
Arena do Jacaré, ainda sem sua reforma concluída (Foto: Gil Leonardi/Divulgação)
Estádio começou a ser utilizado com frequência pelos grandes de Minas Gerais em 15 de julho de 2010
Daniel Hott
Publicada em 15/07/2011 às 08:39
Belo Horizonte (MG)
Nesta sexta-feira, se completa um ano desde que a Arena do Jacaré passou a ser o principal estádio de Minas Gerais. Após o fechamento do Mineirão para obras, em junho de 2010, foi exatamente no dia 15 de julho do ano passado – quando recebeu um duelo entre Atlético-MG e Atlético-GO – que Sete Lagoas passou a receber, em definitivo, os jogos de Coelho, Galo e Raposa.
Desde então, o acanhado estádio – que foi devidamente preparado com investimentos para ficar mais moderno e poder atender à nova demanda – virou o palco do futebol de Minas Gerais e recebeu grande espetáculos. De certa forma, a Arena do Jacaré, mesmo estando a cerca de 70 km de Belo Horizonte, se tornou uma extensão da capital mineira, recebendo mais de 600 mil americano, atleticanos e cruzeirenses em 73 jogos desde 15 de julho de 2010 (média aproximada de oito mil por jogo).
Dentro de campo, o bom gramado da Arena foi testemunha de partidas históricas, como as que ajudaram o América-MG a retornar para a elite do futebol nacional. Foi no estádio setelagoano que o Coelho mostrou força e baseou sua campanha do acesso para a Série A do Brasileirão.
Atlético-MG e Cruzeiro não ficam atrás. Ainda em 2010, enquanto o Galo escrevia mais uma história de superação e se salvava da ameaça do rebaixamento, a Raposa traçava voos mais altos e fazia da Arena um verdadeiro caldeirão na briga pelo título nacional, que acabou escapando por detalhes.
Em 2011, a Arena do Jacaré foi ainda mais importante para os três clubes. Com o devido preparo, o estádio foi capaz de receber os maiores clássicos do estado – oito, ao todo –, mesmo que servido apenas a torcida mandante no caso dos duelos entre Atlético-MG e Cruzeiro.
Além disso, o estádio escreveu, oficialmente, suas primeiras páginas na maior competição do continente, sendo casa da Raposa na campanha da Copa Santander Libertadores. Ao todo, o Cruzeiro disputou quatro partidas do torneio sul-americano no estádio. Foi na Arena também que a equipe celeste conquistou o Campeonato Mineiro deste ano.
Até quando o estádio será utilizado com frequência é um algo difícil de dizer, pois isso depende muito das obras de Mineirão e Independência serem concluídas. De qualquer forma, a Arena já ganhou seu espaço na história do futebol mineiro e, mesmo sendo a casa do Democrata, o Jacaré, estará sempre de braços abertos para Coelho, Galo e Raposa.
Confira alguns dados do estádio:
Nome: Estádio Joaquim Henrique Nogueira
Capacidade: 20.000 pessoas
Inauguração: 28 de janeiro de 2006 (Democrata-SL 3x0 Atlético-MG)
34 jogos em 2010 (1 clássico)
América-MG – 15 partidas
Atlético-MG – 13 partidas
Cruzeiro – 9 partidas
39 jogos em 2011 (8 clássicos)
América-MG – 13 partidas
Atlético-MG – 16 partidas
Cruzeiro – 18 partidas
Nenhum comentário:
Postar um comentário