segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Baixinho persistente

Para sobreviver na Primeira Divisão, Galo dependerá de jovens como o prata da casa Bernard. Por causa da pouca altura, ele chegou a ser dispensado da base atleticana
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:18/10/2011 09:37
Derrotado pelo Vasco na última rodada, o Atlético já pensa no próximo compromisso, contra o Fluminense, sábado, novamente no Rio, mas, em vez de São Januário, atuará no Engenhão. Para tentar a primeira vitória mineira no estádio construído para os Jogos Pan-Americanos Rio’2007, o alvinegro contará com a volta de importantes jogadores, como os experientes Réver, Pierre e Triguinho e, principalmente, uma promessa: o armador Bernard. Apesar de ter apenas 19 anos e só este ano ter ganhado a chance de atuar na equipe profissional, o jogador se tornou peça fundamental no esquema montado pelo técnico Cuca. Mas, até chegar ao patamar atual, ele precisou contornar muitas dificuldades na carreira.
Para conquistar o atual prestígio, Bernard teve de se desdobrar. Chegou a ser dispensado das categorias de base, sendo reintegrado posteriormente. Os críticos diziam que , com 1,64m, ele não tinha tamanho para ser jogador profissional. Com muito esforço e, principalmente, técnica, ele respondeu com boas atuações, mesmo quando enfrentou equipes renomadas.
Na última vez que esteve em campo, foi fundamental para que o Galo vencesse o Santos por 2 a 1, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na oportunidade, quem esperava ver exibição de gala de Neymar acabou se rendendo às arrancadas do jovem atleticano, que entortou marcadores e deu trabalho ao goleiro Rafael, além de ter criado boas jogadas para os companheiros.
Sua ausência diante dos vascaínos, devido a suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo (mesmo motivo que tirou Réver e Pierre da partida), foi lamentada pelo treinador. Segundo Cuca, a equipe perdeu a opção de velocidade pelos lados.
INFÂNCIA Criado no Barreiro, onde vive com a família, Bernard chegou à categoria de base alvinegra em 2008, com 15 anos. Em 2010, defendeu o Democrata de Sete Lagoas, no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, em convênio entre os dois clubes.
De volta à Cidade do Galo no início deste ano, foi fundamental para a conquista da Taça BH de Futebol Júnior, tendo, inclusive, marcado o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, na decisão.
Ele já havia tido algumas chances com o técnico Dorival Júnior, mas foi com a chegada de Cuca, em 8 de agosto, que se firmou como titular. As boas atuações lhe garantiram até o patrocínio de uma fabricante de artigos esportivos multinacional.
Animado pelo novo contrato, Bernard espera voltar ao time no jogo com o Fluminense, sábado, e ajudar na reabilitação. “A situação do Atlético no Brasileiro ainda é ruim. Estamos nos dedicando junto com o professor Cuca e temos certeza que mudaremos nossa posição na classificação e vamos permanecer na Primeira Divisão. Fico feliz por meu esforço estar sendo reconhecido e espero continuar bem em campo”, disse o jogador, que gostaria de ter enfrentado o Vasco, mas que sabe que suspensão faz parte do futebol.
Como se dedicou à carreira de jogador de futebol desde muito cedo, Bernard não teve muito tempo para se dedicar à diversão como outros adolescentes, mas acha que valeu a pena. E sempre que pode se reúne com os amigos para disputas no videogame, tendo o futebol como um de seus jogos preferidos.
E MAIS...
Reforços
Além da volta de Bernard, Réver, Pierre e Triguinho, Cuca pode ganhar outras opções para o jogo contra o Fluminense, como o armador Daniel Carvalho, que não atuou em São Januário devido a contusões musculares. Tanto ele quanto Triguinho deverão ser reavaliados hoje, quando todo o grupo se reapresenta na Cidade do Galo. O mesmo deve ocorrer com o atacante Guilherme.
Treinos
Segundo a programação estabelecida pela comissão técnica, os jogadores do Galo treinam amanhã em dois períodos e na quinta-feira e na sexta pela manhã, seguindo à tarde para o Rio. O próximo compromisso em casa será dia 30, quando receberá o Palmeiras, em Sete Lagoas. Em seguida, o time fará outra partida como mandante, diante do Grêmio, em 5 de novembro.

Nenhum comentário: