O vencedor será convidado, em até 30 dias após a proclamação do resultado do certame, para assinatura do contrato.
SÃO PAULO, 23 de fevereiro de 2011.
Fábio André Koff"

Globo confirma carta do C13, mas não participação

Emissora, atual detentora dos direitos de TV do Brasileiro, só dará definição após análise detalhada do edital
Alessandro da Mata
Publicada em 24/02/2011 às 18:15
São Paulo
A TV Globo recebeu a carta convite para a participação na licitação do Clubes dos 13 a respeito dos direitos do Brasileiro na TV aberta. Porém, não confirmou se participará do mesmo.
A assessoria de imprensa da emissora, atual detentora dos direitos de transmissão, informou apenas que os critérios estabelecidos estão sob análise. E que não há prazo definido para a sua confirmação na concorrência.
O C13 lançou nesta quinta-feira o edital e enviou cartas convites à TV Globo, Record, Rede TV, SBT e Bandeirantes. Mesmo ciente de que as duas últimas não apresentam condições financeiras para entrar na disputa.
A entidade abrirá os envelopes com as propostas dia 11 de março. E aguarda por duas ofertas: uma para 20 clubes, e outra com 14. Isso considerando os dissidentes Corinthians, Flamengo, Botafogo, Vasco, Fluminense e Coritiba.

Globo confirma carta do C13, mas não participação

Emissora, atual detentora dos direitos de TV do Brasileiro, só dará definição após análise detalhada do edital
Alessandro da Mata
Publicada em 24/02/2011 às 18:15
São Paulo
A TV Globo recebeu a carta convite para a participação na licitação do Clubes dos 13 a respeito dos direitos do Brasileiro na TV aberta. Porém, não confirmou se participará do mesmo.
A assessoria de imprensa da emissora, atual detentora dos direitos de transmissão, informou apenas que os critérios estabelecidos estão sob análise. E que não há prazo definido para a sua confirmação na concorrência.
O C13 lançou nesta quinta-feira o edital e enviou cartas convites à TV Globo, Record, Rede TV, SBT e Bandeirantes. Mesmo ciente de que as duas últimas não apresentam condições financeiras para entrar na disputa.
A entidade abrirá os envelopes com as propostas dia 11 de março. E aguarda por duas ofertas: uma para 20 clubes, e outra com 14. Isso considerando os dissidentes Corinthians, Flamengo, Botafogo, Vasco, Fluminense e Coritiba.

Globo confirma carta do C13, mas não participação

Emissora, atual detentora dos direitos de TV do Brasileiro, só dará definição após análise detalhada do edital
Alessandro da Mata
Publicada em 24/02/2011 às 18:15
São Paulo
A TV Globo recebeu a carta convite para a participação na licitação do Clubes dos 13 a respeito dos direitos do Brasileiro na TV aberta. Porém, não confirmou se participará do mesmo.
A assessoria de imprensa da emissora, atual detentora dos direitos de transmissão, informou apenas que os critérios estabelecidos estão sob análise. E que não há prazo definido para a sua confirmação na concorrência.
O C13 lançou nesta quinta-feira o edital e enviou cartas convites à TV Globo, Record, Rede TV, SBT e Bandeirantes. Mesmo ciente de que as duas últimas não apresentam condições financeiras para entrar na disputa.
A entidade abrirá os envelopes com as propostas dia 11 de março. E aguarda por duas ofertas: uma para 20 clubes, e outra com 14. Isso considerando os dissidentes Corinthians, Flamengo, Botafogo, Vasco, Fluminense e Coritiba.

Racha no C13 traz negociação perigosa para os clubes


Transmissão da final do Mundial de 2000 rendeu recorde de audiência para a Band (Foto: Julio Cesar Guimarães)
Dissidentes estão livres do Termo de Conduta do Clube dos 13, mas podem ser processados
Luiz Fernando Gomes
Publicada em 24/02/2011 às 10:34
São Paulo (SP)
Caso mantenham a intenção de negociar em separado os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, os dissidentes do Clube dos 13 não estão obrigados a cumprir o Termo de Ajuste de Conduta firmado pela entidade com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), em outubro do ano passado. A avaliação é da advogada Patrícia Agra, especialista em concorrência, que trabalhou como assessora jurídica da presidência do Cade de 2004 a 2008.
Entre outras medidas, o TAC estabeleu o fim da cláusula de preferência que beneficiava a TV Globo; determinou a realização de concorrência para a venda dos direitos, com propostas fechadas dos interessados; e recomendou a negociação em separado das diversas plataformas de mídia (Tv aberta, TV fechada, ppv, mobile e internet), que sempre foram oferecidas em conjunto pelo Clube dos 13 em processos anteriores.
- O TAC foi assinado pela entidade, a União dos Clubes Brasileiros. Quando os clubes é que negociam, tecnicamente não estão obrigados a cumpri-lo. Mas estão sujeitos a novo processo – explica a advogada.
O processo aberto pela Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça para investigar as negociações de direito do Campeonato Brasileiro durou 13 anos. Eram cinco as acusações iniciais contra a Tv Globo, detentora dos direitos, e o Clube dos 13: formação de cartel, compra conjunta, exclusividade, cláusula de preferência e sublicenciamento. Antes do julgamento do caso pelo Cade foi firmado um acordo em que as partes se comprometeram a abrir mão de práticas de anti concorrenciais. Foi quando a Globo e o C13 assinaram os Termos de Ajuste de Conduta.
As recomendações do Cade vem sendo seguidas pelo Clube dos 13. O modelo confirmado ontem pela diretoria da entidade estabelece a concorrência e divide as mídias. No entanto, a idéia é considerar vencedoras as melhores propostas financeiras. Os dissidentes, ao contrário, defendem levar em conta outros critérios como audiência e exposiçaõ de marca. Ao negociarem em separado, poderão estabelecer esses critérios, que em tese beneficiam a Globo, como fator de julgamento.
Furacão: sem TV em dois anos
Em 2007 e 2008, a direção do Atlético-PR não concordou com os valores oferecidos pela Rede Paranaense de Televisão (RPC), afiliada da Rede Globo no Estado, para a transmissão do Estadual, cerca de R$ 400 mil pela competição.
O clube não teve dúvida: não assinou o contrato e todos seus jogos pelo Paranaense não puderam ser transmitidos.
Ceará barrou TV, mas voltou atrás
Os primeiros jogos do Ceará no Estadual deste ano não tiveram transmissão pela televisão. O clube não aceitou a proposta da TV Verdes Mares (afiliada da Globo) – R$1,7 mi dividido entre 12 equipes, mais propaganda no uniforme.
Posteriormente, com a melhora no valor, o Ceará assinou e seus jogos estão sendo transmitidos normalmente.
Bate-Bola
Patrícia Agra - Advogada, em entrevista ao L!
LANCE!: Quem, afinal, está submetido ao Termo de Ajuste de Conduta firmado com o Cade?
Patrícia Agra: Na verdade, são dois termos. Um assinado pelo Clube dos 13, outro pela TV Globo. Mas ambos tratam exclusivamente da negociação entre a entidade e a emissora pelos direitos do Campeonato Brasileiro.
L!: Os clubes, portanto, não estão sujeitos ao termo? Eles poderiam negociar, mesmo com a Globo, restabelecendo práticas como o direito de concorrência ou o pacote com várias mídias?
PA: Tecnicamente, não estão sujeitos. Mas não acredito, como advogada, que isso venha a ocorrer. Essas práticas poderiam implicar na abertura de novo processo pela SDE (Secretaria de Direito Econômico).
L!: Mas o processo do Clube dos 13 demorou 13 anos...
PA: O processo chegou ao Cade, enviado pela SDE em 2008 O Cade tem poderes para suspender um contrato em vigor, aplicar penalidades. No caso do Clube dos 13 e da Globo isso não ocorreu porque firmou-se o termo.
L!: Quando recomendou que o C13 fizesse concorrência o Cade estabeleceu os critérios de julgamento? Teria de ganhar, por exemplo, quem oferecesse a melhor oferta financeira?
PA: Não. Os critérios podem ser fixados livremente, desde que sejam objetivos e claros. Que não tenham o sentido de beneficiar a um dos participantes.
L!: Além da concorrência, do fim da preferência e da negociaçao em separado das mídias o que destacaria no TAC em vigor?
PA: Estes três pontos principais do termo são importantes para criar a concorrência nesse mercado. Há uma mudança também no sublicenciamento em TV aberta. O detentor, que cede os direitos a um terceiro, não pode mais impor o jogo que este vai transmitir. (É o que a Globo faz hoje com a Band)

De volta para casa, Galo se concentra no clássico de domingo


Daniela Mineiro - Superesportes
Publicação:24/02/2011 20:11
Atualização:24/02/2011 20:14
Depois da vitória por 3 a 2 sobre o Iape, pela Copa do Brasil, o Atlético desembarcou em Belo Horizonte na tarde desta quinta-feira. Sem esconderem o cansaço pela viagem, os jogadores ressaltaram que o foco agora já é o Campeonato Mineiro. Neste domingo, o Galo enfrenta o América, às 16h, na Arena do Jacaré.
O volante Serginho destacou que a equipe vai aproveitar os dois dias de treinamento antes do clássico ajustas as falhas. “Estamos com o pensamento focado no clássico. É ter tranquilidade. Temos esses dois dias para trabalhar e chegar no jogo preparado para enfrentar o América.”
Para o atacante Diego Tardelli, artilheiro da equipe na temporada, com cinco gols marcados, o confronto entre o líder Atlético e o segundo colocado América tem tudo para ser um grande jogo. “São dois times que vivem bons momentos. O América vem em uma sequência boa desde o ano passado. Tem tudo para ser um bom clássico.”
O goleiro Renan Ribeiro destacou que o pensamento da equipe é sair com os três pontos e se manter liderança do Estadual. “Temos que pensar na vitória. É entrar ligado para fazer gol e a gente sair com os três pontos.”

'Sou um jogador que precisa jogar', disse Diego Souza, de saída do Galo


Daniela Mineiro - Superesportes
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:24/02/2011 18:30
Atualização:24/02/2011 19:18
Fora da lista de relacionados nos dois primeiros jogos e reserva nas duas partidas seguintes, Diego Souza quer jogar. No retorno da delegação do Atlético do Maranhão, ele deixou transparecer que não terá chances no Galo, e que, no Vasco, muito próximo de anunciá-lo, as oportunidades são maiores.
“Sou um jogador que precisa jogar. Estou tendo essa oportunidade, de repente, de chegar ao Vasco, mas não posso confirmar ainda porque não tem nada resolvido. Não é certo chegar e falar que estou saindo, porque daqui a pouco as coisas não dão certo e eu vou ficar aqui”, disse o armador.
A negociação entre o Atlético, dono de 50% dos direitos econômicos, a Traffic, detentora dos outros 50%, e o Vasco está adiantada. O único obstáculo para a saída de Diego Souza do Galo é o pagamento da parte que cabe ao Vasco, 500 mil euros(cerca R$ 1,15 milhão). A diretoria atleticana exige receber à vista ou garantias para o parcelamento do valor.
Segundo Diego Souza, a decisão agora está nas mãos do presidente do Atlético, Alexandre Kalil: “É uma oportunidade que posso ter em outra equipe, mas isso só o presidente pode saber (se vai sair ou não). As coisas estão fluindo. Tenho essa oportunidade e vou pensar no que pode ser melhor para mim”, disse o jogador, ressaltando que se trata de uma opção profissional.
Contratado no meio do ano passado, Diego Souza chegou ao Galo carregando o título de Craque do Campeonato Brasileiro de 2009. Com a camisa alvinegra, não correspondeu. Foram 32 jogos e cinco gols na temporada 2010.
Este ano, na reserva, entrou no decorrer dos confrontos contra Cruzeiro e Guarani, pelo Estadual, e durante o amistoso contra o River Plate do Uruguai. Os armadores titulares, no momento, são Renan Oliveira e Ricardinho.
Questionado sobre seu rendimento, Diego Souza disse: “Eu nem joguei ainda este ano. É até um pouco difícil dizer se estou rendendo o esperado ou não. A questão é que eu preciso jogar e estou tendo essa oportunidade. O presidente está analisado com carinho. Se der certo, estou indo embora”, disse.
Diego Souza tem contrato com o Atlético até 14 de julho de 2014. O clube mineiro pagou 3 milhões de euros à Traffic por 50% dos direitos do atleta.

Arbitragem para Atlético x América

Publicação:24/02/2011 17:30
Joel Tolentino Damata Júnior será o árbitro de Atlético x América, jogo que será disputado neste domingo às 16h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro. Os auxiliares serão Guilherme Dias Camilo e Marconi Helbert Vieira.

'O povo do futebol está sendo estuprado', diz Kalil

Gazeta Press
Publicação:24/02/2011 17:08
Um dia depois do racha explícito no Clube dos 13, Alexandre Kalil, presidente do Atlético e um dos criadores do modelo de edital para a venda dos direitos de transmissão do triênio 2012-2014 do Campeonato Brasileiro, faz campanha pelo retorno dos dissidentes.
"O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) está sendo estuprado, mais do que isso: o povo do futebol está sendo estuprado", afirmou o dirigente em entrevista à ESPN Brasil. Com o apoio do órgão, o Clube dos 13 retirou a cláusula de preferência utilizada pela Rede Globo carioca para adquirir os direitos de transmissão nos últimos anos.
Alexandre Kalil admitiu que o Clube dos 13, formado em 1987 em oposição à CBF, perdeu a oportunidade de constituir uma liga. Ainda assim, ele condena a posição de Corinthians, Flamengo, Botafogo, Vasco, Fluminense e Coritiba, que se manifestaram contrários à entidade.
"O Clube dos 13 nasceu para isso (ser uma liga de clubes, para se desligar da CBF), mas perdeu o trem. Temos que nos fortalecer como entidade de classe primeiro. Hoje, ela representa os 20 principais clubes do Brasil e tem que defender a todos. Temos clubes que não têm a força que temos", disse Kalil.
De acordo com o presidente do Atlético, o Clube dos 13 pode alcançar aproximadamente R$ 1,3 bilhão anuais. O lance mínimo para os direitos de TV aberta é de R$ 500 milhões. Com TV a cabo, pay-per-view, telefonia móvel, internet e direitos internacionais, ele espera arrecadar outros R$ 800 milhões.
"O Atlético depende menos desse dinheiro do que outros clubes. Temos uma condição estável, estamos negociando com o governo para acertar umas contas. Não estamos preocupados com isso. Mas e o Bahia, por exemplo? Eles não têm a força que nós temos, não conseguem vender (o patrocínio da) camisa por R$ 10, 15 milhões, precisam da ajuda do clube dos 13", insistiu Kalil.
Ele convidou a imprensa para a abertura dos envelopes com as propostas das emissoras interessadas, evento marcado para o dia 11 de março, e voltou a provocar os dissidentes, que apostam em conseguir um valor maior negociando em separado. "Tudo que nos tiraram nesses anos, vão nos dar agora. Quem não ver o dinheiro em cima da mesa tem que se explicar", encerrou.

Kalil critica atitude de Flamengo e Corinthians em relação ao Clube dos 13

Gazeta Press
Publicação:24/02/2011 16:08
O presidente do Atlético, Alexandre Kalil, membro do Clube dos 13, criticou o racha que está acontecendo na entidade. Na quarta-feira, os quatro clubes grandes do Rio de Janeiro indicaram um rompimento com o C13 ao anunciarem que negociarão os direitos de transmissão dos próximos três campeonatos brasileiros de forma independente. O Corinthians foi mais além e rompeu totalmente com a entidade.
Para Kalil, os clubes deveriam analisar as propostas das emissoras interessadas antes de tomarem tal decisão. O mandatário criticou também este fato estar acontecendo agora, quase um ano depois da eleição do Clube dos 13. "São R$ 3,9 bilhões em três anos, aproximadamente. A eleição foi em abril, reclamar agora é no mínimo curioso", declarou à ESPN Brasil.
"Eu tenho diferenças históricas com o presidente do Cruzeiro (Zezé Perrela) e todo mundo sabe disso. Ele tem uma posição política antagônica a minha. Inclusive votou no Kleber Leite, na eleição do Clube dos 13. Mas ele foi correto no que disse. Só sairá depois de ver as propostas na mesa, isso é coerência", completou.
Kalil criticou a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, e afirmou que tanto o clube carioca quanto o Corinthians, poderiam ter assumido um papel de liderança do C13. "Poderiam assumir a liderança do processo. Mas avacalharam, tumultuaram e não quiseram sentar à mesa. É revoltante. O Corinthians conversou separadamente com a TV Record. O Flamengo foi ao Fábio Koff (presidente do C13) pedir R$ 8 milhões e uma semana depois saiu fora".

Para Leandro, mesmo com a vitória, Galo deixou a desejar contra o Iape

Redação - Superesportes
Publicação:24/02/2011 15:36
O Atlético venceu o Iape por 3 a 2, no Maranhão, no jogo de ida pela primeira fase da Copa do Brasil, mas passou por momentos complicados. Com um primeiro tempo apático, o Galo chegou a ficar em desvantagem no placar (2 a 1). Para o lateral-esquerdo Leandro, o time ficou devendo:
“Nós conseguimos um resultado favorável, já que fizemos três gols fora de casa e ainda saímos com a vitória. Apesar disso e com todo respeito à equipe do Iape, acredito que poderíamos ter saído daqui com a classificação garantida. Tínhamos qualidade para fazer mais um gol e nos garantir. Esperávamos um pouco mais do nosso próprio desempenho, mas vamos dar continuidade ao nosso trabalho e buscar essa classificação na semana que vem”, disse Leandro.
Se tivesse derrotado o Iape por mais de um gol de diferença, o Atlético teria evitado o jogo de volta, marcado para a próxima quarta-feira na Arena do Jacaré. Quem passar desse confronto vai pegar na segunda fase o Grêmio Prudente.

Werley ressalta crescimento do América, que este ano jogará a Série A

Redação - Superesportes
Publicação:24/02/2011 15:10
Depois da vitória por 3 a 2 sobre o Iape, nessa quarta-feira, pela Copa do Brasil, o foco do Atlético volta a ser o Campeonato Mineiro. Com 100% de aproveitamento na competição, o Galo se prepara para enfrentar o América, neste domingo, às 16h, na Arena do Jacaré.
O zagueiro Werley destacou que a equipe alviverde tem um bom time, mas que o Atlético está preparado para o confronto. “Clássico é sempre complicado. A equipe do América é muito boa, subiu para a Série A do Brasileiro, tem grandes jogadores. Vai ser um grande jogo, mas o Atlético está preparado. É procurar descansar para depois pensar no América”, disse Werley, em entrevista à Rádio Globo.
Por força de contrato, o lateral-direito Marcos Rocha, que está emprestado ao América, não poderá enfrentar o Atlético, clube detentor de seus direitos. Werley comemorou o fato de o lateral não poder jogar, mas ressaltou que Shelson, que entrará na equipe, também tem qualidades.
“Tenho acompanhado os jogos do América, tem grandes jogadores. Vai ser bom o Marcos Rocha não jogar, mas tem o Sheslon, que tem uma força muito grande. É um time muito bom. Temos que entrar ligados, porque é um clássico, jogo duro. O Atlético está preparado para entrar e buscar os três pontos”.
O objetivo do Atlético é conquistar a vitória e continuar com 100% de aproveitamento na competição. “Vamos trabalhar para continuar nessa mesma batida, porque nosso pensamento é muito grande.”

