terça-feira, 20 de setembro de 2011

Razões de sobra para vencer

Fuga da degola, rivalidade histórica e duelo particular com Luxemburgo motivam Galo no clássico com o Flamengo. Renan Oliveira e André podem ser as novidades nesta quarta
Paulo Galvão - Estado de Minas
Publicação:20/09/2011 07:00
De volta à zona de rebaixamento depois de perder para o Atlético-GO e ver o Bahia golear o Fluminense, o Atlético só pensa em vencer o Flamengo, nesta quarta-feira, às 21h50, em Sete Lagoas, para tentar voltar a respirar aliviado no Campeonato Brasileiro. A partida envolve uma das maiores rivalidades do futebol nacional, alimentada por disputas decisivas pelo Nacional, Copa do Brasil e Copa Libertadores ao longo dos últimos 31 anos. Para completar, o jogo carrega um novo componente, pois o Galo volta a enfrentar o rubro-negro do técnico Vanderlei Luxemburgo. Será o terceiro reencontro desde que o treinador foi dispensado pelo alvinegro, em 23 de setembro do ano passado.
Curiosamente, os dois anteriores terminaram em goleadas por 4 a 1 – uma para cada lado. A primeira, em 13 de novembro de 2010, pela 3ª rodada do Brasileiro, na Arena do Jacaré, terminou com triunfo dos mineiros. Já em 25 de junho, pela 6ª rodada do Nacional, os cariocas deram o troco jogando no Engenhão.
Na partida do ano passado, o armador Renan Oliveira teve participação determinante. Além de marcar dois gols, infernizou a defesa adversária em uma atuação que, para muitos, foi uma resposta a Luxemburgo, que havia concordado em emprestá-lo ao Vitória. Ele nega, porém, que esteja especialmente motivado para encarar o ex-treinador. “Não levo para o lado pessoal, até porque minha ida para o Vitória acabou sendo bastante proveitosa, aprendi muito. O que quero é ajudar o Atlético a vencer sempre e é com esse pensamento que pretendo entrar em campo, caso seja escalado”, argumentou.
O jogador está sem atuar desde o fim de julho, quando sofreu contusão no tornozelo esquerdo e voltou a treinar com o grupo na semana passada. Nessa segunda, participou do treino coletivo dos reservas contra a equipe juvenil, mostrando muita desenvoltura, e está à disposição do técnico Cuca para o jogo desta quarta.
Na semana passada, o treinador disse contar com Renan Oliveira para o restante do Brasileiro, pois não vê nenhum outro atleta com as mesmas características no grupo atleticano. O armador se mostra contente com a confiança do comandante e espera corresponder. “Vou procurar fazer o meu melhor, seja atuando cinco minutos, 10 minutos, meia hora ou o tempo inteiro. O importante é ajudar o Atlético a se reabilitar”, declarou o atleta. Ele vê motivação especial no confronto. “É um jogo diferente, que mexe com a torcida. Nada melhor do que nos recuperarmos no campeonato vencendo o Flamengo.”
Bom retrospecto Considerando que dá sorte contra o rubro-negro – em 2008, pelo Brasileiro, marcou um gol e ajudou a equipe a fazer 3 a 0 no rival, calando mais de 81 mil pessoas que lotavam o Maracanã –, ele espera ter mais uma boa atuação amanhã. “É o jogo da nossa vida. Estamos nos preparando da melhor forma possível para sair com os três pontos.”

Nenhum comentário: