sexta-feira, 28 de janeiro de 2011


28 de janeiro de 2011 • Futebol Profissional • Comissão Técnica • Futebol Profissional • Competições • Futebol Profissional • Galo • Futebol Profissional • Jogos
Maior vencedor do Campeonato Mineiro, Galo inicia luta pelo 41º título
Atual campeão, o Atlético inicia, neste domingo, diante do Funorte, em Montes Claros, a caminhada rumo ao bicampeonato estadual. Com 40 títulos, o Galo é o maior vencedor da competição.A partida na região norte de Minas Gerais será disputada às 19h30, no estádio José Maria Melo, mais conhecido como Cassimiro de Abreu.
Neste ano, diante de mudança no regulamento, apenas quatro equipes se classificam para a fase eliminatória da competição. O técnico Dorival Júnior espera que o Atlético tenha um bom início no Mineiro.
“Talvez já tenhamos uma condição um pouco melhor em relação às últimas apresentações e aos últimos treinamentos. É uma equipe que já se conhece, apenas dois ou três jogadores entrando, em um primeiro momento, então, é uma equipe que já tem uma estrutura mantida dos jogos finais do ano anterior. Espero que tenhamos um bom inicio, uma certa regularidade alcançada nas primeiras rodadas”, comentou o treinador.
“Vejo uma equipe que já busca uma estabilidade, não saindo do zero, o que é um ponto importante. Esperamos encontrar, o quanto antes, esse padrão necessário para que façamos um bom campeonato”, acrescentou Dorival Júnior.
O artilheiro Diego Tardelli revela a expectativa do grupo alvinegro em relação ao início do Estadual. “Para nós, é uma ansiedade por estar começando o ano, uma competição nova, defender nosso titulo. Então, vamos lá tentar deixar uma boa impressão para nós mesmos e para os torcedores, que estão com uma expectativa muito grande”, comentou o goleador.
Para o zagueiro Werley, o Atlético encontrará um adversário bastante motivado. “Esperamos um jogo difícil porque, quando se joga contra o Atlético, a motivação é outra. Então, temos que entrar bastante ligados e determinados para não sermos surpreendidos”, disse o defensor.
FICHA TÉCNICA
FUNORTE x ATLÉTICO
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 30/1/2011
Hora: 19:30
Estádio: José Maria Melo (Cassimiro de Abreu)
Cidade: Montes Claros (MG)
Árbitro: Renato Cardoso da Conceição (MG)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Helbert Costa Andrade (MG)

Renan Oliveira avalia primeiro confronto do Atlético-MG


Renan Oliveira quer começar temporada com o pé direito (Crédito: Ramon Bitencourt)
Revelado pelas categorias de base do Galo, meia-atacante tem jogado entre os titulares do Dorival Júnior
LANCEPRESS!
Publicada em 28/01/2011 às 22:03
Belo Horizonte (MG)
Apesar de o Campeonato Mineiro começar sábado à tarde, o Atlético-MG estreia apenas no domingo, às 19h30, contra o Funorte, em Montes Claros. O Galo vai para a partida com o objetivo de somar três pontos já na estreia.
Um dos titulares de Dorival Júnior nos últimos testes para o início da temporada, o meia Renan Oliveira analisou a estreia do Alvinegro na competição Estadual. O jovem almeja um resultado positivo nesse início de Mineiro.
- É um time bom dentro de casa. O objetivo deles é ganhar do Atlético lá dentro. Temos que ir preparados e bem focados. Será um jogo complicado, até mesmo por estar no começo do Campeonato Mineiro. Vamos para buscar a vitória e o entrosamento o mais rápido possível.
Provavelmente, Renan continuará entre os titulares de Dorival Júnior para o confronto de estreia do Galo no torneio regional.

Richarlyson: um "guerreiro" em campo


Richarlyson treina na Cidade do Galo (Crédito: Gil Leonardi)
Jogador do Atlético-MG diz que irá se doar ao máximo e ressalta suas qualidades dentro de campo
LANCEPRESS!
Publicada em 28/01/2011 às 21:51
Belo Horizonte (MG)
O treinador atleticano sempre deu preferência para os jogadores que se dedicam e dão muita vontade, com o intuito de entrar na equipe titular. Uma das contratações pedidas pelo treinador para a temporada, o volante Richarlyson é a prova disso.
Presente em todos os coletivos do Galo, como titular, Richarlyson ressalta que não deixará de se doar a todo instante pelo Atlético-MG. Além disso, ele se denomina um jogador "guerreiro".
- A torcida pode esperar de mim um jogador guerreiro e valente, mas que vai lutar pela bola com muita lealdade - disse o jogador de meio-campo.
O volante provavelmente fará parte do time titular do Atlético, que estreará no Campeonato Mineiro diante do Funorte, no próximo domingo.

Jogadores atleticanos prontos para encarar o Funorte e seu estádio

Redação - Superesportes
Publicação:28/01/2011 20:39
O Campeonato Mineiro começa para o Atlético neste domingo. Pela frente o Funorte e o acanhado estádio José Maria Melo, em Montes Claros, que ainda passa por ajustes para receber a partida.
“Sabemos que as condições do gramado não são boas, mas estamos preparados para tudo. Temos que nos adaptar ao gramado o mais rápido possível. Sabemos que o campo não vai ser tão bom como queremos, mas entrando em campo, vira uma guerra, com campo pequeno e apertado”, disse o atacante Diego Tardelli.
Os cinco mil ingressos colocados à venda para a partida estão esgotados. O volante Richarlyson espera um jogo com muita disputa física. “A gente sabe que é uma equipe que trabalha a força, um time forte fisicamente, com jogadores altos, que a bola parada é sempre um forte dessas equipes”.

Tardelli promete se reaproximar da área para recuperar faro artilheiro


Jogador quer adiantar seu posicionamento para repetir sucesso de 2009
Daniela Mineiro - Superesportes
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:28/01/2011 20:00
Atualização:28/01/2011 20:11
Em 2009, Diego Tardelli brilhou com a camisa do Atlético. Com 42 gols, foi o artilheiro do futebol brasileiro naquele ano. Não repetiu o sucesso no ano passado. E no amistoso preparatório do Galo para esta temporada - empate por 1 a 1 com o River Plate-URU - foi alvo de críticas do torcedor. Um dos motivos seria seu posicionamento mais recuado. Para confirmar a fama de goleador, Tardelli vai voltar a jogar mais próximo da área em 2011.
O técnico Dorival Júnior já havia adiantado que reposicionaria o atacante. Nesta sexta-feira, numa conversa entre os dois, ficou definido. “No final do treino, conversamos a respeito disso, que eu gostaria de jogar como joguei em 2009, próximo da área. Estava olhando no twitter a maioria dos comentários era sobre isso. O Dorival aceitou e, a partir do próximo jogo, já fico mais próximo da área”, disse.
Além do posicionamento, Tardelli ressalta outro ponto que pode ajudá-lo a recuperar a fama de artilheiro: seu companheiro de ataque. Segundo ele, Jóbson cumpre função semelhante à de Éder Luís, seu parceiro em 2009: “O Jóbson tem um pouco a função do Éder Luís, quando tive sucesso em 2009. Tem tudo para ser uma dupla muito boa. Falta acertar algumas cosias, mas tem tudo para dar certo”, disse.
Tardelli não entrou em polêmica ao comentar as vaias dos torcedores no amistoso de quarta-feira passada. “Encaro com tranquilidade. Isso faz parte do nosso dia-a-dia. Acho que não estava em uma noite feliz, reconheço meus erros. A torcida acredita em mim e sempre me apoia. A torcida vaia, cobra, porque sabe que posso dar muito mais que apresentei na quarta-feira. Mas a maioria está do meu lado, o que é mais importante”.

Dorival aposta na base do ano passado para arrancar com vitória em 2011


Dorival agora aposta no esquema 4-4-2
Daniela Mineiro - Superesportes
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:28/01/2011 19:02
Atualização:28/01/2011 20:34
O Atlético está definido para a estreia oficial na temporada, domingo, contra o Funorte, em Montes Claros, pelo Estadual. O técnico Dorival Júnior vai mandar a campo a formação que iniciou o amistoso de quarta-feira passada, contra o River Plate, do Uruguai.
Dorival aposta na base do elenco da temporada passada. Dos dez contratados, apenas dois serão titulares neste domingo: Richarlyson e Jóbson.
O Galo vai jogar com: Renan Ribeiro; Rafael Cruz, Réver, Werley e Leandro; Richarlyson, Serginho, Ricardinho e Renan Oliveira; Diego Tardelli e Jóbson.
“Acredito que teremos uma condição melhor, é uma equipe que já se conhece, que tem uma estrutura mantida dos jogos finais do ano anterior. Espero que tenhamos um bom inicio, uma certa regularidade nas primeiras rodadas e que não deixemos para atingi-las com o passar de muitos jogos. Vejo uma equipe que já busca uma estabilidade, não saindo do zero, o que é um ponto importante. Esperamos encontrar o quanto antes o padrão necessário”, disse.
O treinador, que chegou a observar a equipe com três atacantes, achou melhor manter o tradicional 4-4-2 para iniciar a temporada. Segundo ele, no 4-3-3, faltou compactação no meio-campo: “Para um inicio de trabalho, de repente, se você fizer uma opção mais conservado, ela seria conveniente para o momento da equipe. Chegamos a essa conclusão, mas não abri mão da outra formação, que, com o passar dos jogos, podemos atingi-la”.

Liminar da Justiça mineira suspende licitação para obras do Mineirão 28/01/2011 - 17h18


Concorrência visa a escolher empresa responsável pela supervisão e fiscalização das obras do Mineirão
Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
A Justiça de Minas Gerais suspendeu, por meio de liminar, concorrência para a escolha da empresa ou consórcio que ficará responsável por fiscalizar, monitorar e supervisionar as obras de reforma do Mineirão, que será um dos estádios da Copa do Mundo de 2014. De acordo com o governo de Minas, as obras, orçadas em R$ 743,4 milhões, não serão paralisadas.
A liminar foi concedida pela juíza Riza Aparecida Nery, da 5ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias, na tarde de quinta-feira 27, com base no mandado de segurança requerido pelo Sindicato da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco).
A entidade apontou ilegalidade na contratação do serviço. Segundo nota divulgada por sua assessoria de imprensa, o Sinaenco argumentou que os serviços são de “natureza complexa e de alta especialização” e por isso devem ser licitados por critério de melhor técnica ou melhor técnica e preço.
Segundo a nota do Sinaenco, o pregão presencial de nº 1501122000277/2010 estabelece que a contratação da empresa pode ser feita pelo critério de menor preço. De acordo com o sindicato, a lei de nº 10.520, de 17 de julho de 2002, determina que “apenas bens e serviços comuns podem ser adquiridos via pregão”.
“Isso gera a contratação de empresas por preço vil e desconsidera parâmetros importantes, como a etapa da qualificação técnica”, observou o vice-presidente de Arquitetura do Sinaenco, Leon Myssior. Segundo ele, a obra pode ficar seriamente comprometida. “Economiza-se 1% e coloca-se em risco 100% do empreendimento”, acrescentou.
Segundo nota divulgada nesta sexta-feira, pela assessoria de comunicação da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo, a Advocacia-Geral do Estado "está avaliando o caso e vai se manifestar no prazo legal". Além disso, informa que a decisão da Justiça não interfere no andamento das obras, que seguem dentro do cronograma apresentado pelo governo de Minas.
Confira a nota na íntegra:
"O Governo de Minas informa que a liminar concedida nesta sexta-feira (28) pela 5º Vara de Fazenda Pública e Autarquias em nada interfere no andamento das obras da terceira etapa de modernização do Mineirão que estão rigorosamente dentro do prazo.
A decisão apenas suspende o pregão para contratação de serviço de apoio à fiscalização, monitoramento e supervisão das obras.
A Advocacia-Geral do Estado (AGE) está avaliando o caso e vai se manifestar no prazo legal."
Atualizada às 17h53

28 de janeiro de 2011 • Futebol Profissional • Comissão Técnica • Futebol Profissional • Futebol Profissional • Treino
Grupo realiza penúltimo treino antes da estreia no Mineiro
O técnico Dorival Júnior comandou um trabalho tático na tarde desta sexta-feira, na Cidade do Galo, no penúltimo treino antes da estreia no Campeonato Mineiro. O primeiro desafio na busca pelo bicampeonato estadual será às 19h30 deste domingo, contra o Funorte, em Montes Claros.
O treinador escalou a equipe com Renan Ribeiro; Rafael Cruz, Réver, Werley e Leandro; Richarlyson, Serginho, Ricardinho e Renan Oliveira; Jobson e Diego Tardelli. No decorrer da atividade, Dorival Júnior substituiu Ricardinho, Jobson e Diego Tardelli por Zé Luis, Mancini e Ricardo Bueno, respectivamente.
Neste sábado, o treino será às 9h, encerrando a preparação atleticana para o confronto no Norte de Minas.

Estiramento tira Lima e Jheimy das primeiras rodadas do Estadual

Daniela Mineiro - Superesportes
Publicação:28/01/2011 17:14
O zagueiro Lima e o atacante Jheimy estão fora das primeiras rodadas do Campeonato Mineiro. Eles sofreram estiramento muscular na parte anterior de suas coxas esquerdas.
Lima se lesionou já nos minutos finais do amistoso de quarta-feira passada, contra o River Plate do Uruguai. Já Jheimy sofreu a contusão durante os treinamentos desta semana.

Estadual: Atlético defende invencibilidade de 29 jogos contra times do interior

Última derrota foi 6 de abril de 2008
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:28/01/2011 17:01
O Campeonato Mineiro começa nesta fim de semana. O primeiro compromisso do Atlético é contra o Funorte, domingo, às 19h30, em Montes Claros. De cara, o Galo já começa defendendo um invencibilidade contra equipes do interior de Minas.
A última vez que o Alvinegro foi derrotado para clubes mineiros que não são da capital foi em 6 de abril de 2008, quando o Guarani venceu por 3 a 2, no estádio Independência.
Depois desse revés, o Atlético emplacou uma invencibilidade de 29 jogos, com 24 vitórias e cinco empates (1 amistoso e 28 partidas oficiais, todas pelo Estadual).
Os jogadores do Atlético querem ampliar a série invicta frente aos times do interior de Minas, mas sabem que não encontraram facilidades:
“Uma vitória no primeiro jogo é sempre bom para ganharmos confiança. Temos uma equipe forte e fizemos uma boa preparação nos últimos dias. Lutaremos pelo bicampeonato e temos que começar com tudo. Todas as partidas são importantes, pois esse ano apenas quatro se classificam. As equipes do interior estão se fortalecendo e é essencial ficarmos atentos”, disse o lateral-esquerdo Leandro.
Confira a sequência invicta do Galo contra times do interior de Minas:
2008
Atlético 3 x 2 Tupi
Tupi 0 x 1 Atlético
2009
Tupi 2 x 2 Atlético
Social - 0 x 3 Atlético
Atlético 4 x 1 Uberaba
Atlético 2 x 0 Rio Branco
Atlético 4 x 0 Uberlândia
Democrata-GV 1 x 3 Atlético
Guarani 0 x 1 Atlético
Atlético 2 x 1 Villa Nova
Ituiutaba 1 x 2 Atlético
Uberaba 0 x 1 Atlético
Atlético 6 x 0 Uberaba
Rio Branco 0 x 2 Atlético
Atlético 1 x 0 Rio Branco
2010
Araxá 1 x 3 Atlético
Atlético 3 x 2 Tupi
Atlético 1 x 1 Ipatinga
Uberaba 2 x 2 Atlético
Uberlândia 2 x 5 Atlético
Atlético 1 x 0 Democrata-GV
Atlético 4 x 0 Caldense
Villa Nova 1 x 3 Atlético
América-TO 2 x 2 Atlético
Atlético 6 x 0 Ituiutaba
Atlético 2 x 1 Democrata-GV
Democrata-GV 0 x 0 Atlético
Ipatinga 2 x 3 Atlético
Atlético 2 x 0 Ipatinga

Conmebol divulgará confrontos da Sul-Americana no dia 14 de junho

Redação - Superesportes
Publicação:28/01/2011 16:10
Atualização:28/01/2011 16:12
Os confrontos da Copa Sul-Americana deste ano serão anunciados pela Conmebol no dia 14 de junho, em evento no Centro de Convenções da entidade, em Luque, no Paraguai.
Os jogos entre da fase brasileira da competição já são conhecidos, uma vez que o critério é a classificação no Campeonato Brasileiro. Como ficou no 13º lugar no Brasileirão, o Atlético vai pegar o Botafogo, 6º. Os outros confrontos são Atlético-PR x Flamengo; São Paulo x Ceará e Palmeiras x Vasco.
Atlético e Botafogo já se enfrentaram pela Sul-Americana. Em 2008, pela fase brasileira, os cariocas venceram por 3 a 1, no Rio. Em Belo Horizonte, novo triunfo botafoguense sobre o Galo: 5 a 2.

Atlético se prepara para confronto inédito em Montes Claros

Daniela Mineiro - Superesportes
Publicação:28/01/2011 15:23
Atlético e Funorte, adversários na estreia do Campeonato Mineiro, farão, neste domingo, o primeiro confronto entre as equipes. O time de Montes Claros, fundado em 2007, é estreante na primeira divisão do Estadual. Para o meia Renan Oliveira, o fato do time ser novo na competição não significa que o Galo terá moleza para vencer.
“Temos que ter bastante cautela, até por não conhecermos muito deles. Mas o Dorival está procurando saber o máximo para passar pra a gente. Sabemos que é um campo complicado e muito apertado”.
O Funorte já foi campeão mineiro da Segunda Divisão em 2008 e vice do Módulo II em 2010, o que garantiu o acesso à elite do Estadual.
Renan Oliveira destacou que é preciso entrar em campo com determinação para não serem surpreendidos. “É um time bom dentro de casa. O objetivo deles é ganhar do Atlético lá dentro. Temos que ir preparados e bem focados. Vai ser um jogo complicado, até mesmo por estar no começo do campeonato. Vamos para buscar a vitória e o entrosamento o mais rápido possível.
O zagueiro Werley, que mostrou que conhece o adversário, ressaltou que um dos fatores determinantes da partida pode ser a bola aérea. “Vi que é um time que contratou bastante e manteve uma base do ano passado que subiu para o Módulo I. Já jóquei lá pelos juniores e quando se joga em campo pequeno é complicado, vai ter bastante bola aérea. É uma equipe que quer pelo menos se manter na Primeira Divisão e, jogando em casa. vai tentar somar o maior número de pontos possíveis. Vai ser um jogo difícil, da mesma forma que serão todos os adversários do Mineiro”.
O jogo entre Atlético e Funorte será neste domingo, às 19h30, no estádio José Maria Melo, em Montes Claros.

Maratona de jogos na Arena do Jacaré preocupa o técnico Dorival Júnior


Para o técnico, gramado da Arena do Jacaré não vai suportar tantos jogos
Redação - Superesportes
Publicação:28/01/2011 09:22
Atualização:28/01/2011 16:12
Sem Mineirão e Independência, que seguem em obras, os três clubes de Belo Horizonte continuarão mandando suas partidas na Arena do Jacaré, na maioria dos jogos deste primeiro semestre, podendo avançar por mais meses se o Independência não ficar pronto. A maratona de jogos na Arena do Jacaré preocupa o técnico Dorival Júnior.
Para o treinador do Galo, o gramado, hoje em excelente estado, segundo ele, não vai suportar: “Com certeza, não. Está em excelente estado, mas nós daqui a pouco perderemos aquilo que é o nosso principal campo, infelizmente”.
O primeiro compromisso do Atlético na Arena do Jacaré será contra o Tupi, dia 6 de fevereiro. No local, o Galo ainda enfrentará, pelo Estadual, o Cruzeiro, o América, o Villa Nova, o Uberaba e o América de Teófilo Otoni.
“O campo é excelente, faculta às duas equipes proporcionarem um bom espetáculo. Logicamente, sair de Belo Horizonte é um fator altamente negativo, mas isso não podemos lamentar. Temos que enfrentar essa situação. Temos que nos preparar um pouco mais para superar mais um obstáculo”, disse Dorival.

Agora é pra valer

Depois de empates no jogo-treino contra o Guarani e no amistoso com o River Plate-URU, Galo sabe que a partir de domingo, quando enfrenta o Funorte, tem de pensar em vencer
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:28/01/2011 07:00
Com empates por 1 a 1 no jogo-treino com o Guarani de Divinópolis, sábado, e também no amistoso com o River Plate-URU, na noite de quarta-feira, atividades que fazem parte da pré-temporada, o Atlético sabe que a partir de agora só a vitória interessa. A começar por domingo, quando estreia no Campeonato Mineiro enfrentando o Funorte, às 19h30, em Montes Claros.
O técnico Dorival Júnior gostou do que viu diante dos uruguaios, apesar de a equipe ter decepcionado a torcida, que esperava um triunfo. Mas sabe que ainda há muito a fazer. “No primeiro tempo (contra o River Plate), tivemos uma boa movimentação, ganhamos mobilidade em relação à primeira partida (jogo-treino contra o Bugre). Obviamente, ainda pecamos nas penetrações, o que é normal, pois é um reinício de trabalho, há muitas coisas pela frente. Precisamos manter o equilíbrio e trabalhar visando a um crescimento natural da equipe ao longo da competição”, disse.
Se nos dois compromissos disputados o resultado pouco importava, valendo mais o futebol apresentado pelos atletas, ele ressalta que a cobrança será maior a partir de agora. “Vivemos de resultados. Então, temos de entrar para vencer desde nosso primeiro compromisso oficial, que será este jogo de domingo. Jogar bem vai acontecer, mas, como outros times, teremos muitas dificuldades e o principal será conquistar os três pontos”, afirmou.
Para os jogadores, a mensagem está mais que assimilada. Para eles, foi importante trabalhar fisicamente e a tendência é que o time se mostre mais forte à medida que as competições forem avançando. “Quarta-feira foi amistoso, mas a partir de agora é diferente, vamos estrear no Campeonato Mineiro para defender o título e temos de ir fortes desde o início. Teremos dificuldades, vamos jogar em campos pequenos, às vezes com gramado ruim, mas temos de buscar os resultados. Começar vencendo será muito importante”, argumentou o zagueiro Werley.
No jogo de quarta-feira, o Galo encontrou muitas dificuldades, não só pelas limitações físicas, técnicas e táticas de início de ano, mas também pela postura do adversário, que atuou com muita seriedade, mostrando postura mais próxima de quem estava decidindo um título do que jogando um amistoso. Para os atletas, isso acabou sendo bom, pois os times do interior costumam se motivar especialmente quando enfrentam as equipes da capital.
“Gostei do amistoso, pois nos movimentamos bem e tivemos a posse de bola de acordo com o que vínhamos treinando. Claro que ainda temos muito a melhorar, mas o importante é que estamos no caminho certo. Se os adversários querem a vitória, podem ter certeza que nós queremos mais que eles”, afirmou o defensor.
Como a maioria dos atleticanos, Werley ainda está se informando sobre o Funorte, time que pela primeira vez vai disputar a elite do futebol mineiro. Ele, porém, leva vantagem de já ter jogado no Estádio José Maria Melo, local da partida de domingo, mesmo que tenha sido pela equipe júnior do Galo, e já sabe o que espera o alvinegro: “O campo é pequeno e eles devem usar muito a bola aérea. Mas estamos preparados e vamos procurar impor nosso ritmo”.
AJUSTES FINAIS Ontem, os jogadores que enfrentaram o River Plate-URU fizeram trabalho regenerativo pela manhã na Cidade do Galo, enquanto os demais participaram de treino físico. Hoje, eles voltam aos trabalhos à tarde, quando Dorival Júnior define quem começa jogando contra o Funorte e acerta os últimos detalhes. A atividade final antes da estreia no Mineiro será amanhã cedo. A delegação embarca na manhã de domingo em voo fretado para Montes Claros, retornando logo depois da partida.

Galo mira o bicampeonato

Com um grupo encorpado, equipe atleticana espera brilhar logo no início da temporada
Redação - Superesportes
Publicação:28/01/2011 07:00
O título do Campeonato Mineiro foi o único conquistado pelo Atlético em 2010. Agora, o clube parte em busca do bi, o que não ocorre desde 2000, e também de um início vencedor de temporada, ganhando ânimo e condicionamento extra para a equipe, cuja ambição é maior: conquistar a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro em 2011.
Para isso, mais uma vez foram feitos investimentos altos e contratados nada menos do que 10 jogadores. Além de jovens valores, como o lateral-direito Patric, de 21 anos, e o atacante Jóbson, de 22, chegaram atletas experientes, caso dos atacantes Mancini, de 30, e Magno Alves, de 35, do volante Richarlyson, de 28, e do zagueiro Leonardo Silva, de 31.
Para completar, o Galo manteve seus principais jogadores, à exceção do atacante Obina, artilheiro do time no ano passado, com 27 gols, que se transferiu para o futebol chinês. Com boa e relativamente longa pré-temporada, a expectativa é que jogadores como Diego Souza rendam tudo o que podem e levem a equipe a grandes conquistas, a começar pela manutenção da supremacia estadual.
Como nos últimos dois Mineiros, Diego Tardelli é a grande esperança de gols dos atleticanos. Afirmando ter recusado propostas de outros clubes, ele se sente especialmente motivado para a temporada e quer dar muita alegria aos torcedores, contando para isso com novos e velhos companheiros.
Estreante Já no gol o Galo contará com um estreante em Estaduais. Renan Ribeiro, de 20 anos, que se firmou na reta final do Campeonato Brasileiro, sonha com a conquista do primeiro título como profissional, repetindo o bom desempenho que teve na base.

Representantes do interior detonam mudança de regulamento no Mineiro 28/01/2011 - 07h03

Julio César Rezende
Em Belo Horizonte
Criticado em edições anteriores por causa do regulamento, que estabelecia a classificação de 8 dos 12 participantes à fase final, o Campeonato Mineiro 2011, que volta a dar vaga apenas aos quatro que passam às semifinais, não agradou a clubes do interior do estado.
Ouvidos pela reportagem do UOL Esporte, representantes de clubes de fora da capital mineira disseram que a mudança de regulamento lhes prejudicam, uma vez que a possibilidade de fazer pelo menos mais dois jogos na competição ficou mais distante com o fim das quartas de final.
“É ridículo, e ponto final, não tem o que falar”, disse, indignado, o supervisor de futebol da Caldense, Alex Ferreira Joaquim. Porém, o dirigente não se conteve ao ser questionado novamente e emendou: “Só favorece Cruzeiro, Atlético e América”.
Nos últimos dois anos, o regulamento do Mineiro garantiu a oito dos 12 participantes disputar a fase final da competição, com jogos de ida e volta. Com isso, os clubes do interior tinham a chance maior de brigar por vaga na fase de mata-mata.
Por outro lado, a primeira fase da competição era considerada, principalmente pelos clubes da capital, pouco competitiva, justamente pelo fato de garantir oito vagas entre 12 participantes. A mudança, no entanto, não tem o respaldo de representantes do interior.
O diretor de futebol do Uberaba, Ernani Nogueira, acredita que o clube perderá, no mínimo, a renda de um jogo em casa. “Time do interior não tem vez mesmo”, lamentou o dirigente. “O Mineiro é um campeonato fraco”, acrescentou.
Para o gerente de futebol do Villa Nova, Wellis Vaccaris, fazer apenas 11 jogos numa competição é muito pouco para os clubes, que investem na formação do elenco e da comissão técnica. “Isso que atrapalha o futebol mineiro”, disse.
A mudança no regulamento da competição foi decidida em outubro passado, dentro da reunião do Conselho Técnico, que é composto pelos 12 presidentes dos clubes participantes. Todos tem direito a voto, porém a colocação na edição anterior do Estadual é decisiva no resultado da votação. Por exemplo, o voto do campeão e o vice vale 12 pontos, enquanto que o do terceiro, 10, e assim sucessivamente.

Mineiro começa com a promessa de equilíbrio maior nesta temporada 28/01/2011 - 07h02


EULER COMEMORA ACESSO À ELITE
De voltar à Série A depois de nove anos, América chega à temporada 2011 com motivação extra

TREINADORES RIVAIS SÃO CAUTELOSOS
Dorival Júnior crê que as competições estaduais servem de base para o restante da temporada

Cuca, que disputa o Mineiro pela 1ª vez, espera dificuldade para o Cruzeiro e alerta para surpresas
Gustavo Andrade
Em Belo Horizonte
Quando a bola rolar neste sábado pela primeira rodada do Campeonato Mineiro, a primeira fase da competição tentará corresponder às expectativas de maior equilíbrio do que às últimas edições. Além da mudança de regulamento, que estabelece que quatro e não mais oito clubes se classifiquem para a fase final, os principais concorrentes ao título chegam mais fortalecidos ao Estadual.
Atual campeão mineiro, o Atlético inicia sua campanha com uma equipe bastante alterada em relação àquela que ergueu a taça em 2010. Depois de uma campanha ruim no Brasileirão, em que lutou para não cair para a Série B até as últimas rodadas, o clube foi ao mercado e contratou dez jogadores.
Sem renovação de contrato com o São Paulo, o volante Richarlyson chegou à Cidade do Galo para reforçar o meio-campo da equipe comandada por Dorival Júnior. O clube ainda repatriou o meia Mancini, revelado nas categorias de base atleticanas. Para reforçar seu ataque, os dirigentes entraram em acordo com o Botafogo para ter o empréstimo de Jobson, enquanto buscaram para a defesa Leonardo Silva, ex-capitão do arquirrival Cruzeiro.
Chegaram ao clube ainda os goleiros Giovanni e Lee, o lateral-direito Patric, o volante Toró e os atacantes Magno Alves e Wesley. Para Dorival Júnior, o Estadual é referência para o restante da temporada. “O campeonato regional é fundamental para que a equipe se mantenha para o restante da temporada, por isso eu dou uma atenção especial, monto o time para ir bem, para dar uma base para a temporada. Então espero que o time chegue pelo menos à final do Estadual”, observou.
Campeão paulista pelo Santos em 2010, Dorival Júnior não crê que o Atlético seja favorito para a disputa do Campeonato Mineiro. “Vamos enfrentar o vice-campeão brasileiro (o Cruzeiro), com uma estrutura montada e fortalecida. Vamos enfrentar um time (o América) que está subindo da Série B para a Série A e que se reforçou, montou um grupo muito bom, e outras equipes que iniciam os trabalhos antes das nossas equipes”, avaliou o treinador, que também descartou favoritismo do Cruzeiro. “Então não vejo favoritismo nem de Atlético pelas contratações e nem do Cruzeiro”, complementou.
Para o Cruzeiro, o Estadual será disputado simultaneamente com o principal objetivo da temporada, a Copa Libertadores. Entretanto, o técnico Cuca já destacou que utilizará força máxima no Campeonato Mineiro e buscará levar o clube de novo ao topo de Minas Gerais, depois de não ter sequer alcançado a decisão em 2010.
Na tentativa de chegar ao título, o Cruzeiro conta com a base da equipe vice-campeã brasileira. Apenas o lateral-direito Jonathan deixou o clube, ao se transferir para o Santos. A diretoria cruzeirense contratou ainda sete jogadores. Três chegaram para reforçar o ataque: Ortigoza, André Dias e Reis. Indicado por Cuca, Leandro Guerreiro foi contratado junto ao Botafogo. Outras novidades são os zagueiros Naldo e Fabrício Carioca, além do lateral-direito e volante Geovane, apontado pelos dirigentes como uma “aposta” para 2011.
Enquanto conta com a experiência no Campeonato Mineiro de jogadores como o goleiro Fábio, o trio de volantes Fabrício, Henrique e Marquinhos Paraná, além dos atacantes Thiago Ribeiro e Wellington Paulista, o Cruzeiro terá a estreia do técnico Cuca no Estadual.
Na sua primeira disputa no Mineiro, o treinador espera uma competição similar aos regionais que já disputou. “Tem Atlético, Cruzeiro, América e sempre aquela equipe que desponta, como teve o Ipatinga no ano passado. Então você tem de tomar cuidado, estar atento em todos os jogos. Não tenho muito conhecimento do Campeonato Mineiro por ser a primeira vez que disputo, mas acho que é igual a todos os outros regionais. Aqui a gente espera também por dificuldades”, analisou.
Na capital, Atlético e Cruzeiro enfrentarão a concorrência ainda do América, que chega motivado com a temporada promissora. Em 2010, a equipe garantiu seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro depois de nove anos afastado da elite do futebol nacional.
Para o time comandado por Mauro Fernandes, o Campeonato Mineiro será uma forma de afirmação e um passo na preparação para fazer uma boa campanha no Brasileirão. “Série A é totalmente diferente. Tem base para disputar o Mineiro, mas tem de ter renovação grande para a Série A, porque o Brasileiro não é fácil e você não pode terminar o Mineiro e contratar 10 jogadores. Você vai ter um time, sem ter condições e entrosamento”, observou o treinador.
Clubes do interior se reforçam
Na disputa com o trio Atlético, Cruzeiro e América, equipes do interior tentarão repetir boas campanhas nos anos interiores e participar da briga pelo título. Atual vice-campeão estadual, o Ipatinga tenta apagar a má impressão deixada ao fim de 2010, quando foi rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro.
O lateral-direito Luizinho acredita que a equipe do Vale do Aço seja capaz de surpreender novamente e chegar ao título, como em 2005, em edição que bateu o Cruzeiro na decisão. “No ano em que nós conquistamos o título, o Ipatinga trabalhou como um legítimo mineirinho, quieto e comendo pelas beiradas. Quando todos se assustaram, já estávamos na final e era difícil de nos segurar. Agora, estamos trabalhando da mesma forma”, comparou.
Depois de boas campanhas na década de 1990, o Villa Nova tenta voltar a fazer frente aos times da capital. Para isso, o clube de Nova Lima, que contratou 14 reforços até agora, dá a oportunidade ao ex-zagueiro Wilson Gottardo para iniciar sua carreira como treinador.
“Venho me preparando há vários meses como treinador. Quando recebi esta proposta, vi o projeto, achei interessante nesse sentido. Vou para um clube onde eu posso contribuir com o conhecimento que possuo”, observou Gottardo.
Para o Democrata de Governador Valadares, que chegou às semifinais em 2010, a expectativa de uma boa campanha está depositada em uma parceira firmada com o Botafogo, que cedeu jogadores e ainda garante uma ajuda financeira ao clube do interior de Minas.
“É uma parceria para durar bastante”, disse o vice-presidente do Democrata-GV, Edvaldo Soares, que se mostrou empolgado com o sucesso da aliança com o Botafogo. “Estamos com um elenco que nunca tivemos. Se perdemos 11 jogadores, temos outros 11 prontos para jogar”
Campeão da Taça Minas Gerais de 2010, que lhe garantiu vaga na Copa do Brasil 2011, o Uberaba manteve a base da equipe formada há mais ou menos dois anos e contratou nove jogadores. Entre eles, o lateral-direito Maurinho, campeão brasileiro por Santos, Cruzeiro e São Paulo.
Disposta a resgatar a tradição do clube, a Caldense investiu alto e buscou nada menos que 22 reforços para a disputa do Mineiro 2011. “A maioria veio de São Paulo, de jogadores que disputaram o Campeonato Paulista”, informou o supervisor de futebol, Alex Ferreira Joaquim. Entre os contratados está o veterano atacante Lúcio Bala.
“A competição está mais disputada este ano. Temos três times na elite do futebol, tem o Ipatinga, que sempre chega bem, o Villa se reforçado, tem a Caldense, que vem forte, tem o Democrata”, acrescentou Alex Ferreira.
A edição de 2011 será de afirmação para Guarani e Funorte, que ascenderam ao Módulo I em 2010. A equipe de Montes Claros tenta ainda a motivação de disputar a Primeira Divisão do Campeonato Mineiro pela primeira vez, após herdar a vaga do Mamoré punido coma perda de sete pontos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela escalação irregular do jogador Vitinho no Módulo II do ano passado.
Já o América de Teófilo Otoni contabiliza sua segunda participação e apagar a má imagem deixada pela campanha ruim em 2010, quando ficou a dois pontos da zona de rebaixamento. Intenção semelhante tem a Caldense, que ficou na décima posição entre 12 participantes da edição do último Estadual.

Mineiro 2011 atípico perde charme sem o Mineirão e deixa BH sem futebol 28/01/2011 - 07h01


ARENA DO JACARÉ SE TORNA 1ª OPÇÃO
Utilizada desde o ano passado, Arena do Jacaré virou a casa do trio Atlético, Cruzeiro e América

Mineirão está fechado desde o ano passado por causa da reforma para a Copa de 2014
Julio César Rezende e Gustavo Andrade
Em Belo Horizonte
O Campeonato Mineiro 2011, que começa neste sábado (29), será marcado por uma situação no mínimo atípica: a ausência de jogos na capital mineira, especialmente no Mineirão, principal palco da tradicional disputa. O fato inusitado é lamentado não só pelos clubes da capital – Cruzeiro, Atlético-MG e América-MG –, mas pelos representantes do interior de Minas.
A falta do “gigante da Pampulha”, como ficou conhecido, tira até um pouco do charme do Estadual. “O Mineirão é o nosso Maracanã”, disse o vice-presidente do Democrata de Governador Valadares, Edvaldo Soares, ao lamentar a ausência do estádio. “Mas vai ser por um bom motivo”, conformou-se o dirigente, referindo-se ao fato de o Mineirão estar em reformas para a Copa do Mundo de 2014.
Com Independência, que seria a primeira opção ao Mineirão, também em reforma, os três representantes da capital mandarão seus jogos na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Nos 96 anos de disputa do Campeonato Mineiro, apenas em 2002, quando Atlético, Cruzeiro e América não disputaram a competição, por causa da extinta Copa Sul-Minas, Belo Horizonte esteve fora da decisão.
Sete Lagoas, a aproximadamente 70 km da capital, receberá um a cada quatro jogos da primeira fase do Mineiro. Os clássicos entre Atlético, Cruzeiro e América estão previstos para a Arena do Jacaré. O primeiro deles ocorrerá na terceira rodada e o time celeste será o mandante do confronto com a equipe alvinegra.
O excesso de jogos na Arena do Jacaré preocupa o técnico do Atlético, Dorival Júnior, que teme pelo estado do gramado. “Está em excelente estado, mas daqui a pouco perderemos aquilo que é nosso principal campo, infelizmente”, alertou o treinador.
Contratado pelo Atlético no ano passado, Dorival já conhece a rotina de jogar em Sete Lagoas e, segundo ele, o ideal seria jogar na capital mineira. “Logicamente que você saindo de Belo Horizonte, é um fator altamente negativo, mas isso não podemos ficar lamentando, não. Temos, acima de tudo, que enfrentarmos, é uma situação real, ela existe, vai acontecer.”, ponderou.
A ausência do Mineirão não representa, no entanto, necessariamente vantagem aos clubes do interior. Para o supervisor de futebol da Caldense, Alex Ferreira Joaquim, até pode ser negativo. “Mesmo que o Mineirão esteja lotado, tem a pista de atletismo e a pressão é menor. A Arena do Jacaré lotada vira um caldeirão. Só vai favorecer a Cruzeiro, Atlético e América”, disse.
Logicamente que você saindo de Belo Horizonte, é um fator altamente negativo, mas não podemos ficar lamentando
Técnico do Atlético, Dorival Júnior
O diretor de futebol do Uberaba, Ernani Nogueira, acredita, também, que a falta do Mineirão não prejudicará os clubes da capital. “Os times estão acostumados a jogar em outros campos. Não vejo isso como diferencial, não”, afirmou o dirigente.
Já o gerente de futebol do Villa Nova, Wellis Vaccaris, entende que jogar em Sete Lagoas pode, sim, tirar a força dos representantes da capital. “A Arena do Jacaré é neutra”, observou o dirigente do clube de Nova Lima, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Mais um obstáculo
A ida para o interior não será novidade a atleticanos, cruzeirenses e americanos. Depois de disputarem todas as partidas do segundo semestre de 2010 fora da capital, o trio da capital tentam se acostumar com a ideia de serem obrigados a viajar em todas as rodadas do Campeonato Mineiro.
Dorival Júnior vê o Atlético adaptado à Arena do Jacaré e aprova o campo, mas o fato de jogar fora de Belo Horizonte, segundo ele, é um obstáculo. “O campo é excelente, o campo faculta ás duas equipes proporcionarem um bom espetáculo, eu não vejo esse problema”, afirmou.
CONFIRA A 1ª RODADA DO MINEIRO
JOGO DATA CIDADE
América X Uberaba 29/1 (sábado) Varginha
Tupi X Villa Nova 29/1 (sábado) Juiz de Fora
Guarani X Ipatinga 30/1 (domingo) Divinópolis
Cruzeiro X Caldense 30/1 (domingo) Sete Lagoas
Funorte X Atlético 30/1 (domingo) Montes Claros
Democrata-GV X América-Teófilo Otoni 31/1 (segunda-feira) Governador Valadares
“Eu acredito que temos de nos preparar um pouco mais para que possamos superar também aquilo que seria mais um obstáculo, além do natural que são os nossos adversários”, acrescentou o treinador atleticano.
Embora tenham determinado a Arena do Jacaré como “sua casa” para o Estadual, os clubes da capital já estabeleceram a segunda opção para mando de campo na competição. Conforme previsto no regulamento, o Atlético tem como alternativa ‘b’ o Ipatingão e o América optou pelo Mário Heleno, de Juiz de Fora. O Cruzeiro, por sua vez, adotou o Parque do Sabiá, em Uberlândia.
No último Brasileirão, o Cruzeiro passou por Ipatingão, Parque do Sabiá e Arena do Jacaré, onde encerrou a competição. A falta do Mineirão para o Cruzeiro, portanto, não é considerada pelo técnico Cuca como uma vantagem para os adversários do interior.
“Para nós, já é uma rotina, porque já foi o Brasileiro assim, pelo menos da minha parte (desde junho). A gente tem de entender que nossa casa é lá em Sete Lagoas, ou em Uberlândia. É ruim para gente, mas ruim para o torcedor também. No domingo, era um prato cheio ver jogo no Mineirão e hoje já tem uma dificuldade bem maior. A gente tem de entender que é a nossa realidade”, avaliou.
No Estadual de 2010, o Mineirão foi alternativa inclusive para equipes do interior. O Ipatinga utilizou o estádio da Pampulha em boa parte de seus jogos na campanha do vice-campeonato, enquanto o Ipatingão passava por reformas para atender às exigências dos órgãos públicos quanto a medidas de seguranças. Na fase inicial, em quatro partidas como mandante, obteve 100% de aproveitamento. Como visitante, empatou com o Atlético por 1 a 1.
Foi ainda no Mineirão, que o Ipatinga conseguiu sua classificação para a final do Estadual de 2010. O Cruzeiro jogava pelo empate para chegar à decisão contra o Atlético, mas os visitantes triunfaram por 3 a 1. Desta vez, o time do Vale do Aço volta a atuar na sua tradicional casa.
Com o Ipatinga ou outra equipe do interior sendo a surpresa em meio aos times da capital, certo é que Belo Horizonte não será sede de algum dos dois jogos da decisão pela primeira vez em 97 anos de Campeonato Mineiro, contando com a participação de Atlético, Cruzeiro e América.
Para o Mineirão, o prazo para o término das obras está previsto para o fim de 2012. Já os responsáveis pela reforma do Independência apontam o segundo semestre de 2011 para conclusão do estádio, que será usado pelos clubes da capital.

Patric quer ser a solução para a lateral direita do Atlético-MG 28/01/2011 11h34 - Atualizado em 28/01/2011 11h35


Patric é um dos 10 reforços para a temporada
(Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)
Jogador, um dos dez contratados para a temporada 2011, fez sua estreia com a camisa do Galo no amistoso contra o River Plate (URU)
Por Marco Antônio Astoni
Globoesporte.com
O Atlético-MG continua buscando um titular para a lateral direita. Ano passado quatro atletas jogaram na posição: Coelho, Carlos Alberto, Diego Macedo e Rafael Cruz. Destes, apenas Rafael permanece no clube, mas sem nunca ter caído nas graças da torcida. Entre os dez reforços contratados para a temporada 2011, Patric é o único lateral-direito. O jogador participou da pré-temporada feita na Cidade do Galo e acredita que pode ser a solução para o crônico problema no clube.
- Olha, a lateral direita todo mundo sabe que é uma posição difícil, onde todo mundo que joga ali é muito cobrado pela Seleção ter grandes jogadores como Cafu, Daniel Alves e Maycon. Eu acredito que se eu ou o Rafael jogarmos ali, vamos dar conta do recado e assim esperamos fazer o melhor para a equipe do Galo.
Patric estreou com a camisa do Atlético-MG no empate por 1 a 1 contra o River Plate (URU), em amistoso na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
- Foi um jogo difícil, contra uma equipe muito qualificada e bem postada em campo. A estreia não foi das melhores pessoalmente pra mim, porque ainda estou sem ritmo de jogo. Mas estou trabalhando, conforme o dia-a-dia, a gente vai melhorando, com a confiança do torcedor que é muito importante e com a confiança do Dorival, tenho certeza que irei me adaptar o mais rápido possível.
A estreia do Galo no Campeonato Mineiro será neste domingo, às 19h30m (de Brasília), contra o Funorte, em Montes Claros. O técnico Dorival Júnior ainda não definiu o titular da lateral direita. O mais provável é que Rafael Cruz seja mantido no time, o que não tira o ânimo de Patric para a partida.
- Já estamos nos preparando bem. Tem muito tempo que estamos nos preparando para a estreia. Sabemos que vai ser um jogo difícil, onde a equipe deles joga fechada, com o apoio da torcida, o calor também. Mas isto vai estar pra todo mundo. Tenho certeza que vamos chegar lá, com garra e determinação e vai dar tudo certo.

Federação Mineira fecha naming rights por R$ 2,5 mi

DE PRIMA
Publicada em 28/01/2011 às 10:18
A Federação Mineira de Futebol vendeu por R$ 2,5 milhões os naming rights do Campeonato Mineiro para o BMG. O logo do banco estampa ainda o uniforme dos árbitros e um banner no site da entidade, entre outras propriedades. O montante supera em R$ 1milhão o patrocínio destinado ao América-MG.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

27 de janeiro de 2011 • Diretoria • Futebol Profissional
Carta enviada à FMF sobre o clássico do dia 12/02/2011
À
Federação Mineira de Futebol – FMF
A/C: Dr. Paulo Sérgio Miranda Schettino
Av. Barbacena, n.° 473, Bairro Barro Preto
Belo Horizonte, MG – CEP: 30190-130
Fax: (31) 3295.4644
Ref: Clássico Atlético x Cruzeiro no Campeonato Mineiro 2011
Senhor presidente,
Os estádios localizados na capital mineira encontram-se fechados e em obras que visam à Copa de 2014, o que tem obrigado os clubes da capital a exercer seu mando de campo fora de Belo Horizonte. Obviamente, os estádios do interior do Estado de Minas Gerais têm capacidade de público muito inferior àquela que habitualmente temos à nossa disposição nos jogos de nossa equipe principal, o que nos traz enormes prejuízos de ordem institucional, financeira e desportiva.
Neste sentido, muito provavelmente o Estádio Municipal João Havelange (“Parque do Sabiá”), em Uberlândia, MG, e o Estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito (“Ipatingão”), em Ipatinga, MG – este último somente se tiver sua capacidade total de espectadores liberada pelas autoridades – seriam os únicos no estado que comportariam com boas condições de segurança a realização do clássico da fase classificatória do Estadual 2011 com presença das duas torcidas.
Assim, com relação à partida designada para 12.02.2011, esclarecemos que, caso o Cruzeiro Esporte Clube exerça o direito de mandante unilateralmente escolhendo (i) o estádio do espetáculo, (ii) presença da torcida visitante, (iii) preço dos ingressos e (iv) divisão de renda, o Clube Atlético Mineiro acatará todos os itens acima mencionados e exercerá no Campeonato Mineiro de 2012 o mesmo direito de maneira unilateral.
Atenciosamente,
Clube Atlético Mineiro
Alexandre Kalil
Presidente

Fim dos testes: a partir de domingo, vencer volta a ser prioridade


Passado o jogo-treino e o amistoso, próximo compromisso do Atlético é a estreia no Campeonato Mineiro, contra o Funorte, em Montes Claros
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Publicação:27/01/2011 19:31
Atualização:27/01/2011 18:46
A pré-temporada do Atlético chega à reta final. Restam apenas dois dias de treinos para o técnico Dorival Júnior ajustar o time para a estreia no Campeonato Mineiro, domingo, contra o Funorte, em Montes Claros. Foram dois testes para a equipe. Com os titulares em campo, o Galo empatou por 1 a 1 com o Guarani, de Divinópolis, em jogo-treino, mesmo placar do amistoso contra o River Plate, do Uruguai. Para Dorival Júnior, o importante nessas partidas foram as avaliações dos atletas e da equipe, deixando os resultados em segundo plano. Mas, a partir de domingo, vencer volta a ser prioridade.
“Não preocupa de maneira nenhuma (resultados contra Guarani e River). Vai me preocupar a partir de domingo. Se tivéssemos feito 3 a 0, 4 a 0 também não estaria diferente daquilo que estou agora”, disse o treinador, que aprovou o rendimento do time no amistoso contra os uruguaios: “Gostei da troca de passes e do nosso posicionamento na marcação, um pouco mais agressivo em relação ao primeiro jogo (contra o Guarani). A marcação estava mais definida e tivemos mais pontos positivos que negativos”.
Dos dez contratados pelo clube para a temporada, Dorival Júnior já pôde ver em ação sete: o goleiro Giovanni; o lateral-direito Patric; o volante Richarlyson; o meia-atacante Mancini; e os atacantes Jóbson, Wesley e Magno Alves. O zagueiro Leonardo Silva e o volante Toró ainda aprimoram a parte física. O goleiro Lee também não participou das partidas testes.
Entre os reforços, Dorival Júnior destaca a participação de Richarlyson no amistoso contra o River Plate: “Houve uma evolução em todos eles, mas aquém do que queremos. O Richarlyson já teve um crescimento muito bom, apresentou uma dinâmica muito boa. Alguns entraram bem, dentro das suas condições, outros ainda aquém, mas é natural. Acredito que, depois de algumas rodadas, teremos todos em melhores condições”.
Uma das preocupações do treinador é acertar o posicionamento no meio-campo e no ataque. Dorival chegou a treinar o Atlético no 4-3-3, mas depois optou pelo 4-4-2. O atacante Tardelli, que no esquema mais ofensivo recuava para ajudar no meio-campo, precisa voltar a marcar presença na área, para recuperar o faro de artilheiro:
“Nós trabalhos boa parte do tempo com três atacantes, e o Tardelli era o homem que girava e vinha para complementar por trás. Talvez, ele tenha ficado com essa característica. Houve uma alteração. Agora é despertarmos nele essa vocação novamente. Acredito que ninguém desaprende. Ele sabe o quanto ele é perigoso na frente da área”, disse Dorival.
Para a estreia no Campeonato Mineiro, o técnico já adiantou que vai manter a base do time que iniciou o amistoso contra o River Plate-URU.

Clássico: Atlético acatará decisão do rival, mas fará exigências para 2012

Redação - Superesportes
Publicação:27/01/2011 18:47
A diretoria do Atlético vai acatar a decisão do Cruzeiro de mandar o clássico do dia 12 de fevereiro na Arena do Jacaré, com presença apenas de torcedores celestes. O time da Toca da Raposa é o mandante da partida, válida pelo Campeonato Mineiro.
Como não há segundo turno no Estadual, o Atlético vai exigir que conste na ata da reunião que o clube tenha o mesmo direito de definir local e torcida única no clássico do campeonato de 2012.

Meio-campo é a maior preocupação de Dorival Júnior no Atlético-MG 27/01/2011 - 18h28

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Dorival acredita que time alvinegro vai se ajustar somente nas primeiras rodadas do Mineiro
Embora tenha visto evolução no Atlético-MG durante o amistoso com o River Plate, do Uruguai, na quarta-feira passada, o técnico Dorival Júnior admitiu que ainda faltam ajustes para a equipe se encaixar. Segundo o treinador, a principal preocupação é acertar o meio-campo atleticano.
“Ainda alguns ajustes serão necessários, e queira ou não é um setor vital. É um setor que, se equilibrado, com certeza a produção da equipe ganha muito, mas ainda não temos essa condição. Vamos adquiri-la, mas ainda é cedo, é natural isso”, observou Dorival, em entrevista veiculada pela Rádio Itatiaia.
Na quarta-feira à noite, o Atlético disputou o único amistoso do clube antes de estrear no Campeonato Mineiro, contra o Funorte, domingo, às 19h30 (de Brasília), em Montes Claros. A partida com o River Plate-URU, disputada na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, terminou empatada por 1 a 1. O meia Ricardinho marcou, a 1min de jogo, o gol atleticano.
Dorival Júnior escalou entre os titulares apenas dois dos dez reforços contratados pelo clube. O volante Richarlyson e o atacante Jobson começaram a partida. No segundo tempo, as novidades ficaram por conta dos meias-atacantes Mancini e Wesley, o lateral Patric, do atacante Magno Alves e do goleiro Giovanni. O zagueiro Leonardo Silva e o volante Toró seguem em trabalho de recuperação física.
O treinador disse que reforços já evoluíram, mas estão longe do ideal ainda. “Houve uma melhora, uma evolução em todos eles, mas ainda aquém daquilo que queremos. O Richarlyson já teve um crescimento muito bom, apresentou uma dinâmica muito boa, fiquei contente com isso. Uns entraram bem, dentro das suas condições, outros ainda um pouco aquém. Mas é natural, acredito que, depois de algumas rodadas, numa melhor condição”, afirmou Dorival.
Segundo o técnico atleticano, o Atlético terá dificuldade no início da competição, mas espera que o time vença os jogos. “O trabalho, infelizmente, não tem muito a ver caso não exista resultado, e eu acho que o Atlético tem de entrar dentro dessa competição com esse objetivo a partir da primeira partida. Jogar bem vai acontecer de uma maneira natural, não serão nas primeiras rodadas”, ressaltou o treinador.

27 de janeiro de 2011 • Futebol Profissional • Comissão Técnica • Futebol Profissional
Dorival Júnior projeta crescimento do time ao longo da 1ª fase do Mineiro
A luta do Atlético pelo bicampeonato mineiro começa às 19h30 deste domingo, diante do Funorte, em Montes Claros. Para o técnico Dorival Júnior, a equipe encontrará algumas dificuldades nos primeiros jogos, mas irá evoluir ao longo da fase de classificação do Estadual.
“A equipe tende a ter um crescimento e acho que isso vai acontecer ao longo dessa primeira fase da competição. Nessa primeira fase, teremos, ainda, alguns problemas, mas confio muito nesse grupo e tenho certeza que faremos um grande Campeonato Mineiro”.afirmou o treinador atleticano.
Em relação aos reforços contratados, Dorival Júnior tem a mesma expectativa, de que eles irão crescer junto com a equipe, ao longo da competição.
“Houve uma evolução em todos eles, mas ainda aquém daquilo que queremos. O Richarlyson já teve um crescimento bom, apresentou uma dinâmica muito boa e fiquei contente com isso. Alguns entraram bem dentro das suas condições, e outros um pouco aquém, mas isso é natural. Creio que, depois de algumas rodadas, teremos todos eles em uma melhor condição”, concluiu.
27 de janeiro de 2011 • Galo
Juvenil vence e avança para a semifinal da Copa Rio Preto
O time juvenil do Atlético se classificou para a semifinal da Copa Rio Preto Internacional de Futebol ao vencer o Vitória por 2 a 0, na tarde desta quinta-feira, pelas quartas-de-final da competição. O jogo foi realizado no campo 2 do Distrito Industrial, em São José do Rio Preto. Os gols foram marcados por Andrey e Lucas Kattah.
O adversário atleticano na semifinal sairá do vencedor do jogo entre Internacional e Red Bull, que se enfrentam ainda nesta quinta-feira. No outro lado da chave, o Fluminense jogará com o Chivas Guadalajara (México). As semifinais serão realizadas na tarde desta sexta-feira.
No primeiro tempo, os dois times fizeram um jogo bastante equilibrado. Na etapa final, o Galo pressionou bastante e conseguiu marcar aos 35 minutos, com Andrey, de cabeça, após cruzamento de Lucas Kattah. O segundo gol foi marcado pelo próprio Lucas Kattah, em cobrança de falta. O meia atleticano ainda foi escolhido o melhor jogador em campo pela organização do torneio.
A equipe alvinegra entrou em campo com Rodolfo; Emerson, Gabriel (Andrey), Donato e Charles; Yago, Manchinha (Wellington), Lucas Kattah e Dodô (Anderson); Carlos (João) e Paulo Sérgio (Zé Alberto).
O técnico Diogo Giacomini ficou bastante satisfeito com o desempenho da equipe nesta quinta-feira. “O primeiro tempo foi muito parelho, com as duas equipes se estudando bastante. Já o segundo foi do Atlético. Pressionamos a saída de bola, mudamos a marcação, e conseguimos marcar os dois gols no final. Pelo que jogou, o Atlético mereceu a vitória”.
O Galo segue invicto na competição. Na primeira fase, o time atleticano se classificou com a melhor campanha geral da competição ao marcar 15 pontos no Grupo A, com cinco vitórias em cinco jogos.
27 de janeiro de 2011 • Galo
Estreia no Mineiro tem arbitragem definida
O árbitro Renato Cardoso da Conceição (MG) comandará a partida de estreia do Atlético no Campeonato Mineiro, diante do Funorte, no próximo domingo. O jogo será realizado às 19h30, no Estádio José Maria Melo, em Montes Claros. Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Helbert Costa Andrade (MG) serão os auxiliares.

Alvo de críticas, Werley quer reescrever sua história com a torcida do Galo

Daniela Mineiro - Superesportes
Publicação:27/01/2011 15:39
Werley terminou a temporada passada como titular absoluto do Atlético. Apesar disso, nunca caiu nas graças do torcedor. Agora, no começo do ano, o zagueiro continua dono da posição, formando dupla com Réver, pelo menos até a liberação de Leonardo Silva, que ainda aprimora a parte física. Para 2011, Werley espera se firmar ainda mais no time e ter o apoio e incentivo da torcida.
“Expectativa é que eu possa ter uma sequência boa de jogos, que o Atlético possa vencer e ganhar campeonatos, que a valorização do jogador é outra. E que possa ser diferente do ano passado, que muitas pessoas me culparam pelas más atuações do nosso time. Sempre pegam no pé de algum jogador. Esse ano, espero que possa ser diferente e que eles me apoiem do inicio ao fim”.
Neste domingo, o Atlético estreia no Campeonato Mineiro, diante do Funorte, em Montes Claros. Werley está confirmado na equipe titular. O zagueiro destacou que, para sair com os três pontos, o Galo precisa entrar atento e tentar matar o jogo logo de cara.
“Temos que entrar ligados, disputar bem e ocupar cada espaço do campo. Vamos chegar e nos impor. Se eles vierem para cima, vamos sair no contra-ataque. Quando tiver oportunidade, matar a partida e depois começar a trabalhar a bola e fazer nosso jogo”.

Acostumado a títulos, Ricardinho quer conquista expressiva pelo Atlético-MG 27/01/2011 - 15h19


Contratado em 2009, Ricardinho, aos 34 anos, disse que motivação não vai faltar para buscar títulos
Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Acostumado a ganhar títulos na carreira, Ricardinho, aos 34 anos, encara o desafio de marcar sua passagem pelo Atlético-MG com uma conquista expressiva. Contratado pelo clube mineiro em 2009, o experiente meia disse que motivação não falta para atingir o objetivo na temporada 2011.
“Sou uma pessoa extremamente motivada, gosto daquilo que faço, tenho o prazer de jogar futebol e de estar aqui no Atlético, esse desafio de busca de conquista do Atlético. Desde o dia em que eu cheguei aqui eu disse isso, estou me preparando para isso, eu quero muito que isso aconteça aqui no Atlético”, observou Ricardinho.
Revelado pelo Paraná Clube na década de 1990, Ricardinho defendeu o Bordeaux, da França, antes de despontar no futebol brasileiro com a camisa do Corinthians. O meia atuou, também, pelo São Paulo e Santos e disputou a Copa do Mundo de 2002, conquistada pela seleção brasileira.
Foi três vezes campeão brasileiro por Corinthians (1998 e 1999) e Santos (2004). Ainda pelo Corinthians, conquistou o Mundial de Clubes da Fifa, em 2000, o torneio Rio-São Paulo e a Copa do Brasil, ambos em 2002. Pelo Atlético, ganhou o Campeonato Mineiro no ano passado.
Independentemente de ser titular, Ricardinho disse que o importante é o lado coletivo do Atlético, que precisa retribuir o apoio da torcida na luta contra o rebaixamento à Série B, no ano passado.
“Eu sempre me coloco à disposição do coletivo. Não só o Dorival, mas todo mundo sabe da minha característica, aliás, já estou há alguns anos no futebol e as pessoas já conhecem razoavelmente a minha característica, mas acho que não é o momento de uma colocação individual”, afirmou o meia.
Segundo o experiente jogador, o grupo tem de se doar para a equipe e cumprir o que o técnico Dorival Júnior pedir. “A gente tem é que estar preparado para poder ajudar a equipe, se colocando à disposição. O treinador sempre é que faz suas escolhas e isso independe do atleta. Nós, sim, temos de nos colocarmos à disposição e deixarmos (o treinador) exercer o trabalho dele”, ressaltou Ricardinho.
O meia foi titular no amistoso com o River Plate, do Uruguai, quarta-feira passada, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e marcou o gol do empate por 1 a 1 com os uruguaios. Ele pode ser mantido para a estreia no Campeonato, contra o Funorte, domingo, às 19h30, em Montes Claros.

Com matadores em êxodo, clubes brasileiros se ressentem de um camisa 9 27/01/2011 - 12h00


DUAS EXCEÇÕES À REGRA
Loco Abreu e Fred são figuras de luxo no mercado. O primeiro é ídolo da torcida do Botafogo, que repudiou uma possível saída do uruguaio após o atrito com Joel.
Já a força de Fred vai mais longe. Muricy disse que 2011 “é o ano dele” e já vê seu capitão como jogador de seleção brasileira.
“Não temos apenas um camisa 9, temos o melhor camisa 9 do Brasil”, resumiu Alcides Antunes, vice de futebol do Fluminense.

OS SONHOS DOS CLUBES
Ricardo Oliveira estava entre São Paulo e Santos, mas teve de voltar para seu time nos Emirados

Luís Fabiano entrou nas listas de Inter, Corinthians e São Paulo, mas saída do Sevilla é complicada

Adriano chegou a ser sondado por Corinthians, Palmeiras e Flamengo, mas continua na Roma
Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Jonas deixou o Grêmio no início da semana. O artilheiro do último Campeonato Brasileiro não é exatamente um centroavante, mas exemplifica a carência que os clubes brasileiros vivem no setor ofensivo. Com raras exceções, as grandes torcidas começam 2011 à espera de um verdadeiro camisa 9, que assuma o papel de "homem-gol".
"Vamos buscar um substituto de qualquer forma", disse Paulo Odone, presidente do Grêmio. "Perdemos um grande jogador. Nosso goleador", avaliou o técnico Renato Gaúcho, que ao mesmo tempo elogia o resto do elenco.
"Nós temos boas opções para o ataque. Mesmo sem o Jonas, que é uma ausência muito sentida, temos o Borges, o André Lima, além do Viçosa, do Diego [Clementino], do [Vinícius] Pacheco. Porém, não há jogadores com a característica do Jonas" concluiu Renato, que entende o ex-comandado como um atacante de criação que tem faro de gol.
E o problema está longe de ser exclusivo do Grêmio. Curiosamente, um dos clubes que mais buscam um homem de definição é aquele que tem no seu elenco um dos maiores 9 da história: o Corinthians. Com Ronaldo frequentemente poupado ou lesionado, o time do Parque São Jorge já tentou Adriano, Luís Fabiano e agora pode estar à caça de Liedson.
Seus rivais diretos em São Paulo vivem situação semelhante. O Palmeiras tem em Kleber o seu principal atacante, mas o próprio Gladiador não se define como o artilheiro. No elenco atual, Dinei é quem mais se aproxima da característica de homem de área. Adriano e Max, reforços do clube para a temporada, também não se encaixam na descrição do centroavante definidor.
Mesmo o Santos, que começou 2011 em alta, sofre com o problema. Keirrison, contratado para substituir André, não engrenou e hoje sequer é titular absoluto da equipe.
O sonho dos cartolas da Vila Belmiro era Ricardo Oliveira, mas o atacante deixou Santos e São Paulo só na vontade. Autor de sete gols no último Brasileirão pelo time do Morumbi, Ricardo Oliveira voltou ao Al-Jazira, dos Emirados Árabes, reduzindo ainda mais as opções ofensivas do atual mercado brasileiro.
Outra região atrapalhada pelo mercado da bola foi Minas Gerais. O Atlético-MG perdeu Obina, artilheiro do clube em 2010 com 27 gols em 39 partidas, para o futebol chinês. A missão agora cabe a Diego Tardelli, goleador do Brasileiro de 2009, e a Jobson, recém-contratado.
“A gente vai trabalhar para assumir essa condição de artilheiro da equipe. A gente sabe o tamanho da importância do Obina e estamos aqui para fazer o possível para substitui-lo”, disse Jobson.
Enquanto uns perderam seus camisas 9, outros seguem à procura de um. O Inter promete um ano tranquilo à torcida com a contratação de Cavenaghi, que vem do futebol espanhol com a promessa de reatar a velha parceria com D’Alessandro, formada nos tempos de River Plate.
O Vasco, por sua vez, agora aposta em Marcel, depois de ter tentado Nunes e Rafael Coelho em 2010. Os maus resultados, no entanto, ainda não animaram a torcida cruzmaltina em relação ao ex-santista.
No arquirrival Flamengo, a euforia com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves contrasta com a desconfiança em relação a Deivid. A despeito do histórico vitorioso, o centroavante foi muito mal no segundo semestre do ano passado, quando chegou à Gávea. Neste ano, viu seu posto de titular ser ameaçado por Wanderley, mas aos poucos começa a equilibrar a balança.
* Colaboraram os escritórios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

Titular absoluto em 2010, Renan Oliveira quer melhorar mais este ano 27/01/2011 14h48 - Atualizado em 27/01/2011 14h48


Para Renan, amistoso foi um bom teste para o Galo
(Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)
Meia será titular na estreia do Galo no Mineiro, sábado, em Montes Claros
Por Marco Antônio Astoni
Belo Horizonte
Renan Oliveira começou 2011 da mesma forma que terminou 2010: como titular do time comandado por Dorival Júnior. Ele esteve em campo no amistoso com o River Plate-URU, na quarta-feira, no primeiro compromisso do time na temporada. E quer continuar da mesma maneira: dono de uma das 11 vagas do time.
A tarefa, no entanto, não deve ser fácil. concorrência por vagas no meio-campo do Galo promete ser acirrada. Além de Renan Oliveira, Ricardinho, Diego Souza e Mancini estão na disputa pelas posições de armadores do time. Renan largou na frente na preferência de Dorival Júnior.
- A gente sabe que o grupo é de bastante qualidade. Então, a briga vai ser sadia, no dia-a-dia. Quem escala é o Dorival, mas cada um vai procurar o seu espaço. Todos mostraram que podem ser titulares e a gente tem que respeitar quem estiver jogando, mas sempre buscando seu espaço.
Amistoso
O meia diz que apesar do placar (empate em 1 a 1), o amistoso com o River uruguaio foi um bom teste, já que os jogadores trabalharam mais o condicionamento físico.
- Acho que ninguém esperava aquele resultado, mas foi um bom teste pra gente aprimorar ainda mais nossa parte física. Com certeza, um dos nossos objetivos era essa parte, dar o melhor dentro de campo pra evoluir na parte física.
O meia sabe que a tendência, a partir de agora, é a evolução dos jogadores, tanto física quanto tecnicamente.
- Aos poucos a gente vai melhorando, a perna pesou um pouquinho no final do primeiro tempo. Todo mundo sentiu dificuldade neste aspecto, mas, aos poucos, a gente começa a melhorar e vai entrosando mais o time.
Estreia no Mineiro
O Atlético-MG estreia no Mineiro 2011, neste domingo, às 19h30m (de Brasília), contra o Funorte, em Montes Claros. Renan Oliveira será titular nesta partida e tem um discurso de muito respeito em relação ao adversário.
- O Funorte é um time que é muito bom dentro de casa, principalmente. Eu vi a entrevista da presidenta do clube, que disse que o objetivo é ganhar do Atlético lá dentro. Então a gente tem que ir bem preparado, bem focado para este jogo. Vai ser bem complicado, até mesmo por estar no começo do campeonato, sem entrosamento e sem ritmo de jogo. Mas a gente vai pra lá pra buscar a vitória.

Giovanni apresenta bom cartão de visitas no primeiro jogo pelo Galo 27/01/2011 14h05 - Atualizado em 27/01/2011 14h05


Giovanni, quando foi apresentado, ao lado de Patric
(Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)
Goleiro atuou bem contra River Plate-URU, mesmo jogando apenas 20 minutos
Por Marco Antônio Astoni
Belo Horizonte
O goleiro Giovanni, recentemente contratado pelo Atlético-MG junto ao Grêmio Prudente, chegou para ser, na teoria, o reserva imediato de Renan Ribeiro. Na primeira partida do ano, contra o RIver Plate (URU), empate por 1 a 1, Giovanni entrou aos 28 minutos do segundo tempo e teve tempo de fazer pelo menos três boas defesas.
Atuação que pode ter deixado o técnico Dorival Júnior com uma 'pulga atrás da orelha', em relação à briga pela titularidade no gol do Galo.
- Fico feliz por fazer o meu trabalho dentro de campo e ter ajudado a equipe a não sair com resultado negativo neste amistoso. Tudo é proveitoso. Graças a Deus tivemos bom volume de jogo. Não vencemos, mas podemos tirar boas lições deste amistoso.
Giovanni valoriza o trabalho realizado na pré-temporada na Cidade do Galo e elogia os profissionais da comissão técnica do clube.
- É o trabalho do professor Barbirotto (preparador de goleiros do Atlético-MG), que vem treinando forte com a gente, no dia-a-dia. Espero melhorar ainda mais na sequência do ano.
O Atlético-MG estreia no Campeonato Mineiro neste domingo, às 19h30m (de Brasília), contra o Funorte, em Montes Claros, e Giovanni deve começar a partida novamente no banco de reservas.

Serginho gosta da movimentação do time no amistoso contra o River Plate 27/01/2011 08h15 - Atualizado em 27/01/2011 08h15

Volante espera muitas dificuldades na estreia do Campeonato Mineiro 2011
Por Marco Antônio Astoni
Sete Lagoas, MG
Serginho começou o ano como titular do Atlético-MG e um dos homens de confiança de Dorival Júnior, mais uma vez. O volante teve boa participação no amistoso do Galo contra o River Plate (URU), nesta quarta-feira, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O empate por 1 a 1 não foi o resultado esperado pelo clube, mas segundo o jogador, valeu pela movimentação do time em campo.
- Acho que foi um jogo bom. A gente que estava ali dentro de campo viu que o time estava se movimentando e fazendo o que o professor Dorival vinha pedindo, que era adiantar a marcação, então acho que conseguimos fazer um bom jogo. Não conseguimos fazer os gols, tivemos chances, como eles tiveram também, mas era esperado isso. Primeiro jogo, a gente vem se soltando agora, devido aos treinamentos que a gente vem fazendo, as pernas ainda estão meio pesadas, mas gostei sim, tem tudo para dar certo esse Campeonato Mineiro pra gente.
O Atlético-MG estreia no estadual no próximo domingo, às 19h30m (de Brasília), contra o Funorte, em Montes Claros. Serginho, que deve começar jogando, espera um jogo muito complicado para o Galo.
- A gente sabe que vai ser difícil, por ser na cidade deles, um time que chegou na primeira divisão agora. Eles vão se doar ao máximo para tentar a vitória. Vamos respeitar o time deles, é lógico, mas a gente sabe da importância que é essa primeira partida para a gente. Então, temos que ter tranquilidade e posse de bola para não sermos surpreendidos e fazermos os gols para sairmos vitoriosos.
Lateral
Parte da torcida do Atlético-MG vem pedindo a escalação do volante Serginho na lateral direita. O time tem dois especialistas na posição, Patric e Rafael Cruz, mas, mesmo assim, o nome de Serginho é sempre lembrado para atuar como lateral. O volante evita polêmica sobre o assunto e diz que está à disposição do clube.
- A gente tem que respeitar a contratação que o Dorival fez, que foi o Patric. Tem o Rafael Cruz. Então vou respeitá-los. Lógico que, se o professor Dorival precisar, um dia, que eu jogue na lateral direita, eu sou pago pelo clube, eu respeito a opção do treinador e vou fazer o meu melhor. Mas eu deixo claro para todos que sou volante, onde eu me destaquei e é minha posição. Mas se precisar um dia não vejo o porquê não atuar ali.

Renan Ribeiro aprova amistoso e espera jogo difícil em Montes Claros 27/01/2011 07h30 - Atualizado em 27/01/2011 07h30


Renan Ribeiro espera jogo difícil contra o Funorte
(Foto: Reprodução)
Goleiro do Atlético-MG diz que briga por titularidade vai ser boa em 2011
Por Marco Antônio Astoni
Sete Lagoas, MG
O sistema defensivo e os goleiros do Atlético-MG foram muito testados no primeiro compromisso do time na temporada 2011. O River Plate (URU) fez um jogo duro com o Galo no empate por 1 a 1, esta quarta-feira, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O goleiro Renan Ribeiro, que atuou em todo o primeiro tempo e em parte do segundo, fez sua análise do jogo.
- Eu acho que o time teve uma boa postura no primeiro tempo. No segundo esteve bem posicionado. Foi o primeiro jogo, gente nova entrando no time. Agora é aproveitar esses três, quatro dias para entrosar ainda mais nos treinamentos e entrar com tudo para o jogo contra o Funorte.
Renan espera muitas dificuldades também na partida contra o Funorte, domingo, às 19h30m (de Brasília), em Montes Claros, na estreia do Atlético-MG no Campeonato Mineiro.
- Vai ser um jogo muito difícil, de muita pressão, campo pequeno e a torcida contra. Mas acredito que a torcida do Galo vai estar presente também. A gente tem que entrar determinado para buscar a vitória. Cabe a nós procurar a concentração para entrar bem no jogo.
O jovem goleiro do Galo sabe que vai ter que suar a camisa este ano para se manter no time titular. Seu reserva Giovanni entrou bem no jogo contra o River e deixou boa impressão para a torcida e a comissão técnica.
- A briga vai ser boa. Cabe a mim estar trabalhando e cada vez mais mostrar meu trabalho e ajudar o Atlético-MG.

Ingressos para estreia do Galo no Mineiro estão esgotados

Patrick Vaz - Superesportes
Publicação:27/01/2011 14:37
Atualização:27/01/2011 14:40
Os cinco mil ingressos colocados à venda para a estreia do Atlético contra o Funorte no Campeonato Mineiro estão esgotados. A informação foi cedida pela assessoria de imprensa do clube de Montes Claros que confirmou que os poucos bilhetes que restaram foram adquiridos na manhã desta quinta-feira. A assessoria também acrescentou que a torcida do Galo foi a que mais procurou pelos bilhetes.
A partida está marcada para domingo, às 19h30, no estádio José Maria Melo. Serão disponibilizados 200 policiais militares e 36 homens do corpo de bombeiros para fazer a segurança do local. A torcida do Atlético terá acesso ao estádio pelo portão 3, enquanto o torcedor do Funorte pelo portão 1, que serão abertos às 17h30.

Presidente do Marítimo rebate Kalil e diz que Kléber não volta para o Atlético agora


Leandro Mattos - Superesportes
Daniela Mineiro - Superesportes
Publicação:27/01/2011 12:31
Atualização:27/01/2011 12:37
Em entrevista ao jornal Record, de Portugal, o presidente do Marítimo, Carlos Pereira, rebateu nesta quinta-feira as declarações do presidente do Atlético, Alexandre Kalil, quanto ao retorno do atacante Kléber para Belo Horizonte no início de fevereiro. Segundo o dirigente português, o goleador não volta antes do final da temporada portuguesa, no meio do ano. “Essas declarações não fazem sentido. Não é verdade que o contrato termine em janeiro. O jogador está ligado ao Marítimo até ao final da temporada”, disse.
Nessa quarta-feira, Kalil afirmou à rádio Antena 1, também de Portugal, que aguardava a reapresentação do goleador na semana que vem. Segundo o presidente alvinegro, não existe mais a possibilidade de negócio com o Marítimo para a permanência de Kléber. “O Marítimo negou a transação que podia ter sido feita e não tem mais nenhum negócio. Quando acabar o contrato, o jogador vai regressar de imediato ao Brasil”.
Relembre o caso
No dia 24 de junho do ano passado, Kalil anunciou a venda de Kléber ao Porto, por 2,3milhões de euros. Na ocasião, o atacante estava emprestado ao Marítimo. O Dragão teria que recompensar o time da Ilha da Madeira para contar com o atacante. Porém, o Marítimo alegou não ter recebido o dinheiro e não assinou a rescisão contratual do jogador. Kalil chegou a declarar que levaria o caso para a FIFA, mas Kléber continuou treinando e jogando no Marítimo.
Questionado sobre uma possível venda de Kléber ao Porto, já que voltará de empréstimo, Kalil disse que é um assunto para ser tratado depois que o atacante retornar à Belo Horizonte. “O contrato acaba em janeiro e o Porto tem conversado, mas primeiro ele tem de regressar ao Atlético. O Porto falou muito comigo até demais”.

Depois do amistoso, elenco treina fisicamente na Cidade do Galo


Werley diz que amistoso deixou atletas com dores musculares
Daniela Mineiro - Superesportes
Publicação:27/01/2011 12:03
Atualização:27/01/2011 14:12
Depois do empate em 1 a 1 com o River Plate, nessa quarta-feira, em amistoso na Arena do Jacaré, os jogadores do Atlético treinaram na manhã desta quinta. Os atletas que começaram como titular fizeram um trabalho físico. Os demais fizeram uma atividade técnica. O zagueiro Werley destacou que a equipe treina agora para chegar 100% no domingo, na estreia no Campeonato Mineiro, diante do Funorte.
“Estamos com muitas dores musculares. Depois do primeiro jogo, sempre é difícil. Fizemos um trote, agora vamos fazer recuperação na musculação para estarmos inteiros no domingo e fazer uma grande partida”.
Depois do treinamento, os atletas foram liberados e se reapresentação na tarde desta sexta. No sábado pela manhã, o time faz o último treino antes da estreia no Estadual. Werley acredita que o Atlético terá dificuldades para vencer o Funorte.
“Se está na primeira divisão é porque tem qualidade, estrutura. Esperamos um jogo difícil, porque quando se joga contra o Atlético, a motivação é outra. Temos que entrar ligados para não sermos surpreendidos”.
O jogo entre Funorte e Atlético será neste domingo, às 19h30, no estádio Cassimiro de Abreu, em Montes Claros.

Alexandre Kalil passa o Galo a limpo: passado, presente e futuro do clube


"Eu não pedi Copa do Mundo, não pedi Mineirão e nem reforma. Agora, não joguem a conta nas costas do Atlético"

"O presidente que pensa em agradar a torcida, vai se dar mal, porque a bola tem que entrar na casinha"

"Terceirizar o futebol é um negócio que não se deve fazer"

"Se fizermos 10 anos de boa administração aqui, nós só vamos ter um time na cidade"
Em entrevista aos Diários Associados, presidente do Atlético aponta os erros de 2010, analisa o planejamento para a atual temporada e avisa que será candidato à reeleição
Publicação:27/01/2011 06:00
Atualização:26/01/2011 20:33
Paulo Galvão - Estado de Minas
Péricles de Souza - TV Alterosa
Rodrigo Fonseca - Superesportes
Victor Martins - TV Alterosa
Há dois anos e três meses à frente do Atlético, Alexandre Kalil vai tentar dar sequência à sua gestão no clube. Em entrevista ao Superesportes, ao Jornal Estado de Minas e à TV Alterosa, ele revelou que é candidato à reeleição a presidente do Galo, no final deste ano.
Campeão mineiro em 2010, Kalil tirou lições da decepcionante passagem de Vanderlei Luxembugo pelo time na temporada passada e planejou o Atlético para disputar os títulos das quatro competições que a equipe tem pela frente este ano (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão).
Presidente do clube que mais investiu no começo desta temporada, Alexandre Kalil falou sobre as contas do Galo e informou que o Conselho Deliberativo chegou a um acordo para pagar a dívida com o ex-presidente Ricardo Guimarães.
Confira a entrevista:
Principal erro de 2010
"A terceirização absoluta foi muito ruim. Isso não quer dizer que há um culpado. Já cansei de dar entrevista que somos todos culpados, sendo que o principal culpado é o presidente, que é o responsável por tudo, que manda em tudo. Os detalhes eu não vou dar, porque eu aprendi com a lição e com meu sofrimento e não vou passar para ninguém. É meu, eu ganhei como dirigente, como pessoa. Terceirizar o futebol é um negócio que não se deve fazer. A gente olha tudo, com a pitada de palpite, tomando conta de tudo"
Poder de Luxemburgo no futebol do Atlético
"Eu respeito muito números, sou um respeitador de números. Os números do Vanderlei são impressionantes. Eu só fui atrás do Dorival por números. Isso tem de ser respeitado no futebol"
Critérios de contratação para 2011
"O Dorival teve uma participação fundamental e principal, mas sem o aval da diretoria não haveria contratação"
Reforços 2011
"Foram os nomes principais que ele pediu, mas o Atlético teve dificuldade. Só o caso do Richarlyson demorou dois meses, sem ninguém saber. O caso do Botafogo (Jóbson) foi tão lento que apelidei de ‘operação tartaruga’. As coisas apareceram na imprensa, mas não são feitas assim. O Atlético aprendeu, desde que eu entrei aqui, a guardar segredo, justamente para fazer bons negócios, sem ninguém falar que estão tentando e que é viável. Eu já fiz coisas aqui no Atlético que eu li que era viável, pois se é viável eu vou atrás. Teve o caso do Ricardo Oliveira, que o São Paulo declarou que o vazamento fez com que o Santos atrapalhasse o negócio. Então, está provado que não pode vazar não é por frescura"
Torcida: revolta na gestão anterior, crédito na atual
"Não sei se a Galoucura, ou outra torcida organizada, está do meu lado. Eu sei o que eu recebi na rua. Foi o negócio mais impressionante que escutei. Eu falando, nas coletivas, que eu era o principal responsável, e o torcedor que encontrava comigo na rua falava: ‘não senhor, o presidente fez tudo que queríamos’. E não é verdade, o presidente fez tudo que eu queria, só que eu queria a mesma coisa que a torcida do Atlético. De repente, a torcida, não sei o motivo, resolveu tirar o presidente da barca. Certo? Não, errado. Mas graças a Deus, determinaram isso. A própria imprensa, pois não houve um ataque direto à administração Alexandre Kalil no pior momento do Atlético. No pior momento, eu falei que tínhamos que manter a ordem. Vamos cair com o salário em dia e jogador convocado para Seleção Brasileira. Vai ser inédito. E não caiu"
Relação da torcida/ direção do Atlético
"Se o cara é eleito presidente do Atlético, ele é torcida do Atlético. O cara que senta aqui para fazer média, vai se dar mal. Se você tem uma filha e acha que dar toda liberdade é o certo, não gosta dela. O Atlético é uma filha, tem que ter hora para chegar, hora para sair. Eu tenho que te dar formação, educação. A torcida do Atlético tem que entender que não vai entrar no CT, ali é lugar de trabalho. Ficou bonito porque não tem bagunça de torcida lá dentro. Não tem zona, é lugar de trabalho. Na Alterosa, no Uai e no Estado de Minas, ninguém vai entrando não porque eu já fui lá. Eu não faço nada para a torcida, faço para o Atlético. Não fui eleito para agradar torcida. Não sou candidato a nada, por isso posso trazer 25 mil pessoas aqui e doar 40 toneladas de alimentos. Não preciso de voto de ninguém. Preciso de 450 votos, do Conselho. Se quiser eleger, elege. Se não quiser, não elege. O presidente que pensa em agradar a torcida, vai se dar mal, porque a bola tem que entrar na casinha. Se a torcida do Atlético quer gente para agradá-la, vai cair do cavalo. Aqui só pode sentar quem quer agradar o Atlético"
Ameaça de queda em 2010
"Eu nunca trabalhei com a possibilidade de cair. Eu falo que não vou cair porque não sou presidente de pegar malária, de jogar no Pará, no Amazonas. É muito mais fácil eu ser assaltado no Rio de Janeiro que pegar malária no Amazonas. Aqui só tem Plano A, por seguir um plano foi que saímos da situação que estávamos"
Priorizar competição em 2011
"Na hora que fala que o elenco está inchado, tem uma coisa: tem essa competição, essa e mais essa para disputar. Vamos entrar para ganhar tudo, por isso que o elenco está um pouquinho inchado"
O que mudou para o Atlético voltar a investir alto no futebol?
"Eu só posso falar pela minha gestão. Recebemos a cota do Campeonato Mineiro, que é boa, não adiantamos. Ano que vem, vamos receber de novo, e vamos ser o único clube daqui que vai receber, porque já adiantaram do outro ano também. Quando chegar janeiro do próximo ano, vai acontecer a mesma coisa. Entra dinheiro só para o Atlético. É política de dar lucro no fim de ano. Não tivemos um ano operacional de prejuízo. Só trabalhamos com lucro. É receita e despesa, é caderno de turco. Se tem cinco, pode gastar quatro, no máximo cinco. Não tem muito malabarismo, milagre"
Mineirão e Independência fechado
"Vamos atrás do Governo de Minas e não vamos pagar a conta da Copa do Mundo. Fecharam o Mineirão e o Independência. O Atlético não tem onde jogar. A renda é um fiasco no interior. Quem é o prejudicado?"
Como pagar a conta da Copa do Mundo?
"O governo faz um convênio com os clubes, que é legítimo, que é justo e honesto. Não me perguntaram, nem para Cruzeiro e América, se queríamos Copa do Mundo em Belo Horizonte. O Atlético e o Cruzeiro não têm estádio por causa do governo, que fez o Mineirão. Se não tivesse o Mineirão, seria melhor ou pior? No Sul não fizeram o Mineirão. No Paraná tem quatro estádios, e não tem Mineirão. Em Londres tem três ou quatro. Eu não pedi Copa do Mundo, não pedi Mineirão e nem reforma. Agora, não joguem a conta nas costas do Atlético. Estou tranquilo porque o governador é homem de palavra e já falou que o Atlético não paga essa conta"
Dívida com Ricardo Guimarães
"Foi feita uma auditoria no Conselho Deliberativo, que mandou quanto era devido e sentamos num conselho de ética, porque eu não vou me meter nisso. Sou muito vivo para acertar conta passada. Isso foi feito com o Conselho Fiscal, Conselho Deliberativo. O Conselho trouxe a conta, ele deu dois anos de desconto de juros. Quando vender um jogador paga 15% para ele e mais R$ 200 mil por mês, a partir do ano que vem. Foi feito um acordo, assinado por mais de 20 conselheiros, cardeais do Atlético, porque eu não me meti nisso, definitivamente"
Dívida trabalhista
"Graças a Deus, este ano deve acabar"
Lateral Eron na Justiça
"Está na Justiça. Tem um italiano, um gângster que vive de aliciar jogador. O Atlético vai ficar com o jogador. Não podemos criar um menino desde 13, 14 anos e vir um estrangeiro, mafioso, e dar um carro para o pai do menino e levá-lo para a Itália"
Propostas
"Teve uma proposta de empréstimo de quatro meses pelo Diego Souza por 500 mil euros. Eu falei que queria 1 milhão de euros pelos quatro meses. Era para o Oriente Médio, mas não sei o nome do clube. E a proposta de 6,5 milhões de euros (por Diego Tardelli) não me interessou. Nem tomei conhecimento para não gastar passagem"
Grupos de investidores
"Eu tinha um asco absoluto por empresário. Melhorou, porque pelo menos os vagabundos sumiram aqui da sede. Mas não tem futebol mais sem empresário. Tem de mudar a lei. Quem tem jogador, manda no jogador. Exemplo: eu comprei o Diego Souza. De São Paulo, eu tive que viajar para o Rio para fechar com os empresário do jogador. Pagar o Diego Souza não resolveria o problema. Era um investidor que ia receber e outro investidor em outra ponta"
Dinheiro em caixa
"Um empresário falou ontem comigo: você não empresta por 500 mil euros. Se eu falar em 500 mil euros no Rio de Janeiro, eles me laçam pelo pescoço e levo quem eu quiser. Eu disse a ele que o Atlético tinha isso aqui em caixa. O Atlético se valorizou, gasta pouco, tem uma sede modesta, poucos funcionários, bem remunerados, mas poucos"
Saída de Obina
"Quando eu fiz a exigência do Obina, eu falei que na primeira janela não poderia vender. Eu pedi: me ajuda e paga o Obina, mas não é para vender na primeira janela. Aí, na hora que o investidor tem a proposta eu vou avacalhar o negócio? Esse investidor vai fazer o que no próximo jogador que pedir? O Atlético tem de ser um atrativo"
Torcida na expectativa de substituto para Obina
"A torcida é ambiciosa. Só estava adormecida, porque vinha Mexerica, Sergipano. Agora, o Ricardo Bueno não serve, o Jóbson não serve. Não tem lógica. Se vier um goleiro bom, um centroavante bom, pegamos. Mas expectativa da torcida eu não ligo a mínima. Não é assim. Já pensou se eu sair caçando um centroavante porque a torcida está na expectativa? Não estou ligando. Se tiver negócio bom, o Atlético faz, para vender faz também"
Janela de transferência
"A janela está fechada para a Europa. Aqueles clubes não estão com dinheiro também não. Estão quebrados. Antigamente, quando chegava nessa época, só de especulação a gente recebia 15 por dia, recebia dez telefonemas, seis de picaretas, três especuladores e dois sérios. Este ano, nem isso. Conseguiram aposentar até os picaretas, de tão pobres que estão"
Candidato à reeleição
"Até segunda ordem, eu sou candidato à reeleição no Atlético. É muito mais fácil falar que não sou para depois falar que é. O Atlético precisa de 10 anos de boa direção. Não é o Alexandre Kalil. Tem muita gente aqui dentro capaz de tocar o Atlético. O Atlético precisa de dez anos de boa direção. Só não sei se o outro lado aguenta. O Atlético aguentou 10 anos. Se fizermos 10 de boa administração aqui, nós só vamos ter um time na cidade"
Categorias de base
"O Micale (Rogério, técnico que trocou os juniores do Galo pelo profissional do Grêmio Prudente) está voltando para reassumir o júnior, porque houve aquela trapalhada lá. Sobre base, eu aprendi o seguinte: são dois mil testes por ano. Só ficam 40. Saem 1.960 falando mal. Eu já mandei 30 meninos fazer teste lá. Não ficou nenhum. Todo mundo tem um filho Pelé. Poucos clubes no Brasil investem como o Atlético na base. O Atlético gasta seis a sete milhões por ano, com recursos próprios"
Ampliação do CT
"O Atlético precisa de um campo sintético para peneirar 24 horas por dia, e uma equipe de quatro pessoas. Eu vou fazer isso. Aquela Cidade do Galo é um consumo de dinheiro. E olha que botamos lá gerador, poço artesiano, fizemos de tudo, e ainda há uma despesa do cão"
Valor dos ingressos em 2011
"Ainda não sei. Nós não temos estádio. É muito caro. Vocês da imprensa vão no carro da empresa, entram na tribuna. Tira ‘trinta prata’ para você, mais trinta para seu filho, chega lá paga mais quarenta e toma uma cerveja lá fora mais um sanduíche, no final é preço de futebol europeu. A gente fica meio fora da realidade do que o povo lá fora passa para assistir a um jogo. Sete Lagoas não é uma cidade rica, nem tem população para suportar quarta e domingo com o cara pagando quarenta, cinquenta. Quando você pensa em 20 mil pessoas pagando R$ 50, você está falando de uma cidade de quatro milhões de habitantes, porque Belo Horizonte são dois milhões e meio, mas tem Nova Lima, Contagem. Se meio por cento for ao estádio, você põe 25 mil pessoas no estádio em Belo Horizonte"
Futebol elitizado no futuro
"É o caminho. Como dizia Hitler, na história tudo se copia. Se você olhar tudo que acontece no mundo, são raras as invenções. As coisas que deram certas foram copiadas de alguém, os pontos corridos, a copa em mata-mata, a televisão valorizada"