Werley ressalta crescimento do América, que este ano jogará a Série A

Redação - Superesportes
Publicação:24/02/2011 15:10
Depois da vitória por 3 a 2 sobre o Iape, nessa quarta-feira, pela Copa do Brasil, o foco do Atlético volta a ser o Campeonato Mineiro. Com 100% de aproveitamento na competição, o Galo se prepara para enfrentar o América, neste domingo, às 16h, na Arena do Jacaré.
O zagueiro Werley destacou que a equipe alviverde tem um bom time, mas que o Atlético está preparado para o confronto. “Clássico é sempre complicado. A equipe do América é muito boa, subiu para a Série A do Brasileiro, tem grandes jogadores. Vai ser um grande jogo, mas o Atlético está preparado. É procurar descansar para depois pensar no América”, disse Werley, em entrevista à Rádio Globo.
Por força de contrato, o lateral-direito Marcos Rocha, que está emprestado ao América, não poderá enfrentar o Atlético, clube detentor de seus direitos. Werley comemorou o fato de o lateral não poder jogar, mas ressaltou que Shelson, que entrará na equipe, também tem qualidades.
“Tenho acompanhado os jogos do América, tem grandes jogadores. Vai ser bom o Marcos Rocha não jogar, mas tem o Sheslon, que tem uma força muito grande. É um time muito bom. Temos que entrar ligados, porque é um clássico, jogo duro. O Atlético está preparado para entrar e buscar os três pontos”.
O objetivo do Atlético é conquistar a vitória e continuar com 100% de aproveitamento na competição. “Vamos trabalhar para continuar nessa mesma batida, porque nosso pensamento é muito grande.”

Werley ressalta crescimento do América, que este ano jogará a Série A

Redação - Superesportes
Publicação:24/02/2011 15:10
Depois da vitória por 3 a 2 sobre o Iape, nessa quarta-feira, pela Copa do Brasil, o foco do Atlético volta a ser o Campeonato Mineiro. Com 100% de aproveitamento na competição, o Galo se prepara para enfrentar o América, neste domingo, às 16h, na Arena do Jacaré.
O zagueiro Werley destacou que a equipe alviverde tem um bom time, mas que o Atlético está preparado para o confronto. “Clássico é sempre complicado. A equipe do América é muito boa, subiu para a Série A do Brasileiro, tem grandes jogadores. Vai ser um grande jogo, mas o Atlético está preparado. É procurar descansar para depois pensar no América”, disse Werley, em entrevista à Rádio Globo.
Por força de contrato, o lateral-direito Marcos Rocha, que está emprestado ao América, não poderá enfrentar o Atlético, clube detentor de seus direitos. Werley comemorou o fato de o lateral não poder jogar, mas ressaltou que Shelson, que entrará na equipe, também tem qualidades.
“Tenho acompanhado os jogos do América, tem grandes jogadores. Vai ser bom o Marcos Rocha não jogar, mas tem o Sheslon, que tem uma força muito grande. É um time muito bom. Temos que entrar ligados, porque é um clássico, jogo duro. O Atlético está preparado para entrar e buscar os três pontos”.
O objetivo do Atlético é conquistar a vitória e continuar com 100% de aproveitamento na competição. “Vamos trabalhar para continuar nessa mesma batida, porque nosso pensamento é muito grande.”